Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3443648145987477
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Permacultora com formação técnica em Geomática pela UNICAMP e graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui experiência na área de saneamento ambiental com ênfase em Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais, Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário integrados à plataforma SIG, Planejamento de Recursos Hídricos e Permacultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos
Nome em citações bibliográficas
VASCONCELOS, A. G. C.;DE VASCONCELOS A.G. C.;DE VASCONCELOS ALINE GONÇALVES C.;de Vasconcelos, Aline Gonçalves C.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2018
Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O USO DO SIG COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA E TOMADA DE DECISÃO EM SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO: ESTUDO DE CASO DO SAE PEDRA BRANCA ? PALHOÇA/SC.
Orientador: Pablo Heleno Sezerino.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Técnico de Limeira - Unicamp, COTIL, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico de Limeira - Unicamp, COTIL, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Formação em Planejamento em Permacultura (Permaculture Design Course). (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Projeto Rondon Operação Zabelê - Janeiro/2011 - Picos-PI. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto de extensão Terra Permanente pretendeu estimular, por intermédio da capacitação de agricultores e extensionistas, a transição da produção convencional de alimentos para uma condição orgânica. Para tal, compartilhou de conhecimentos técnicos e científicos acerca de métodos agroecológicos sob a ótica da permacultura como dispositivo de planejamento rural. A proposta é composta de duas etapas, uma de nivelamento do público-alvo para o entendimento da permacultura através de cursos de extensão, outra de diagnóstico rural participativo que revelará as fragilidades e potencialidades da propriedade rural com um planejamento coletivo, para a adoção de técnicas da permacultura e entendimento de escoamento da produção.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio não-obrigatório, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento e implantação do PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde) do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, com enfoque na Emergência, no laboratório de análises clínicas e no Serviço de Hemoterapia, a avaliação dos riscos em todas as fases de manejo e a proposição de ações para a sua minimização, além de programa de capacitação para os servidores do hospital.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Representação Gráfica e Espacial, Carga horária: 12
Outras informações
Suporte pedagógico aos estudantes da disciplina de Representação Gráfica e Espacial


Província São Lourenço de Brindes, CAPUCHINHOS BR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora Permacultural, Carga horária: 5
Outras informações
A consultoria em permacultura se estabeleceu a partir de um curso de carga horária total de 128h, com 56h presenciais e 72h de ensino a distância. Os momentos presenciais foram distribuídos em 7 encontros/visita da equipe técnica/pedagógica à Botiatuba para as aulas práticas, diálogo de saberes entre a equipe, os seminaristas e freis franciscanos para troca de saberes, ecológicos e da espiritualidade franciscanas. Os momentos a distancias foram guiados por material que compreendia em um kit pedagógico entregue a cada encontro, contendo a Carta Encíclica Laudato Si? e a cada modulo um combinado de textos, DVDs com vídeos e materiais de apoio.


SANOVA - Tecnologia e Inovação em Saneamento Ambiental, SANOVA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Foram desenvolvidas atividades de gerenciamento do setor comercial do Sistema de Água e Esgoto da Pedra Branca - Palhoça/SC. Dentre as principais atividades foram realizados: georreferenciamento da base cadastral utilizando ferramentas de SIG para integração das informações do sistema de abastecimento de água; digitalização de cadastro técnico de redes de água para o software WaterCAD e preparação do modelo hidráulico com informações de topografia, demandas de água, dados de produção e reservação; acompanhamento e realização de atendimentos presenciais e outros meios de comunicação do SAE Pedra Branca, e principalmente monitoramento dos sistemas de telemetria, monitoramento de mínima noturna para rastrear perdas de água no sistema, acompanhamento de ocorrências de leitura, gegistro de ocorrências operacionais, avaliação de dados de leitura de macromedidores medidores ultrassônicos, e por fim cadastramento e cálculo de indicadores de Desempenho mensais para Gestão de Sistema de Abastecimento de Água e Sistema de Coleta/Tratamento de Esgoto do SAE Pedra Branca.


