Maurício Rodrigues Pereira

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  • Última atualização do currículo em 20/12/2017


Mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atuou como bolsista de iniciação científica nas áreas de fotografia e semiótica e foi monitor nas disciplinas de "Fotografia Publicitária" e "Introdução à Fotografia" durante sua graduação na UFRGS. Atua como fotógrafo com trabalhos realizados em retrato, publicidade, moda e arquitetura. Integra os grupos de pesquisa Corporalidades, coordenado pela Prof. Nísia Martins do Rosário (UFRGS) e Processocom - Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção (UNISINOS). Pesquisa e tem interesse nos seguintes temas: fotografia, moda, publicidade e artes visuais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurício Rodrigues Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M. R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Comunicação e Informação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: As Rupturas de Sentidos nos Corpos na Fotografia de Moda Contemporânea,Orientador: Nísia Martins do Rosário.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Fotografia de Moda de Tim Walker: Uma Análise Fotográfica à Luz das Expressões do Surrealismo.
Orientador: Andréa Bracher.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Laboratório De Análise Audiovisual: Rupturas De Linguagem Do Cinema, Tevê. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora: Profª Dra. Nísia Martins do Rosário; Bolsista CNPq

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor EAD - Fotografia Publicitária, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Presencial - Introdução à Fotografia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Experimentações com Phytotypes: cruzamentos entre fotografia e bioquímica; Orientadora: Profª Dra. Andréa Brächer; BIC UFRGS

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

01/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.

Atividade realizada
Participante do Grupo Corporalidades, coordenado pela profa. Nísia Martins do Rosário.
08/2016 - 02/2017
Estágios , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Comunicação.

Estágio realizado
Estágio docente em Seminário de Fotografia e Comunicação (BIB02106), disciplina oferecida para o currículo dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, sob orientação da Profa.Dra.Nísia Martins do Rosário.
03/2013 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.

Atividade realizada
Monitoria Acadêmica (Modalidades Presencial e EAD).
07/2011 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .


Shopping Condomínio Praia de Belas, IESCSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30


Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e Culturas da Imagem
2.
Fotografia
3.
Significação e Cultura


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CORPOS EM DISSECACAO: A DECODIFICACAO DOS SENTIDOS NAS CORPORALIDADES
Descrição: lém de estudar os processos de significação do corpo, é necessário avançar teórica e metodologicamente no delineamento de conceitos específicos da comunicação no que diz respeito a sua linguagem. É nesses aspectos que o projeto se propõe a avançar e encontra sua relevância científica. Para tal, propõe-se a dissecar imagens que permitam comparar textos, códigos, modelizações, traduções e ressignificações, no ambiente midiático audiovisual. Nessa perspectiva, entende-se poder contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a linguagem do corpo na comunicação, mas sobretudo propor uma inovação no âmbito das metodologias de compreensão dessa temática, na área da comunicação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
CORPOS EM EXPLOSÃO: RUPTURAS E RECONFIGURAÇÕES DE SENTIDOS NAS CORPORALIDADES
Descrição: Parte-se do pressuposto de que os corpos são essencialmente geradores de sentidos e têm intenso potencial para produzir semioses ilimitadas, inclusive promovendo cisões e rearticulação de significados. Ocorre com frequência, principalmente na mídia, a multiplicação de configurações de sentidos de um mesmo corpo ? dependendo de onde e de como ele seja apresentado ?, o qual vai assumindo diversos significados articulados em variáveis personagens . Dessa forma, o projeto planeja investigar aspectos teóricos e metodológicos das rupturas de sentidos em corpos de sujeitos midiatizados, utilizando o conceito de explosão de Lotman (Semiótica da Cultura). Para tanto, um percurso que se delineia como relevante é o entendimento das redes de significações articuladas por esses corpos. A pesquisa empírica utilizará a cartografia para traçar mapas dinâmicos das redes de significação dos corpos de sujeitos que previamente são reconhecidos como articuladores da explosão, que serão chamados de corpos em explosão. A princípio, a coleção de corpos em explosão a ser examinada deverá se constituir em duas ordens de sujeitos midiatizados. A primeira diz respeito àqueles em que a explosão é bastante evidente: estrelas midiáticas que alteram constantemente seus sentidos (Michael Jackson, Lady Gaga); sujeitos que romperam com os sentidos de sexualidade, como transformista e/ou transexuais (Lea T, Tammy Miranda). A segunda ordem se constitui de sujeitos midiatizados em que a explosão aparece mais como reconfiguração de sentidos: personagens de ficção que provocam rupturas em relação a personagens anteriores em remake de filmes; personagens que se midiatizam na internet (sujeitos que representam a si mesmos na internet) provocando cisões com os sentidos convencionais de si (como em jogos on line na criação de avatares; em redes sociais na criação de perfis; em vídeos e em blogs). Os marcos conceituais fundantes da pesquisa são: explosão, corporalidades, redes de significação, cartografia. Eles estão organizados em consonância com quatro áreas transdisciplinares à comunicação: a semiótica da cultura (com as noções de texto; códigos; semiosfera; fronteira; explosão); a antropologia (com a compreensão da linguagem corporal); a filosofia (com os conceitos de rizoma; cartografia; dispositivo; virtual e atual); a imagem (como entendimento de linguagem imagética inter-relacionando fotografia e audiovisual).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ROSARIO, N. M. ; COCA, A. ; PEREIRA, M. R. ; SOMARIVA ; SILVA ; SANTOS, F. . Corpos reconfigurados: cartografia de rupturas de sentidos na mídia. In: José Antônio Ferreira Cirino; Claudomilson Fernandes Braga. (Org.). Tópicos em Mídia e Cultura. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2016, v. , p. 125-158.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSARIO, N. M. ; PEREIRA, M. R. . No Limits n​a Fotografia de Moda: o Uber­Corpo. In: INTERCOM - XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2016, São Paulo. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

2.
PEREIRA, M. R.; ROSARIO, N. M. . As Rupturas de Sentido no Corpo na Fotografia Publicitária de Moda Contemporânea. In: INTERCOM - XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

3.
PEREIRA, M. R.; BRACHER, A. . Expressões visuais do Surrealismo na fotografia de moda contemporânea: a obra de Tim Walker. In: ALCAR - 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Porto Alegre. A Memória na Era Digital, 2015.

