Maria Isabel Braga Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8712285414516062
  • Última atualização do currículo em 05/04/2018


Mestre em Ciências da Linguagem - Linguagem e Sociedade - UNIVÁS (2016), com pesquisas ancoradas na Análise de Discurso de linha francesa. Possui interesse em temas relacionados ao discurso empresarial, discurso jornalístico e discurso publicitário. Especialista em Comunicação Organizacional, PUC-MG (2013). Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, UNIFAE (2007). Atualmente é professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), em São João da Boa Vista-SP, ministrando aulas sobre jornalismo televisivo, jornalismo de rádio, jornalismo impresso, jornalismo e Internet, comunicação na contemporaneidade - em especial, a produção jornalística e publicitária nas redes sociais, análise de discurso e comunicação, produção publicitária em mídias convergentes e marketing. Também já lecionou a disciplina de Comunicação e Expressão, com ênfase em linguagem, redação, comunicação oral e construções textuais corporativas nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção (UNIFAE). Possui experiência de mercado nas áreas de Telejornalismo, com passagens pela TV Poços (afiliada Rede Minas), EPTV Central e EPTV Sul de Minas (afiliadas Rede Globo); foi gerente do núcleo de Assessoria de Imprensa da Cervantes Propaganda e Marketing, atuando na elaboração de materiais de comunicação interna e externa, mídias digitais e planejamento de comunicação integrada e estratégica para clientes em Poços de Caldas e Sul de Minas Gerais. Ministrou cursos de curta duração com temas relacionados a Comunicação Empresarial, Planejamento estratégico em Redes Sociais, Eventos, Jornalismo e Oratória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Isabel Braga Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, M. I. B.;SOUZA, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.
Largo Engenheiro Paulo A. Sandeville
Santo André
13870377 - São João da Boa Vista, SP - Brasil
Telefone: (19) 36233022
URL da Homepage: www.fae.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Título: Discurso, Sujeito e Organizações: efeitos de sentido na comunicação empresarial,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Telma Domingues da Silva.
Palavras-chave: Análise de Discurso; Comunicação Empresarial; Relações de trabalho; Estratégias de comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social - Jornalismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Social - Publicidade.
2011 - 2013
Especialização em Comunicação Organizacional. (Carga Horária: 432h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO INTERNA E A PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES NAS ORGANIZAÇÕES: um estudo de caso sobre a comunicação interna implementada na DMED.
Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.
2004 - 2007
Graduação em Jornalismo.
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, Brasil.
Título: A História dos Cassinos de Poços de Caldas - MG.
Orientador: Camilo Antônio de Assis Barbosa.




Formação Complementar


2016
Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Verão - PPGCL - Discurso e Interpretação - Profa. Eni P. Orlandi.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2015 - 2015
Empreendedorismo. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2015 - 2015
O Perfil do Consumidor e o Impacto do Marketing Digital. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2015 - 2015
Planejamento Estratégico para Mídias Sociais. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2015 - 2015
Comunicação Integrada: formação multidisciplinar. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2015 - 2015
Assessoria de Imprensa: o que é e como funciona. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2015 - 2015
Assessoria de Imprensa: erros mais comuns e como evitar. (Carga horária: 2h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina Economia e Sociedade (EAD). (Carga horária: 100h).
Centro Universitário Cesumar, UNICESUMAR, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina Sustentab. e Responsab. Social (EAD). (Carga horária: 100h).
Centro Universitário Cesumar, UNICESUMAR, Brasil.
2014 - 2014
Disciplina Questão Social Contemporaneidade (EAD). (Carga horária: 100h).
Centro Universitário Cesumar, UNICESUMAR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Redação e estilo para jornais e revistas. (Carga horária: 12h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2008 - 2008
Assessoria de Comunicação para campanhas políticas. (Carga horária: 15h).
Instituto Superior de Comunicação, ISCOM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Reportagem em Televisão. (Carga horária: 12h).
COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Teorias do Jornalismo. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Fotojornalismo. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
08/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE, .

Cargo ou função
Eleita conselheira do curso de Publicidade e Propaganda.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE, .

Cargo ou função
Reeleita conselheira do curso de Jornalismo.
02/2016 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção em Mídias Convergentes
Realidade e Mídia I e II
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda
Análise de Discurso e Crítica de Mídia
02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção em TV - capacitação e orientação de alunos do curso de Jornalismo para atividade extra curricular realizada no LABCOM/UNIFAE
08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE, .

