Bianca da Silveira de Amorim

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  • Última atualização do currículo em 28/01/2018


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGMEL), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob orientação da Profª Drª Aparecida Negri Isquerdo, defendido em agosto de 2017, com uma pesquisa voltada para o estudo da Toponímia urbana de Campo Grande/MS, mais especificamente da região urbana do Segredo, que contribuirá para o Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul (ATEMS). Graduada em Letras - Habilitação Língua Portuguesa/ Língua Espanhola pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia. Foi representante discente no Colegiado de curso do Curso de Letras - Habilitação em Português e Espanhol (2013-2014) e participou do projeto de extensão Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do qual desenvolveu uma oficina na Escola Estadual 26 de Agosto, em Campo Grande. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca da Silveira de Amorim
Nome em citações bibliográficas
AMORIM, B. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A Toponímia urbana de Campo Grande/MS: um estudo etnolinguístico da região do Segredo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Aparecida Negri Isquerdo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Toponímia; Região do Segredo; Campo Grande/MS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Toponímia.
2011 - 2014
Graduação em Letras - Português e Espanhol.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, EEMHVL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
A Literatura Brasileira da Perspectiva Pós Colonia. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2014
Extensão universitária em Curso de Línguas - Projele. Inglês. (Carga horária: 480h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Femenine Spirituality and Social Structures. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2013 - 2013
Análise Linguística como Estratégia de Leitura. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Cultura Hispânica I. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Linguística Textual I: Teoria e Prática. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia do Trabalho em Campo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
Os Estudos Literários: fins e princípios. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2011
Relação Interartes. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Conselho de Ensino de Graduação da UFMS, Curso de Letras.

Atividade de extensão realizada
Monitora das disciplinas de Língua Latina III e IV.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, CAU/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 23



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
As TICs na escola: caminhos para a formação de professores
Descrição: O projeto "As TICS na escola: caminhos para a formação de professores" integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - e tem o objetivo de, por meio de ações didático-pedagógicas, desenvolver um trabalho na área de língua portuguesa, com alunos do curso de licenciatura em Letras presencial da UFMS, em que esses acadêmicos realizem atividades de docência na escola pública em Campo Grande-MS, com alunos do ensino fundamental e médio, especialmente direcionadas para a relação ferramenta digital/letramentos hipermidiáticos/aprendizagem colaborativa....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul - ATEMS II
Descrição: O projeto ATEMS configura-se como uma variante regional do Projeto ATB (Atlas Toponímico do Brasil), em desenvolvimento na USP e tem como objetivo geral a elaboração do Atlas Toponímico que, além de contribuir para o conhecimento da toponímia sul-mato-grossense, também demonstrará peculiaridades lingüísticas, históricas, geográficas, culturais, sociais e ambientais do estado de Mato Grosso do Sul. Os dados que constituirão o corpus desta pesquisa já foram coletados e analisados em cinco dissertações defendidas no Programa de Mestrado em Letras da UFMS/CPTL, e computam um total de 4.135 nomes de acidentes geográficos físicos e humanos. Essas pesquisas seguiram os mesmos procedimentos teórico-metodológicos, no que diz respeito às fontes primárias dos dados (cartas do IBGE, 1987, escala 1:250.000) e ao modelo de classificação taxionômica dos topônimos de Dick (1992). Tal procedimento foi adotado como maneira de garantir homogeneidade metodológica e permitir a comparabilidade posterior dos vários corpora. Nesta etapa, o projeto dá continuidade a essas pesquisas, agora como um projeto coletivo e de natureza interinstitucional, buscando como produtos finais a formação de uma base de dados informatizada sobre a toponímia sul-mato-grossense, contendo dados detalhados sobre cada topônimo estudado (etimologia, estrutura morfológica, classificação taxionômica, histórico do topônimo, informações enciclopédicas sobre o nome...) e a confecção do Atlas Toponímico de Mato Grosso do Sul que, além de divulgar a toponímia regional, favorecerá estudos contrastivos com dados de outros atlas, o que propiciará a definição da matriz toponímica característica do MS.. ...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Bianca da Silveira de Amorim - Integrante / Aparecida Negri Isquerdo - Coordenador.
2011 - 2012
O Multilinguismo nas Escolas Brasileiras da Fronteira Brasil/Paraguai
Descrição: Estudo voltado para a análise da dificuldade linguística e pedagógica que os professores brasileiros enfrentam em escolas situadas em cidades que possuem fronteira com o Paraguai e recebem alunos de ambas as nacionalidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMORIM, B. S.2017 AMORIM, B. S.; ISQUERDO, A. N. . A ANTROPOTOPONÍMIA NA NOMEAÇÃO DOS LOGRADOUROS DO BAIRRO JOSÉ ABRÃO EM CAMPO GRANDE (MS): ALGUNS APONTAMENTOS. REVISTA PHILOLOGUS, v. 23, p. 100-111, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, B. S.. Dicionários escolares infantis: uma análise de microestrutura. In: Coliteras - Congresso de Línguas e Literaturas, 2016, Dourados/MS. Anais do Coliteras - Congresso de Línguas e Literaturas, 2015. p. 186-201.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, B. S.; ARANTES, M. . Limites entre o público e o privado nas redes sociais: proposta para desenvolver o senso crítico dos alunos. In: III Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2014, Campo Grande. III Encontro do PIBID - UFMS, 2014. v. 1. p. 93-94.

Apresentações de Trabalho
1.
AMORIM, B. S.; ISQUERDO, A. N. . A ANTROPOTOPONÍMIA NA NOMEAÇÃO DOS LOGRADOUROS DO BAIRRO JOSÉ ABRÃO EM CAMPO GRANDE/MS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AMORIM, B. S.. A zootoponímia na nomeação dos logradouros do bairro Monte Castelo em Campo Grande/MS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AMORIM, B. S.. A antropotoponímia e a nomeação dos logradouros do bairro Mata do Segredo em Campo Grande/MS: resgate histórico-cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMORIM, B. S.; ISQUERDO, A. N. . Dicionários escolares infantis: uma análise da microestrutura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMORIM, B. S.; ARANTES, M. . Limites entre o público e o privado nas redes sociais: proposta para desenvolver o senso crítico dos alunos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. A Antropotoponímia e a nomeação dos logradouros do bairro Mata do Segredo em Campo Grande/MS: um resgate histórico-cultural. 2016. (Congresso).

2.
VII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul (CNELLMS). A zootoponímia na nomeação dos logradouros do bairro Monte Castelo em Campo Grande/MS. 2016. (Congresso).

3.
Coliteras - Congresso de Línguas e Literaturas. Dicionários escolares infantis: uma análise de microestrutura. 2015. (Congresso).

4.
I Encontro das Licenciaturas. 2014. (Encontro).

5.
III Colóquio NECC - Entrelugares pós-coloniais. 2014. (Encontro).

6.
III Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2014. (Encontro).

7.
II Seminário da Prodocência. 2014. (Seminário).

8.
I Encontro de Pesquisadores em Educação de Surdos de Mato Grosso do Sul. 2013. (Encontro).

9.
I SENALEC - Seminário Nacional de Leitura em Cena: entre o dito e o não dito.. 2013. (Seminário).

10.
II UFMS de Portas Abertas: Discutindo Ciência e Tecnologia. 2011. (Congresso).

11.
XVII Semana de Letras e I Jornada de Estudos de Linguagens. 2011. (Oficina).




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