Companhia de Melhoramentos da Capital, COMCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio não-obrigatório, Carga horária: 20
Outras informações
Durante o estágio participou das seguintes atividades: - Processos de licenciamento da COMCAP; - Projeto e Relatório de compostagem dos resíduos orgânicos da bacia do Itacorubi; - Projeto de Valorização de Resíduos em geral; - Projeto de Rede de Pev?s; - Projetos e desenhos para melhorias internas; - Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil;


Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da UFSC com as seguintes atividades: - Fiscalização de coleta de resíduos sólidos urbanos. - Auxílio na fiscalização de coleta de resíduos químicos. - Auxílio de implantação de coleta gratuita de resíduos de pilhas pela empresa ABINEE. - Elaboração de Pesquisa sobre aquecimento de água através da energia biotérmica proveniente da ação de bactérias termofílicas presentes na leira de compostagem. - Elaboração de artigos referente ao gerenciamento de resíduos de serviço de saúde do Hospital Universitário, gerenciamento de resíduos sólidos da UFSC e aquecimento de água através da energia biotérmica.


Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas, FEPESE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria técnica, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria Técnica na área de planejamento e gerenciamento de Resíduos Químicos da Universidade Federal de Santa Catarina.


Empresa Júnior de Engenharia Santiária e Ambiental, EJESAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora e Consultora, Carga horária: 5
Outras informações
Diretora de Marketing - Experiência em gestão empresarial, realização de eventos e de projetos de engenharia orientados por professores da UFSC. Consultora - Realização do diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no CTC para implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no centro.


Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Apoio técnico no desenvolvimento das atividades de mobilização e educação ambiental do Projeto Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Cubatão, Madre e Bacias Contíguas e do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas.



Projetos de extensão


2014 - 2016
Terra Permanente - produzindo alimentos com a mata atlântica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Arthur Schmidt Nanni em 02/08/2018.
Descrição: O projeto Terra Permanente pretendeu estimular, por intermédio da capacitação de agricultores e extensionistas, a transição da produção convencional de alimentos para uma condição orgânica. Para tal, compartilhou de conhecimentos técnicos e científicos acerca de métodos agroecológicos sob a ótica da permacultura como dispositivo de planejamento rural. A proposta é composta de duas etapas, uma de nivelamento do público-alvo para o entendimento da permacultura através de cursos de extensão, outra de diagnóstico rural participativo que revelará as fragilidades e potencialidades da propriedade rural com um planejamento coletivo, para a adoção de técnicas da permacultura e entendimento de escoamento da produção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos
Descrição: O Projeto tinha como objetivo realizar atividades de pesquisa e extensão à partir da reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na Universidade Federal de Santa Catarina. Dentre os resíduos gerados encontra-se sobras de alimentos, maravalha de laboratório e podas de jardim. Como resultado do processamento destes resíduos obtinha-se um composto que abastecia canteiros de todo o campus, além de escolas públicas municipais (Projeto Horta Viva) e parques em Florianópolis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos - Integrante / Paul Richard Momsen Miller - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.
2.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Permacultura.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Saneamento Básico.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.
5.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Recursos Hídricos.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Green Project Awards Brasil, Instituto Nacional de Tecnologia.
2010
Prêmio de Melhores Práticas da A3P, Ministério do Meio Ambiente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Laurenti, Ariane ; Fechine, Victor Ybarzo ; de Vasconcelos, Aline Gonçalves C. ; dos Santos, Franciele ; Cavalleri, Marjana ; Reis, Mateus ; Filho, German Gregório Monterrosa Ayala . UFSC Micro Basin A Preliminary Study: A Stream to Call It Ours. World Sustainability Series. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 635-652.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELOS, A. G. C.. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO.. In: XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDlS., 2012, Salvador. XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDlS., 2012.

2.
LAURENTI, A. ; VASCONCELOS, A. G. C. ; FECHIN, V. Y ; SANTOS, F. ; CURTARELLI, V. ; REIS, M.S. ; CAVALLERI, M. . UM CÓRREGO PARA CHAMAR DE NOSSO. In: 10a. SEPEX, 2011, Florianópolis. UM CÓRREGO PARA CHAMAR DE NOSSO, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LAURENTI, A. ; SANTOS, F. ; FECHIN, V. Y ; VASCONCELOS, A. G. C. . Poluição da Microbacia do campus/UFSC.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
VASCONCELOS, A. G. C.; NANNI, A. S. . TERRA PERMANENTE Produzindo alimentos orgânicos com a mata atlântica 2015 (Premio Jovem Cientista).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDlS. 2012. (Congresso).

2.
XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental AIDlS. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO. 2012. (Congresso).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:30:03