02/2014 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Dicurso e Crítica de Mídia
Assessoria de Comunicação I e II
Comunicação Comparada I e II
Laboratório Aplicado ao Jornalismo I e II
Realidade e Mídia I e II
Técnicas de Reportagem
Tópicos Especiais em Jornalismo
08/2017 - 12/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental II
Tópicos Especiais em Jornalismo
Realidade e Mídia II
Laboratório Aplicado ao Jornalismo II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Publicidade e Propaganda
Realidade e Mídia II
Produção Publicitária em Mídias Convergentes
05/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE, .

Cargo ou função
Conselheira do curso de Jornalismo.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 10
Outras informações
Lecionou a disciplina Gerenciamento de Crise e Opinião Pública, no curso de Pós-graduação Especialização em Comunicação e Branding.

Atividades

11/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gerenciamento de Crise e Opinião Pública

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Instrutora Acadêmica -Contrato, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

2014 - 2014
Serviços técnicos especializados , SENAC Poços de Caldas, .

Serviço realizado
Professora do curso de Oratória (2014); Professora do curso de Produção em Eventos Culturais (2014); Professora do workshop Marketing nas Mídias Sociais (2018).

EPTV Sul de Minas, EPTV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Repórter

Atividades

02/2013 - 03/2014
Serviços técnicos especializados , EPTV Sul de Minas, .

Serviço realizado
Reportagens diversas nas cidades de abragência da área de cobertura - sul do Estado de Minas Gerais.

EPTV Central, EPTV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Repórter

Atividades

07/2012 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , EPTV Central, .

Serviço realizado
Reportagens diversas nas cidades de abragência da àrea de cobertura - interior do Estado de São Paulo.

Cervantes Propaganda e Marketing, CERVANTES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Comunicação online, Produção de releases e fotos, Organização de eventos , Comunicação Interna

Atividades

10/2010 - 07/2012
Serviços técnicos especializados , Cervantes Propaganda e Marketing, .

Serviço realizado
Assessora de Comunicação da Coopoços ? Cooperativa dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas; Assessora de Comunicação do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas; Jornalista Colaboradora da DME Distribuição S/A e Screen Service do Brasil.

TV Poços, TV POÇOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Jornalista

Atividades

2005 - 2010
Serviços técnicos especializados , TV Poços, .

Serviço realizado
Apresentadora, Produtora Executiva, Repórter.


Linhas de pesquisa


1.
Análise de Discurso - linha francesa
2.
Comunicação Empresarial
3.
Discurso jornalístico
4.
Discurso publicitário


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O Discurso de Gestão em Diferentes Espaços: A constituição do sujeito autoempreendedor

