Bruno Alcimar Dranka

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1051409107393465
  • Última atualização do currículo em 12/02/2016


Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Produção Animal e Produção Vegetal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Alcimar Dranka
Nome em citações bibliográficas
DRANKA, B. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal Catarinense.
Rodovia BR 280 - km 27
Colégio Agrícola
89245000 - Araquari, SC - Brasil
Telefone: (47) 38037257


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Ciências Agrícolas.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2011 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2011 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2002 - 2010
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Professor Nicola Baptista, EEPNB, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da Unidade de Ensino e Aprendizagem Cunicultura


Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário do Núcleo Pedagógico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Efeito do extrato alcoólico de própolis sobre o desempenho de coelhos jovens
Descrição: O projeto foi realizado na unidade de ensino aprendizagem (UEA) em Cunicultura do Instituto Federal Catarinense ? Campus Araquari. Os animais experimentais eram láparos mestiços das raças Nova Zelândia, Negro e Fogo, Califórnia e Chinchila com peso vivo médio inicial de 669 gramas. Os tratamentos testados foram: TC: água normal; EAP1: 8,62 mL de Extrato Alcoólico de Própolis (EAP)/L de água; EAP2: 17,24 mL de EAP/L de água. Inicialmente realizou-se a comparação entre os tratamentos EAP1 e EAP2 e, logo em seguida, entre o tratamento de melhor resposta e o TC. Os tratamentos foram distribuídos nas unidades amostrais de forma aleatória sendo o EAP adicionado semanalmente nos bebedouros de garrafa com bico tipo nipple durante o período experimental que foi do desmame aos 60 dias de vida. A própolis foi coletada de colônias de abelhas africanizadas Apis mellifera L., localizadas na UEA de apicultura do Instituto Federal Catarinense ? Campus Araquari. A pesagem dos animais aconteceu semanalmente. Forneceu-se 200 g de ração por animal por dia, em comedouros de barro, completando-se as sobras e, semanalmente, calculando-se o consumo pela diferença entre o fornecido e as sobras. Os bebedouros eram preenchidos completamente sempre que o nível estivesse baixo logo após a medida da sobra de água, a qual era descartada. O consumo de água foi calculado pela diferença entre o fornecido e a sobra. O ganho médio diário de peso dos animais foi obtido pela diferença entre o peso no início e no final do período experimental dividido pelo número de dias do período experimental. A conversão alimentar foi obtida pela razão entre a quantidade de ração consumida pelo ganho de peso vivo no período experimental. A taxa de mortalidade foi calculada pela diferença entre o número de animais vivos no início e o número de animais mortos no final do período experimental dividido pelo total de animais vivos no início do período experimental, sendo o valor encontrado multiplicado por 100. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com cinco repetições por tratamento, cujo modelo estatístico levou em consideração os efeitos fixos de tratamento, período e interação entre tratamento e período. Um segundo modelo foi testado considerando além dos efeitos fixos citados anteriormente o efeito aleatório do animal aninhado ao período, considerando uma medida repetida no tempo. O programa estatístico JMP (JMP, 2013) utilizado para comparar as médias dos tratamentos pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5%..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Otimização de protocolo de micropropagação de melaleuca alternifolia
Descrição: A melaleuca (Melaleuca alternifolia Cheel) é uma planta semi-arbórea nativa da Austrália que produz óleo essencial de comprovada ação antimicrobiana. A extração do óleo essencial de melaleuca surge como alternativa de renda ao agricultor, havendo a necessidade do estabelecimento de protocolos eficazes de produção de mudas sadias. A micropropagação é uma técnica capaz de regenerar plantas a partir de pequenos fragmentos como as gemas apicais ou axilares, com o objetivo de eliminar patógenos e acelerar a obtenção de mudas sadias. Dessa maneira, é proposto o estudo de meios de cultura de baixo custo para micropropagação da planta, assim como o enraizamento ex vitro das micro-estacas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Serpentes conhecer para preservar
Descrição: O projeto foi realizado no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, com o objetivo de levar o conhecimento as escolas da região, sobre a preservação das serpentes, benefícios, mitos, identificação de serpentes peçonhentas, características gerais, profilaxia, primeiros socorros, reações da peçonha e tipos de soro. Foram realizadas palestras para jovens em torno de 11 a 16 anos, obtendo resultados satisfatórios a respeito do conhecimento dos jovens antes e depois as palestras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Vegetal.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Cunicultura.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII MICTI. Efeito do extrato alcoólico de própolis sobre o desempenho de coelhos jovens. 2014. (Feira).

2.
SEMINÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA: CADEIA PRODUTIVA E POLÍTICAS PUBLICAS.MINICURSO DE HOMEOPATIA E FITOTERAPIA NA SAÚDE ANIMAL. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DRANKA, B. A.; SANTOS, V. M. C. S. ; Batista, K. . SEMINÁRIO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA: CADEIA PRODUTIVA E POLÍTICAS PUBLICAS. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 16:20:03