CIcera Alves Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1395597554942365
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco- UPE (2009). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos (2010). Especialista em Gestão e Coordenação da educação pela Universidade de Pernambuco, termino em 2018. Professora da Faculdade d Ciências Humanas do Sertão Central- FACHUSC DESDE 2011. Professora Efetiva da rede municipal de ensino de Serrita- Pe. Orientadora de trabalhos acadêmicos e pesquisadora na área de docência e formação pedagógica.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
CIcera Alves Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SALGUEIRO.
RUA: ANTONIO FILGUEIRA SAMPAIO
CENTRO
56000000 - Salgueiro, PE - Brasil
Telefone: (87) 38710217


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2010
Graduação em PSIOPEDAGOGIA.
Faculdade Integrada de Patos, FIP, Brasil.
Título: Relações Interpessoais na Educação e Ética Profissional.
Orientador: Mônica Maria FEitosa Braga Gentill.
2005 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: MEMORIAL ACADÊMICO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
Orientador: CELMA MARIA TORRES DO NASCIMENTO.




Atuação Profissional



CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR, ROGEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40


INSTITUIÇÃO RUYMAR GOMES, IERG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 35


FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


INSTITUTO BRASIL GLOBAL, IBG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INSTRUTORA, Carga horária: 20


EREM- ESCOLA DESEMBARGADOR JOÃO PAES, EREM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E PRODUTIVO, IDESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: INSTRUTORA, Carga horária: 40


ESCOLA FRANCISCO FILGUEIRA SAMPAIO, EFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


Faculdade Regional de Riachão do Jacuipe, FARJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 150


UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO, UNESF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 60



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos aceitos para publicação
1.
NUNES, C. A.. AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRITICO REFLEXIVO SOBRE OS PROFISSIONAIS ATUANTES NA AREA. Interfaces (Lajeado), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, C. A.. COTIDIANO ESCOLAR E SABERES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CICERA ALVES NUNES ; NUNES, C. A. . MOTIVAÇÃO AOS PROFESSORES- PRATICA PEDAGOGICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, C. A.; FIGUEREDO, R. A. FILHO. Participação em banca de ALINY OLIVEIRA RAMOS E ANDRADE.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO MODERNO: Politicas, saberes, processo e mediação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

2.
NUNES, C. A.; FIGUEREDO, R. A. FILHO; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. Participação em banca de JESSICA ODAIANA BARROS GOMES.LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um olhar reflexivo no processo ensino aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

3.
NCUNES, C. A.; FIGUEREDO, R. A. FILHO; NUNES, C. A.. Participação em banca de SHIRLLEY ANJO DE SOUZA PEREIRA.O DESAFIO DO EDUCADOR, CUIDAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Olhar Pedagógico do Trabalho em Creche. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

4.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES; FIGUEREDO, R. A. FILHO. Participação em banca de MARIANA DOS SANTOS DE OLIVEIRA.DIFICULDADES E DILEMAS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COM FOCO NA APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

5.
NUNES, C. A.; FIGUEREDO, R. A. FILHO. Participação em banca de PAULO LEITE MAIRINS JUNIOR.AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRITICO REFLEXIVO SOBRE OS PROFISSIONAIS ATUANTES NA AREA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

6.
AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES; FIGUEREDO, R. A. FILHO; NUNES, C. A.. Participação em banca de NADIA CRISTINA MATIAS MIRANDA.A CRIANÇA AUTISTA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Mudanças, articulações e ação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

7.
NUNES, C. A.; Aurelanea Menezes; NCUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de Wedja Gabrielli Pereira Canuto.A inclusão do aluno autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

8.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO; Aurelanea Menezes; NUNES, C. A.. Participação em banca de DIONEIDE GRACILIANO DA SILVA.A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS DIAS ATUAIS E A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

9.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO; MONICA ANGELIM. Participação em banca de JOSELINA MARCELINA DA SILVA.OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: INTERAÇÃO ENTRE PRÁTICAS E REALIDADE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

