Cleusa Maria Jung

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8446162282691193
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Estudante de Relações Públicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Formada em Jornalismo - Bacharelado pela UFSM - FW. Integrante do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleusa Maria Jung
Nome em citações bibliográficas
JUNG, C.;JUNG, CLEUSA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria.
Linha Sete de Setembro
BR 386 KM 40
98400000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil
Telefone: (55) 37448964


Formação acadêmica/titulação


2018
Graduação em andamento em Comunicação Social - Relações Públicas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Jornalismo - Bacharelado.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ? Para qué el periodismo si te van a matar?.
Orientador: Angela Zamin.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco, EEEBBRB, Brasil.




Formação Complementar


2015
English Course. (Carga horária: 63h).
Fisk University, FISK, Estados Unidos.
2018 - 2018
Riesgo y seguridad en el periodismo en América Latina. (Carga horária: 25h).
Knight Center for Journalism in the Americas, KNIGHT CENTER, Estados Unidos.
2018 - 2018
Programa Jóvenes Líderes Iberoamericanos. (Carga horária: 100h).
Fundación Carolina - Centro de Estudos Hispanicos e Iberoamericanos, CEHI, Espanha.
2014 - 2014
Extensão universitária em Inglês Intermediário. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de Audiodescrição. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE NOTICIAS DA HORA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Jornal Folha do Noroeste, FOLHA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20


Agência Darup, DARUP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 20


Você Sugere Software e Pesquisas de Opinião LTDA, VOCÊ SUGERE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa


Festival Carijo da Canção Gaúcha, CARIJO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa


Empresa Jornalística Jornal O Alto Uruguai, AU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Leituras íntimas: comunicação, leitura crítica da mídia e relações gênero na afetividade de mulheres e homens

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vera Sirlei Martins em 19/09/2017.
Descrição: O projeto visa à reflexão e formação crítica de alunas e alunos nos temas que articulam a comunicação - leitura crítica da mídia, e as relações gênero na afetividade de mulher e homens. O eixo teórico-crítico que orienta as reflexões é o papel das mídias na reprodução dos papéis tradicionais de gênero na sociabilidade afetiva de mulheres e homens. Ao final da execução deste projeto espera-se que as/os participantes tenham condições de multiplicar conteúdos críticos na forma de oficinas de leitura crítica da mídia, que deverão ser ofertadas em um futuro projeto de extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
O feminismo na comunicação: uma análise dos trabalhos apresentados nos congressos de Comunicação e da produção cientifica (dissertações e teses) dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil - 2005 a 2015

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vera Sirlei Martins em 05/06/2017.
Descrição: O projeto investiga a articulação do tema do feminismo nos trabalhos apresentados nos congressos de Comunicação e da produção cientifica (dissertações e teses) dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil - 2005 a 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Jornalismo e narrativa: percursos e procedimentos de duas repórteres brasileiras na Palestina

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Reges Toni Schwaab em 14/03/2017.
Descrição: O presente projeto pretende discutir jornalismo, narrativa e questões emergentes do contemporâneo e seu aparecimento no campo jornalístico a partir da produção de jornalistas em livro. A aproximação se dá, em especial, em torno da experiência e da narrativa de duas repórteres brasileiras, Helena Salem e Adriana Mabilia, na cobertura da questão Palestina. Buscamos trabalhar, de forma tentativa, as pistas que ofertam em seus escritos, no esforço de dar a ver diferentes aspectos da própria prática jornalística a partir dos livros, tomando como categorias a dimensão da experiência, os procedimentos e a crítica à cobertura jornalística e ao tema que elegem em suas obras (Projeto 041474 | GAP | CESNORS | UFSM)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cleusa Maria Jung - Integrante / Taiz Richter - Integrante / Angela Zamin - Integrante / Reges Toni Schwaab - Coordenador / Luciane Volpatto Rodrigues - Integrante / Larissa Bortoluzzi Rigo - Integrante / Letícia Stasiak - Integrante / Tatiane Milani - Integrante / Mateus Menezes Quevedo - Integrante / Jessica Hock - Integrante / Lara Nasi - Integrante / Tonie Maria Gregory dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2015 - 2015
Agência Experimental de Notícias Da Hora
Descrição: Prevista no projeto do Curso de Jornalismo pertencente ao Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM - campus de Frederico Westphalen, a Agência Experimental de Notícias serve como atividade de extensão junto à comunidade do Médio Alto Uruguai especificamente e do Rio Grande do Sul como um todo. Criada em 2007 e registrada como Projeto de Extensão pela primeira vez de 30/01/2008 a 09/01/2015 (sob o nº 021997), a Agência Da Hora funciona como um laboratório prático para a produção de conteúdo jornalístico e conta com um site no endereço http://decom.cesnors.ufsm.br/dahora, que, juntamente com páginas em redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube, é destinado a publicizar o material jornalístico produzido por alunos do curso, seja matérias em texto e foto, telejornal, radiojornal, programas temáticos em rádio e TV e cobertura multimídia de eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Ações de Visibilidade dos Programas e Projetos de Extensão da UFSM

