Maria Cristina Pereira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1097205823224449
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Mestrado em Linguística , especialização em Linguística e Literatura e Programação, Implementação e Gestão em Educação à Distância. Graduação em Letras com habilitação em Português, Inglês e Francês. Professora de Inglês para fins específicos e Linguagem, Trabalho e Tecnologia por período indeterminado na Etec - Centro Paula Souza, SP. Professora de Inglês nos cursos de Gestão de Negócios e Inovação e Marketing por tempo indeterminado na Fatec Sebrae, Centro Paula Souza, SP. Possui experiência na área de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira e inglês para fins específicos atuando como docente e pesquisadora na área de análise de discurso, revisão e desenvolvimento de materiais didáticos. Atuou na gestão de cursos de idiomas, coordenação e treinamento de professores e design e desenvolvimento de cursos de inglês para crianças, jovens e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina Pereira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. C. P.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Paula Souza - Fatec Sebrae, Faculdade de Tecnologia - SEBRAE.
Alameda Nothmann - 598
Campos Elíseos
01216000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (13) 33311199


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Lingüística.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: O discurso publicitário sobre escolas de língua inglesa: questões de sujeito, imaginário e ensino-aprendizagem de inglês,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Beatriz Maria Eckert-Hoff.
2013 - 2014
Especialização em PIGEAD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Curso Touchstone: A Importância do Uso de Materiais Autênticos Na Aquisição de Língua Estrangeira no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Orientador: Tatiana Leitão Felix.
Bolsista do(a): Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
1984 - 1985
Especialização em Linguística e Literatura. (Carga Horária: 444h).
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
Título: Uma Abordagem Semiológica dos Jardins da Orla Marinha de Santos.
Orientador: Gílio Giacomozzi.
2013 - 2014
Aperfeiçoamento em Teacher's Links. (Carga Horária: 270h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Ensino de inglês instrumental para o curso técnico de Logística: Material didático e estratégias de leitura. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Célia Macedo.
Bolsista do(a): Sociedade Brasileira de Cultua Inglesa, SBCI, Brasil.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em Licenciatura em Letras.Português, Inglês e Francês.
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Criando apresentação em slides para uso em sala de aula - Formação Básica. (Carga horária: 25h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Utilizando o editor de textos para criar atividades e avaliações. (Carga horária: 25h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Motivação. (Carga horária: 2h).
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
2017 - 2017
Introdução Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada em Problemas. (Carga horária: 4h).
Centro Paula Souza - Etec Aristóteles Ferreira - Santos/ SP, CPS, Brasil.
2017 - 2017
Semana Paulo Freire. (Carga horária: 20h).
Dialogar - Assessoria e Comunicação, DIALOGAR, Brasil.
2017 - 2017
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP. (Carga horária: 8h).
Centro Paula Souza - Fatec Sebrae, CPS, Brasil.
2017 - 2017
O desafio de ser professor. (Carga horária: 2h).
Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
2017 - 2017
Ferramentas para inovar no ensino e no aprendizado. (Carga horária: 3h).
Centro Paula Souza - Etec Aristóteles Ferreira - Santos/ SP, CPS, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Formação Docente de Línguística de Corpus e Terminologia. (Carga horária: 39h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Teacher Development Online II - Developing teaching profession awareness. (Carga horária: 60h).
Faculdade Cultura Inglesa, FCI, Brasil.
2016 - 2016
O Papel do Professor na Formação do Tecnólogo em Cosméticos - 3o. módulo. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Tecnologia de Diadema, FATEC DIADEMA, Brasil.
2016 - 2016
O papel do professor na formação do tecnólogo em cosméticos - Metodologias. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Tecnologia de Diadema, FATEC DIADEMA, Brasil.
2016 - 2016
O Papel do Professor na Formação do Tecnólogo em Cosméticos - Autoconhecime. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Tecnologia de Diadema, FATEC DIADEMA, Brasil.
2015 - 2015
Plano de Trabalho Docente e Diário de Classe. (Carga horária: 8h).
Etec de Cubatão, ETEC, Brasil.
2015 - 2015
Desenvolvimento de Projeto em Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
Etec de Cubatão, ETEC, Brasil.
2015 - 2015
Authoring Teacher Education: Experiencing the Creation of Didatic Series II. (Carga horária: 48h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Engagement, Authenticity and The Future of EFL Teaching. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Oficina Vocal. (Carga horária: 2h).
Etec de Cubatão, ETEC, Brasil.
2014 - 2014
Authoring Teacher Education: Experiencing the Creation of Didatic Series. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Interação Digital: Os Desafios da Contemporaneidade. (Carga horária: 3h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2014 - 2014
Atribuição de Aulas e Pontuação Docente. (Carga horária: 2h).
Etec de Cubatão, ETEC, Brasil.
2013 - 2013
Cultura Inglesa Online Packs. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCC, Brasil.
2013 - 2013
Da oportunidade ao exito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!. (Carga horária: 2h).
Comenius Escolar, COMENIUS, Brasil.
2013 - 2013
Introdução a E-Learning. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Inglês Instrumental:Formação Online de Professores. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia PBF aliada à tecnologia. (Carga horária: 3h).
PBF, PBF, Brasil.
2009 - 2009
EMPRETEC. (Carga horária: 60h).
SEBRAE ER SANTOS, SEBRAE SANTOS, Brasil.
2008 - 2008
Workshop de Marketing - Aproveitando as Oportunidades. (Carga horária: 4h).
PBF, PBF, Brasil.
2007 - 2007
20 Técnicas e Fechamento de Matrículas. (Carga horária: 8h).
Coplanning. Consultoria em Gestão Educacional, COPLANNING, Brasil.
2004 - 2004
Marketing Educacional para Escolas de Idiomas.
Instituto Brasileiro de Educação Corporativa, CEDEG, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Aplicação da WWW em Projetos Educacionais. (Carga horária: 48h).
Escola do Futuro - USP, USP, Brasil.
1994 - 1994
Extensive Reading. (Carga horária: 2h).
Pink and Blue - Freedom, PBF, Brasil.
1994 - 1994
Introdução à Informática. (Carga horária: 20h).
Colégio Santista - Marista, CS, Brasil.
1993 - 1993
How to work with children's needs and expectations. (Carga horária: 6h).
Centro de Idiomas - Senac - SP, SENAC, Brasil.
1993 - 1993
Playful Learning and Teaching. (Carga horária: 8h).
Carmo Language Center, CLC, Brasil.
1981 - 1985
Curso de Língua Francesa do Básico ao Avançado. (Carga horária: 650h).
Aliança Francesa do Brasil, AFB, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Processo da Composição da Narrativa em Guimarães R. (Carga horária: 15h).
Sociedade Visconde de São Leopoldo, SVSL, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Literatura Infantil. (Carga horária: 30h).
Sociedade Visconde de São Leopoldo, SVSL, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em A Arte Neo-Clássica na Europa. (Carga horária: 16h).
Sociedade Visconde de São Leopoldo, SVSL, Brasil.