10.
NUNES, C. A.. Participação em banca de JOAQUIM MATIAS BARBOSA.EDUCAÇÃO INFANTIL: A ARTE DE APRENDER BRINCANDO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

11.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. Participação em banca de LEYDE DAYANE DA CONCEIÇÃO.A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: REFLEXÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

12.
NUNES, C. A.. Participação em banca de GRAZIELLE PORTO DOS SANTOS.OS JOGOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

13.
NUNES, C. A.; JOÃO CLEITON. Participação em banca de JUSSARA EUGENIA LEITE.IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO: RELAÇÃO ENTRE INTERAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

14.
NUNES, C. A.. Participação em banca de SUZANA MARIA DE ALMEIDA.A INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR: UM PARADIGMA SOCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

15.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. Participação em banca de MARIA ROSÁLIA GOMES DE OLIVEIRA.A PRATICA DO LÚDICO E SEUS DESAFIOS NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXOS CONTEMPORÂNEOS E A PRÁTICA DO CURRÍCULO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

16.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. Participação em banca de MARIA DE FÁTIMA ROCHA.A CONTRIBUIÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRATICA DO EDUCAR E CUIDAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

17.
NUNES, C. A.; JOÃO CLEITON; Verônica Rejane. Participação em banca de ALCIONEIDE JOAQUINA DA SILVA.A PRATICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

18.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. Participação em banca de SAMARA ALVES DA SILVA.OS DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DISLEXICA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS TRANSTORNOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

19.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO; MONICA ANGELIM. Participação em banca de MARIANA DA SILVA.O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADO PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

20.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO; GRAÇA BENTO. Participação em banca de NAZILDA RAFAELA DA CONCEIÇÃO.A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

21.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. Participação em banca de AURILANE JAIME PEREIRA.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ALÉM DE UMA AÇÃO U COMPROMISSO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

22.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. Participação em banca de PALOMA MIKAELLE DA SILVA.LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES PENSADORES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

23.
NUNES, C. A.. Participação em banca de CICERA NATALIA BEZERRA.CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS E O PROFESSOR REFLEXIVO: MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE EM MEIO AS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

24.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de ABIZAIL ROSA DA SILVA AUAÚJO.A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

25.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO; Verônica Rejane. Participação em banca de FRANCISCA ANTÔNIA DA SILVA.LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPETIVAS, CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DA ATITUDE LEITORA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

26.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO; GRAÇA BENTO. Participação em banca de EUNICE MARIA DE SOUZA.INTERAÇÕES ENTRE O CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR NAS CRECHES: DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DAS CRIANÇAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

27.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de ALEXSANDRA ANDREZA DA SILVA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA 1ª E 2ª FASE: MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

28.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de JUCYANY MARIA DE SANTANA VIEIRA.ESCOLA E FAMÍLIA: FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS E INTERAÇÃO NA BUSCA DA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

29.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARIA LUCIA VITURINO FERREIRA.EDUCAÇÃO E CIDADANIA: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

30.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de JOCASTA IARA DE OLIVEIRA.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUALIDADE: ANÁLISE REFLEXIVA DAS AÇÕES NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FIUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

31.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de TEREZA KELLE OLIVEIRA DE LAVOR.EDUCAÇÃO INFANTIL UM OLHAR CONTEMPORÂNEO: PERCURSO, PERSPECTIVAS E LEGISLAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

32.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de SÔNIA SOCORRO NUNES DE ARAÚJO.LEITURA E PERSPETIVAS NA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DO EDUCANDO NOS ANOS INICIAIS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

33.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARIA JUCICLEIDE MARTINS DE LUCENA.LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM LEITORA NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

34.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de SILVANA FERREIRA LIMA.EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO DE UM AMBIENTE DE CONVIVÊNCIA E APRENDIAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

35.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO SANTOS.LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS: FATORES QUE REFLETEM NO DESEMPENHO ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

36.
JOÃO CLEITON; NUNES, C. A.. Participação em banca de WILLIANE PEREIRA DOS SANTOS.AS INTERAÇÕES ENTRE LEITURA E DESESNVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO EM SALGUEIRO.

