Pedro Buss Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6758264236001954
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Atualmente sou mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada na ESALQ-CENA/USP, onde desenvolvo pesquisa sobre desenvolvimento rural, educação e capacitação de agricultores, multifuncionalidade agrícola e adoção de sistemas agroecológicos e agroflorestais. Possuo experiência com educação, planejamento, implantação e manejo de sistemas agroflorestais, permacultura, restauração ecológica e ensino de ciências e biologia. Meus principais interesses são educação popular, agroecologia, sistemas agroflorestais, permacultura, desenvolvimento e sociologia rural. Sou licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Buss Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, P. B.;MARTINS P. B.;Martins, Pedro Buss


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ecologia Aplicada.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Educação, agroecologia e multifuncionalidade da agricultura,Orientador: Rosebelly Nunes Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento Rural; Políticas Públicas; Sistemas agroflorestais; Extensão; Capacitação.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Agroecologia.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sistemas agroflorestais.
2013 - 2017
Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Educação agroflorestal de agricultores: aspectos pedagógicos e metodológicos sob a perspectiva de educadores.
Orientador: Ilyas Siddique.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Direito.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Curso e Colégio Energia, CCE, Brasil.




Formação Complementar


2018
Agricultura Orgânica e Agroecologia. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Sociologia e Extensão Rural. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Escrita Científica. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Métodos Participativos e Dialógicos. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Planejamento em Permacultura (PDC). (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Manejo e Podas de SAFs Avançados. (Carga horária: 24h).
Sítio Semente - Sistemas Agroflorestais Orgânicos, SÍTIO SEMENTE, Brasil.
2016 - 2016
2º Curso de Sistemas Agroflorestais para Produção de Orgânicos. (Carga horária: 16h).
Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica, MAIS, Brasil.
2016 - 2016
1º Curso de Sistemas Agroflorestais para Produção de Orgânicos. (Carga horária: 16h).
Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica, MAIS, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Verão em Limnologia. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Planejamento em Permacultura (PDC). (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Etnobiologia. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ-CENA/USP), na linha de pesquisa "Educação".

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID Biologia, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de Ciências Biológicas da UFSC.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Coordenadoria de Gestão Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto de Permacultura, Educação e Recuperação Ambiental do Bosque do CFH.

Atividades

01/2015 - 12/2017
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Permacultura, Educação e Recuperação Ambiental do Bosque do CFH.


Linhas de pesquisa


1.
Educação

Objetivo: Pretende envolver as áreas da "formação de professores e política educacional", "ensino de ciências da natureza" e "educação ambiental" com o intuito de produzir conhecimentos e qualificar professores da educação básica e profissional e outros profissionais envolvidos com a temática apresentada sob a perspectiva da abordagem interdisciplinar..
2.
Ecologia de Agroecossistemas
3.
Interdisciplinar


