Sarah Pereira Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6031261921317239
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Pós Graduação em Musculação e Treinamento de Força (2018), graduação em Bacharelado (2016) e Licenciatura (2014) em Educação Física, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é aluna do Mestrado na linha de pesquisa de Atividade Física e Saúde (UFRJ) e é Assistente da Fisiologia nas categorias de base do futebol do Club de Regatas Vasco da Gama. Atua com os temas: Avaliações Físicas, Lesões, Avaliação Isocinética, Termografia, Maturação e Treinamento de Força. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sarah Pereira Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, S. P.;RAMOS, S.;RAMOS, SARAH

Endereço


Endereço Profissional
Club de Regatas Vasco da Gama, Setor de Fisiologia.
Rua General Almerio de Moura
Vasco da Gama
20921060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21767318


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educacao Fisica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Orientador: Ingrid Bárbara Ferreira Dias.
2017 - 2018
Especialização em Musculação e Treinamento de Força.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Níveis de Força e Flexibilidade em Jovens Jogadores de Futebol.
Orientador: Ingrid Bárbara Ferreira Dias.
2015 - 2016
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A assimetria de força e flexibilidade nos membros inferiores de jovens atletas de futebol: Uma revisão de literatura.
Orientador: Roberto Fares Simão Junior.
2011 - 2014
Graduação em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O uso de esteroides anabolizantes no ensino médio.
Orientador: Luciane Claúdia Barcellos.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, ETEFEV, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2015
Inglês. (Carga horária: 420h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2014 - 2014
Fisiologia do Sistema Neuromuscular Aplicada ao Alongamento e Flexibilidade. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.


Atuação Profissional



Club de Regatas Vasco da Gama, CRVG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente da fisiologia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante
Outras informações
Participante do grupo e projetos de pesquisa relacionadas ao "Observatório do Treinamento Desportivo" e "Manipulação das Variáveis Metodológicas no Treinamento de Força".

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária no LERC/EEFD
Outras informações
Auxílio na manutenção e manipulação de animais para experimentos científicos, observação de experimentos realizados em bancada e participação no grupo de estudos.


Escolinha Tia Percília, E. TP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrar aulas de educação física a crianças entre 5 a 12 anos.


Escola Municipal Aníbal Freire, E.M. A.F., Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 11
Outras informações
Observação e auxílio nas aulas de educação física referentes ao 6º,7º.8º e 9º ano do ensino fundamental.


Escola Municipal Edumundo da Luz Pinto, EM ELP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Auxílio à professora de educação física durante as aulas com as turmas de educação infantil.


