Diego de Almeida Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8571542485255906
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Possui graduação em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2012), graduação em Fonoaudiologia pela Universidade FUMEC(2008), mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais(2014) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes(2006). Atualmente é Professor de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, Prestador de serviços do Fundação Clóvis Salgado e Professor de arte do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Diego de Almeida Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, D. A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Uma investigação dos aspectos fisiológicos, didáticos, estéticos e interpretativos da Messa di Voce,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Mônica Pedrosa de Pádua.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2012
Graduação em Música.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Os registros vocais: referencial teórico e questionário com os professores de Canto do curso de Bacharelado da ESMU-UEMG.
Orientador: Elizete Dias Xavier.
2004 - 2008
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: Uma abordagem anatomofisiológica das mudanças de registro no canto.
Orientador: Luciana Vianello.
2003 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, CEFAR, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
Complementação Pedagógica. (Carga horária: 60h).
Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Corista, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante do Coral Ars Nova da UFMG.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Na condição de bolsista Capes/REUNI ministrou as disciplinas Técnica Vocal I e II do curso de Licenciatura em Música da UFMG.


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Ministra disciplinas na área de Canto para os cursos de Bacharelado em Música com habilitação em Canto e Licenciatura em Música com habilitação em Canto.


Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Músico Cantor, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços
Outras informações
Músico cantor contratado do Coral Lírico de Minas Gerais.


Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, CEFAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de arte, Carga horária: 30
Outras informações
Ministra aulas de Canto e de Performance em Canto.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Musical.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonoaudiologia - Voz.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, D. A.; BOREM, F. . A coloratura vocal de Cecilia Bartoli na ária Agitata da due venti de Vivaldi. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra. (Org.). Diálogos Musicais da Pós‐Graduação: Práticas de Performance Musical n.2. 1ed.Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2017, v. , p. 31-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, D. A.; PADUA, M. P. . Aspectos interpretativos da messa di voce na obra do Padre José Maurício Nunes Garcia. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom - Belo Horizonte/MG, 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, D. A.. Voz Cantada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, D. A.. Voz Cantada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, D. A.. Voz Cantada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
PEREIRA, D. A.. Sinfônica e Lírico em Concerto - Cantata Alexander Nevsky. 2018. Interpretação.

2.
PEREIRA, D. A.. A Solteirona e o Ladrão. 2017. Interpretação.

3.
PEREIRA, D. A.. Norma. 2017. Interpretação.

4.
PEREIRA, D. A.. Sinfônica em Concerto - Noite Sibelius. 2017. Interpretação.

5.
PEREIRA, D. A.. Sinfônica em Concerto - Noite Tchaikovsky. 2017. Interpretação.

6.
PEREIRA, D. A.. Porgy and Bess. 2017. Interpretação.

7.
PEREIRA, D. A.. Apresentação Musical da disciplina: Versatilidade vocal no canto: prática de canto popular. 2017. Interpretação.

8.
PEREIRA, D. A.. Oratório Messias. 2017. Interpretação.

9.
PEREIRA, D. A.. Sinfônica e Lírico em Concerto - Ópera Pagliacci. 2017. Interpretação.

10.
PEREIRA, D. A.. Lírico em Concerto. 2017. Interpretação.

11.
PEREIRA, D. A.. Coral Ars Nova da UFMG - Recepção aos calouros para a abertura do ano letivo 2016. 2016. Interpretação.

