Guilherme de Souza Marques

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  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é pesquisador autônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, educação profissional, formação da classe trabalhadora e pedagogia crítica superadora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme de Souza Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, G. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências da Saúde.
Travessa Lourenço Campos
São Mateus
25525710 - São João de Meriti, RJ - Brasil
Telefone: (21) 30175700


Formação acadêmica/titulação


2018 - 2018
Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Educação Física no Ensino Médio a Múltiplas Vias de Formação.
Orientador: Vinicius Branco.
2013 - 2017
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Educação Física, sua relação histórica com o mundo do trabalho e suas possibilidades para o ensino médio integrado..
Orientador: Bruno Gawryszewski.
2009 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Tenico em Automação industrial.
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2000 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Gp 389 Haroldo Barbosa, GP, Brasil.




Formação Complementar


2018
Esporte recreativo e lazer. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018
Lutas, esporte e lazer. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018
Esporte e Lazer e Juventude. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018
Esporte, Lazer e Gênero. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2018
Português básico para o mundo do trabalho. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
Monitor (a) da Capacitação EaD - Capacitação do Protocolo de Observação de. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Educação e sexualidade. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2016 - 2016
Atividade Física e obsidade. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2015 - 2015
Atividade física e envelhecimento. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2015 - 2015
Formação do Laboratório de Bioquímica do Exercício. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Psicologia do Esporte. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
A Educação Profissional no estado do Rio de Janeiro: um estudo sobre a formação da força de trabalho Descrição: A pesquisa se insere no campo de debate sobre trabalho e educação e que acompanha a relação do padrão de acumulação do capital e seus ciclos de expansão e retração, tendo em vista os recentes encaminhamentos de políticas públicas de educação profissional no Brasil. A proposta da pesquisa consiste em investigar a prioridade em termos de formação de força de trabalho no cenário de recessão econômica brasileira, a partir da compreensão sobre como o acesso e a oferta de educação profissional vem sendo operacionalizada. O objetivo geral da pesquisa, na perspectiva do debate trabalho-educação, é apreender o conteúdo da política dita de desenvolvimento nacional, dos últimos governos, e que dá centralidade à educação profissional, identificando qual a prioridade da formação de força de trabalho em relação e estabelecendo relação com o perfil da estrutura ocupacional de trabalho no Brasil..

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 243
Outras informações
Estágio obrigado supervisionado, exercendo as atividades de observação e análise. Co-participação e regência de turma supervisionada com professor regente e professor responsável pela prática de ensino.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Condução de debates, apoio a atividades acadêmicas e analise de trabalhos acadêmicos.


Academia Jaceguai 50 Ltda., A.J, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 250
Outras informações
Co participação, intervenção pedagógica, condução de aulas com supervisão.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
A Educação Profissional no estado do Rio de Janeiro: um estudo sobre a formação da força de trabalho
Descrição: Descrição: A pesquisa se insere no campo de debate sobre trabalho e educação e que acompanha a relação do padrão de acumulação do capital e seus ciclos de expansão e retração, tendo em vista os recentes encaminhamentos de políticas públicas de educação profissional no Brasil. A proposta da pesquisa consiste em investigar a prioridade em termos de formação de força de trabalho no cenário de recessão econômica brasileira, a partir da compreensão sobre como o acesso e a oferta de educação profissional vem sendo operacionalizada. O objetivo geral da pesquisa, na perspectiva do debate trabalho-educação, é apreender o conteúdo da política dita de desenvolvimento nacional, dos últimos governos, e que dá centralidade à educação profissional, identificando qual a prioridade da formação de força de trabalho em relação e estabelecendo relação com o perfil da estrutura ocupacional de trabalho no Brasil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Guilherme de Souza Marques - Integrante / Bruno Gawryszewski - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, G. S.2018 MARQUES, G. S.; GAWRYSZEWSKI, B. . A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 10, p. 166-174, 2018.