37.
NUNES, C. A.; Verônica Rejane. Participação em banca de MARLUCE BARBOSA SIQUEIRA.O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

38.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de LUCÉLIA TEIXEIRA ALVES.POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

39.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARIA SILVONE FERREIRA CARDOSO.A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO: SABERES E PRÁTICAS NA ÁREA CONTEMPORÂNEA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

40.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de PATRICIA ALVES DA SILVA.A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A ARTE: PROMOVENDO A CRIATIVIDADE NA ESCOLA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

41.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de JULIÊTA ALVES PEREIRA.PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NOS NOS INCIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: INTERVENÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

42.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARIA APARECIDA MODESTO DE OLIVEIRA.O PROCESSO E OS SABERES NECESSÁRIOS PARA PRÁTICA EDUCATIVA: UMA GÊNESE CRÍTICA E REFLEXIVA DA AÇÃO PEDAGÓGICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

43.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARIA INÊS TORRES DE OLIVEIRA.DESAFIOS E REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A QUESTÃO DE EDUCAR MORALMENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

44.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de FRANCICLEIDE MARIA DA COSTA.BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA PONTE PARA O CONHECIMENTO E INCENTIVO AO HÁBITO DA LEITURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

45.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de MARDINÉSIA CLÉCIA COELHO ARAÚJO.SEXUALIDADE INFANTIL: AS MANIFESTAÇÕES NA SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

46.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de SELMA DOS SANTOS ALENCAR OLIVEIRA.UMA REFLEXÃO DIALÉTICA E CRÍTICA DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: EXISTENCIA E PARADOXO NO BRASIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

47.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de REYDIANE SILVA CARVALHO.A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO DO PAPEL DO PROFESSOR E AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRICULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

48.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de ANA CRISTINA MACEDO CALLOU.O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

49.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de ROMAXIANA MARIA HIPÓLITO.DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS NA EDUCAÇÃO: UMA NOVA VISÃO DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

50.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de ROSANA RAQUEL MARINS MONTEIRO.ATUAÇÃO DOCENTE OS SABERES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

51.
NUNES, C. A.; GRAÇA BENTO. Participação em banca de CILIANE PINTO DE OLIVEIRA.BRINCANDO SE APRENDE A VIVER: A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

52.
CICERA ALVES NUNES; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de MARIA DO SOCORRO PEREIRA GONÇALVES.A LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

53.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.. Participação em banca de ROCLANDIA PEREIRA LEITE.ATIVIDADES ARTISTICAS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

54.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.. Participação em banca de MARIA IVANCLEIDE MARTINS.RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

55.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.. Participação em banca de MARIA EDILANDIA PEREIRA.PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E SUPERAÇÕES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

56.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.. Participação em banca de MARIZÉLIA BARROS DE CARVALHO E SÁ.O PAPEL DA FAMILIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFANCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

57.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de MARIA DASDORES LOPES BARROS.AUTISMO UM UNIVERSO PARTICULAR: DASAFIOS E POSSIBILIDADE NA ESCOLA E NA FAMILIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

58.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de ANTONIA GOMES DA SILVA.AS RELAÇÕES INTERPESSOAIAS NA EDUCAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

59.
GRAÇA BENTO; CICERA ALVES NUNES; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de ILIANA CRUZ ALVES DE SOUZA.APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ-ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

60.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de UIGDALA NASCIMENTO DOS SANTOS.LETRAMENTO VERSUS ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PENSANDO A PRATICA PEDAGOGICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

61.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de GIZELDA DA SILVA.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REQUISITOS INDISPENSAVEIS A PRATIOCA PEDAGOGICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

