Brenda da Silva Ferreira

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  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/Uerj). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (2017). Atuou como bolsista PIBIC/Uerj entre 02/2015 a 07/2016, bolsista FAPERJ Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) Nível 04. Integrante do grupo de pesquisa Currículos, Narrativas, Audiovisuais e Diferença - PROPED/Uerj, orientada pela Profa. Dra. Maria da Conceição Silva Soares. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Formação de professoras, Gênero e Sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Brenda da Silva Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, B. S.;FERREIRA, Brenda.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340600


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: ?Lugar de mulher é onde ela quiser!? ? um ensaio fotográfico e videográfico de empoderamento feminino com adolescentes de periferia.,Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Tecendo E Pensando Sobre a Discussão de Gênero nas Escolas com os Vídeos Contra Homofobia..
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de vídeos, coleta de dados e elaboração de gráficos.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa de vídeos, coleta de dados e elaboração de gráficos.


Colégio Angelorum, ANGELORUM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AS AUDIOVISUALIDADES E AS REDES DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE TECIDAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES ? UM ESTUDO COM VÍDEOS ESCOLARES CONTRA HOMOFOBIA COMPARTILHADOS NO YOUTUBE.
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa, em continuidade aos estudos que temos desenvolvido na interface currículo, narrativas audiovisuais e diferença, busca investigar, problematizar e alargar as redes de significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores/as, dentro-fora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de contribuir com as práticas-teorias que buscam pensar, desnaturalizar e combater a discriminação, a inferiorização e a violência contra mulheres e contra as pessoas consideradas como desviantes em relação aos modos hegemonicamente legitimados de experimentar as potências do corpo, tais como homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros, entre outros, nos cotidianos escolares. Nosso interesse está na problematização dos processos de produção de conhecimentos e de subjetividades tecidos com as demandas curriculares da formação em suas articulações com as apropriações cotidianas de formas-conteúdos audiovisuais e com as múltiplas possibilidades de ação docente que se engendram nessa trama. Entendemos que a formação, como processo de invenção de si e de mundo, se tece com o que é aprendido nos diferentes contextos em que se vive, entre eles o dos usos das mídias. O recorte do estudo atual visa o mapeamento e a análise com os/as estudantes de Pedagogia de vídeos contra a homofobia produzidos como trabalhos escolares e divulgados no site de compartilhamento YouTube na internet. Em um levantamento exploratório, encontramos vídeos produzidos por estudantes de diferentes níveis em ensino, da educação básica à superior, das redes públicas e privadas de várias regiões do país, em diferentes disciplinas. Articulando múltiplos regimes de imagens (feitas com celular, webcam, máquina fotográfica, imagens de arquivo, etc), de sons (depoimentos, diálogos, leitura de textos, músicas, ruídos, silêncios, etc) e formatos (documentário, ficção, videoclipe, etc), essas narrativas audiovisuais se situam no limiar das audiovisualidades contemporâneas, embaçando fronteiras entre códigos, linguagens e recepção-produção. Essas produções, para além das técnicas e tecnologias, hibridizam também concepções teóricas e políticas sobre gênero e sexualidade e se constituem em um dos modos pelos quais o debate sobre a homofobia se forja e atravessa os cotidianos escolares, enfrentando e ao mesmo tempo compondo com as políticas educacionais e os programas governamentais. A pesquisa será desenvolvida em quatro eixos: 1) memórias fílmicas, a partir do qual pretendemos avançar no mapeamento do consumo e das apropriações de obras cinematográficas pelos/as estudantes de Pedagogia; 2) exibição de filmes produzidos pela indústria audiovisual (ficção e documentário) que abordam especificamente a temática de gênero e sexualidade, acompanhada por leitura de textos e debates sobre a questão proposta; 3) mapeamento, exibição e debates sobre os vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes de diferentes redes de ensino e divulgados no YouTube, seguida da análise dessas produções visando à identificação das concepções teóricas e políticas que as atravessam; 4) produção de audiovisuais contra o preconceito e a violência contra mulheres e a população LGBT com as/os estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Brenda da Silva Ferreira - Integrante / Maria da Conceição Silva Soares - Coordenador / Simone Gomes da Costa - Integrante / Cristiano Sant'Anna de Medeiros - Integrante / Leonardo Amaro Nolasco da Silva - Integrante / Maria Clara Baldez Boing - Integrante / Nelson Santiago - Integrante / Rosane Tesch de Oliveira - Integrante / Bruno Costa Lima Rossato - Integrante / Fabiana Mendes Folly - Integrante / Diogo Vieira Nascimento - Integrante / Vinícius Leite Reis - Integrante / Gabrielle Clara de A. Freitas - Integrante / Felipe dos S. Ferraz Pires - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, B. S.; VIQUE, I. P. ; MARINHO, K. ; MELLO, M. . Vídeos contra a homofobia e o uso do youtube em sala de aula. In: V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Niterói. Saberes da didática e as vozes da escola, 2018. v. 2.

2.
FERREIRA, B. S.. Tecendo e Pensando Sobre a Discussão de Gênero nas Escolas com os Vídeos Contra Homofobia.. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017.

3.
SOARES, M. C. S. ; FERREIRA, B. S. ; REIS, V. L. ; FOLLY, F. M. . A homofobia em debate nas escolas e nas telas: um estudo com vídeos escolares compartilhados no YouTube. In: 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade, 2016, Vitória. O que temos feito de nós?, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, B. S.; VIQUE, I. P. . As práticas docentes na discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas. In: V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2018, Niterói. Saberes da didática e as vozes da escola, 2018. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, M. ; FERREIRA, B. S. ; MARINHO, K. ; ARAUJO, J. C. P. . Cicatrizes Interseccionais. In: 10º Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, 2018, Duque de Caxias. As vozes das periferias e a Universidade Pública como Resistência, 2018.

2.
FERREIRA, B. S.. Audiovisualidades em processos curriculares na formação de professoras - a luta contra a homofobia. In: 26ª Semana de Iniciação Científica da Uerj, 2017, Rio de Janeiro. 26ª Semana de Iniciação Científica da Uerj - Semic, 2017.

3.
FERREIRA, B. S.. Um estudo sobre vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes como trabalho escolar e compartilhados no YouTube. In: 25ª Semana de Iniciação Científica da Uerj, 2016, Rio de Janeiro. 25ª Semana de Iniciação Científica da Uerj - Semic, 2016, 2016.

4.
FERREIRA, B. S.. Redes de conhecimento e significações na produção de narrativas audiovisuais na/com formação de professores. In: 24ª Semana de Iniciação Científica da Uerj, 2015. 24ª Semana de Iniciação Científica da Uerj - Semic, 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. As práticas docentes na discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas. 2018. (Congresso).

2.
V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. Vídeos contra a homofobia e o uso do youtube em sala de aula. 2018. (Congresso).

3.
26ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Audiovisualidades em processos curriculares na formação de professoras - a luta contra a homofobia. 2017. (Outra).

4.
IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.Tecendo E Pensando Sobre a Discussão de Gênero nas Escolas com os Vídeos Contra Homofobia.. 2017. (Seminário).

5.
VIII Seminário do Laboratório Educação e Imagem. 2017. (Seminário).

6.
25ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Um estudo sobre vídeos contra a homofobia produzidos por estudantes como trabalho escolar e compartilhados no YouTube.. 2016. (Outra).

7.
4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade.Redes de conhecimento e significações na produção de narrativas audiovisuais na/com formação de professores.. 2016. (Seminário).

8.
24ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.Redes de conhecimento e significações na produção de narrativas audiovisuais na/com formação de professores.. 2015. (Outra).




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