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciana Nogueira em 06/04/2018.
Descrição: Neste projeto procuramos analisar os discursos de gestão na contemporaneidade, em diferentes espaços, a saber: a empresa, a fábrica, a escola, a universidade, etc. A partir da análise e compreensão de seu funcionamento, nos concentramos no estudo da constituição do sujeito autoempreendedor, conforme estamos definindo, a partir de uma análise discursiva da constituição do sujeito. Esta é a questão teórica central que guia os trabalhos dos pesquisadores desse projeto. A racionalização das relações de trabalho acadêmicas, por exemplo, a questão da ?produção? no mundo da educação, o discurso das relações de trabalho, a constituição de um sujeito autoempreendedor, as políticas de funcionamento das instituições e o que com isso tem aparecido como o funcionamento de uma língua de algodão que tem um funcionamento paradoxal ? ao mesmo tempo em que se tem um esvaziamento de sentidos, se tem uma saturação de sentidos - são temas de pesquisa do projeto. Tratamos de analisar um efeito ideológico, evidenciado pelo discurso, em que se tem cada vez mais a gestão e cada vez menos o político, no lugar que lhe seria próprio. Nesse sentido, buscamos apontar para toda uma rede de relações que têm o pressuposto da capacidade revestida de competência afetando a sociedade atual e regulando certos sentidos do social. Participam deste projeto docentes e discentes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), além de membros externos a esta instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Arte, escrita e sujeito: arquivos, práticas e tecnologias de linguagem na sociedade contemporânea
Descrição: Destacamos a escrita e a interpretação como elemento formador / delineador do sujeito, sujeito hoje significado e significante pelo/no espaço urbano, em que a tecnologia está presente, mas, mais ainda, em evidência, marcando ideologicamente o contemporâneo pelos sentidos do digital, de acesso, mobilidade etc. A escrita é aqui compreendida em sentido amplo, como forma mesma de subjetivação, que se dá através de uma diversidade de materialidades, que incluem o próprio corpo do sujeito, tomado nessa necessária significância pela alteridade, buscando dar-se um lugar de dizer. Para além da autoria, constituição de uma representatividade, ou seja, de um espaço de dizer enquanto gesto político, na diversidade da(s) prática(s) de linguagem materializa(m)-se o endereçamento do sujeito a um Outro. Nesse espaço urbano, portanto, espaço sempre social e político, destacam-se as tecnologias de linguagem, que participam de um processo de significação/ espacialização no contexto urbano. A esse respeito, isto é, sobre o espaço urbano compreendido em uma perspectiva de linguagem, diz Orlandi que trabalhamos na convergência de dois movimentos do processo de significação: o da espacialização da linguagem na cidade e o da simbolização do espaço urbano. (2001, p.7). Desse modo, o presente projeto tem por objetivo geral abordar diferentes práticas significantes, no sentido de compreender nelas o delineamento/a inscrição do sujeito (da linguagem) no Simbólico. A partir desse objetivo amplo, situamos na noção discursiva de arquivo a possibilidade de uma ancoragem e de uma relação produtiva para uma compreensão das tecnologias de linguagem. Consideraremos nessa proposta que Ler o arquivo hoje, escrito em 1982, marca um percurso de Michel Pêcheux, relativamente à escrita de Análise Automática do Discurso (AAD 69), marca um momento em que o pesquisador não está mais procurando conceber um dispositivo de análise automática, mas justamente preocupado de que não tomemos os arquivos como dados. O início da Análise de Discurso parte de um questionamento em relação ao que ler quer dizer, a uma des-naturalização da leitura e a uma busca de um dispositivo teórico não informático para a leitura tal é o contexto que abre um lugar teórico/ disciplinar para a Análise de Discurso. Trago o questionamento sobre a leitura no contexto da Análise de Discurso para explicitar a compreensão da escrita no presente projeto. Assim, observo que na Análise de Discurso o texto não é compreendido como documento, mas como monumento. Desloca-se do lugar de documento em que este funciona nas disciplinas das Ciências Sociais: como documento, veríamos ilustrados no texto os sentidos constituídos em outro lugar; como monumento, a própria textualidade traz nela mesma sua historicidade (Orlandi, 2001). Que arquivos percorrer para compreender a significação de um sujeito (por exemplo o sujeito trans, ou por exemplo um dizer feminino) em sua historicidade? Que arquivos hoje se constituem, re-significando sujeitos? Que relações podem ser pensadas entre as tecnologias de linguagem e os arquivos? tecnologias que reduplicam arquivos, ampliam mas também questionam, que produzem novas relações e novas formas de subjetivação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Unifae Acontece
Descrição: O UNIFAE Acontece é um programa de TV que tem o envolvimento dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É uma atividade que proporciona a prática, através da elaboração de reportagens do Centro Universitário. O programa, produzido no Laboratório de Comunicação, também promove a interação entre a comunidade, alunos e professores, destacando o ensino de qualidade e a inovação. É uma atração de 30 minutos, exibida em quatro emissoras locais: São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Mococa e Espírito Santo do Pinhal. É um projeto pedagógico, com enfoque no entretenimento/informação, composto de entrevistas e matérias informativas (em estúdio e externas), além de exibição de produções audiovisuais dos acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIFAE. O programa é disponibilizado online, em uma página no Youtube atualizada semanalmente, estimulando o compartilhando de informações. Os alunos participantes do projeto recebem orientações e aprendem na prática como produzir e elaborar uma pauta e reportagens para TV..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Isabel Braga Souza - Coordenador / José dias Paschoal Neto - Integrante / Rafael José Brunelli - Integrante / Amanda Bruno Coelho - Integrante / Gustavo Oliva de Andrade - Integrante / Bárbara Rodrigues Vieira Rosa - Integrante / Ana Laura Moretto Negreiros - Integrante / Letícia Fonseca - Integrante.
2005 - 2006
Agência Experimental de Comunicação
Descrição: Desenvolvimento de reportagens, âmbito Assessoria de Comunicação Institucional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Isabel Braga Souza - Integrante / Camilo antônio de Assis Barbosa - Coordenador / Maria de Fátima dos Santos Ribeiro - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DE DISCURSO - GEDI