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação, agroecologia e multifuncionalidade da agricultura
Descrição: Introdução. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa interdisciplinar no campo da educação, das inovações e do desenvolvimento rural. Utiliza-se uma perspectiva orientada aos atores para analisar os agroecossistemas e os processos educativos em projetos de intervenção em contextos rurais. Um modelo conceitual a priori foi elaborado a partir dos seguintes conceitos e teorias: aprendizagem social; agroecologia e sistemas agroflorestais; multifuncionalidade da agricultura; ecodesenvolvimento. Objetivos: 1) desenvolver um modelo conceitual integrativo para facilitar a análise e o planejamento de intervenções e de políticas públicas para a promoção do ecodesenvolvimento no meio rural; 2) analisar projetos de desenvolvimento rural no Brasil a partir da estrutura conceitual do modelo integrativo. Diversas experiências de promoção de sistemas agroflorestais na agricultura familiar têm sido realizadas no Brasil nos últimos anos, principalmente por meio de projetos de desenvolvimento. Nessas iniciativas, a educação agroflorestal de agricultores, enquanto processo de formação socioambiental, construção do conhecimento e capacitação, constitui-se como um elemento de importância central para o sucesso da adoção e continuidade dos sistemas agroflorestais. Metodologia: a pesquisa constitui-se como uma investigação teórica para a construção de um modelo conceitual integrativo, complementada uma pesquisa de campo, configurando-se como um estudo de casos múltiplos. Os casos investigados serão projetos de desenvolvimento rural com temática agroflorestal, nos quais ocorrem processos de educação e capacitação de agricultores. Observação participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas serão realizadas com três grupos de sujeitos: agricultores, técnicos/educadores e gestores. Os dados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Resultados esperados: oferecer uma ferramenta útil que contribua para a análise e o planejamento de intervenções e de políticas públicas voltadas à promoção da multifuncionalidade e do ecodesenvolvimento no meio rural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pedro Buss Martins - Integrante / Rosebelly Nunes Marques - Coordenador / Alex de Almeida - Integrante / Késya Marques - Integrante / Paulo Eduardo Moruzzi Marques - Integrante / Carlos Armênio Khatounian - Integrante.
2017 - 2017
Rede de Sistemas AgroFlorestais Agroecológicos do Sul
Descrição: Diversas experiências ricas sobre Sistemas Agroflorestais Agroecológicos no Sul do Brasil (SAFAS) tem sido aprimoradas continuamente durante as últimas décadas. Isso oferece uma excelente oportunidade e prioridade pertinente para sistematização ampla e integração dos resultados já obtidos. Nesse sentido o presente projeto vai ampliar e aprofundar os esforços de integração de experiências já iniciados pelo GT de Sistemas Agroflorestais da Rede Ecovida de Agroecologia. Nesse contexto o presente projeto objetiva formar um Núcleo temático descentralizado sobre SAFAS, desenvolvendo estruturas e processos participativos de comunicação e compartilhamento de conhecimentos, que sejam úteis para a integração de atividades de extensão, pesquisa e ensino durante e além da duração do presente projeto. Utilizando e testando essas estruturas e estes processos participativos, objetiva-se analisar como as pré-condições (p.ex. presença e natureza de políticas públicas relevantes, recursos externos e internos financeiros e humanos, infraestrutura, tecnologias, etc) influenciam indicadores de multifuncionalidade e resiliência geradas pelos SAFAS. Com uma abordagem semelhante será avaliado como as mesmas pré-condições afetam a severidade de gargalos que impedem ou atrasam a adoção ou o beneficiamento de SAFAS, especialmente em relação às cadeias produtivas e circuitos curtos de comercialização de produtos agroflorestais orgânicos. A meta de longo prazo é crescer o presente Núcleo para gradualmente formar uma sub-rede temática sobre SAFAS dentro da Rede Sul de Núcleos de Estudo de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos (ReSNEA) iniciada pela Chamada MCTI/MAPA/MDA/MEC/MPA/CNPq 81/2013..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Sementes de agrofloresta: construindo conhecimento agroflorestal com agricultores familiares de Santa Catarina
Descrição: A relação desarmônica entre ser humano e natureza é tema de inúmeras análises e pesquisas científicas, podendo ser evidenciada através dos diversos sintomas expressos no espaço global e catarinense, como a erosão e perda de solos, a contaminação dos recursos hídricos e de alimentos e o êxodo rural, sendo as práticas da agricultura convencional industrial responsáveis por boa parte destes problemas socioambientais. A agricultura catarinense, embora caracterizada por pequenas propriedades familiares, ainda é permeada por práticas da agricultura industrial, como a monocultura e o uso de insumos químicos e agrotóxicos. Por outro lado, Santa Catarina é um estado com muito potencial para o desenvolvimento da agricultura orgânica e agroecológica, a qual precisa ser fortalecida, atendendo-se às demandas dos agricultores e agricultoras por assistência e conhecimento técnico, principalmente. Neste sentido, este projeto, através de atividades de educação agroflorestal, construção coletiva do conhecimento e ações comunitárias, busca promover os sistemas agroflorestais agroecológicos junto a agricultores familiares e assentados de SC. Assim, espera-se contribuir para consolidação da prática agroflorestal e da agroecologia e com sua difusão pelo território, contribuindo também para a soberania alimentar, qualidade de vida, aumento de renda e autonomia das famílias agricultoras. O projeto atua no Assentamento da Reforma Agrária Justino Drazevsky, em Araquari/SC, cujas famílias integrantes possuem uma demanda por conhecimento técnico e acompanhamento em sistemas agroflorestais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pedro Buss Martins - Integrante / Luiz Fernando de Carvalho Leal - Integrante / Ilyas Siddique - Integrante / Marília Carla de Mello Gaia - Coordenador / Clarilton Edzard Davoine Cardoso Ribas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - 2017
Projeto de Permacultura, Educação e Recuperação Ambiental do Bosque do CFH

