Daniel Domingues Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3990373219003779
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre na UFF em Cultura e Territorialidades, com ênfase em Sociologia (2016). Possui graduação em Direito pelo Grupo IBMEC (2008). Foi coordenador de Música da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em 2015 e 2016. Fundador da iniciativa cultural Ponte Plural (www.ponteplural.com.br). Desenvolve pesquisa sobre a cadeia produtiva da música do Estado do Rio de Janeiro através dos projetos "Cartografias Musicais" e "Mapa Musical do Estado do Rio de Janeiro" (www.mapamusicalrj.com.br). Coordenador da incubadora Nós de Rede, projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Domingues Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, D. D.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Made in Brazil: Música independente para exportação,
Orientador: Felipe da Costa Trotta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música Independente; Política Pública.
2013 - 2015
Mestrado em Cultura e Territorialidades.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Festival Grito Rock: Articulações, disputas e construções territoriais na música independente do Estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marildo Nercolini.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2003 - 2008
Graduação em Direito.
Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Título: A PATENTE DE MEDICAMENTOS COMO OBSTACULIZADOR DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA.
Orientador: Adriana Ramos.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Ponte Plural Empreendimentos Culturais, P.P., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Netweaver, Carga horária: 40


Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Música, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Mapa Musical do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pela empresa PONTE PLURAL EMPREENDIMENTOS CULTURAIS LTDA - ME em 09/03/2015.
Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult) da Universidade Federal Fluminense, para identificar territórios criativos na área musical no estado do Rio de Janeiro através de um mapeamento dos integrantes da cadeia produtiva da música da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Daniel Domingues Barbosa - Coordenador / Luiza Bittencourt - Integrante.
Financiador(es): Claro Americas Telecom - Outra.
2014 - Atual
Cartografia Musical do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto "Cartografia Musical do Estado do Rio de Janeiro" pretende identificar territórios criativos na área musical no estado do Rio de Janeiro através de um mapeamento dos integrantes da cadeia produtiva da música da região (tais como estúdios, casas de shows, lojas de instrumentos musicais, coletivos culturais, festivais, etc.) e analisar detalhadamente como encontra-se estruturado esse setor no âmbito econômico e organizacional; e tem como objetivo central o desenvolvimento de uma plataforma multimídia interativa e online que apresenta um mapeamento dos atores da cultura da música do Estado do Rio de Janeiro com o apoio de mídias locativas. O trabalho se propõe a estabelecer uma continuidade da pesquisa desenvolvida no projeto Paisagens sonoras do Estado do Rio de Janeiro , financiado pelo CNPq (bolsa PIBIT) durante o período de 2010 a 2011 e premiado com o Prêmio Vasconcelos Torres (UFF), buscando nesta etapa identificar territórios criativos no Estado do Rio de Janeiro. Todos os dados obtidos durante a pesquisa serão incluídos em um mapa online, que será disponibilizado gratuitamente para todos os interessados, de modo a ampliar a contribuição desse estudo ao público em geral, principalmente aos atores do segmento musical a fim de aumentar a circulação de artistas e gerar novos negócios na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Daniel Domingues Barbosa - Coordenador / Luiza Bittencourt - Integrante / Simone Pereira de Sá - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Estação de Empreendedorismo Cultural
Descrição: O projeto visa a desenvolver atividades voltadas para estimular o empreendedorismo entre os alunos da Universidade Federal Fluminense e a comunidade, sobretudo nas áreas de música, games e cultura digital; e é fruto da parceria etre os Laboratórios de pesquisa LabCult (Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação), P3 e Coletivo Ponte Plural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Daniel Domingues Barbosa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio Brasil Criativo, Governo de São Paulo.
2015
Prêmio Economia Criativa (Categoria Modelos de Gestão de Empreendimentos Criativos), Ministério da Cultura..
2014
Rio Criativo (Empresa Graduada - Ponte Plural), Incubadora Rio Criativo (parceria entre SEC/RJ, MINC e FAPERJ). 2014.
2014
Prêmio Brasil Criativo (Finalista na Categoria Música), Ministério da Cultura..
2014
Concurso de Ideias de Aplicativos, Incubadora da Universidade Federal Fluminense..
2014
Premiação de Iniciativas Culturais (Categoria Música), Fundação de Artes de Niterói..
2012
Prêmio Multishow, Canal Multishow.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITTENCOURT, L.2016BITTENCOURT, L. ; BARBOSA, D. D. . Dinâmicas coletivas em cenas musicais: A experiência do grupo #acenavive no Rio de Janeiro. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 1, p. 137-162, 2016.