62.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de CICERA NADILENE NUNES GONDIM.A PRATICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

63.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de ELIZANGELA MARIA FIGUEREDO.O CUIDAR E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E PRÁTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

64.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.; NUNES, C. A.. Participação em banca de CICERA MARTINS FERREIRA.BRINCANDO E APRENDENDO N ASALA DE AULA: CONSTRUINDO CONHCEIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

65.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.. Participação em banca de CLAUDIANA MARIA PEREIRA.EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA AREA AUDITIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

66.
GRAÇA BENTO; NUNES, C. A.. Participação em banca de JOANA PAULA NEUZA ALVES.AVALIAÇÃO ANOS INICIAIS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
NUNES, C. A.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ALÉM DE UMA AÇÃO UM COMPROMISSO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

2.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES PENSADORES. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

3.
NUNES, C. A.. A PRÁTICA DO LÚDICO E SEUS DESAFIOS NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXOS CONTEMPORÂNEOS E A ´PRÁTICA DO CURRICULO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

4.
NUNES, C. A.. A CONTRIBUIÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA DO EDUCAR E CUIDAR. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

5.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. A PRATICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REFLEXÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

6.
NUNES, C. A.; MONICA ANGELIM. OS DESAFIOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DISLEXA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS TRANSTORNOS. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

7.
NUNES, C. A.. O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADO PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

8.
NUNES, C. A.. A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO ÂMBITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

9.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. A VIVÊNCIA DA CULTURA NO ÂMBITO ESCOLAR: ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E IDENTIDADE. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

10.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. A INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR: UM PARADIGMA SOCIAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

11.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. IMPLICAÇÕES DA AFETIVIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO: RELAÇÃO ENTRE INTERAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

12.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. OS JOGOS NA PRATICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

13.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA: REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

14.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: INTERAÇÃO ENTRE PRÁTICA E REALAIDADE. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

15.
NUNES, C. A.. A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

16.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS DIAS ATUAIS E A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

17.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

18.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E O FAZER PEDAGÓGICO: NOVA ABORDAGEM NA PRÁTICA DE SALA DE AULA NA ERA CONTEMPORANEA. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

19.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. O REFLEXO DO BULLYING NO ENSINO APRENDIZAGEM. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

20.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O FRACASSO AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

21.
NUNES, C. A.; JOÃO EVERALDO ALVES FELIZARDO. A MUSICA UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE NORTEIA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

22.
NUNES, C. A.. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

23.
NUNES, C. A.. A RELEVÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO PROCESSO DE INTERAÇÃO NECESSÁRIO NA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

24.
NUNES, C. A.. INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E AS ALTAS HABILIDADES: PROPOSTA INTEGRADORA PARA A IDENTIFICAÇÃO DA SUPERDOTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

25.
NUNES, C. A.. CONTEMPORANEIDADE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO 3.0 NA ESCOLA BÁSICA: PRÁTICA E TECNOLOGIA. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

26.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: UM ELO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

27.
NUNES, C. A.. EDUCAÇÃO EM MICHEL FOUCAULT: CORPOS DOCEIS- O DOMÍNIO COMO FORMA DE DISCIPLINAR. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

28.
NUNES, C. A.. A TECNOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR FRENTE A DIDÁTICA DO PROFESSOR MODERNO: PERSPECTIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

29.
NUNES, C. A.. AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS E NECESSIDADES DA INCLUSÃO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

30.
NUNES, C. A.. EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

31.
NUNES, C. A.. LUDICIDADE: FATOR PREPONDERANTE PARA CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

32.
NUNES, C. A.. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INSTRUMENTO RECREATIVO E FACILITADOR DA APRENDIAGEM E DO CONHECIMENTO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

33.
NUNES, C. A.; AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES. AS INTELIGENCIAS MÚLTIPLAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

