Aline Fernandes Bernal Nicolau Jorge

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5022581522969350
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Mestranda em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense desde julho de 2017, cursando especialização em Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica pelo Centro Universitário Redentor desde julho de 2018, especialista em Psicomotricidade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016), graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Possui certificação no Curso Básico de Reequilíbrio Tóraco-Abdominal (2005). Atualmente atuando como fisioterapeuta nas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica do Hospital Oeste D'Or e Quinta D'Or. Docente externa da graduação de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera (Pólo Itaguaí). Membro do grupo de Pesquisa do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN). Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Fernandes Bernal Nicolau Jorge
Nome em citações bibliográficas
JORGE, A. F. B. N.;BERNAL, A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: PRODUÇÃO DE TUTORIAL DE PRÁTICAS SENSÓRIO-MOTORAS COM USO DE ESTIMULAÇÃO RITMO-SONORA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES PERCEPTIVO-MOTORAS, Ano de Obtenção: .
Orientador: Prof. Dr. Alfred Sholl Franco.
Palavras-chave: Estimulação Sensório-motora; Fisioterapia; Neurociências; Música; Microcefalia.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
2018
Especialização em andamento em Fisioterapia em UTI Neonatal e Pediátrica. (Carga Horária: 490h).
Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
2016 - 2016
Especialização em Psicomotricidade. (Carga Horária: 471h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: A Importância da Educação Física como Estimulação Psicomotora em Crianças de 0 a 3 anos para o Contexto Escolar.
Orientador: Gisele Massafera.
2001 - 2004
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A Utilização de Peep em Pacientes com Traumatismo Crânio Encefálico.
Orientador: Roberta Carvalho.
Bolsista do(a): Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
XI CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO. (Carga horária: 45h).
Ciências e Cognição, OCC, Brasil.
2017 - 2017
Aprimoramento em Neuropediatria. (Carga horária: 64h).
FisioCTI, FISIOCTI, Brasil.
2010 - 2010
Pratictioner em Programação Neurolinguística Sistêmica. (Carga horária: 144h).
Tamer Treinamentos, TAMER, Brasil.
2005 - 2005
Curso Básico de Reequilíbrio Tóraco-Abdominal. (Carga horária: 45h).
Método Reequilíbrio Tóraco-Abdominal, RTA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Fisiologia e Fisiopatologia Respiratória. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Estudos de Ciências, NUEC, Brasil.
2004 - 2004
Análise Interpretativa do Teste de Função Pulmonar em Neonatologia. (Carga horária: 8h).
Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.


Atuação Profissional



Hospital QuintaD'Or, HQD, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações
Fisioterapeuta na UTI, UI e Emergência Pediátrica


Ciências e Cognição, OCC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Oficina
Outras informações
Atuação como coordenadora de oficina e monitora nos eventos do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN).

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE NEUROCIÊNCIAS, .


Universidade Anhanguera-Uniderp, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Professor Externo
Outras informações
Docente presencial na disciplina prática de Metodologia do Ensino da Atividade Ritmica e Dança de 3º e 4º períodos.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Atividade Ritmica e Dança

Hospital Municipal Rocha Faria, HMRF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 24
Outras informações
Fisioterapeuta em UTI neonatal.


Hospital Oeste D'Or, HOD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações
Fisioterapeuta na UTI Neonatal e Pediátrica.


Llak Medicina Neonatal, LLAK, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30


Hospital de Clínicas Cemeru, HCM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Realizado estágio extra-curricular, no atendimento e suporte aos alunos portadores de deficiência regularmente matriculados na Escola Municipal de Educação Especial Doutor Hélio Pellegrino.


Hospital Barra D'Or, HBD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio Curricular no setor de UTI Neonatal no Hospital Barra D'Or.


Hospital Municipal Souza Aguiar, HMSA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio curricular no setor de UTI Pediátrico do Hospital Municipal Souza Aguiar.


Hospital da Lagoa/RJ, HL/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio curricular fazendo rodízio mensal nos setores diversos do Hospital Municipal da Lagoa.