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Helena Lenzi em 22/08/2017.
Descrição: O "Projeto de Educação e Recuperação Ambiental do Bosque do CFH" visa à promoção de atividades de educação ambiental comunitária e à recuperação ambiental da área conhecida como Bosque do CFH, localizado no campus Reitor João David Ferreira Lima da UFSC, realizada principalmente através de ações coletivas, como mutirões e oficinas, baseando-se na pedagogia popular, na permacultura e nos sistemas agroflorestais agroecológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Pedro Buss Martins - Integrante / Arthur Schmidt Nanni - Integrante / Luiz Fernando de Carvalho Leal - Integrante / Ludmila Serafim de Abreu - Integrante / Maria Helena Lenzi - Coordenador / Guilherme Augusto Fabrin - Integrante / Marina Carrieri de Souza - Integrante / Gabriela Mota Zampieri - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2


Outros Projetos


2017 - 2018
PIBID Biologia UFSC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Capes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniela Cristina de Toni em 12/09/2017.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Pedro Buss Martins - Integrante / Daniela Cristina de Toni - Coordenador / Leandro Belinaso Guimarães - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sistemas agroflorestais.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Educação Agroflorestal.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Educação Rural.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Permacultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Martins, Pedro Buss; Leal, Luiz Fernando ; de Abreu, Ludmila Serafim ; Nanni, Arthur ; Petrassi, Anna Cecília Mendonça Amaral ; Carrieri, Marina ; Fabrin, Guilherme Augusto ; Ferreira, Carolina Assis Fernandes ; Zampieri, Gabriela Mota ; Peres, Letícia ; Nepomuceno, Carolina . Recovery of a Green Area Inside the Campus of the Federal University of Santa Catarina Through Agroecological Agroforestry Systems. In: Leal Filho W.; Frankenberger F.; Iglecias P.; Mülfarth R.. (Org.). World Sustainability Series. 1ed.Cham: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 685-700.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Parra, Vicente ; Martins, Pedro Buss ; SCHULER, H. R. ; SIMOES-RAMOS, G. A. ; CASAGRANDE, A. ; SANTOS, K. L. ; SIMINSKI, A. ; MAGNANTI, N. J. ; SIDDIQUE, I. . Sistematização dos Conhecimentos Técnico/Científico e Tradicional/Local para um Melhor Desenvolvimento Agroflorestal no Sul do Brasil. In: VII Congreso Latinoamericano de Agroecología, 2018, Guayquil. VII Congreso Latinoamericano de Agroecología, 2018.

2.
Martins, Pedro Buss; GAIA, M. C. M. ; LEON, V. J. P. ; SIDDIQUE, I. . Educadores Agroflorestais no Brasil: Formação, Histórias Profissionais, Concepções e Desafios. In: XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2018, Aracaju. XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2018.

3.
MARTINS, P. B.; LEAL, L. F. ; FABRIN, G. A. ; ABREU, L. S. ; NANNI, A. S. . Oficinas agroecológicas como estratégia de educação e recuperação ambiental. In: X Congresso Brasileiro e VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, 2017, Brasília. Cadernos de Agroecologia, 2017. v. 13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, P. B.; SIDDIQUE, I. . Educação Agroflorestal como Impulsor do Desenvolvimento Territorial Sustentável: Oficina de Plantio em Assentamento da Reforma Agrária em Araquari/SC. In: II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável, 2017, Matinhos. ANAIS DO II SIMPÓSIO BRASILEIRO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL. Matinhos: Universidade Federal do Paraná ? Setor Litoral, 2017. v. 1. p. 1712-1712.

Apresentações de Trabalho
1.
Martins, Pedro Buss; GAIA, M. C. M. ; LEON, V. J. P. ; SIDDIQUE, I. . Educadores agroflorestais no Brasil: formação, histórias profissionais, concepções e desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MAGNANTI, N. J. ; LEON, V. J. P. ; SCHULER, H. R. ; MARTINS, P. B. . Agroflorestas em rede: 'Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MARTINS, P. B.; SIDDIQUE, I. . Educação Agroflorestal como Impulsor do Desenvolvimento Territorial Sustentável: Oficina de Plantio em Assentamento da Reforma Agrária em Araquari/SC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MARTINS, P. B.; LEAL, L. F. C. . Oficina de implantação de agrofloresta agroecológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Martins, Pedro Buss. Sítio Corumbataí - Horta agroflorestal orgânica em Piracicaba, SP. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