Academia CRIPAUL, ACADEMIA CRIPAUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Atuação na sala de musculação auxiliando os alunos na execução dos exercícios; atuação na piscina com natação, desenvolvendo e aperfeiçoando os quatro tipos de nados com crianças e pré-adolescentes.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ANÁLISE SOMATOTIPOLÓGICA EM ATLETAS DE FUTEBOL COM IDADE ENTRE SEIS E VINTE ANOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Vinicius de Souza Heggeudorn Herdy em 06/11/2017.
Descrição: O objetivo do estudo é analisar as características somatotipológicas, em atletas de futebol, com idade entre seis e vinte anos das categorias de base de um clube de elite do futebol brasileiro, separando-os por grupo etário e posição de jogo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sarah Pereira Ramos - Integrante / CARLOS VINÍCIUS HERDY - Coordenador / ROBERTO SIMÃO - Integrante / Izadora Moreira - Integrante.
2015 - Atual
Ciências do Treinamento Aplicado ao Futebol
Descrição: Segundo a FIFA, nas últimas décadas, o futebol viu a sua popularidade crescer junto de homens e mulheres. Hoje, há cerca de 300 milhões de jogadores, árbitros e pessoal técnico registrado, dos quais aproximadamente 40 milhões são jogadoras de futebol feminino. Não há dúvidas: o futebol é o desporto mais popular do mundo e o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA é o maior evento desportivo à escala global. O Laboratório do Observatório do Treinamento Desportivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atua com diferentes laboratórios de pesquisa em Ciências do Esporte vinculados à própria UFRJ e diversas outras instituições nacionais e internacionais no desenvolvimento de estudos relacionados ao desempenho físico. A prática do futebol requer diversas capacidades físicas, como a resistência, agilidade, velocidade, força, potência muscular e diversas outras aptidões físicas, e também existe uma grande preocupação no tocante à lesões. Sendo assim, o nosso laboratório investigará cientificamente os fenômenos a partir da Teoria da Complexidade do Futebol, e desenvolveremos estudos que estimularão o crescimento da produção técnico-científica e a formação de novos pesquisadores na área específica do Futebol..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sarah Pereira Ramos - Integrante / CARLOS VINÍCIUS HERDY - Integrante / RAFAEL TEIXEIRA - Integrante / Leonardo Bussi - Integrante / Eveline Moraes - Integrante / Pedro Menezes - Integrante / Tiago Figueiredo - Integrante / Matheus Barbosa - Integrante / Roberto Fares Simão Junior - Coordenador / Veronica P. Salerno - Integrante / Juliano Spineti - Integrante.
2015 - Atual
Observatório do Treinamento Desportivo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Fares Simão Junior em 24/01/2017.
Descrição: Um aspecto essencial para os estudos sobre treinamento físico-esportivo refere-se à compreensão de que é preciso trabalhar em conjunto para que se possa apreender com maior exatidão a complexidade da adaptação às cargas de treinos. O observatório, ora proposto, reflete o resultado do esforço conjugado de diferentes laboratórios de pesquisa em Ciências do Esporte vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo reúne diversas áreas do conhecimento como treinamento desportivo, fisiologia e bioquímica do exercício, biomecânica, psicologia e nutrição para desenvolver estudos que consolidarão e estimularão o crescimento da produção técnico-científica e a formação de novos pesquisadores; e poderá acompanhar a evolução da produção acadêmica sobre o campo; envolver professores e alunos de pós-graduação e graduação de várias áreas de conhecimento da UFRJ e de outras instituições de nível superior; articular as atividades de pesquisa, ensino e extensão, seja tanto na forma de poder pôr em prática ou disseminar os conhecimentos apreendidos, quanto na realização de cursos, simpósios, eventos ou outras atividades e buscar-se-ia constituir-se como um núcleo de excelência no estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, os objetivos gerais são: a) desenvolver investigações sobre a dinâmica de aplicação de cargas e seus efeitos (de ordem fisiológica, bioquímica, psicológica, etc.) em atletas e não-atletas que treinam em diferentes contextos; b) estabelecer uma análise crítica da produção de conhecimento sobre o tema ao longo dos últimos dez anos; e, c) contribuir para construção e consolidação de um grupo interdisciplinar de pesquisa em Ciências do Esporte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sarah Pereira Ramos - Integrante / Leonardo Bussi - Integrante / Eveline Moraes - Integrante / Tiago Figueiredo - Integrante / Roberto Fares Simão Junior - Coordenador / Leandro Nogueira - Integrante / Danielle Lavigne - Integrante / Derek J. Bunker - Integrante / Humberto Miranda - Integrante / Richard Diego Leite - Integrante / João Pedro Werneck - Integrante / Andréa Jansen - Integrante / Luciane Barcellos - Integrante / Luis Aureliano Imbiriba - Integrante / Hugo Barbosa Alves - Integrante / Diogo Correia Cardozo - Integrante / Roberto Macedo Cascon - Integrante / Veronica P. Salerno - Integrante / Luiz Gustavo Dias dos Santos - Integrante / De Angelys de Ceselles Seixas da Silva - Integrante / Pietro Mannarino - Integrante / Gustavo Amany Gonçalves Sotelo - Integrante / Matheus Barboza - Integrante / João Gabriel Alves Ramos de Oliveira - Integrante / Lucas da Silva - Integrante / Juliano Spineti - Integrante / Alex Souto Maior - Integrante / Steven J Fleck - Integrante / Alexandre Palma - Integrante / Belmiro Freitas de Salles - Integrante / Jeffrey Willardson - Integrante / Matthew R Rhea - Integrante / Thalita Batista Leite - Integrante / Rafael Duarte Teixeira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
Manipulação das Variáveis Metodológicas no Treinamento de Força