2.
MARQUES, G. S.2018 MARQUES, G. S.; GAWRYSZEWSKI, B. . Análise da oferta da Educação Profissional do Rio de Janeiro. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 4, p. e30-e44, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, G. S.; GAWRYSZEWSKI, B. . Análise comparativa da evolução da oferta de Educação Profissional no estado do Rio de Janeiro em 2007 e em 2015.. In: IV Seminário Trabalho, Educação e Políticas Públicas, 2017,, 2017, Nova Iguaçu. IV Seminário Trabalho, Educação e Políticas Públicas., 2017. v. 1. p. 40-64.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, G. S.. A EDUCAÇÃO FÍSICA, SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. In: V ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 2018, Rio de Janeiro. TEMAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2018. v. 3. p. 19-23.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, G. S.. QUAL É O PAPEL DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO INTEGRAL?. In: XIV Seminário de Educação Física Escolar Imagens e Valores para Docência, 2017, São paulo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, 2017. v. Online.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, G. S.. A Educação Física, Sua Relação Histórica com o Mundo do Trabalho e suas possibilidades para o ensino médio integrado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MARQUES, G. S.. Formação para o mundo do trabalho: 20 anos de legislação educacional. 2018.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARQUES, G. S.. Educação Física possibilidades pedagógicas para a disciplina no ensino médio integrado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARQUES, G. S.; GAWRYSZEWSKI, B. . ANÁLISE SOBRE A OFERTA DE CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO DE INSTITUIÇÕES DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARQUES, G. S.. Educação Física no Ensino Médio as Múltiplas vias de formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MARQUES, G. S.. Educação Física e sua relação histórica com o mundo do trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MARQUES, G. S.. A disciplina de Educação Física em instituições de educação profissional: reflexões preliminares sobre a contribuição para a formação integral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MARQUES, G. S.. A disciplina de Educação Física em instituições de educação profissional: reflexões preliminares sobre a contribuição para a formação integral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MARQUES, G. S.; GAWRYSZEWSKI, B. . ANÁLISE SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM 2015.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MARQUES, G. S.; GAWRYSZEWSKI, B. . Análise da comparação da evolução da oferta de educação profissional no estado do Rio de Janeiro em 2007 e 2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, G. S.. Educação Física e sua relação histórica com o mundo do trabalho e suas possibilidades para o ensino médio integrado. 2017 (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
o II Encontro de alunos e ex-alunos do curso de especialização em Educação Física escolar/UFF: experiências institucionais UFF-IFRJ-UFRJ. 2018. (Outra).

2.
?Atuação em Educação Física": saúde e carreira em debate. 2017. (Seminário).

3.
II Seminário de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).

4.
IV SEMTEP Seminário Trabalho, Educação e Políticas Públicas.Analise da evolução da oferta da educação profissional entre 2007 e 2015. 2017. (Seminário).

5.
XV Seminário dos alunos PPCIS-UERJ ( Produção e análise de dados qualitativos com ênfase em entrevista). 2017. (Seminário).

6.
Escola Sem Modaça. 2016. (Seminário).

7.
Oficina de Microdados (Colermarx).Oficina de Microdados. 2016. (Oficina).

8.
O partido dos panteras negras (1966-1973) protagonismo político da comunidade negra estadunidense. 2016. (Seminário).

9.
Torneio Interclasse de Futsal.Torneio Interclasse de Futsal. 2016. (Outra).

10.
Escola Sem Partido Uma Educação sem Voz. 2015. (Seminário).

11.
Primeiro Seminário Quilolo Rio Bahia " Trajetória, Saberes e Resistência ANTIRRACISTA. 2015. (Seminário).

12.
Segundo Seminário Estadual de Gênero, Etnia\ Raça, Diversidade Sexual e Serviço Social. 2015. (Seminário).

13.
Seminário de Educação Popular, Movimentos Sociais e Universidades!. 2015. (Seminário).

14.
Palestra sobre síndrome de Down. 2013. (Outra).

15.
Projeto de Educação Física e Sociedade. 2013. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, G. S.. Segundo Seminário de Políticas Educacionais do Tempo Presente. 2018. (Outro).

2.
GAWRYSZEWSKI, B. ; MARQUES, G. S. . Seminário de Políticas Educacionais do Tempo Presente. 2016. (Outro).




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