2.
MARTINS, P. B.. Sistemas Agroflorestais e Permacultura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARTINS, P. B.. Oficina de implantação agroflorestal. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, P. B.; FABRIN, G. A. ; NANNI, A. S. ; SANTO, L. E. ; SACONATTO, L. . Permacultura e Agroecologia no Bosque da UFSC. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

5.
Martins, Pedro Buss. Agroflorestas no Sítio Florbela, Florianópolis-SC. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Eucalipto: casos e oportunidades. 2018. (Simpósio).

2.
IV Encontro Nacional de Agroecologia. 2018. (Encontro).

3.
Semana da Educação 2018 - Faculdade de Educação/USP. 2018. (Outra).

4.
V JURA/ESALQ - Jornada Universitária de Defesa da Reforma Agrária. 2018. (Outra).

5.
XI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Educadores agroflorestais no Brasil: formação, histórias profissionais, concepções e desafios. 2018. (Congresso).

6.
10º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia.Oficina Rede SAFAS. 2017. (Encontro).

7.
2ª Macro-oficina da Rede SAFAS. 2017. (Seminário).

8.
II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável.Educação Agroflorestal como Impulsor do Desenvolvimento Territorial Sustentável: Oficina de Plantio em Assentamento da Reforma Agrária em Araquari/SC. 2017. (Simpósio).

9.
I Symposium on Sustainability in University Campuses 2017.Recovery of a green area inside the campus of Federal University of Santa Catarina through Agroecological Agroforestry Systems. 2017. (Simpósio).

10.
1º Encontro da Agrobiodiversidade e Troca de Saberes de Florianópolis. 2016. (Encontro).

11.
Encontro Regional de Estudantes de Biologia - Sul. 2016. (Encontro).

12.
IV Jornada das Licenciaturas em Ciências Biológicas da UFSC. 2016. (Encontro).

13.
Palestra e discussão "Agricultura Sintrópica": experiências do Projeto Agroflorestar na Cooperafloresta e nos Assentamentos da Reforma Agrária. 2016. (Outra).

14.
Experiência, Estética e Narrativa Huni Kuin - Depoimentos: a vida entre a aldeia e a cidade. 2015. (Outra).

15.
XVI Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UFSC. 2015. (Outra).

16.
Contexto atual, novos desafios e perspectivas para a agricultura familiar em Santa Catarina. 2014. (Seminário).

17.
XV Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da UFSC. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, L. S. ; ZAMPIERI, G. M. ; FERREIRA, C. A. F. ; MARTINS, P. B. . Semana do Meio Ambiente da UFSC. 2016. (Outro).

2.
ABREU, L. S. ; ZAMPIERI, G. M. ; FERREIRA, C. A. F. ; MARTINS, P. B. . 15ª SEPEX - Semana de Ensino pesquisa e Extensão da UFSC. 2016. (Outro).

3.
ZAMPIERI, G. M. ; MARTINS, P. B. . 14ª SEPEX - Semana de Ensino pesquisa e Extensão da UFSC. 2015. (Outro).

4.
ZAMPIERI, G. M. ; FERREIRA, C. A. F. ; MARTINS, P. B. . Semana do Meio Ambiente da UFSC. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MAGNANTI, N. J. ; LEON, V. J. P. ; SCHULER, H. R. ; MARTINS, P. B. . Agroflorestas em rede: 'Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARTINS, P. B.; SIDDIQUE, I. . Educação Agroflorestal como Impulsor do Desenvolvimento Territorial Sustentável: Oficina de Plantio em Assentamento da Reforma Agrária em Araquari/SC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MARTINS, P. B.; LEAL, L. F. C. . Oficina de implantação de agrofloresta agroecológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MARTINS, P. B.; FABRIN, G. A. ; NANNI, A. S. ; SANTO, L. E. ; SACONATTO, L. . Permacultura e Agroecologia no Bosque da UFSC. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

2.
Martins, Pedro Buss. Agroflorestas no Sítio Florbela, Florianópolis-SC. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

3.
Martins, Pedro Buss. Sítio Corumbataí - Horta agroflorestal orgânica em Piracicaba, SP. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:23:08