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Fares Simão Junior em 24/01/2017.
Descrição: O American College of Sports Medicine em 2009 apresentou seu segundo posicionamento a respeito do treinamento de força para adultos saudáveis, confirmando a tendência de evolução na prescrição e fundamentação científica que se observou nos anos 90. A partir daí, muitas condutas diferenciadas para a prescrição dos exercícios resistidos foram adotadas com base na investigação científica. Por um lado, isso contribuiu com o acúmulo de informações que melhoraram sensivelmente a prescrição. De outra parte, porém, a quantidade de pesquisas levou a resultados por vezes conflitantes e, com freqüência, depara-se com propostas questionáveis e evidências pouco conclusivas em relação às variáveis da prescrição. De fato, os exercícios resistidos são apontados como método efetivo para aumento da força e hipertrofia muscular. Os benefícios a eles atribuídos, porém, dependem de uma série de variáveis, necessários para alcançar os objetivos almejados. No entanto, os padrões de prescrição podem variar sensivelmente, de acordo com as diferenças individuais e objetivos. É importante, portanto, conhecer a influência relativa de cada uma das variáveis que compõem a organização de uma sessão de treinamento com exercícios resistidos. O problema é que essas variáveis são muitas. Intensidade das cargas, número de repetições e séries, intervalos de recuperação, ordenação dos exercícios, velocidade de execução, estado de treinamento do praticante, são alguns dos fatores mencionados no posicionamento oficial do ACSM (2009), que deveriam ser levados em conta na elaboração de programas de treinamento. Dessa forma, o objetivo deste projeto é verificar a influência das variáveis metodológicas no treinamento de força sobre aspectos como ganhos de força e hipertrofia musculares sobre o desempenho humano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Sarah Pereira Ramos - Integrante / JEFFERSON NOVAES - Integrante / Leonardo Bussi - Integrante / Eveline Moraes - Integrante / Pedro Menezes - Integrante / Tiago Figueiredo - Integrante / Roberto Fares Simão Junior - Coordenador / Humberto Miranda - Integrante / Richard Diego Leite - Integrante / João Pedro Werneck - Integrante / Andréa Jansen - Integrante / Hugo Barbosa Alves - Integrante / Diogo Correia Cardozo - Integrante / Roberto Macedo Cascon - Integrante / Veronica P. Salerno - Integrante / De Angelys de Ceselles Seixas da Silva - Integrante / Pietro Mannarino - Integrante / Gustavo Amany Gonçalves Sotelo - Integrante / Matheus Barboza - Integrante / João Gabriel Alves Ramos de Oliveira - Integrante / Lucas da Silva - Integrante / Juliano Spineti - Integrante / Marcos D Polito - Integrante / Adriana lemos - Integrante / Gilmar Weber Senna - Integrante / Alex Souto Maior - Integrante / Steven J Fleck - Integrante / Alexandre Palma - Integrante / Ingrid Dias - Integrante / Belmiro Freitas de Salles - Integrante / Liliam Fernandes de Oliveira - Integrante / Thiago Matta - Integrante / Jeffrey Willardson - Integrante / Matthew R Rhea - Integrante / Thalita Batista Leite - Integrante / Tácito Pessoa de Souza Junior - Integrante / Sandro Lemos - Integrante / Marcelo Nobre - Integrante / Arlindo de Souza Teixera - Integrante / Marcelo Ricardo Dias - Integrante / Leonardo Almeida - Integrante / Rafael Duarte Teixeira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Dignidade Acadêmica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HERDY, CARLOS VINICIUS2018HERDY, CARLOS VINICIUS ; GALVAO, PAULIANA ; SILVA, GABRIEL COSTA E ; RAMOS, SARAH ; SIMAO, ROBERTO ; PEDRINELLI, ANDRE ; MANSUR, SANDRO ; GONCALVES, DANIEL ; PASCHALIS, VASSILIS . Knee flexion and extension strength in young Brazilian soccer players: the effect of age and position. Human Movement, v. 19, p. 23-29, 2018.

2.
BUSSI, L.2017BUSSI, L. ; MORAES, E. ; HERDY, C.V. ; FIGUEIREDO, T. ; RAMOS, S. ; TEIXEIRA, R. D. ; MIRANDA, A. ; SIMAO, R. . Efeitos de um programa não linear diário no desempenho da força em jogadores de Futebol sub 20. REVISTA BRASILEIRA DE PRESCRIÇÃO E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, v. 11, p. 153-157, 2017.