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Reges Toni Schwaab em 15/03/2017.
Descrição: O presente programa tem o objetivo de iniciar, articular e desenvolver ações específicas de divulgação das atividades de extensão efetivadas pela Universidade Federal de Santa Maria em sua região de abrangência, promovendo, em especial, a socialização do conhecimento produzido por meio da relação dialógica entre Universidade e diferentes setores da sociedade. Alinhado ao proposto pela Política Nacional de Extensão (PNE), o programa visa a produção de diferentes materiais de comunicação e divulgação científica, de circulação periódica, bem como publicações específicas, direcionadas e abertas aos diferentes agentes da extensão, docentes, técnicos, discentes e comunidade. De um ponto de vista mais geral, esperamos contribuir com os objetivos dos diferentes programas e projetos de extensão da UFSM, aumentando sua visibilidade e contribuindo para a circulação do conhecimento produzido por eles em conjunto com os públicos atendidos por meio de revistas, cadernos especiais, livros e materiais jornalísticos, observando os eixos temáticos definidos pela PNE: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho e Geração de Renda..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cleusa Maria Jung - Integrante / Angela Zamin - Integrante / Reges Toni Schwaab - Coordenador / Vera Sirlei Martins - Integrante / Angelita Machado Cancian - Integrante / Júlia Mara Saggioratto - Integrante / Rodrigo Alcântara D´Avila - Integrante / Bianca Lopes Cassol - Integrante.
2014 - 2015
Agência Experimental de Notícias Da Hora
Descrição: A Agência Experimental de Notícias está prevista no projeto do Cesnors, dentro da estrutura do Curso de Jornalismo e do Departamento de Comunicação Social. A Agência serve como atividade de extensão junto a comunidade do Médio Alto Uruguai especificamente e do Rio Grande do Sul como um todo. A agência funciona como um laboratório prático para a produção de conteúdo jornalístico e conta com um site no endereço www.cesnors.ufsm.br/dahora destinado a publicizar o material jornalístico feito por alunos do Curso de Jornalismo do Cesnors. As atividades estão hoje na área de rádio, jornalismo digital, jornalismo impresso, fotografia e cobertura multimídia de eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Projeto de Extensão Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade
Descrição: O projeto "Comunicação, Tecnologia e Acessibilidade" é de caráter extensionista e será realizado por estudantes de Jornalismo e Relações Públicas do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UFSM, campus Frederico Westphalen, orientados por professores do DECOM. O objetivo do projeto é promover a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência, auxiliando, assim, na formação dos estudantes para atender essa área, promovendo alternativas para que as instituições interessadas possam alinhar suas diretrizes contemplando as políticas nacionais de acessibilidade. O público envolvido diretamente serão estudantes da UFSM, campus Frederico Westphalen e Palmeira das Missões (somados de 2.177 estudantes - dados de março de 2014), docentes (175 docentes), servidores (82 servidores) e comunidade em geral de Frederico Westphalen (28.698 habitantes - dados Censo 2010). A acessibilidade é um tema que ganha destaque a partir dos marcos legais no Brasil nas últimas décadas. No entanto, inserir as práticas de acessibilidade no cotidiano da sociedade, em específico das organizações, é uma tarefa que se estende e encontra diversas barreiras a serem trabalhadas no âmbito cultural. Diante desse contexto, o objetivo da ação é promover a visibilidade das ações das comissões da UFSM, com base em ações de assessoria de imprensa para ampliar a discussão e atingir o público esperado. Para tanto, será necessário diagnosticar a situação da comunicação nessa área feita pela UFSM, campus Frederico Westphalen e Palmeira das Missões com os públicos envolvidos, bem como, suas necessidades. Após, implantar a assessoria de comunicação de acordo com as necessidades diagnosticadas, as mesmas serão transformadas em instrumentos de comunicação e avaliação do fluxo comunicacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAMIN, A.2018ZAMIN, A. ; JUNG, C. ; RICHTER, T. . 'Você é a primeira pessoa para quem eu conto isso': crianças-soldados como fontes testemunhais no jornalismo internacional. VERSO E REVERSO (UNISINOS. ONLINE), v. 32, p. 1-11, 2018.