4.
ROSARIO, N. M. ; COCCA ; PEREIRA, M. R. ; SOMARIVA ; SILVA ; SANTOS, F. . Uma Cartografia das Rupturas de Sentidos no Corpo Midiático. In: SEMIC - IX Seminário de Mídia e Cidadania e VII Seminário de Mídia e Cultura, 2015, Goiás. Anais do VII Seminário de Mídia e Cultura, 2015.

5.
BRACHER, A. ; PEREIRA, M. R. . Expressões do Surrealismo na Visualidade Contemporânea: A Fotografia de Moda de Tim Walker. In: ANPAP - 24º Encontro Nacional, 2015, Santa Maria. ANAIS DO 24º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 2015. p. 36-51.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M. R.. Fotografia de Moda: História e Portfólio do Fotógrafo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSARIO, N. M. ; PEREIRA, M. R. . No Limits n​a Fotografia de Moda: o Uber­Corpo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, M. R.; ROSARIO, N. M. . As Rupturas de Sentido no Corpo na Fotografia Publicitária de Moda Contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRACHER, A. ; PEREIRA, M. R. . Expressões do Surrealismo na Visualidade Contemporânea: A Fotografia de Moda de Tim Walker. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, M. R.; ROSARIO, N. M. . As Rupturas de Sentido no Corpo na Fotografia Publicitária de Moda Contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, M. R.; BRACHER, A. . Expressões Visuais do Surrealismo na Fotografia de Moda Contemporânea: a obra de Tim Walker. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, M. R.. Moda e Beleza em Fotografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEREIRA, M. R.. Fotografia de Moda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, M. R.. Fotografia e Comunicação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, M. R.. A Fotografia de Moda de Tim Walker: Uma Análise Fotográfica à Luz das Expressões do Surrealismo 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, M. R.. 'Brasília Teimosa' de Bárbara Wagner. 2015; Tema: Fotografia, Corpo e Artes Visuais. (Blog).

2.
PEREIRA, M. R.. O Mundo Perturbador de Andrea Giacobbe. 2015; Tema: Fotografia, Moda e Artes Visuais. (Blog).

3.
PEREIRA, M. R.. Pluralidade (Binária?) dos Corpos?. 2015; Tema: Moda e Corpo. (Blog).

4.
PEREIRA, M. R.. Sobre Outras Configurações do Corpo Robótico na Fotografia de Moda. 2015; Tema: Fotografia, Moda e Corpo. (Blog).

5.
PEREIRA, M. R.. Corpos Utópicos. 2015; Tema: Moda e Corpo. (Blog).

6.
PEREIRA, M. R.. Bodybuilders: a incessante atualização do corpo. 2015; Tema: Corpo. (Blog).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PEREIRA, M. R.. Elite Design 10ª Edição. 2015. Fotografia.

2.
PEREIRA, M. R.; BRACHER, A. ; GONCALVES, S. M. L. P. . Fotovaral - Maurício Rodrigues Fotografia. 2014. Fotografia.

3.
PEREIRA, M. R.. Elite Design 9ª Edição. 2014. Fotografia.

4.
PEREIRA, M. R.; BRÄCHER, Andréa . Alquimia. 2012. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornadas de Pesquisa em Comunicação e Informação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. 2017. (Outra).

2.
1º Colóquio Internacional de Investigação Crítica em Comunicação. 2016. (Simpósio).

3.
Conferência Aproximación a la representación de la diversidad sociocultural en la publicidad en España. 2016. (Outra).

4.
INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. No Limits n​a Fotografia de Moda: o Uber­Corpo. 2016. (Congresso).

5.
Jornadas de Pesquisa em Comunicação e Informação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. 2016. (Outra).

6.
Palestra Pato Macho: Um jornal humorístico e alternativo durante a ditadura militar. 2016. (Outra).

7.
ALCAR - 10º Encontro Nacional de História da Mídia. Expressões Visuais do Surrealismo na Fotografia de Moda Contemporânea: a obra de Tim Walker. 2015. (Congresso).

8.
ANPAP - 24º Encontro Nacional. Expressões do Surrealismo na Visualidade Contemporânea: A Fotografia de Moda de Tim Walker. 2015. (Congresso).

9.
INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As Rupturas de Sentido no Corpo na Fotografia Publicitária de Moda Contemporânea. 2015. (Congresso).

10.
XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. As Rupturas de Sentido no Corpo na Fotografia Publicitária de Moda Contemporânea. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gisele de Azevedo Endres. A construção da androginia na fotografia de moda a partir do composite da modelo Rain Dove. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna Figueiredo Salgado. A brincadeira não pode parar: uma análise da narrativa de Toy Story 3. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Maurício Rodrigues Pereira.




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