Atuação Profissional



FATEC SEBRAE, FATEC SEBRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior - 1A, Carga horária: 18
Outras informações
Professora de Inglês do Curso de Gestão de Negócios e Inovação e Marketing da Fatec Sebrae. Ministra aulas de Inglês 1, Inglês 2, Inglês 5 e Inglês 6 para o curso GNI e Inglês 4, Inglês 5 e Inglês 6 para o curso de Marketing.


FATEC PRAIA GANDE, FATEC PG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior - 1A, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Inglês na Fatec Praia Grande, onde ministra aulas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS - Inglês 6)), Gestão Empresarial (GE - Inglês 1) ) e Processos Químicos (PQ - Inglês 1 e Inglês 2)..


Etec de Cubatão, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Inglês e LTT nos cursos de Informática, Logística, Contabilidade e Administração.


Escola Técnica Aristóteles Ferreira, ETECAF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de Inglês e LTT nos cursos de Eventos, Agenciamento de Viagens, Eletrônica e Eletrotécnica


Faculdade de Tecnologia - Centro Paula Souza, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior - 1A, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de inglês para os cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Processos Químicos, Cosméticos e Gestão Empresarial.


Centro Paulista de Idiomas, CPI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2016
Vínculo: sócia proprietária, Enquadramento Funcional: Centro Paulista de Idiomas
Outras informações
Gestão de Cursos, coordenação de equipe, design de cursos, desenvolvimento de material pedagógico


Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial do Curso de Inglês Online, Carga horária: 10
Outras informações
Durante esse período realizou atividades de acompanhamento dos alunos realizando visitas às escolas co alunos inscritos no referido projeto.


Colégio Santista - Marista, CS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês - Ensino Médio


Instituto Santista de Empreendimentos Culturais, ISEC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês para ensinos médio e fun


Sociedade Instrutiva Joaquim Nabuco, SIJN, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês - Ensino Fundamental


Instituto Educacional Brasília S/A, IEB, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Português



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. C. P.. O sujeito-aluno (em)entre os discursos das propagandas dos cursos de inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. C. P.. A importância do conhecimento prévio na leitura de textos em inglês para fins específicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. C. P.. O Discurso Midiático e o Sujeito-Aluno: Entendendo Seus Desejos e Expectativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, M. C. P.; CIEPLINSKI, E. M. . No Texto 'João Paulo Cunha: Carta Aberta ao Ministro Joaquim Barbosa' - Questões de (des)Cortesia ia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, M. P.; FERREIRA, R. N.; SILVA, M. C. P.. Participação em banca de Daniele da Conceição; Lauro Roberto Elme; Vinícius da Silva.Projeto YAPP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande.

