Fabrício Freitas Barbosa Rezende Melo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5309569431553484
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (bolsista CAPES). Professor Celetista da Universidade Paulista (UNIP) na Graduação em Relações Internacionais. Premiado no II Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, do Ministério da Defesa, 3ª Colocação, 2015. Assistente de Pesquisa contratado para trabalho autônomo de contrato único para o Projeto de Pesquisa da Universidade de Denver: Nonviolent Resistance and Transitions to Democracy. Trabalho realizado sob a supervisão do Prof. Doutorando Jonathan Pinckney, PhD candidate and Research Fellow at University of Denver in the United States. Responsável por entrevistar figuras políticas, transcrever e traduzir as entrevistas para o idioma inglês ? Maio/Julho de 2017 Assistente de Pesquisa para o Projeto de Pesquisa denominado: Between Morality and Self-Interest: Amnesty International?s Turn to Anti-Torture Campaigns, 1967-197 da School of Historical and Philosophical Studies in the University of Melbourne, Australia. Graduado em Relações Internacionais pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, na condição de bolsista do PROUNI. Estudante de Intercâmbio do SUSI (Study of the U.S. Institute for Student Leaders). Financiado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Programa de Intercâmbio Cultural desenvolvido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, com o objetivo de estudar as Instituições e História dos Estados Unidos da América. Amherst, Massachussets; Tucson, Arizona; e Washington, D.C. USA. 11 de Janeiro ? 15 de Fevereiro, 2014. Experiência na promoção e organização de Eventos Acadêmicos da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, como organizador de Simulações Internas do Sistema ONU e Encontro Acadêmico Científico da PUC Goiás. Secretário Geral da VI SINPUC, Simulação Interna do Modelo das Nações Unidas, no II EACRI ? Segundo Encontro Acadêmico e Científico de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com o tema principal: A Inserção Internacional da América do Sul ? Perspectivas e Desafios. 19 Maio ? 23 Maio, 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrício Freitas Barbosa Rezende Melo
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Fabrício Freitas B. Rezende Melo;MELO, Fabrício Freitas Barbosa Rezende;REZENDE, Fabrício


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A Proposta Intelectual Nacional-Desenvolvimentista da Obra de Hélio Jaguaribe na Década de 1950: Uma Leitura a partir do Contextualismo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: João Henrique Ribeiro Roriz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual.
2011 - 2014
Graduação em Relações Internacionais.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: BRASIL, UNASUL E SEGURANÇA COLETIVA: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SUL-AMERICANA.
Orientador: Danillo Alarcon.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
COLÉGIO ESTADUAL DOM PEDRO II, GO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Collaborative Institutional Training Initiative (CITI PROGRAM).
University of Denver, DU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Study of the U.S. Institute for Student Leaders. (Carga horária: 180h).
Institute for Training and Development, ITD, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Lab. de Práticas em Negociações e Com. Exterior. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4


FACULDADE NOROESTE DE GOIANIA, CEN_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docência Universitária, Carga horária: 6


Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, ACIEG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Secretário Voluntário, Enquadramento Funcional: Secretário Voluntário
Outras informações
Voluntário como secretário na Primeira Rodada da Mesa de Negociações Goiás ? Rotterdam, ACIEG (Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás), em 9 de maio de 2012. Função de registrar as atas das reuniões e produzir juntamente com outros secretários um documento de posição a ser entregue à delegação holandesa.


The University of Melbourne, UNIMELB, Austrália.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Independent Contractor, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Assistente de Pesquisa contratado para trabalho autônomo de contrato único para o Projeto de Pesquisa denominado: Between Morality and Self-Interest: Amnesty International?s Turn to Anti-Torture Campaigns, 1967-197. Trabalho realizado sob a supervisão da Professora Barbara Keys, Ph.D, Associate Professor of History, School of Historical and Philosophical Studies in the University of Melbourne, Australia. Responsável por coletar, reunir, organizar e traduzir do português para o idioma inglês, dados referentes à vida e obra de Vera Sílvia Magalhães, sua participação no sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, durante o regime militar brasileiro, assim como reportar dados adquiridos nos relatórios produzidos pela Comissão Nacional da Verdade.


University of Denver, DU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa
Outras informações
Assistente de Pesquisa contratado para trabalho autônomo de contrato único para o Projeto de Pesquisa da Universidade de Denver: Nonviolent Resistance and Transitions to Democracy. Trabalho realizado sob a supervisão do Prof. Doutorando Jonathan Pinckney, PhD candidate and Research Fellow at University of Denver in the United States. Responsável por entrevistar figuras políticas, transcrever e traduzir as entrevistas para o idioma inglês ? Maio/Julho de 2017


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio em Docência na graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás. Disciplina de Proteção Internacional dos Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Sociais.



Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Between Morality and Self-Interest: Amnesty International?s Turn to Anti-Torture Campaigns, 1967-1978
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fabrício Freitas Barbosa Rezende Melo - Integrante / Barbara Jean Keys - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Diplomatize


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
3º Lugar no II Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, Ministério da Defesa do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PODESTÀ, E. G. ; MELO, Fabrício Freitas Barbosa Rezende . O sistema prisional e os direitos humanos ? o caso brasileiro. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2015, Goiânia. Anais do Simpósio Internacional de Ciências Sociais e Jornada de Museologia, 2015.

