Diego Rodrigues Belo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6502620441426815
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Designer gráfico, mestre em Estudos Culturais Contemporâneos. Pós-graduado em Gestão, com ênfase em Negócios, pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC Minas). Graduado em Comunicação Social pela UFMG, habilitação Publicidade e Propaganda e formação complementar em Belas Artes, com ênfase em Artes Gráficas. Tem experiência na área de Design Gráfico. Desenvolve projetos nos campos de identidade visual, sinalização, editorial e promocional. Possui interesse de pesquisa na relação entre design gráfico e cultura. Trabalha nas tessituras possíveis e existentes entre a vida teórico-acadêmica e a prática profissional cotidiana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Rodrigues Belo
Nome em citações bibliográficas
BELO, Diego;BELO, D.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: Re/vis-à-vis/ta. A lida cotidiana do design gráfico,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Paulo Bernardo Ferreira Vaz.
Palavras-chave: Design Gráfico; Cultura material; Artefato; Ex-formação; Revista serrote.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2013
Especialização em Gestão com Ênfase em Negócios. (Carga Horária: 375h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Título: Ser e/ou Pertencer.
Orientador: Vinicius Castilho Vargas.
2007 - 2008
Especialização em Processos Criativos em Palavra e Imagem. (Carga Horária: 375h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: AMO Design: percepção, processo, prática.
Orientador: Bruno Guimarães Martins.
2002 - 2007
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Vestígios: A lógica da descoberta segundo Holmes, Peirce e a Publicidade Criativa.
Orientador: César Geraldo Guimarães.




Formação Complementar


2006 - 2006
Intercâmbio Cultural.
Università di Bologna, UNIBO, Itália.
2003 - 2005
Extensão universitária em Italiano Básico para Adultos. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1994 - 1998
Extensão universitária em Língua Inglesa. (Carga horária: 480h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



AMO Design, AMO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico
Outras informações
amodesign.com.br


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, MBA em Branding, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Extensão de Marca
04/2018 - 05/2018
Ensino, MBA em Branding, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Extensão de Marca
08/2017 - 09/2017
Ensino, MBA em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Arquitetura e Posicionamento de Marcas

Hardy Design, HARDY, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico


Greco Design, GRECO DESIGN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40


Torchetti Design, TORCHETTI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 40


Intervalo Comunicação, INTERVALO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de arte, Carga horária: 40


Centro de Comunicação da UFMG, CEDECOM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 20


Empresa Júnior do Curso de Comunicação Social da UFMG, CRIA UFMG JR., Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo Financeiro, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de arte, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
iF Design Award. Mito Cafés Especiais, iF International Forum Design Hannover.
2017
Mito Cafés Especiais: Identidade Visual, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico.
2017
Sala Minas Gerais: Sinalização, ADG Brasil; 12ª Bienal de Design Gráfico.
2017
1º lugar. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Concurso do cartaz, Museu da Casa Brasileira.
2017
Ouro: Mito Cafés Especiais (Design gráfico de bebidas não alcoólicas), Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira.
2017
Re/vis-à-vis/ta. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Categoria: "Trabalhos Escritos Não Publicados", Museu da Casa Brasileira.
2015
Ouro iF Design Award. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, iF International Forum Design Hannover.
2015
Ouro. Conjunto Moderno Pampulha, Prêmios Lusos.
2015
Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, ADG Brasil; 11ª Bienal de Design Gráfico.
2014
Grand Prix. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Minas de Comunicação.
2014
Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmio Cícero.
2013
Red Dot. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Red Dot Communication Design Award.
2013
Prata. Palíndromo #3: socorram-me subi no ônibus em marrocos, Prêmios Lusos.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VAZ, P. B. F. ; BELO, Diego . Re/vis-à-vis/tas serrote e WTW: uma incursão sociocultural no design gráfico editorial. In: Ana Gruszynski; Bruno Martins; Márcio Gonçalves. (Org.). Edição: agentes e objetos. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2018, v. 1, p. 165-179.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VAZ, P. B. F. ; BELO, Diego . Re/vis-à-vis/ta: Uma leitura sociocultural do design gráfico editorial. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; INTERCOM, 2015, Rio de Janeiro. XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; INTERCOM. São Paulo: Intercom, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BELO, Diego. Re/vis-à-vis/ta. A lida cotidiana do design gráfico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BELO, Diego. Abracadabraço: a mágica do design. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VAZ, P. B. F. ; BELO, Diego . Re/vis-à-vis/ta: Uma leitura sociocultural do design gráfico editorial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BELO, Diego; CARDOSO, L. S. . Greco Design: Processos e cultura empresarial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BELO, Diego; CARDOSO, L. S. . Palíndromo #4: o quê, quem e como. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BELO, Diego. Prática profissional da comunicação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
BELO, Diego. AMO Design (amodesign.com.br). 2009; Tema: Portfólio profissional. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRECO, G. ; BELO, Diego ; CARDOSO, L. S. . Memento: a vida social dos objetos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GRECO, G. ; BELO, Diego . Propósito e Desaceleração: Serendipity. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BELO, Diego. VOIP: Identidade Visual. 2018. Programação Visual.