12.
PEREIRA, D. A.. Duo Canto e Piano. 2016. Interpretação.

13.
PEREIRA, D. A.. Dido & Aeneas. 2016. Interpretação.

14.
PEREIRA, D. A.. Il Festino. 2016. Interpretação.

15.
PEREIRA, D. A.. Mistureba Musical. 2016. Interpretação.

16.
PEREIRA, D. A.. Come, ye sons of Art - Cantata de Henry Purcell. 2015. Interpretação.

17.
PEREIRA, D. A.. Lumière et L'ombre. 2015. Interpretação.

18.
PEREIRA, D. A.. Ars Nova Coral da UFMG - Concerto Prata da Casa. 2015. Interpretação.

19.
PEREIRA, D. A.. Concerto Contrastes. 2015. Interpretação.

20.
PEREIRA, D. A.. Ars Nova Coral da UFMG - Concerto Harmonias - Vozes do Natal. 2015. Interpretação.

21.
PEREIRA, D. A.. L'Incoronazione di Poppea. 2015. Interpretação.

22.
PEREIRA, D. A.. Turnê Estadual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2014. Interpretação.

23.
PEREIRA, D. A.. Ars Nova 55 anos. 2014. Interpretação.

24.
PEREIRA, D. A.. Ars Nova Coral da UFMG - Turnê Nacional Campinas - SP. 2014. Interpretação.

25.
PEREIRA, D. A.. Conexões Musicais - Ars Nova Coral da UFMG. 2014. Interpretação.

26.
PEREIRA, D. A.. D'Amore. 2013. Interpretação.

27.
PEREIRA, D. A.. Concerto de Natal: Ars Nova - Coral da UFMG e Orquestra Barroca. 2013. Interpretação.

28.
PEREIRA, D. A.. Orquestra 415 de Música Antiga e Convidados. 2013. Interpretação.

29.
PEREIRA, D. A.. Maneirismos Eloquentes. 2013. Interpretação.

30.
PEREIRA, D. A.. Alas, I love thee. 2012. Interpretação.

31.
PEREIRA, D. A.. Concerto Spirituale a Grand Choeur. 2011. Interpretação.

32.
PEREIRA, D. A.. Oratorium Concerto. 2011. Interpretação.

33.
PEREIRA, D. A.. Balletto de la Bellezza. 2011. Interpretação.

34.
PEREIRA, D. A.. O Sacred Holy Banquet. 2010. Interpretação.

35.
PEREIRA, D. A.. La Descente d'Orphée aux Enfers. 2009. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Atividades e Palestras da Ópera O Guarani.Masterclass de Canto com Marina Considera. 2016. (Outra).

2.
Ciclo de Atividades e Palestras da Ópera O Guarani.Masterclass de Canto com Savio Sperandio. 2016. (Outra).

3.
Ciclo de Palestras e Atividades da II Academia de Ópera Barroca.Gestão de Carreira e Estudos do Canto Lírico. 2016. (Outra).

4.
XXVI Congresso da ANPPOM. Aspectos interpretativos da messa di voce na obra do Padre José Maurício Nunes Garcia. 2016. (Congresso).

5.
III Semana de Música Antiga da UFMG.Apresentação em Concertos como corista e masterclasses de canto com professores convidados. 2011. (Outra).

6.
Curso de Atualização em Avaliação, Diagnóstico e Tratamento da Voz - INVOZ. 2009. (Simpósio).

7.
II Semana da Música Antiga da UFMG.Apresentação em Concertos como solista e masterclasses de canto com professores convidados. 2009. (Outra).

8.
15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Preparação de atletas: uso da voz no trabalho de técnicos e instrutores esportivos. 2007. (Congresso).

9.
1ª Semana do Fonoaudiólogo. 2005. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PEREIRA, D. A.; BOREM, F. . A coloratura vocal de Cecilia Bartoli na ária Agitata da due venti de Vivaldi. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra. (Org.). Diálogos Musicais da Pós‐Graduação: Práticas de Performance Musical n.2. 1ed.Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2017, v. , p. 31-62.


Cursos de curta duração ministrados
1.
PEREIRA, D. A.. Voz Cantada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, D. A.. Voz Cantada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, D. A.. Voz Cantada. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Musica
1.
PEREIRA, D. A.. La Descente d'Orphée aux Enfers. 2009. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Turnê Estadual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2014. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Come, ye sons of Art - Cantata de Henry Purcell. 2015. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Ars Nova Coral da UFMG - Concerto Prata da Casa. 2015. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Ars Nova Coral da UFMG - Concerto Harmonias - Vozes do Natal. 2015. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. L'Incoronazione di Poppea. 2015. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Coral Ars Nova da UFMG - Recepção aos calouros para a abertura do ano letivo 2016. 2016. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Duo Canto e Piano. 2016. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. A Solteirona e o Ladrão. 2017. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Dido & Aeneas. 2016. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Il Festino. 2016. Interpretação.

1.
PEREIRA, D. A.. Mistureba Musical. 2016. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:37:24