2.
REZENDE, Fabrício; PODESTÀ, E. G. . Uma Análise das Políticas Públicas para Refugiados no Brasil. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2015, Goiânia. Anais do Simpósio Internacional de Ciências Sociais e Jornada de Museologia, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARBOSA, Fabrício Freitas B. Rezende Melo. Conselho de Defesa Sul-Americano e Integração Regional: análise da história recente. Conjuntura Global, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, Fabrício. Como o fim de Bretton Woods influenciou no atual sistema monetário internacional?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MELO, Fabrício Freitas Barbosa Rezende. Report on Governmental Perspective on the Research of Vera Sílvia Magalhães and The Amnesty International?s Anti-Torture Campaigns, 1967-1978. 2015.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIETRAFESA, P. A.; ALARCON, D.; REZENDE, Fabrício. Participação em banca de Bruna Baldo Scopel Barbosa.Entre o medo e da desinformação: A (re)ascensão da extrema direita na era da pós-verdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
PIETRAFESA, P. A.; ALARCON, D.; REZENDE, Fabrício. Participação em banca de Carlos Eduardo Rebello Filho.A política externa da turquia, pós 2002: Os interesses do AKP entre as alianças com os EUA e a Rússia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
ALMEIDA, A. P.; FERREIRA NETO, M. C. N.; REZENDE, Fabrício. Participação em banca de Lara Vasconcelos Oliveira.Dependência e desenvolvimento: A criação de uma identidade coletiva para o Mercosul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
ALMEIDA, A. P.; BORGES, Leandro Bernardes; REZENDE, Fabrício. Participação em banca de Fabrinny Pereira Machado.Os motivos que propiciaram a estagnação do Mercosul: Um estudo das relações político- econômicas entre Brasil e Argentina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
SKORUPSKI, Maria Aparecida; NUNES NETO, M. C.; REZENDE, Fabrício. Participação em banca de Sahan França Carneiro Monteiro.Neoliberalismo e governo Collor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Roda de Conversa: Perspectivas e Reflexões.Roda de Conversa: Perspectivas e Reflexões - PUC-GO. 2016. (Encontro).

2.
2º Fórum de Relações Internacionais do Centro-Oeste. Instituições e Regimes Internacionais. 2015. (Congresso).

3.
Capacity Building and Youth Empowerment. 2014. (Oficina).

4.
II Encontro Acadêmico Científico de Relações Internacionais da PUC Goiás. 2014. (Encontro).

5.
International Cooperation's in Building up the Third Sector and Social Business. 2014. (Oficina).

6.
Lebanon: united under fractures - until when?. 2014. (Oficina).

7.
Transforming School Culture with Character and Criativity. 2014. (Oficina).

8.
1º Debate de Bolsas Estudantis: Acesso, Permanência e Transformação. 2013. (Exposição).

9.
Aula Inaugural do Curso de Relações Internacionais: a atual conjuntura dos países árabes e os da paz entre os governos israelense e palestino.. 2013. (Outra).

10.
Hugo Chávez: O Bolivarianismo, Integração Sul-Americana e relação com os EUA. 2013. (Outra).

11.
8ª Semana de Cultura e Cidadania PUC GOIÁS. 2012. (Feira).

12.
III Simulação Interna de Relações Internacionais (SINPUC).Participante como Delegado e/ou representante de um país em uma simulação da ONU. 2012. (Outra).

13.
IV SINPUC - Simulação da ONU / Relações Internacionais da PUC-GO. 2012. (Encontro).

14.
Palestra: Paradiplomacia - Atuação Internacional dos Estados e Municípios. 2012. (Encontro).

15.
7ª Semana de Cultura e Cidadania PUCGOIÁS. 2011. (Feira).

16.
7ª Semana de Cultura e Cidadania PUC GOIÁS. 2011. (Feira).

17.
Aula Inaugural do Curso de Relações Internacionais: O Mercado de Trabalho em Relações Internacionais. 2011. (Outra).

18.
I EACRI - Encontro Acadêmico Científico de Relações Internacionais. 2011. (Encontro).

19.
I Encontro Acadêmico Científico de Relações Internacionais: A Primavera Árabe e a Ação Humanitária - ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e Cruz Vermelha Internacional (CVI) na Líbia. 2011. (Encontro).

20.
I Encontro Acadêmico Científico de Relações Internacionais: Sociedade Civil Global, Atores Internacionais e Ação Humanitária - Um Histórico da Cruz Vermelha. 2011. (Encontro).

21.
Simulação Internacional da PUC Goiás - SINPUC 2011.Assembleia Geral das Nações Unidas. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, Fabrício Freitas B. Rezende Melo. II Encontro Acadêmico Científico De Relações Internacionais da PUC Goiás. 2014. (Congresso).

2.
BARBOSA, Fabrício Freitas B. Rezende Melo. V SINPUC - Simulação das Nações Unidas da PUC Goiás, sob o tema: Redefinindo Atuações Nacionais, Favorecendo a Cooperação Global. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Estudante de Intercâmcio do programa: Study of the United States Institute on U.S. History and Government. Funded by the Bureau of Educational and Cultural Affairs of the United States Department of State. January 11- February 15, 2014. Amherst, Massachussets; Tucson, Arizona; and Washington, D.C. USA



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 4:25:41