2.
RODRIGUES, L. V.2016RODRIGUES, L. V. ; JUNG, C. ; RICHTER, T. ; RIGO, L. B. . Os procedimentos, a experiência e a crítica das práticas em livros de repórter. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 3, p. 209-223, 2016.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JUNG, C.; OLIVEIRA, E. B. ; LENGERT, M. ; POTTER, M. . Protagonistas do meio rural. Meio Mundo, ISSUU, p. 7 - 9, 30 ago. 2017.

2.
JUNG, C.; WAGNER, G. ; PHILLIPSEN, S. . Personagens na narrativa da cidade. Meio Mundo, ISSUU, p. 24 - 29, 30 ago. 2017.

3.
JUNG, C.; POTTER, M. . Protagonistas do meio rural. Meio Mundo, ISSUU, p. 40 - 43, 04 jul. 2017.

4.
JUNG, C.. Mo'ã: extensão na área ambiental. Revista Extenda, ISSUU, p. 26 - 30, 29 jun. 2017.

5.
JUNG, C.. Integrar saúde e educação. Revista extenda, ISSUU, p. 31 - 33, 29 jun. 2017.

6.
JUNG, C.. Uma ferramenta pela cultura. Revista Extenda, ISSUU, p. 34 - 37, 29 jun. 2017.

7.
JUNG, C.; SAGGIORATTO, J. M. ; MAGRO, J. D. . Fósseis da Quarta Colônia. Revista Extenda, ISSUU, p. 16 - 25, 29 jun. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . ? Para qué el periodismo si te van a matar?? Violência contra jornalistas no México. In: VIII Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR), 2018, São Paulo. 8º Encontro do JPJor, 2018.

2.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . 'Te voy a contar algo que no le iba comentado a nadie': violência contra jornalistas mexicanos/as. In: VII Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2017, São Paulo. 7º Encontro do JPJor. São Paulo: SBPJor, 2017.

3.
RICHTER, T. ; JUNG, C. ; ZAMIN, A. . Você é a primeira pessoa para quem eu conto isso: crianças soldado como fontes testemunhais no Jornalismo Internacional. In: VI Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, VI Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Palhoça: SBPJor, 2016.

4.
STASIAK, L. ; JUNG, C. ; RICHTER, T. ; CARVALHO, L. M. . Representação da mulher e produção de sentido no comercial da cerveja Devassa. In: I Simpósio Internacional de Comunicação, 2016, Frederico Westphalen. Representação da mulher e produção de sentido no comercial da cerveja Devassa. p. 520-528.

5.
RAUBER, M. R. ; JUNG, C. ; MARTINS, V. S. . O discurso da pesquisa em Comunicação sobre violência contra mulheres. In: I Simpósio Internacional de Comunicação, 2016, Frederico Westphalen. O discurso da pesquisa em Comunicação sobre violência contra mulheres, 2016. p. 126-135.

6.
DRESCHER, E. ; JUNG, C. ; POSSENTI, E. W. ; SANGALETTI, L. . Agência Experimental de Notícias Da Hora: a prática jornalística no interior do RS. In: XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2016, Curitiba. Agência Experimental de Notícias Da Hora: a prática jornalística no interior do RS, 2016.

7.
MARTINS, V. S. ; JUNG, C. ; RAUBER, M. R. ; RODRIGUES, L. V. . A pesquisa em Comunicação no Brasil e seus encontros com o feminismo (2005/2014). In: XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2016, Ciudad de México. A pesquisa em Comunicação no Brasil e seus encontros com o feminismo (2005/2014), 2016. p. 247-252.

8.
JUNG, C.; PERIUS, J. M. ; STASIAK, L. ; RAUBER, M. R. ; RICHTER, T. ; SANGALETTI, L. . Fotojornalismo no Instagram: análise das publicações dos jornais Folha de São Paulo e Estadão. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Fotojornalismo no Instagram: análise das publicações dos jornais Folha de São Paulo e Estadão, 2016.

9.
QUEVEDO, M. M. ; JUNG, C. ; HOCK, J. ; SCHWAAB, R. . Sobre os rastros da reportagem: a experiência de duas repórteres brasileiras na Palestina. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015, Joinville. Sobre os rastros da reportagem: a experiência de duas repórteres brasileiras na Palestina, 2015.