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Renata Chrystina Bianchi de Barros em 08/04/2018.
Descrição: Introdução O Grupo de Estudos em Análise de Discurso ? GEDI surgiu a partir da necessidade de proporcionar, aos alunos do Programa de PósGraduação em Ciências da Linguagem da Univás, um espaço para leitura e aprofundamento de textos fundamentais da Análise de Discurso cujo eixo teórico principal, na França, é reconhecida nos trabalhos de Michel Pêcheux e, no Brasil, nas formulações de Eni Orlandi. Como iniciativa da Profa. Dra. Renata Barros e do Prof. Dr. Eduardo Rodrigues, que coordenam os trabalhos, as atividades foram iniciadas no primeiro semestre de 2015, com reuniões de estudos aos seus orientandos. No entanto, tendo em vista a solicitação de outros alunos e professores, o GEDI passou a realizar atividades abertas a todos os alunos, professores e outros pesquisadores que manifestaram o desejo em participar e colaborar com as atividades do grupo. 1.Objetivos: 1.1 Geral: Proporcionar um espaço de (re)leitura e discussão de textos fundadores da Análise de Discurso. 1.2 Específico: Ao participar do grupo, espera-se que o aluno de mestrado e doutorado do PPGCL-UNIVÁS possa ampliar sua compreensão de fundamentos, conceitos, noções e da metodologia da Análise de Discurso. Espera-se, em decorrência, que essa experiência produza resultados nos trabalhos que esses alunos desenvolvem individualmente no Programa. No entanto, o Grupo é aberto a quaisquer pessoas que se interessem por esse campo de estudos e que objetivem vivenciar um espaço de colaboração no processo de (re)leitura e aprofundamento. 2. Sobre a prática do estudo: Tendo em vista os objetivos do GEDI, as reuniões de leitura e estudo estão organizadas de modo que ao menos uma obra completa seja estudada ao longo de um semestre. Um cronograma é apresentado aos participantes do grupo, que podem sugerir outras leituras que versem sobre a Análise de Discurso. A fim de que todos possam contribuir com o debate ao longo das reuniões, é sugerido que os participantes realizem a leitura prévia da obra, de acordo com o cronograma apresentado. As reuniões de estudos acontecem periodicamente, com encontros provisionados..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
FestVídeo - categoria Universitário: Bronze (orientação do filme publicitário "Corrupção"), APP Ribeirão.
2017
Patronesse do curso de Publicidade e Propaganda - turma 2014-2017, UNIFAE.
2017
Professora Homenageada do curso de Jornalismo - formandos 2014-2017, UNIFAE.
2016
Paraninfa do curso de Jornalismo Turma 2013-2016, UNIFAE.
2014
1º lugar no concurso público para professor, Autarquia Municipal - Centro Universitário Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista.
2008
Honra ao Mérito - Imprensa de Poços de Caldas - categoria: imprensa televisiva, Design Propaganda e Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M. I. B.2017SOUZA, M. I. B.. EFEITOS DO NÃO-VERBAL: IMAGENS E AFIRMAÇÃO DOS SENTIDOS. REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM, v. 5, p. 1-163, 2017.

2.
SOUZA, MARIA2016 SOUZA, MARIA. OS DISCURSOS EMPRESARIAIS E A RELAÇÃO DE DOMINAÇÃO SIGNIFICADA NO CONSENSO. Entremeios, v. 13, p. 33-43, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, N. M. (Org.) ; CARVALHO, R. C (Org.) ; SOUZA, M. I. B. (Org.) . A História da Câmara Municipal de Poços de Caldas - Tomo II - 1947-2009. 1ª. ed. Poços de Caldas: Câmara Municipal de Poços de Caldas, 2012. v. 2. 160p .