3.
RAMOS, S.2017RAMOS, S.; PINHEIRO, R. ; SIMAO, R. ; TEIXEIRA, R. ; COSTA e SILVA, G. ; EVANGELISTA, A. ; HERDY, C.V. . Bone age and height prediction of young Brazilian goalkeepers. International Journal of Sport, Exercise and Health Research, v. 1, p. 56-60, 2017.

4.
HERDY, C.V.2016HERDY, C.V. ; SIMAO, R. ; RODRIGUES, F. R. ; RAMOS, S. P. ; TEIXEIRA, R. D. ; SILVA, G. C. E. ; NOVAES, J. . PERFIL ANTROPOMÉTRICO, COMPOSICIÓN CORPORAL Y SOMATOTIPO DE JÓVENES FUTBOLISTAS BRASILEÑOS DE DIFERENTES CATEGORÍAS Y POSICIONES. EDUCACION FISICA Y DEPORTE, v. 34, p. 507-524, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERDY, C. V. ; RAMOS, S. ; SIMAO, R. ; GALVÃO, P. V. M. ; GONCALVES, D. ; PEDRINELLI, A. . Following to 2 years on a Brazilian U-20 team. In: XXVII Isokinetic Medical Group Conference, 2018, Barcelona. Football Medicine Outcomes, 2018.

2.
MOREIRA, I. ; RAMOS, S. ; SIMAO, R. ; GALVÃO, P. V. M. ; HERDY, C.V. . Análise somatotipológica em atletas de futebol com idade entre 06 e 20 anos: um estudo transversal.. In: 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2017, São Paulo. TEMA LIVRE, 2017.

3.
HERDY, C. V. ; SIMAO, R. ; TEIXEIRA, R. ; RAMOS, S. ; VASCONCELOS, F. A. ; ALKIMIM, R. ; PEDRINELLI, A. . Prevalence of sports injuries in elite young Brazilian footballers. In: Football Medicine Strategies Return to Play, 2016, Londres. EPIDEMIOLOGY, 2016.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOREIRA, I. ; PALMA, A. ; RAMOS, S. ; GALVÃO, P. V. M. ; SIMAO, R. F. ; COSTA e SILVA, G. ; RODRIGUES, R. ; HERDY, C.V. . ANÁLISE SOMATOTIPOLÓGICA EM ATLETAS DE FUTEBOL COM IDADE ENTRE NOVE E VINTE ANOS: UM ESTUDO TRANVERSAL. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL, 2019.

2.
RAMOS, S.; SIMAO, R. F. ; BUSSI, L. ; HERDY, C.V. . Relação da rotatividade dos jogadores com as lesões acometidas em atletas sub-20: um estudo prospectivo por 2 anos. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL, 2019.

3.
RAMOS, S.; SIMAO, ROBERTO ; HERDY, C.V. ; COSTA, P. ; DIAS, I. . RELATIONSHIP BETWEEN STRENGTH AND FLEXIBILITY LEVELS IN YOUNG SOCCER PLAYERS. APUNTS. MEDICINA DE L'ESPORT (ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, I. ; RAMOS, S. ; GALVÃO, P. V. M. ; SIMAO, R. ; HERDY, C. V. . Análise somatotipológica em atletas de futebol com idade entre 06 e 20 anos: um estudo transversal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RAMOS, S.; TEIXEIRA, R. ; NUNES, F. . VI Congresso de Medicina da Universidade Estácio de Sá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RAMOS, S.; TEIXEIRA, R. ; NUNES, F. . VI Congresso de Medicina da Universidade Estácio de Sá. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, I.; RAMOS, S.. Participação em banca de Caroline Mano Lima e Sérgio de Andrade Rocha.OBESIDADE NAS ESCOLAS: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEDIADOR NO COMBATE À OBESIDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RIBEIRO, P.; MEDEIROS, C.; RAMOS, S.. Participação em banca de Larissa Carlos.O papel do psicólogo do esporte nos casos de doping em atletas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio da Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e Exercícios. 2014. (Simpósio).

2.
IV Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva. 2014. (Encontro).

3.
Simpósio de Atividade Física e Saúde. 2014. (Simpósio).

4.
A alfabetização dos nados. 2012. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:40:45