Roberta Caetano Fleira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3052067471176140
  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Pós-graduação em Educação Matemática pela Unicamp (2011). Mestrado em Educação Matemática na linha de pesquisa Matemática Inclusiva para alunos autistas (2016). Doutoranda em Educação Matemática (2018)Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberta Caetano Fleira
Nome em citações bibliográficas
FLEIRA, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Título: A MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS MATEMÁTICAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CENÁRIOS INVESTIGATIVOS.,
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Autismo; Educação Matemática; Inclusão.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Especial.
2014 - 2016
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR VYGOTSKYANO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Secretaria do Estado de São Paulo, SESP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2010 - 2011
Especialização em Matematica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Criptografia.
2013 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Aldeia de Carapicuíba, FALC, Brasil.
1998 - 2003
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Criptografia.
Orientador: Rodolfo Cheves.




Formação Complementar


2010 - 2011
Educação Matemática. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Autêntico, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática


Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


1998 - 1998
Estudo de Geometria para alunos do Ensino Médio
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FLEIRA, R. C.2017 FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. . PRÁTICAS DE ENSINO PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática - ReBECEM, v. 1, p. 104-122, 2017.

2.
FLEIRA, R. C.2015 FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. . A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS DE MEDIAÇÃO PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS POR UM ALUNO AUTISTA. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 15-33, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FLEIRA, R. C.. Análise das Práticas Matemáticas de um Aluno Autista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII EBRAPEM - Tema: EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais..Análise das Práticas Matemáticas de um Aluno Autista. 2014. (Encontro).

2.
III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática- Unimep Piracicaba. ?Práticas Educativas Investigativas ? Na aula de matemática a modelagem como suporte da Educação básica à abordagem sócio-ambiental ?. 2002. (Congresso).

3.
III Jornada da Matemática para graduação ? UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos.?Modelagem Matemática e Problemas Reais ? Uma abordagem sócio-ambiental na formação do Educador Matemático?. 2002. (Seminário).

4.
XXII Semana de Estudos da Matemática.?Educação Ambiental e Educação Matemática ? Análise de Impactos sócio-ambientais e formação docente?. 2002. (Seminário).

5.
Simpósio da Matemática para graduação ? USP ? São Carlos. 2001. (Simpósio).

6.
Simpósio da Matemática para graduação ? USP ? São Carlos. 2000. (Simpósio).

7.
XX Semana de Estudos da Matemática- UNESP- Rio Claro. 2000. (Simpósio).

8.
Seminário Nacional de História da Matemática ? Universidade Federal do Espírito Santo ? 28 a 31/03/1999. 1999. (Seminário).

9.
Simpósio da Matemática para graduação ? USP ? São Carlos. 1999. (Simpósio).

10.
XVIII Semana da Matemática IGCE- UNESP Rio Claro. 1998. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FLEIRA, R. C.2017 FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. . PRÁTICAS DE ENSINO PARA A INCLUSÃO DE UM ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática - ReBECEM, v. 1, p. 104-122, 2017.

2.
FLEIRA, R. C.2015 FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. . A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS DE MEDIAÇÃO PARA A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS POR UM ALUNO AUTISTA. Boletim GEPEM (Online), v. 67, p. 15-33, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:24