2.
OLIVEIRA, N. M. (Org.) ; CARVALHO, R. C (Org.) ; SOUZA, M. I. B. (Org.) . A História da Câmara Municipal de Poços de Caldas - Tomo I - 1892 - 1946. 1ª. ed. Poços de Caldas: Câmara Municipal de Poços de Caldas, 2012. v. 2. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, M. I. B.; SILVA, T. D. . Relações entre tecnologia e trabalho: site, espaço digital de construção da grande empresa.. In: CAMARGO, Hertz Wendel; LARA, Renata Marcelle. (Org.). CONEXÕES: mídia, cultura e sociedade. 1ed.Londrina: Syntagma Editora, 2017, v. , p. 1-364.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, M. I. B.. Especialista fala sobre os perigos das ?fake news?. Jornal Mantiqueira, Poços de Caldas, p. A-5 - A-5, 14 jan. 2018.

2.
SOUZA, M. I. B.. Coopoços 20 anos - Revista Institucional. Revista Institucional 20 anos Coopoços.

3.
SOUZA, M. I. B.. Informativo trimestral - Institucional Hospital Santa Casa de Poços de Caldas. Informativo Interno Santa Casa de Poços de Caldas.

4.
SOUZA, M. I. B.. Informativo trimestral - Institucional Hospital Santa Casa de Poços de Caldas. Informativo Interno Santa Casa de Poços de Caldas.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
(Org) ORLANDI, E. P. ; Vários autores ; SOUZA, M. I. B. . SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A MIDIATIZAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR: O LUGAR DA REALIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. In: VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., 2018, Pouso Alegre. Textos Completos ENELIN 2017. Pouso Alegre: Univás, 2018.

2.
SOUZA, M. I. B.. Imagens e afirmação dos sentidos na comunicação empresarial. In: CONEC, 2016, Poços de Caldas. 1o Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas, 2016. v. 1. p. 1-610.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, M. I. B.. Trabalhador e empresa: efeitos de sentido em um material de comunicação interna, o Código de Conduta. In: ENELIN 2015 - VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2015, Pouso Alegre. Anais do Enelin 2015. Pouso Alegre: Univás Editora, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M. I. B.. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E SOCIEDADE: imaginário, sujeito e sentido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, M. I. B.. A MIDIATIZAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR: IMAGEM DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ANDRADE, G. O. ; SOUZA, M. I. B. . A narrativa audiovisual como forma de conscientização para a doação de medula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, M. I. B.. Tecnologia e trabalho no espaço digital: a relação de significação dos sites empresariais e a construção da grande empresa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOUZA, M. I. B.. O discurso empresarial e a produção de sentidos nas estratégias de comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOUZA, M. I. B.. Efeitos de sentido na comunicação empresarial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUZA, M. I. B.. A Comunicação Empresarial e a relação de dominação significada no consenso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SOUZA, M. I. B.. Discurso, sujeito e organizações: efeitos de sentidos nas estratégias de comunicação empresarial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOUZA, M. I. B.. Imagens e afirmação dos sentidos na comunicação empresarial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, M. I. B.. Trabalhador e empresa: alguns efeitos de sentido a partir de um material de comunicação interna, o Manual de Conduta.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, M. I. B.. Discurso, Sujeito e Organizações: efeitos de sentidos nas estratégias de comunicação empresarial. Pouso Alegre: Univás, 2016 (CADERNO DE RESUMOS 4º SIMDT).

2.
SOUZA, M. I. B.. A comunicação empresarial e a relação de dominação significada no consenso. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2016 (CADERNO DE RESUMOS LUBRAL - Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade: Luso-B).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, M. I. B.. 4º SIMDT. 2016.

2.
SOUZA, M. I. B.. Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas. 2010.

3.
SOUZA, M. I. B.. DME Distribuição S/A. 2010.

4.
SOUZA, M. I. B.. Cooperativa dos Servidores Municipais de Poços de Caldas - COOPOÇOS. 2010.

5.
SOUZA, M. I. B.. 63º Encontro Estadual do Sistema Uniodonto São Paulo. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, M. I. B.. Especialista fala sobre os perigos das ?fake news?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOUZA, M. I. B.. Política e Tecnologia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOUZA, M. I. B.. Relação Internet e TV como meio de informação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SOUZA, M. I. B.; RODRIGUES, Fernanda ; CRIPA, Marcos ; ZAMBRANO, Fábio . Programa Fala Comigo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2015.

6.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2015.

7.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2015.

8.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2015.

