Tamires Lays Tomio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2329017048901943
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Professora e Coordenadora do LEMIN - Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton, ex-aluna da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo, atualmente é graduada em Pedagogia e estudante de Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). No LEMIN é responsável pelo projeto ? A Geometria no Origami?, que tem como objetivo principal conciliar conceitos matemáticos com o origami, onde este assume um papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem, dando significado aos conceitos matemáticos abordados no projeto. É também responsável pelo projeto ?Reforçando sua Matemática?, que tem por objetivo completar algumas lacunas existentes nos alunos que possuem muita dificuldade em assimilar os conteúdos abordados em sala de aula no ensino regular. Coordena o projeto "Olimpíadas de Matemática" que tem por objetivo criar um ambiente estimulante para o estudo de matemática entre os alunos e professores, além de influenciar na melhoria do ensino em todo o país e descobrir jovens talentos.Também Coordena a Rede de Feiras de Matemática em Massaranduba/SC e a Olimpíada de Matemática Municipal (OMM - Olimpíada Massarandubense de Matemática). É bolsista de Graduação no NEEM - Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática na FURB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tamires Lays Tomio
Nome em citações bibliográficas
TOMIO, T. L.

Endereço


Endereço Profissional
Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton., lemin.
Rua da Integração, 386
centro
89108000 - Massaranduba, SC - Brasil
Telefone: (47) 33791908


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Matemática.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2013 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica General Rondon., GR, Brasil.
2000 - 2007
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, EMEFMPA, Brasil.




Atuação Profissional



Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton., LEMIN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 16



Projetos de extensão


2014 - Atual
A Geometria no Origami
Descrição: Usufruindo-se da grande apreciação que os alunos têm por atividades lúdicas, o projeto se desenvolve através de uma linha de ensino lúdica e dinâmica, relacionando as dobraduras de papel, popularmente conhecidas como ?origami?, com alguns conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. Sendo assim, o projeto tem como objetivo principal conciliar conceitos matemáticos com o origami, onde este assume um papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem, dando significado aos conceitos matemáticos abordados no projeto. É realizado em período extraclasse, com carga horária semanal de 1h30min.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tamires Lays Tomio - Integrante / Cristiano Rodolfo Tironi - Coordenador.
2014 - Atual
?Reforçando sua Matemática?
Descrição: Respeitando e valorizando as mais diversas habilidades de nossos alunos, é desenvolvido o projeto ?Reforçando sua Matemática?. Este projeto tem por objetivo completar algumas lacunas existentes nos alunos que possuem muita dificuldade em assimilar os conteúdos abordados em sala de aula no ensino regular. A seleção dos mesmos é feita por uma equipe formada pela direção, orientação e professores de matemática da escola. As aulas acontecem uma vez por semana em período extraclasse, onde os educandos realizam e fazem atividades práticas e contextualizadas. O projeto é realizado durante todo o ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tamires Lays Tomio - Integrante / Cristiano Rodolfo Tironi - Coordenador.
2014 - Atual
FEMMAT - Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia
Descrição: Entende-se por Feira de Matemática e Tecnologia um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, estudantes matriculados na Educação Básica (compreendendo Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial das Instituições de Ensino do Município de Massaranduba). A Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia tem como finalidade: incentivar, divulgar, e socializar as experiências, pesquisas, atividades matemáticas e trabalhos pedagógicos envolvendo a tecnologia, bem como confirmar que as ?Feiras de Matemática e Tecnologia? se constituem numa experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos Estudantes e Professores, contribuindo para inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tamires Lays Tomio - Coordenador / Cristiano Rodolfo Tironi - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
TOMIO, T. L.; PRAWUTSKI, A. S. ; JACOBOSKI, S. H. . Curso de Formação de Professores em Mídias Digitais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
TOMIO, T. L.. Curso de Aperfeiçoamento em Excel. 2018. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIPE FURB. Contribuições da FEMMAT - Feira Massarandubense de Matemática no Ensino em Massaranduba/SC. 2018. (Exposição).

2.
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas - FURB.UTILIZAÇÃO DO QUIZIZZ PARA O ENSINO DE MATRIZES. 2018. (Seminário).

3.
MIPE FURB. ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO OS ESPAÇOS SOCIAIS DA WEB 2.0. 2017. (Exposição).

4.
VI Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática.AS CONTRIBUIÇÕES DA FEIRA MASSARANDUBENSE DE MATEMÁTICA E TECONOLOGIA - FEMMAT PARA A FORMAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGICA NOS PROFESSORES PARTICIPANTES. 2017. (Seminário).

5.
XXIII EREMATSUL ? Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul.ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BÁSICA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO OS ESPAÇOS SOCIAIS DA WEB 2.0. 2017. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TOMIO, T. L.; TIRONI, C. R. ; PRAWUTSKI, A. S. . III FEMMAT - Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2018. .

2.
TOMIO, T. L.. XXXIV Feira Catarinense de Matemática e Tecnologia. 2018. .

3.
TOMIO, T. L.; TIRONI, C. R. . III OMM - Olimpíada Massarandubense de Matemática. 2018. .

4.
TOMIO, T. L.; TIRONI, C. R. . II FEMMAT - Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2017. .

5.
TOMIO, T. L.; TIRONI, C. R. . I FEMMAT - Feira Massarandubense de Matemática e Tecnologia. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:30:40