2.
BELO, Diego. Google São Paulo. Espaço Laje: Sinalização e Ambientação. 2018. Programação Visual.

3.
BELO, Diego. 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: Promocional. 2017. Programação Visual.

4.
BELO, Diego. Fundação Torino: Sinalização. 2017. Programação Visual.

5.
BELO, Diego. MapSongs.: Identidade visual, site. 2017. Programação Visual.

6.
BELO, Diego. NA'VI: Identidade Visual. 2017. Programação Visual.

7.
BELO, Diego. BEL LAR: Identidade Visual. 2017. Programação Visual.

8.
BELO, Diego. Re/vis-à-vis/ta. A lida cotidiana do design gráfico: Editorial. 2016. Programação Visual.

9.
BELO, Diego. Grupo Selpe: Identidade Visual. 2016. Programação Visual.

10.
BELO, Diego. Sense Bike: Sinalização. 2016. Programação Visual.

11.
BELO, Diego; GRECO, G. . PlugMinas: Sinalização. 2015. Programação Visual.

12.
BELO, Diego; GRECO, G. . Mito Cafés Especiais: Identidade Visual. 2015. Programação Visual.

13.
BELO, Diego; GRECO, G. . Conjunto Moderno Pampulha: Identidade Visual. 2014. Programação Visual.

14.
BELO, Diego; GRECO, G. . Sala Minas Gerais: Sinalização. 2014. Programação Visual.

15.
BELO, Diego; GRECO, G. . Palíndromo #4: Editorial. 2014. Programação Visual.

16.
BELO, Diego; GRECO, G. . Ana Machado Arquitetura: Identidade Visual. 2014. Programação Visual.

17.
BELO, Diego. Quarteto Libertas: Identidade Visual. 2014. Programação Visual.

18.
BELO, Diego; GRECO, G. . Paisagem Escritório Parque: Sinalização. 2013. Programação Visual.

19.
BELO, Diego; GRECO, G. . Palíndromo #3: Editorial. 2013. Programação Visual.

20.
BELO, Diego; GRECO, G. . PlugMinas: Identidade Visual. 2013. Programação Visual.

21.
BELO, Diego. Lamego: Identidade Visual. 2013. Programação Visual.

22.
BELO, Diego; GRECO, G. . Madama Butterfly: Promocional. 2012. Programação Visual.

23.
BELO, Diego; GRECO, G. . Mendes Júnior 60 anos: Identidade Visual. 2012. Programação Visual.

24.
BELO, Diego; GRECO, G. . Relatório Anual 2011 Mendes Júnior: Editorial. 2012. Programação Visual.

25.
BELO, Diego; GRECO, G. . Coimbra & Chaves: Identidade Visual. 2012. Programação Visual.

26.
BELO, Diego. Pitágoras: Editorial. 2012. Programação Visual.

27.
BELO, Diego. III CONPDL: Promocional. 2011. Programação Visual.

28.
BELO, Diego. Fábio Belo: Identidade Visual. 2010. Programação Visual.

29.
BELO, Diego. II CONPDL: Promocional. 2010. Programação Visual.

30.
BELO, Diego. vójovina: Identidade Visual. 2010. Programação Visual.

31.
BELO, Diego. Ópima: Identidade Visual. 2010. Programação Visual.

32.
BELO, Diego. I CONPDL: Promocional. 2009. Programação Visual.

33.
BELO, Diego. PrintBrasil: Identidade Visual. 2009. Programação Visual.

34.
BELO, Diego. Markelly Ortlieb: Identidade Visual. 2008. Programação Visual.

35.
BELO, Diego. AMO Design: Identidade Visual. 2008. Programação Visual.



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 BELO, Diego. AMO Design. 2010, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 902866222, título: "AMO Design" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Manifesto Gráfico. Cartaz do 31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. 2017. (Exposição).

2.
What Design Can Do. 2016. (Outra).

3.
What Design Can Do. 2015. (Outra).

4.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; INTERCOM. Re/vis-à-vis/ta: Uma leitura sociocultural do design gráfico editorial. 2015. (Congresso).

5.
AGI Open São Paulo. 2014. (Encontro).

6.
AGI Open London. 2013. (Encontro).

7.
abcDesign Conference: Criatividade e eficácia na gestão de marcas. 2011. (Encontro).

8.
abcDesign Conference: Workshop com Marina Willer.ONG Cooperyara. 2011. (Oficina).



Inovação



Marca registrada
1.
 BELO, Diego. AMO Design. 2010, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 902866222, título: "AMO Design" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Outras informações relevantes


Portfólio profissional: amodesign.com.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:31:45