Daize Raquel Pereira

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  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Capanema e professora de Língua Portuguesa no Colégio Sesi Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) na modalidade EaD ( Educação a Distância). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente no seguinte tema: oralidade; escrita; consciência fonológica. Atua como Docente no Ensino Superior na Faculdade Iguaçu com os cursos de Pedagogia e Administração e iniciou o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) no ano de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daize Raquel Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, D. R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Letras.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: PROCESSOS FONOLÓGICOS EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Ano de Obtenção: .
Orientador: Sanimar Busse.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2015
Especialização em Especialização em Neuropsicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Instituto Sao Francisco de Assis de Administração, Comunicação, e Saúde, ISFACES, Brasil.
Título: A Dislexia e a Escola.
Orientador: Nelson Luiz Posseti.
2010 - 2015
Graduação em Letras - Português e Espanhol.
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Título: O ENSINO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM UMA PERSPECTIVA VARIACIONISTA.
Orientador: Clóvis Alencar Butzge.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Rocha Pombo, CERP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2018
Curso EaD - Formação na Metodologia das Oficinas de Aprendizagem. (Carga horária: 82h).
Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Especialização em Gestão e Docência em EaD. (Carga horária: 360h).
Instituto Sao Francisco de Assis de Administração, Comunicação, e Saúde, ISFACES, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Capanema, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Colégio Sesi, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do EJA modalidade EaD, Carga horária: 6
Outras informações
Professora do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Colégio Sesi na modalidade EaD (Educação a Distância).


Faculdade Iguaçu, FI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da disciplina de FUNDAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS E METODOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Pedagogia, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Formação docente em Letras na UFFS
Descrição: Este projeto está vinculado ao projeto interinstitucional Formação docente em Pedagogia e Letras no Paraná: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa em foco , o qual envolve, além da UFFS Campus Realeza, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e que está voltado ao ensino de Língua Portuguesa e à Formação de Professores, particularmente no que diz respeito à organização da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa ─ MELP ─, com foco em leitura e escrita, nos cursos de Pedagogia e Letras. A questão central delimitada pelo projeto é como se configuram as disciplinas de Metodologia do ensino de Língua Portuguesa nos cursos de Pedagogia e Letras, nas Universidades Estaduais e Federais do Estado do Paraná; e quais são as implicações para o ensino e para a pesquisa a respeito do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, oriundos dos diferentes encaminhamentos dados nesses cursos. Entende-se que analisar sistematicamente essa formação pode contribuir para a compreensão dos procedimentos por meio dos quais é possível formar professores, aptos para encontrar soluções criativas para os desafios que os alunos da Educação Básica e do Ensino Fundamental têm apresentado cotidianamente. O presente projeto observará como se apresentam os componentes curriculares voltados para o ensino de metodologias de ensino de Língua Portuguesa no curso de Letras: Português e Espanhol da UFFS, Campus Realeza. Para que seja possível traçar o perfil desses componentes, investigando como eles são concebidos e desenvolvidos, será efetuado um estudo dos saberes e práticas que esses componentes mobilizam, pois se acredita ser possível identificar a concepção acerca do ensino de Língua Portuguesa assumida e isso propicia espaço e indicadores para reflexão sobre sua adequação às exigências do século XXI e ao cotidiano escolar em que o futuro professor vai exercer sua profissão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Daize Raquel Pereira - Coordenador / Clóvis Alencar Butzge - Integrante / Lucas Felipe Zvetz Duarte - Integrante / Marta Richciki Camargo - Integrante / Ivan Lucas Borghezan Faust - Integrante.
2011 - 2012
O ensino de gêneros orais escritos
Descrição: Muitos professores de Língua Portuguesa ainda tem privilegiado o estudo gramatical do texto escrito como objeto de ensino, inclusive usado-o como modelo para a fala. Esta orientação pauta-se, principalmente, nas prescrições da gramática normativa, a qual aborda uma visão homogeneizadora e elitista de língua. Mudanças de perspectiva de ensino - alavancadas pela abertura democrática na década de 1980, com a introdução de conceitos da Sociolinguística, da Linguística Textual e, já na década de 1990, da Linguística da Enunciação - removeram a gramática normativa do altar da sala de aula e propuseram um novo objeto de ensino de língua: o texto, oral e escrito, visto como prática social. Neste cenário, traçado ao longo dos últimos 30 anos, vem ganhando espaço a perspectiva de ensino através de gêneros discursivos (BAKTHIN, 1997) ou gêneros textuais (BRONCKART, 1999), tendência alavancada pela publicação em 1998 dos Parâmetros Curriculares Nacionais e, no Paraná, das Diretrizes Curriculares Estaduais em 2008. Este projeto visa recuperar esta trajetória histórica do ensino de língua a fim de propor a valorização do ensino dos gêneros orais na escola como prática social reveladora da heterogeneidade linguística e cultural. Visa, também, discutir a relação da fala com a escrita, entendidas como formas distintas de um mesmo sistema (língua). Para isso, enfocar-se-á o processo de retextualização (MARCUSCHI, 2003), o qual permite perceber as funcionalidades e potencialidades distintas de fala e escrita, além de desmitificar dicotomias que envolvem estas duas formas de registro verbal, como informal x formal, não padrão x padrão, espontâneo x elaborado. Além de revisões bibliográficas, análises textuais e proposições metodológicas, buscar-se-á, junto a escolas do Ensino Básico de Realeza-PR, interlocução com professores de língua para conhecer suas concepções de linguagem e ensino, e práticas de sala de aula com gêneros textuais, com o intuito de propor alternativas metodológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Daize Raquel Pereira - Coordenador / Clóvis Alencar Butzge - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, D. R.2018PEREIRA, D. R.; BUSSE, S. . REPRESENTAÇÃO DA FRICATIVA VELAR E DA VIBRANTE ALVEOLAR, EM INÍCIO DE PALAVRA E ENTRE VOGAIS, EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. TRAVESSIAS, v. v.12, p. http://e-revist, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEGRAO, M. M. (Org.) ; PEREIRA, D. R. (Org.) . Comunicação Empresarial. 1. ed. Capanema: Instituto de Educação e Cultura de Capanema Ltda, 2018. 151p .