2.
BITTENCOURT, L.2016 BITTENCOURT, L. ; BARBOSA, D. D. . Dinâmicas coletivas em cenas musicais: A experiência do grupo #acenavive no Rio de Janeiro. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. v. 1, p. p. 137-162, 201, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Pereira de Sá, S. ; BARBOSA, D. D. ; BITTENCOURT, L. . ROCK RJ: Articulações entre cenas musicais, o gênero rock e dinâmicas identitárias de coletivos culturais do Rio de Janeiro. ROCK RJ: Articulações entre cenas musicais, o gênero rock e dinâmicas identitárias de coletivos culturais do Rio de Janeiro. 1ed.: , 2016, v. , p. 1-.

2.
BITTENCOURT, L. ; BARBOSA, D. D. . Opera in Cinema: Virtual Shows and New Appropriation of Public Spaces. In: DAKAM (Eastern Mediterranean Academic Research Center). (Org.). Performing Arts and Public Space. 1ed.Istambul: DAKAM Publishing (D/PB), 2014, v. 1, p. 200-208.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, D. D.. Polos Musicais: A Experiência de Niterói com Políticas Culturais. In: Under Connected Conference, 2017, Porto. Under Connected Conference, 2017. v. 1.

2.
BITTENCOURT, L. ; BARBOSA, D. D. . Políticas Musicais: O Poder Público e o Fomento Artístico. In: V COMÚSICA - Congresso Nacional de Comunicação e Música, 2017, São Leopoldo. Anais do V COMÚSICA - Congresso Nacional de Comunicação e Música, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BITTENCOURT, L. ; BARBOSA, D. D. . Online concerts: a new experience of musical performance. In: ANIMUSIC - 6º Encontro Científico Internacional para Estudos sobre Som e Instrumentos Musicais, 2017, Porto. ANIMUSIC - 6º Encontro Científico Internacional para Estudos sobre Som e Instrumentos Musicais, 2017. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, D. D.. Pólos Musicais: A Experiência de Niterói com Políticas Culturais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Público Virtual e as Contribuições do Youtube para a Indústria Musical. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . #ACenaVive: articulações, empoderamento e conexões afetivas como resistência cultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, D. D.. ELOS RJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Between the underground and the mainstream: A new independent music scene emerges in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Do It Yourself: la gestión colectiva en la formación de redes culturales.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Grito Rock Festival: From do it yourself to do it together. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Online shows: A new experience of musical performance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Play the World: The new generation of musical instruments. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . PonoMusic and High-Quality Music Reproduction: The Future of Music Consumption?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . The Sponsor-Fan: Crowdfunding in Music. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARBOSA, D. D.. Grito Rock: Confluência de Cenas Musicais na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Opera at the Cinema: Virtual Shows and New Appropriation of Public Spaces. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BARBOSA, D. D.. Direitos Autorais e a Internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, D. D.. Batalha underground: veto a músicos no metrô e trens do Rio gera debate Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/musica/batalha-underground-veto-musicos-no-metro-trens-do-rio-gera-debate-18302179#ixzz4EW0XyNI0 © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou r. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARBOSA, D. D.. Mapa Musical mostra distribuição da cena no estado do Rio Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/musica/mapa-musical-mostra-distribuicao-da-cena-no-estado-do-rio-18113308#ixzz4EW0n2YT3 © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autori. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BARBOSA, D. D.. Festival Conexão Rio reúne a partir de hoje diversas gerações e segmentos da música instrumental na cidade Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/festival-conexao-rio-reune-partir-de-hoje-diversas-geracoes-segmentos-da-musica-instrumental-na-cidade-8988556#ixzz4EW1jRKPv © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material nã. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BARBOSA, D. D.. Cultura de portas fechadas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Tijuca. 2014. (Curso).

2.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Digital Instrument Workshop - Fascinate Conference - Falmouth University (UK). 2014. (WORKSHOP).

3.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Resende. 2013. (CURSO).

4.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Três Rios. 2013. (CURSO).

5.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Mapeamento das Casas de Shows do Rio de Janeiro. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mapeamento das Casas de Shows do Rio de Janei).

6.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Petrópolis. 2012. (curso).

7.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Teresópolis.. 2012. (curso).

8.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Volta Redonda. 2012. (curso).

9.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Rio de Janeiro. 2012. (curso).

10.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Três Rios. 2012. (curso).

11.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Teresópolis. 2012. (curso).