34.
NUNES, C. A.. AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDGÓGICA DOS DOCENTES. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

35.
NUNES, C. A.. CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DENTRO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

36.
NUNES, C. A.. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

37.
NUNES, C. A.. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

38.
NUNES, C. A.. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

39.
NUNES, C. A.. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: INTERLAÇOS, DISCURSO E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

40.
NUNES, C. A.. OS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN: PRECONCEITO OU FALTA DE CONHECIMENTO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

41.
NUNES, C. A.. OS DESAFIOS DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

42.
NUNES, C. A.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAUSAS E CONSEQUENCIAS QUE LEVAM AO FRACASSO ESCOLAR. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

43.
NUNES, C. A.. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: DISLEXIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

44.
NUNES, C. A.. CONTAR HISTORIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DISCUTINDO A PRATICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

45.
NUNES, C. A.. O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

46.
NUNES, C. A.. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REALIDADE QUE FAVORECE A APRENDIZAGEM. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

47.
NUNES, C. A.. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM QUESTAO. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

48.
NUNES, C. A.. O PAPEL DO TRADUTOR INTERPRETE PARA A EDUCAÇÃO DOS SURDOS. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

49.
NUNES, C. A.. JOGOS MATEMÁTICOS NA SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO PRAZEROSA E DE QUALIDADE. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.

50.
NUNES, C. A.. SABERES NECESSÁRIOS A PRÁTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTL. 2016. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
olimpiada de ligua portuguesa. cronicas. 2012. (Olimpíada).

2.
FORMAÇÃO DE PRATICA PEDAGOGIICA.CAPACITAÇÃO PEDAGOGICA DOS MONITORES DO PETI. 2011. (Encontro).

3.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MATEMATICA.PROJETO PRO-LETRAMENTO. 2008. (Oficina).

4.
WORKSHOP- O REENCANTAMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO.O REENCANTAMENTO HUMANO NA EDUCAÇÃO. 2007. (Oficina).

5.
1ª CONFERENCIA DE SAÚDE DO TRABALHADOR E GESTÃO DO TRABALHADOR E DA EDUCAÇÃO.CONFERENCIA DE SAUDE E GESTÃO DO TRABALHADOR. 2005. (Encontro).

6.
I SEMINARIO SERRITENSE DE ATUALIDADE CULTURAL.PODER JUDICIARIO/SERRITA-PE E A ESCOLA FRANCISCO FILGUEIRA SAMPAIO. 1986. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
WILLIANE PEREIRA DOS SANTOS. AS INTERRELAÇÕES ENTRE LEITURA E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Instituto Superior de Educação de Salgueiro. Orientador: CIcera Alves Nunes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Aparecida Modesto de Oliveira. o professor e os saberes necessarios para pratica educativa: uma gênese critica e reflexiva da ação pedagogica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

2.
JULIETA ALVES PEREIRA. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: INTERVENÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

3.
MARIA SILVONE FERREIRA CARDOSO. A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMNETAL DE 1º AO 5º ANO: SABERES E PRATICA DA ERA DA CONTEMPORANEIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

4.
MARIA INÊS TORRRES DE OLIVEIRA. DESAFIOS E REFELXÕES CONTEMPORANEAS ENTRE FAMILIA E ESCOLA: A QUESTÕ DE EDUCAR MORALMENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

5.
FRANCICLEIDE MARIA DA COSTA. BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA PONTE PARA O CONHCEIMENTO E INCENTIVO AO HÁBITO DA LEITURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

6.
MARDINESIA CLECIA COLEHO ARAUJO. SEXUALIDADE INFANTIL: AS MANIFESTAÇÕES NA SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

7.
SELMA DOS SANTOS ALENCAR OLIVEIRA. UMA REFLEXÃO DIALÉTICA E CRÍTICA DA SINDROME DE BURNOURT EM PROFESSORES: EXIENCIA E PARADOXO NO BRASIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