Hospital Estadual Pedro II, HEPII, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio extra-curricular no setor de CTI Adulto do Hospital Estadual Pedro II.



Linhas de pesquisa


1.
PRODUÇÃO DE TUTORIAL DE PRÁTICAS SENSÓRIO-MOTORAS COM USO DE ESTIMULAÇÃO RITMO-SONORA PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES PERCEPTIVO-MOTORAS

Objetivo: Tem como objetivo produzir tutorial em material audiovisual e impresso fornecendo capacitação e orientação e informação para os profissionais de educação e saúde, familiares e cuidadores das crianças com dificuldades perceptivo-motoras..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Educação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BERNAL, A.; SHOLL-FRANCO, A. . O Movimento do Som. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BERNAL, A.; SHOLL-FRANCO, A. . A SIGNICIDADE DA LINGUAGEM CORPORAL PELA ESTIMULAÇÃO RITMO-SONORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BERNAL, A.; SHOLL-FRANCO, A. . MÚSICA, ESTIMULAÇÃO E SEMIOSE: a linguagem do movimento nas múltiplas deficiências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BERNAL, A.. A ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM UTI NEONATAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BERNAL, A.. Desobstrução de via aérea superior e inferior. Momento de escolhas precisas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BERNAL, A.. Dificuldades, ganho e realidades do manuseio fisioterapêutico na UTI neonatal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BERNAL, A.. Recursos musicais como estimulação sensório-motora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BERNAL, A.; SHOLL-FRANCO, A. ; ARANHA, G. . Análise Semiótica da estimulação através da música e movimento em crianças com múltiplas deficiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BERNAL, A.. Exercícios Físicos para Crianças Asmáticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação. A SIGNICIDADE DA LINGUAGEM CORPORAL PELA ESTIMULAÇÃO RITMO - SONORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Congresso).

2.
I Simpósio Brasileiro de Neurociências.MÚSICA, ESTIMULAÇÃO E SEMIOSE: a linguagem do movimento nas múltiplas deficiências. 2018. (Simpósio).

3.
Seminário Programa de Saúde na Escola.Relatoria dos grupos de trabalho intersetoriais estaduais. 2018. (Seminário).

4.
XI CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROEDUCAÇÃO. 2018. (Outra).

5.
6o Simpósio de Fisioterapia Hospitalar da Rede D'Or São Luiz.Dificuldades, ganho e realidades do manuseio fisioterapêutico na UTI neonatal. 2017. (Simpósio).

6.
6º Colóquio Internacional de Semiótica ? COLSEMI.Análise Semiótica da estimulação através da música e movimento em crianças com múltiplas deficiências. 2017. (Simpósio).

7.
II Simpósio de Fisioterapia do Hospital Oeste D?Or - UTI Ped/Neo. 2017. (Simpósio).

8.
I WORKSHOP ARTE+CIÊNCIA E INCLUSÃO.Recursos musicais como estimulação sensório-motora. 2017. (Outra).

9.
Sábado do Cérebro: Entendendo Consciência.O Corpo no Som. 2017. (Outra).

10.
V Congresso Carioca de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva. Desobstrução de via aérea superior e inferior. Momento de escolhas precisas.. 2017. (Congresso).

11.
VIII SEMANA DO CÉREBRO. 2017. (Oficina).

12.
Debate em "Libras-Linguagem Brasileira de Sinais". 2016. (Outra).

13.
Vídeo e Debate - "Meu Pé Esquerdo" - Oficina Inclusão. 2016. (Oficina).

14.
III Congresso de Terapia Intensiva Pediátrica-Neonatal e Emergência da SOTIERJ. 2008. (Congresso).

15.
Tópicos Especiais do Curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá.Exercícios Físicos para Crianças Asmáticas. 2006. (Seminário).

16.
I Simpósio de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal da SOTIEJ. 2004. (Simpósio).

17.
I Simpósio de Radioimaginologia de Santa Cruz. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JORGE, A. F. B. N.. II Encontro da Fisioterapia do Hospital Cemeru. 2006. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:19:40