Lázaro José Carneiro de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6107898006279681
  • Última atualização do currículo em 19/07/2018


Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Pós em MBA Gestão de Projetos e Equipes de E-Learning pelo IBDIN. Bacharel em Sistema da Informação pela ESAB. Sou Gestor de EaD em dois dos setores da UFPR (CELIN/CIPEAD). Auxilio na Educação a Distância com formação de professores e tutor. Presto serviços como Analista de TI, participo de diversos projetos, como a criação de cursos a distância e melhoramentos para ambientes virtuais e adequações em web sites. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lázaro José Carneiro de Sousa
Nome em citações bibliográficas
Lazaro Sousa


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação.
MUST University, MUST UNIVERSITY, Estados Unidos.
Título: Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação,Orientador: Deborah Costa.
Coorientador: Me. Deborah Costa.
Palavras-chave: Cursos de Educação à Distancia; Produção de Cursos de Educação à Distancia.
Setores de atividade: Educação.
2017
Especialização em andamento em MBA Gestão de Projetos e Equipes de E-Learning. (Carga Horária: 480h).
IDI - Instituto de Desenho Instrucional, IDI, Brasil.
2014
Graduação em andamento em Sistemas de Informação.
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2001 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
colegio jõao loyola, JL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Tutoria e Mediação Pedagógica na EaD. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2017 - 2017
Recursos para Conferência WEB.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2017 - 2017
Moodle.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2017 - 2017
PEA ? Práticas Educacionais Abertas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2017 - 2017
Educação Hí­brida. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Construcción de un Curso Virtual en la Plataforma. (Carga horária: 12h).
Miriada, MIRIADA, Espanha.
2015 - 2015
Estrategias de Marketing Online. Community Manager. (Carga horária: 24h).
Miriada, MIRIADA, Espanha.
2015 - 2015
Estrategias Metodológicas para el Docente E-learni. (Carga horária: 12h).
Miriada, MIRIADA, Espanha.
2014 - 2015
Elaboração de Cursos de Educação a Distância. (Carga horária: 240h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2015
Engenharia de Software. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Administração de Redes Linux. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Administração de Redes Microsoft. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Designer Instrucional. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Teste de Software. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Avaliação de Cursos de Educação à D. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Tutoria Online. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Sistemas Operacionais. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Arquitetura de Computadores. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Serviços de Rede. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Tutoria On-line. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Designer Instrucional. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Produção de Cursos de Educação à Di. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Avaliação de Cursos de Educação à D. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Gestor de EAD, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40
Outras informações
Exercendo as atividades de: ? Operação de sistemas de microcomputador; ? Monitoramento de aplicativos, recursos de armazenamento de dados e recursos de rede para a educação a distância; ? Realização regular de backups visando à segurança de informações; ? Manutenção dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), assegurando o correto funcionamento dos mesmos; ? Suporte aos cursos em videoconferências, webconferências e outras ferramentas de EAD; ? Manutenção de páginas de internet institucionais da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD); ? Programação e manutenção de páginas de cursos na modalidade a distância da UFPR; ? Articulação entre a Coordenação de Recursos Tecnológicos da CIPEAD e o CCE (Centro de Computação Eletrônica da UFPR). No cargo de Gestor de EaD,sendo que sua contratação ocorreu em (27 de novembro de 2013 e ainda encontra-se exercendo as mesmas atividades até o presente momento).


Kernel Fênix Tecnologia da Informação, KFTI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Programador Senior, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Habilidades / Qualificações Ótimo desempenho em Montagem/Manutenção e Fabricação de microcomputadores,desenvolvimento de Sistemas Operacionais no Ambiente Linux, estando apto a testar programas neste ambiente, apto a gerenciar e trabalhar em equipe e planejamento estratégico de criação de softwares. Experiência no desenvolvimento de novos produtos, conhecimento avançado em homologações de hardwares e softwares em Linux.


Prolinus Desenvolvimento de sistemas Ltda, PDSL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Programador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo Inicial: atendente Cargo Final: Programador


Projetos on-line no Brasil, ON-LINE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Analista de e-commerce, Enquadramento Funcional: PL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de Sistemas Web, estando apto a administrar e testar programas de e-commerce, apto a gerenciar e trabalhar em equipe em planejamento estratégico de vendas on-line. Experiência no desenvolvimento de novos produtos, marketing digital. Sugeri recomendações de usabilidade da nova loja virtual com layout responsivo a dispositivos mobile em conjunto com a empresa desenvolvedora. - Catalogo os produtos na plataforma de E-commerce com descrição e fotografia; - Despachei mercadorias aos clientes via transportadoras e diretamente na loja; - Realizei contato com empresas de comunicação e de arte gráfica para fazer campanhas de divulgação; - Criei e mantive o conteúdo corporativo no blog, Facebook e Google+; Atuei como técnico de informatica, Segurança de dados. Promovi os produtos e serviços através de ações de marketing. - Administração de E-commerce.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Desenvolvimento de recursos para ensino-aprendizagem de PLE na modalidade a distância
Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir sobre práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira (PLE) na modalidade a distância. Para tal, são aprofundados estudos nesta área a fim de desenvolver e ofertar cursos de PLE a distância para diferentes públicos de diferentes níveis: falantes de línguas neolatinas, falantes de línguas asiáticas ou distantes do português brasileiro e preparatório para o exame CelpeBras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lázaro José Carneiro de Sousa - Coordenador / Francisco Javier Calvo del Olmo - Integrante / Ayumi Nakaba Shibayama - Integrante / Renata Franck Mendonça de Anunciação - Integrante / Jovania Maria Perin Santos - Integrante / Izabel Cristina de Araujo - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2015
Aplicador de Prova
Descrição: Atuante como aplicador de prova e fiscal de diversos concursos, ministrados pelo núcleo de concursos da UFPR..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lázaro José Carneiro de Sousa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Lazaro Sousa. Linkedin. 2017; Tema: Perfil Social. (Rede social).

2.
Lazaro Sousa. CIPEAD. 2015; Tema: Ensino a Distância, EaD. (Site).

3.
Lazaro Sousa. Moodle. 2014; Tema: Moodle Ensino a Distância. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SHIBAYAMA, A. N. ; SANTOS, J. M. P. ; ANUNCIACAO, R. F. M. ; OLMO, F. J. C. ; Lazaro Sousa ; ARAUJO, I. C. . AVA PleaD. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente Virtual de Aprendizagem).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Laboratório Fundação Estudar. Laboratório Fundação Estudar. 2015. (Congresso).

2.
Moodle Moot Brasil.Moodle Moot. 2014. (Oficina).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SHIBAYAMA, A. N. ; SANTOS, J. M. P. ; ANUNCIACAO, R. F. M. ; OLMO, F. J. C. ; Lazaro Sousa ; ARAUJO, I. C. . AVA PleaD. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ambiente Virtual de Aprendizagem).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Lazaro Sousa. Moodle. 2014; Tema: Moodle Ensino a Distância. (Site).

2.
Lazaro Sousa. Linkedin. 2017; Tema: Perfil Social. (Rede social).

3.
Lazaro Sousa. CIPEAD. 2015; Tema: Ensino a Distância, EaD. (Site).



Outras informações relevantes


Julgo-me apto a exercer as funções descritas, tendo interesse em outras áreas, estando aberto a novos desafios visando ampliar meus conhecimentos. Sempre disposto a aprender e desenvolver minhas aptidões com muita dedicação, responsabilidade e equilíbrio.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 5:03:01