2.
CARDOSO, S. O. S.; RAYMUNDO, J. C.; SILVA, M. C. P.. Participação em banca de Erick Pinheiro Magalhães Silva.Panorama atual das exportações brasileiras de frutas tropicais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIEIRA, L. G. P.; SILVA, M. C. P.; RAMALHO, A. V.. Concurso Público para Docentes. 2016. Etec de Cubatão - CPS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. Materiais Autênticos no Ensino de Idiomas: Questões de Ensino-Aprendizagem e o Sujeito-Aluno. 2016. (Congresso).

2.
6o. SIL Seminário Internacional de Linguística. O sujeito-aluno (em)entre os discursos das propagandas dos cursos de inglês. 2015. (Congresso).

3.
III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. A Importância do Conhecimento Prévio na Leitura de Textos em Inglês para Fins Específicos. 2015. (Congresso).

4.
II CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR (DES)CORTESIA: EXPRESSÃO DE CUTURA(S)?. NO TEXTO. 2014. (Congresso).

5.
XVIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS Lingua e Literatura: projetos em discurssão. O DISCURSO MIDIÁTICO E O SUJEITO-ALUNO: ENTENDENDO SEUS DESEJOS E EXPECTATIVAS. 2014. (Congresso).

6.
II CONGRESSO NACIONAL DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS. 2012. (Congresso).

7.
Method Exposition - Workshop- A metodologia PBF aliada à tecnologia - aproximando o aluno da maneira como o idioma é efetivamente falado. 2011. (Oficina).

8.
COMO REDUZIR CUSTOS E MELHORAR RESULTADOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. 2000. (Seminário).

9.
IV SEMINÁRIO DE MARKETING ESCOLAR. 1998. (Seminário).

10.
SECOND INTERNATIONAL CONGRESS FISK-PINK AND BLUE FREEDOM. 1995. (Congresso).

11.
EXTENSIVE READING. 1994. (Encontro).

12.
INTRODUÇÃO Á INFORMÁTICA. 1994. (Oficina).

13.
FIRST SENAC - MACMILLAN PENGUIN CONFERENCE FOR TEACHERS OF ENGLISH. 1993. (Congresso).

14.
GRAMMAR AND FUN - AN EFFECTIVE COMBINATION. 1993. (Oficina).

15.
PLAYFUL LEARNING AND TEACHING. 1993. (Oficina).

16.
FIRST SANTOS TEFL SEMINAR. 1991. (Seminário).

17.
II ENCONTRO DE PROFESSORES INGLÊS DO LITORAL. 1983. (Encontro).

18.
ENCONTRO DE PROFESSORES DE FRANCÊS DA BAIXADA SANTISTA. 1982. (Encontro).

19.
I ENCONTRO DE PROFESSORES INGLÊS DO LITORAL. 1982. (Encontro).

20.
IV ENCONTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1982. (Encontro).



Outras informações relevantes


TOEIC: 855 pontos (out. 2016);  THE OXFORD EXAMINATION IN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE - Higher Level. maio 1994. 2. CERTIFICATE OF PROFICIENCY IN ENGLISH - THE UNIVERSITY OF MICHIGAN - ENGLISH LANGUAGE INSTITUTE - nov. 1994. FIRST CERTIFICATE IN ENGLISH - CAMBRIGE UNIVERSITY - dez. 1980. 3. CEPAL - CERTIFICAT D'ETUDES PRATIQUES DE L'ALLIANCE FRANCAISE - 1985.

Elaboração de parecer técnico-cientifico sobre obra de Língua Inglesa para Editora Intersaberes - Outubro de 2015; Julho de 2017

Desenvolvimento de apostilas de Língua Inglesa, para 3o., 4o., 5o., 6o. e 7o. anos do ensino fundamental, para a empresa "Know How -
 Tecnologia Educacional" - São Paulo, em 2016.

Aprovada em 2o. lugar no Concurso Público de Professor de Ensino Superior - Fatec Praia Grande - edital no. 120/02/2016 - Processo no. 4055/2016 - Disciplina Inglês VI do Curso Superior em Análise de Desenvolvimento de Sistemas. (DO 22/11/2016).
Aprovada em 1o. lugar no Concurso Público de Professor de Ensino Superior - Fatec Sebrae - EDITAL Nº 272/02/2017, PROCESSO Nº 1540/2017 - Disciplina Inglês VI do Curso Superior de Gestão de Negócios e Inovação. (DO 28/06/2017)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:48:29