8.
REYDIANE SILVA DE CARVALHO. A PRATICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO DO PAPEL DO PROFESSOR E AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRICULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

9.
PATRICIA ALVES DA SILVA. A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM A ARTE: PROMOVENDO A CRIATVIDDAE NA ESCOLA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

10.
MARLUCE BARBPOSA SIQUEIRA. O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVES DE PRATICAS LUDICAS NOS ANOS INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

11.
ROSANA RAQUEL MARINS MONTEIRO. ATUAÇÃO DOCENTE DOS SABERES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR CONTEMPORANEA: UMA ANÁLISE REFELXIVA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

12.
ROMAXINA MARIA HIPÓLITO. DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS NA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO SECULO XI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

13.
CILIANE PINTO DE OLIVEIRA. BRINCANDO SE APRENDE A VIVER: A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

14.
ANA CRISTINA MACEDO CALLOU. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

15.
MARIA DO SOCORRO PEREIRA GONÇALVES. A LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÃO PARA O DESESNVOLVIMENTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

16.
ROCLANDOA PEREIRA LEITE. ATIVIDADES ARTISTICAS NA CONSTRUÇÃO DA APARENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

17.
MARIA IVANCLEIDE MARTINS. RETROSPECTIVA HISTORICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE AS NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

18.
MARIA EDILANDIA PEREIRA. PRATICA PEDAGOGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E SUPERAÇÕES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

19.
MARIZÉLIA BARROS DE CARVALHO SÁ. O PAPEL DA FAMILIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFANCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

20.
MARIA DASDORES LOPES DE BARROS. AUTISMO UM UNIVERSO PARTICULAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA E NA FAMILIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

21.
ANTONIA GOMES DA SILVA. RELAÇÕES NTERPESSOAIS NA EDUCAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

22.
ILIANA CRUZ ALVES DE SOUZA. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO: PRÉ-ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

23.
UIGDALA NASCIMENTO DOS SANTOS. LETRAMENTO VERSUS ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PENSANDO A PRATICA PEDAGOGICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

24.
CICERA NADILENE NUNES GONDIM. A PARTICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

25.
ELIZANGELA MARIA FIGUEREDO. O CUIDAR E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E PRATICAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

26.
CICERA MARTINS FERREIRA. BRINCANDO E APRENDENDO NA SALA DE AULA: CONSTRUINDO CONHCEIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

27.
CLAUDIANA MARIA PEREIRA. EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS AUDITIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

28.
JOANA PAULA NEUZA ALVES. AVALIAÇÃO ANOS INICIAIS DO 1º AO 5º ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

29.
LAYLA STEFF DE SÁ BEZERRA. ACESSIBILIDADE FÍSICA E INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE TERRA NOVA-PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

30.
SERGIO LOPES DO NASCIMENTO. ESCOLA E FAMILIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSARIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

31.
MARIA DO CÉU SILVA DE OLIVEIRA. A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.

32.
CICERA LEYDE DAYANNE SANTOS. A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

33.
JEANNE MARIA DOS ANJOS SA. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DINAMISMO E INTERDISCIPLINARIDADE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

34.
MARIA ROZIMAR GOMES. LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: HÁBITOS E NECESSIDADES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

35.
SINARA KELY SERAFIM DE OLIVEIRA. PRÁTICA PEDAGOGICA E O ACERVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

36.
EDILÂNIA RICARTE NETO. DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

37.
LUCYLEIDE MENDES BEZERRA E SILVA. EDUCAÇÃO CIDADÃ E AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL. Orientador: CIcera Alves Nunes.

38.
MAGDA SERAFIM DE OLIVEIRA FIGUEREDO. AS BRINCADEIRAS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS. Orientador: CIcera Alves Nunes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
NUNES, C. A.. AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR CRITICO REFLEXIVO SOBRE OS PROFISSIONAIS ATUANTES NA AREA. Interfaces (Lajeado), 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:17:07