12.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Músico Plural (Curso de Empreendedorismo Musical) - Nova Friburgo.. 2012. (curso).

13.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Mapeamento da cadeia produtiva da música em Niterói e São Gonçalo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mapeamento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, D. D.; EVANGELISTA, Simone. Participação em banca de Iago Valentim.#ACenaVive: analisando as estratégias comunicacionais do movimento de bandas independentes cariocas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

2.
BARBOSA, D. D.. Participação em banca de Lucas Rohloff.RIO NOVO ROCK: A relevância dos circuitos de shows dentro da reconfiguração da indústria da música.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Festival Primavera Sound. Incubadoras de música no Brasil e ELOS RJ: Social Network and Public Policy. 2016. (Feira).

2.
BAFIM - Feira Internacional de Música de Buenos Aires. Mapa Musical RJ. 2015. (Feira).

3.
COMÚSICA. #ACenaVive: articulações, empoderamento e conexões afetivas como resistência cultura. 2015. (Congresso).

4.
Keep it simple, Make it fast! Underground music scenes and DIY cultures (Universidade do Porto, PT). Musical Territories: A Cartography of Indie Festivals in Brazil. 2015. (Congresso).

5.
VIII Seminario de Investigación de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC). Público Virtual e as Contribuições do Youtube para a Indústria Musical. 2015. (Congresso).

6.
VIII Seminário de Investigación de La Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Universidad Metropolitana, PR). Público Virtual e as Contribuições do Youtube para a Indústria Musical. 2015. (Congresso).

7.
Encuentro Sudamericano de Gestión Cultural (Valparaíso, CL). Do It Yourself: la gestión colectiva en la formación de redes culturales. 2014. (Congresso).

8.
Fascinate Conference (Falmouth University, UK). Paper e Workshop: 1) Play the World: The new generation of musical instruments 2) Digital Instrument Workshop. 2014. (Congresso).

9.
Keep it simple, Make it fast! Underground music scenes and DIY cultures (Universidade do Porto, PT). 3 papers: 1) Grito Rock Festival: From do it yourself to do it together 2) Between the underground and the mainstream: A new independent music scene emerges in Brazil; 3) Online shows: A new experience of musical performance. 2014. (Congresso).

10.
Musical Materialities in the Digital Age - MusMat Conference (University of Brighton, uk). PonoMusic and High-Quality Music Reproduction: The Future of Music Consumption?. 2014. (Congresso).

11.
Otherness and Transgression in Celebrity and Fan Cultures Conference (Aarhus University, DK). The Sponsor-Fan: Crowdfunding in Music. 2014. (Congresso).

12.
Performart 2014 - Performing Arts Conference. Opera in Cinema: Virtual Shows and New Appropriation of Public Spaces. 2014. (Congresso).

13.
WOMEX - Feira de World Music. Incubadora de redes. 2013. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . e-MIC: Encontro de Música Independente Contemporânea. 2015. (Outro).

2.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Circulação de Shows em um Mundo Digital - Edição Rio de Janeiro (Centro Carioca de Design). 2015. (Outro).

3.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Outbox - Pensando Fora da Caixa.. 2015. (Outro).

4.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Debates sobre Reconfigurações na Indústria Musical: As novas Estratégias das Gravadoras na Era Digital. 2014. (Outro).

5.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . III Conferência Municipal de Cultura de Niterói. 2014. (Outro).

6.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Debates sobre Reconfigurações na Indústria Musical: Estratégias de Circulação e de Divulgação. 2013. (Outro).

7.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Festival Grito Rock. 2013. (Festival).

8.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Cedo e Sentado no Studio RJ. 2013. (Festival).

9.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Festival Grito Rock. 2012. (Festival).

10.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Cedo e Sentado no Studio RJ. 2012. (Festival).

11.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Rodada Plural de Oportunidades. 2012. (Outro).

12.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Festival Grito Rock. 2011. (Festival).

13.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Cedo e Sentado no Studio RJ. 2011. (Festival).

14.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Festival Grito Rock. 2010. (Festival).

15.
BARBOSA, D. D.; BITTENCOURT, L. . Seminários "Modelos de Negócios na Música ? Novos Canais de Distribuição. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
João Vítor Moreira Rosas. O que significa o streaming para a música independente na nova indústria fonográfica?. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Daniel Domingues Barbosa.

2.
Bruno da Silva de Oliveira. ESSA MOLEZINHA VAI ACABAR: O Modelo de Negócio da ADEMAFIA e do Baile do Ademar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Daniel Domingues Barbosa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:45:19