10.
JUNG, C.; PERIUS, J. M. ; CASALI, C. . Um olhar sobre a representação da mulher na indústria cultural: análise de capas de revistas. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015, Joinville. Um Olhar Sobre a Representação da Mulher Na Indústria Cultural: Análise de Capas de Revistas, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . Contribuições de jornalistas mexicanas para uma reflexão sobre violência de gênero e práticas jornalísticas. In: Simpósio Internacional de Comunicação, 2018, Frederico Westphalen. Caderno de Resumos II SIC, 2018. v. 2:2018. p. 72-72.

2.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . 'Yo me quedé callada, yo me quedé aterrada': jornalismo e violência de gênero no México. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

3.
RICHTER, T. ; JUNG, C. ; ZAMIN, A. . Os meninos-soldados nos confrontos discursivos do jornalismo internacional. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

4.
ZAMIN, A. ; SCHWAAB, R. ; NASI, Lara ; RIGO, L. B. ; JUNG, C. ; QUEVEDO, M. M. ; HOCK, J. ; RODRIGUES, L. V. ; RICHTER, T. ; MILANI, T. ; SANTOS, T. M. G. ; STASIAK, L. . Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência prática. In: 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2016, Porto Seguro. Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência prática, 2016.

5.
SAGGIORATTO, J. M. ; SCHWAAB, R. ; DAVILA, R. A. ; JUNG, C. ; LIMA, J. B. ; ZAMIN, A. ; STORCH, L. S. . Visibilidade e Divulgação de Programas e Projetos de Extensão da UFSM: Revista Extenda. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

6.
SAGGIORATTO, J. M. ; SCHWAAB, R. ; DAVILA, R. A. ; JUNG, C. ; LIMA, J. B. ; ZAMIN, A. ; STORCH, L. S. . Visibilidade e divulgação de programas e projetos de extensão da UFSM: Extenda em revista e no rádio. In: 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

7.
RODRIGUES, L. V. ; JUNG, C. ; RAUBER, M. R. ; MARTINS, V. S. . Quando a comunicação encontra o feminismo: um mapeamento da produção científica da Comunicação no Brasil. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2016, Santa Maria. Quando a comunicação encontra o feminismo: um mapeamento da produção científica da Comunicação no Brasil, 2016.

8.
RODRIGUES, L. V. ; RIGO, L. B. ; JUNG, C. ; STASIAK, L. ; MILANI, T. ; RICHTER, T. . Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência na prática jornalística. In: Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência na prática jornalística, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . 'Te voy a contar algo que no le iba comentado a nadie': violência contra jornalistas mexicanos/as. In: VII Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017. p. 47.

Apresentações de Trabalho
1.
ZAMIN, A. ; JUNG, C. . Sobre um jornal vestido de luto e outras resistências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . Contribuições de jornalistas mexicanas para uma reflexão sobre violência de gênero e práticas jornalísticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
JUNG, C.; MAGRO, J. D. ; SAGGIORATTO, J. M. ; ZAMIN, A. ; SCHWAAB, R. ; STORCH, L. S. . Visibilidade e divulgação de Programas e Projetos de Extensão da UFSM: Revista Extenda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . 'Te voy a contar algo que no le iba comentado a nadie': violência contra jornalistas mexicanos/as. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
JUNG, C.; ZAMIN, A. . 'Yo me quedé callada, yo me quedé aterrada': jornalismo e violência de gênero no México. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RICHTER, T. ; ZAMIN, A. ; JUNG, C. . Os meninos-soldados nos confrontos discursivos do jornalismo internacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RICHTER, T. ; JUNG, C. ; ZAMIN, A. . Você é a primeira pessoa pra quem eu conto isso: crianças-soldado como fontes testemunhais no Jornalismo Internacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RODRIGUES, L. V. ; JUNG, C. ; RAUBER, M. R. ; MARTINS, V. S. . Quando a comunicação encontra o feminismo: um mapeamento da produção científica da Comunicação no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
STASIAK, L. ; JUNG, C. ; RICHTER, T. ; CARVALHO, L. M. . Representação da mulher e produção de sentido no comercial da cerveja Devassa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
RAUBER, M. R. ; JUNG, C. ; MARTINS, V. S. . O discurso da pesquisa em Comunicação sobre violência contra mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MARTINS, V. S. ; JUNG, C. ; RAUBER, M. R. ; RODRIGUES, L. V. . A pesquisa em Comunicação no Brasil e seus encontros com o feminismo (2005/2014). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
JUNG, C.; PERIUS, J. M. ; STASIAK, L. ; RAUBER, M. R. ; RICHTER, T. ; SANGALETTI, L. . Fotojornalismo no Instagram: análise das publicações dos jornais Folha de São Paulo e Estadão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
DRESCHER, E. ; JUNG, C. ; POSSENTI, E. W. ; SANGALETTI, L. . Agência Experimental de Notícias Da Hora: a prática jornalística no interior do RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RODRIGUES, L. V. ; RIGO, L. B. ; JUNG, C. ; STASIAK, L. ; MILANI, T. ; RICHTER, T. . Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência na prática jornalística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
QUEVEDO, M. M. ; JUNG, C. ; HOCK, J. ; SCHWAAB, R. . Sobre os rastros da reportagem: a experiência de duas repórteres brasileiras na Palestina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
JUNG, C.; PERIUS, J. M. ; CASALI, C. . Um Olhar Sobre a Representação da Mulher Na Indústria Cultural: Análise de Capas de Revistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
JUNG, C.. Clases de Portugués para alumnos de la UATx. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
JUNG, C.. Fotografia Biológica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Novos Olhares: Linguagens de Resistência. 2018. (Congresso).