9.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2015.

10.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2015.

11.
GONCALVES, D. S. ; SOUZA, M. I. B. . Jornal do Sul de Minas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
SOUZA, M. I. B.. Jornal do Sul de Minas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
SOUZA, M. I. B.. Programa Boca Boa - Rádio Web Master. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Especial Vestibular 2015. 2014.

15.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

16.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

17.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

18.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

19.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

20.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

21.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

22.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

23.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.

24.
SOUZA, M. I. B.. Unifae Acontece - Notícias e produções Institucionais. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, M. I. B.. Assessoria de Imprensa - 6ª Jornada da Comunicação PUC Minas. 2016. .

2.
SOUZA, M. I. B.; CHIARETTI, P. ; SALLES, A. C. ; PEREIRA, L. N. ; SIMOES, S. . DISSOL Discurso, Sociedade e Linguagem. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
SOUZA, M. I. B.; ROMEIRO, A. P. M. . Jornal Téo-Teófilo 80 anos. 2015. (Jornal Impresso).

4.
SOUZA, M. I. B.. Oficina de Telejornalismo - 2º Encontro Diocesano de Comunicação 2014. 2014. .

5.
SOUZA, M. I. B.. Diz Aí - Jornal Experimental desenvolvido com alunos do 2º semestre/ Jornalismo - Unifae. 2014. (Jornal Experimental).

6.
SOUZA, M. I. B.. Oratória 'A arte de falar em público' - Escola do Legislativo. 2011. .

7.
SOUZA, M. I. B.. Relatório de Gestão - Balanço Social e de Atividades da Santa Casa de Poços de Caldas. 2010. (Relatório de Gestão).

8.
SOUZA, M. I. B.. Relatório de Gestão - Balanço Social e de Atividades da Santa Casa de Poços de Caldas. 2009. (Relatório de Gestão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO, A. B.; SCANAVACHI, G; SOUZA, M. I. B.; PASCHOAL NETO, J. D.; MIRANDA, B.. Participação em banca de Amanda Coelho, Giovane Scanavachi.Documentário: Você faz a notícia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

2.
SOUZA, M. I. B.; NOGUEIRA, A. C.; TEIXEIRA, A.; GREGÓRIO, N; BIAJOLI, D.T; GONÇALVES, N; ARAÚJO, L; VIANNA, R; DEL JUDICE, G. Participação em banca de Nathália Gregório, Nathália Gonçalves, Débora Tonon.Campanha: Marketing e Enoturismo no Sul de Minas: Campanha para a Vinícola Casa Geraldo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

3.
FIGUEIREDO, C; SALVIATO, A.C; MIRANDA, B.; SOUZA, M. I. B.. Participação em banca de Claudia Figueiredo.Monografia: Discurso publicitário das loteadoras e estereótipos: Marketing Insustentável da família brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

4.
BANDEIRA, M. G.; SOUZA, M. I. B.; ORRU, A. P.; ALIENDE, C.. Participação em banca de Maria Gabriela Bandeira.Singularidades: um olhar sobre o autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

5.
SOUZA, M. I. B.; OLIVEIRA, W. L.; MORAES, M. A.; MANSANARES, J. G.; VALENTE, R. A.; SILVA, M. S. V.. Participação em banca de Mirela Souza, Júlia Goulardins , Rafaella Andrade.Células Vivas - videodocumentário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

6.
MENDES, R. V.; SOUZA, M. I. B.; PASCHOAL NETO, J. D.; MIRANDA, B.; MELO, R. S.; NOGUEIRA, R. P.; PIRES, A. N.; MORENO, A.. Participação em banca de Roana Melo, Rayane Paiva, André Moreno, Andresa Pires, Rayla.Sarau: as vozes da periferia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

7.
NOGUEIRA, A. C.; SILVA, V. H. G.; SILVA, D. L.; SOUZA, M. I. B.; SOUZA, A. C.; SILVA, C. V. G.; MUNIZ, F. A.; CASTOLDI, I. A.; VIEIRA, J. B.; MORAS, L. A.. Participação em banca de Letícia, Carolina, Caio, Francielle, Iago, Juliana, Victor.Campanha Publicitária: Thribo Crossfit. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

8.
SOUZA, M. I. B.; SERRANO, R. H.; MIRANDA, B.. Participação em banca de Angélica de Almeida Thomaz.O planejamento estratégico de Comunicação Organizacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

9.
SOUZA, M. I. B.; SERRANO, R. H.; OLIVEIRA, W. L. R. Participação em banca de Marcela dos Reis Gouvêa.Marketing Social. Um estudo sobre a Fundação Roberto Marinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

10.
SOUZA, M. I. B.; TEIXEIRA, A.; BIASI, R.. Participação em banca de Bruno Pereira Dias, Caio César Westin, Caroline Silveira, Fá.Campanha Publicitária: Hospital Santa Lúcia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.

