Bruno Salgado Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6691063411123681
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Graduado em Administração Pública no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense - ICHS/UFF. Bolsista de Iniciação Científica (FAPERJ). Mestrando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Pesquisador integrante do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Salgado Silva
Nome em citações bibliográficas
SALGADO SILVA, B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos - UERJ.
Rua da Matriz
Botafogo
22260100 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22668300


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em CIÊNCIA POLÍTICA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Renato Raul Boschi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Administração Pública.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense.
Orientador: Arnaldo Provasi Lanzara.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Santa Ângela, CSA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Funpresp para RH - a Previdência Complementar do Servidor Público Federal. (Carga horária: 50h).
Ministério da Fazenda, MIN. FAZENDA, Brasil.
2018 - 2018
Funpresp - a Previdência Complementar do Servidor Público Federal. (Carga horária: 40h).
Ministério da Fazenda, MIN. FAZENDA, Brasil.
2018 - 2018
Noções Básicas em Previdência Complementar. (Carga horária: 25h).
Ministério da Fazenda, MIN. FAZENDA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Direitos Humanos e Diversidade na Educação Superior (PDHDES)
Descrição: O Projeto Direitos Humanos e Diversidade na Educação Superior (PDHDES) pretende combinar pesquisa, incidência e extensão de maneira a não somente produzir conhecimento sobre o processo de democratização em curso no ensino superior brasileiro, mas também produzir ferramentas que contribuam para a promoção de maior diversidade de raça e de gênero no ambiente universitário e na sociedade como um todo. Assim, o PDHDES parte da questão de como as universidades públicas que aderiram ao Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura de Paz e dos Direitos Humanos têm lidado com as questões da diversidade e dos direitos humanos do ponto de vista institucional e curricular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruno Salgado Silva - Integrante / João Feres Júnior - Coordenador.
2015 - Atual
LATOS: Laboratório de Estudos em Trabalho, Organizações e Sociedade
Descrição: Descrição: O projeto investiga as mudanças no mundo do trabalho e seus impactos nas organizações da administração pública e privada...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bruno Salgado Silva - Integrante / Arnaldo Provasi Lanzara - Integrante / Julio Andrade Abreu - Coordenador.
2015 - Atual
Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense
Descrição: Com base na noção de "capacidade institucional" de implementação de políticas sociais, este projeto de pesquisa tem por finalidade analisar comparativamente as diferentes experiências de gestão descentralizada das políticas de educação e saúde nos municípios que integram a Mesorregião Sul Fluminense. Para tanto, este estudo propõe averiguar como os diferentes resultados dessas políticas implementadas pelos respectivos municípios são determinados pela existência ou não dessas capacidades, destacando-as como os elementos cruciais para o desenvolvimento social da região. A Constituição de 1988 criou novas competências municipais no tocante à gestão descentralizada das políticas de educação e saúde. Contudo, em contextos federativos, como o brasileiro, marcados por uma forte heterogeneidade socioeconômica e assimetria de recursos entre as diferentes regiões e municípios, a efetividade das "capacidades institucionais" de provisão de serviços de educação e saúde dos entes municipais depende antes de um conjunto de iniciativas de política pública articuladas e coordenadas entre as três esferas de governo. Trata-se, em suma, de demonstrar os fatores políticos e institucionais que, em cada um desses municípios, tornam factíveis os preceitos constitucionais relativos à transferência de atribuições de gestão das políticas de educação e saúde, comparando suas diversas experiências e resultados nesse âmbito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bruno Salgado Silva - Integrante / Arnaldo Provasi Lanzara - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SALGADO SILVA, B.2016SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. Revista Políticas Públicas e Desenvolvimento, v. 1, p. 08-38, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Políticas de Saúde nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. In: Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2017, Curitiba. VIII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2017. v. VIII.

2.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO SUL FLUMINENSE. In: II SEMEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Volta Redonda. VIII Jornada Científica 2017. Volta Redonda: IFRJ, 2017. v. 2. p. 312-326.

3.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Reforma da previdência no Brasil: o papel das coalizões distributivas e a percepção do setor financeiro. In: XVI Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2017, Araraquara. XVI Semana de Ciências Sociais da UNESP/FCLAR. Araraquara: FCL- UNESP, 2017. v. 16. p. 1212-1227.

4.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . COALIZÕES DISTRIBUTIVAS E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL: O PAPEL DO SISTEMA FINANCEIRO. In: Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos, 2017, Belém. II Seminário Internacional América Latina: Políticas e confl itos contemporâneos - SIALAT. Belém: Universidade Federal do Pará, 2017. v. 2. p. 412-441.

5.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . CAPACIDADES INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS NOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO SUL FLUMINENSE. In: I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo De Públicas, 2015, Brasília. I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo De Públicas, 2015. v. I.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Coalizões, reforma da previdência e a financeirização da seguridade social no Brasil. In: 2º Seminário Pensando e Repensando Políticas Públicas, 2017, Rio de Janeiro. 2º Seminário Pensando e Repensando Políticas Públicas. RJ: UFRJ, 2017. v. 2. p. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
Franco, D. ; SALGADO SILVA, B. . O MODELO DE COMPANY TOWN E SUA RELAÇÃO COM A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA-RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SALGADO SILVA, B.. Reformas da Previdência e a Previdência Complementar no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LEAO, A. P. F. ; SANTOS, L. W. ; SALGADO SILVA, B. . Reformar o transformar el orden mundial? El papel de los BRICS en la reconfiguración del poder global. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . A Implementação das Políticas de Saúde nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Políticas de Saúde nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SALGADO SILVA, B.. A trajetória Acadêmica do Campo de Públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Coalizões, reforma da previdência e a financeirização da seguridade social no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . O Setor Financeiro e a Reforma da Previdência no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . COALIZÕES DISTRIBUTIVAS E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL: O PAPEL DO SISTEMA FINANCEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Reforma da previdência no Brasil: o papel das coalizões distributivas e a percepção do setor financeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SALGADO SILVA, B.; LANZARA, A. P. . Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SALGADO SILVA, B.. Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Conference: Rethinking the State in Globalized Capitalismism. 2018. (Congresso).

2.
VIII Seminário Nacional Sociologia & Política.Políticas de Saúde nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. 2017. (Seminário).

3.
XVI SEMANA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - DEMOCRACIA - UNESP/FCLar. 2017. (Seminário).

4.
I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas - ENEPCP. Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. 2015. (Congresso).

5.
XXV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Capacidades Institucionais de Implementação de Políticas Sociais nos Municípios da Mesorregião Sul Fluminense. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, L. C. B. ; BOSCHI, R. R. ; MOURA, R. S. ; SALGADO SILVA, B. . Conferência: ?Economia Política do Novo Desenvolvimentismo?. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 23:32:03