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, D. R.; BUSSE, S. . REPRESENTAÇÃO DA FRICATIVA VELAR E DA VIBRANTE ALVEOLAR, EM INÍCIO DE PALAVRA E ENTRE VOGAIS, EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 14ª Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, D. R.. 'PROCESSOS FONOLÓGICOS EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, D. R.; BUSSE, S. . Processos Fonológicos em Produções Escritas de Alunos do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, D. R.; BUTZGE, C. A. . O gênero jornalístico como alternativa de ensino de leitura e produção textual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, D. R.; Patrícia Santos . Uma visão contextualizadora do jornal na sala de aula a partir da análise do Jornal Liberal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Alana Laís Klaesener.ALK Sistemas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

2.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Felipe José de Abrão.FASSOdont. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

3.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Ariel Ferrandin Morgan.TControl. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

4.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Luiz Gustavo Escher Erhart.TControle. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

5.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Gabriel Francisco.Loto Control. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

6.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Flavio Augusto Perelli.ShopMax. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

7.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Ariel Paulo Nol.ADPrint. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.

8.
PEREIRA, D. R.; GUARESCHI, A.. Participação em banca de Josmael Humberto Voigt.JuriDic. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Iguaçu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Atividade Interdisciplinar liderada pela Empresa Júnior - faculdade Iguaçu. 2018. (Encontro).

2.
Café Pedagógico Faculdade Iguaçu. 2018. (Congresso).

3.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo - Faculdade Iguaçu. 2018. (Seminário).

4.
Pesquisa na 20 Feira do Melado. Pesquisa de Satisfação da População em Geral e Impacto Econômico no Município de Capanema e Região. 2018. (Exposição).

5.
Primeira Semana das Profissões da Faculdade Iguaçu. 2018. (Seminário).

6.
Implantação e Organização da brinquedoteca - Faculdade Iguaçu. 2016. (Encontro).

7.
Anos 80: Rock e Rebeldia nas Ruas. 2013. (Oficina).

8.
III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - III SEPE, fase local - Campus Realeza. 2013. (Seminário).

9.
15ª Jornada Internacional de Estudos Linguísticos (JELL). 2012. (Outra).

10.
Curso Subsídios para a Inclusão Educacional e Social de Alunos Cegos e Baixa visão. 2012. (Oficina).

11.
I Seminário do PIBID Realeza: A licenciatura em foco. 2012. (Seminário).

12.
Semana Acadêmica do Curso de Letras Português e Espanhol - licenciatura. 2012. (Outra).

13.
14ª Jornada Regional e 4ª Jornada Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (JELL). 2011. (Outra).

14.
1ª Semana Acadêmica de Letras: Ensino, Língua e Literatura. 2011. (Outra).

15.
Aula Magna do Curso de Letras UFFS/Realeza. 2011. (Outra).

16.
Cinedebate: Exibições comentadas de filmes e documentários. 2011. (Outra).

17.
I Seminário Internacional de Língua e Literatura da Fronteira Sul.O jornal como ferramenta de ensino de leitura e produção textual. 2011. (Seminário).

18.
I Seminário Internacional de Língua e Literatura da Fronteira Sul. 2011. (Seminário).

19.
Língua e Cultura Hispânica. 2011. (Outra).

20.
DO OUTRO LADO DA MESA: os desafios dos licenciados e dos seus professores. 2010. (Outra).

21.
I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE. 2010. (Outra).

22.
I Conferência de Ensino Pesquisa e Extensão - COEPE (fóruns temáticos 6 e 10). 2010. (Outra).

23.
I Simpósio Multidisciplinar da UFFS. 2010. (Simpósio).




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