11.
SILVA, D. L.; TEIXEIRA, A.; SOUZA, M. I. B.. Participação em banca de Eduardo Jardim Fronzé Mantovani.A influência das celebridades nas campanhas publicitárias: estudo de caso do atleta de MMA, Victor Belfort. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Simpósio Nacional ABCiber.TECNOLOGIA E TRABALHO NO ESPAÇO DIGITAL: A RELAÇÃO DE SIGNIFICAÇÃO DOS SITES EMPRESARIAIS E A CONSTRUÇÃO DA GRANDE EMPRESA. 2017. (Simpósio).

2.
2º CONEC Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. ?COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E SOCIEDADE: imaginário, sujeito e sentido?. 2017. (Congresso).

3.
4ª RP Week - Brand&Consumer Exp. 2017. (Outra).

4.
4ª RP Week - Workshop Planejamento. 2017. (Outra).

5.
VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? Enelin 2017.A MIDIATIZAÇÃO DO TRABALHO E DO TRABALHADOR: IMAGEM DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2017. (Encontro).

6.
1ª Conferência "Mídia, linguagem e discurso".Efeitos de sentido na comunicação empresarial. 2016. (Outra).

7.
1º CONEC Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. Imagens e afirmação dos sentidos na comunicação empresarial. 2016. (Congresso).

8.
2ª Jornada Sujeito, Espaço, Corpo, Sentido. 2016. (Outra).

9.
3ª RP Week - Marketing Social. 2016. (Encontro).

10.
3ª RP Week - Workshop Esqueça o Publico Alvo, Fale com as Personas. 2016. (Encontro).

11.
3ª RP Week - Workshop Nós Somos a Midia. 2016. (Encontro).

12.
3ª RP Week - Workshop Relações Públicas Digitais. 2016. (Encontro).

13.
4º SIMDT. 2016. (Seminário).

14.
4º SIMDT Seminário Integrado de Monografias, Dissertações e Teses.Discurso, sujeito e organizações: efeitos de sentidos nas estratégias de comunicação empresarial. 2016. (Seminário).

15.
Aula inaugural ? Língua: à procura do real perdido?. 2016. (Outra).

16.
IV Café com Saber. 2016. (Encontro).

17.
Lubral 2016 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE: LUSO-BRASILEIRO-ALEMÃO.A Comunicação Empresarial e a relação de dominação significada no consenso. 2016. (Simpósio).

18.
VI Seminário de Alunos do PPGCL.O discurso empresarial e a produção de efeitos de sentido nas estratégias de comunicação. 2016. (Seminário).

19.
10º Congresso Regional de Educação, ?As Tecnologias da Informação e Comunicação e o Processo Educativo?,. 2015. (Congresso).

20.
Aula inaugural: ?Linguagem, Palavra, Cidade: sentidos em trânsito?. 2015. (Outra).

21.
Conferência: ?Linguagem e tecnologia: apontamentos sobre a mídia e os seus arquivos?. 2015. (Outra).

22.
Conferência:?O português (do Brasil) no "mundo globalizado": entre movimentos de colonização e descolonização linguística?.. 2015. (Outra).

23.
III Seminário de Projetos. 2015. (Seminário).

24.
II Seminário de Projetos. 2015. (Seminário).

25.
IV SEMINÁRIO DE PROJETOS. 2015. (Seminário).

26.
Jornada ?Discurso e Psicanalise : A-Versão do sentido?. 2015. (Outra).

27.
VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? Enelin 2015. 2015. (Congresso).

28.
VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? Enelin 2015.Trabalhador e empresa: alguns efeitos de sentido a partir de um material de comunicação interna, o Manual de Conduta.. 2015. (Outra).

29.
V SEMINÁRIO DE PROJETOS. 2015. (Seminário).

30.
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 2014. (Outra).

31.
IV JORNADA NACIONAL: "DISCURSO E INCLUSÃO: EFEITOS NA SOCIEDADE",. 2014. (Outra).

32.
Mesa - Literatura, Cinema e Televisão - irmãs, vizinhas ou inimigas?. 2014. (Feira).

33.
Mesa - Literatura e Futebol. 2014. (Feira).

34.
Mesa - Literatura e Jornalismo: reportagem e ficção. 2014. (Feira).

35.
Mesa - Literatura Ninja - Jornalismo do século XXI: A mídia Ninja em em questão. 2014. (Feira).

36.
Palestra - 50 anos do Golpe Militar. 2014. (Feira).

37.
Palestra - Aspectos da saúde e conservação da Fauna. 2014. (Outra).

38.
Palestra - Avanços Tecnológicos na Educação. 2014. (Outra).

39.
Palestra - Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação em Ambiente Digital. 2014. (Outra).

40.
Palestra - Como ter um cérebro melhor. 2014. (Outra).

41.
Palestra - Globalização. 2014. (Outra).

42.
Palestra - Ler e interpretar textos - teoria e análise de textos não verbais. 2014. (Outra).

43.
Palestra - O poder da argumentação. 2014. (Outra).

44.
Palestra - Políticas Públicas: Assistência e Habitação. 2014. (Outra).

45.
Palestra - Políticas Públicas: Transporte. 2014. (Outra).

46.
Palestra - Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. 2014. (Outra).

47.
Palestra - Tecnologias de Informação e Comunicação: Segurança da Informação. 2014. (Outra).

48.
Palestra - Vida Urbana e Rural. 2014. (Outra).

49.
1ª Jornada da Comunicação.Comunicação Regional em debate. 2011. (Outra).

50.
28º Congresso Mineiro de Municípios - Comunicação e Gestão Municipal. 2011. (Congresso).

51.
e-com - I Encontro de Comunicadores. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, MARIA. Jornada da Comunicação UNIFAE. 2017. (Outro).

2.
SOUZA, M. I. B.. 2ª Conferência "Mídia, linguagem e discurso". 2017. (Outro).

3.
SOUZA, M. I. B.. 10 Simpósio Nacional ABCiber. 2017. (Outro).

4.
SOUZA, M. I. B.. 2ª Mostra de Materiais de Comunicação em Análise de Discurso. 2017. (Outro).

5.
SOUZA, M. I. B.. 1ª Mostra de Materiais de Comunicação em Análise de Discurso. 2016. (Outro).

6.
SOUZA, M. I. B.. 1ª Conferência "Mídia, linguagem e discurso". 2016. (Outro).

7.
SOUZA, M. I. B.; ROMEIRO, A. P. M. ; SILVA, D. L. ; TEIXEIRA, A. ; PASCHOAL NETO, J. D. ; ALIENDE, C. . Jornada da Comunicação UNIFAE. 2016. (Outro).

8.
SOUZA, M. I. B.. 4º SIMDT. 2016. (Outro).

9.
SOUZA, M. I. B.; TEIXEIRA, A. ; ROMEIRO, A. P. M. ; MIRANDA, B. ; SILVA, D. L. . Jornada da Comunicação UNIFAE. 2015. (Outro).

10.
SOUZA, M. I. B.; TEIXEIRA, A. ; SILVA, D. L. ; MIRANDA, B. ; ROMEIRO, A. P. M. . Mostra PIM - Planejamento Integrado Multidisciplinar. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, Iago, MAGALHÃES, Heloísa. Fé popular: Pe. Donizete, o Santo de Tambaú. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. (Orientador).

2.
ROSA, Bárbara; Fonseca, Letícia. Esporte, informação e entretenimento na perspectiva jornalística. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVA, Gustavo de Andrade; OLIVEIRA Beatriz. Por uma vida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. Orientador: Maria Isabel Braga Souza.

2.
FÉCCHIO, Gabriel. Monografia: Conexão Repórter - uma abordagem discursiva sobre o caso do estupro coletivo no morro da Barão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. Orientador: Maria Isabel Braga Souza.

3.
PEREIRA, Raffael. Reportagem Especial: O café em Campestre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. Orientador: Maria Isabel Braga Souza.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:39:06