2.
XV Programa Jóvenes Líderes Iberoamericanos. 2018. (Outra).

3.
Curso O Jornalismo e os Caminhos da Profissão. 2017. (Outra).

4.
VII Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo."Te voy a contar algo que no le iba comentado a nadie": violência contra jornalistas mexicanos/as. 2017. (Encontro).

5.
31ª Jornada Acadêmica Integrada. Os meninos-soldados nos confrontos discursivos do jornalismo internacional. 2016. (Congresso).

6.
68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência prática. 2016. (Congresso).

7.
Aula Inaugural: A participação da comunicação na transformação das diferenças em desigualdades. 2016. (Outra).

8.
Chamada Pública para o calendário - UFSM/FW. Seu Olhar na Nossa História. 2016. (Exposição).

9.
Ciclo de Estudos em Relações Públicas - 3ª edição. 2016. (Outra).

10.
Congreso Internacional de Educación Evaluación 2016. 2016. (Congresso).

11.
Conversa Jornalismo Esportivo: interior x capital. 2016. (Outra).

12.
Curso de Extensão Pesquisa Empírica em Comunicação - Módulo I: Observação participante e trabalho com sujeitos. 2016. (Outra).

13.
Curso de Extensão Pesquisa Empírica em Comunicação - Módulo II: Análise de Conteúdo. 2016. (Outra).

14.
Curso de Extensão Pesquisa Empírica em Comunicação - Módulo III: Metodologia de pesquisa para internet e mídias sociais. 2016. (Outra).

15.
Diálogo Abierto Estudantil.Diálogo Abierto Estudantil UFSM Brasil - UATx México. 2016. (Seminário).

16.
Formación de Emprendedores. 2016. (Seminário).

17.
Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Agência Experimental de Notícias Da Hora: a prática jornalística no interior do RS. 2016. (Congresso).

18.
I Simpósio Internacional de Comunicação.O discurso da pesquisa em Comunicação sobre violência contra mulheres. 2016. (Simpósio).

19.
Proyecto Wrong Size. Wrong Size. 2016. (Feira).

20.
Seminario - Taller: Aprender a leer y leer para aprender en la Universidad. 2016. (Seminário).

21.
VI Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. Você é a primeira pessoa para quem eu conto isso: crianças-soldado como fontes testemunhais no Jornalismo Internacional. 2016. (Congresso).

22.
Visita técnica a veículos de comunicação. 2016. (Outra).

23.
XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. A pesquisa em Comunicação no Brasil e seus encontros com o feminismo (2005/2014). 2016. (Congresso).

24.
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Fotojornalismo no Instagram: análise das publicações dos jornais Folha de São Paulo e Estadão. 2016. (Congresso).

25.
Conectando Ideias, Compartilhando Experiências. 2015. (Seminário).

26.
Festival da Juventude CUFA/FW.Festival da Juventude CUFA/FW. 2015. (Encontro).

27.
Jornada Acadêmica Integrada. Livros de repórter: os procedimentos, as rotinas e a experiência na prática jornalística. 2015. (Congresso).

28.
Mesa-redonda Radiojornalismo no Interior. 2015. (Outra).

29.
Palestra Investigação Jornalística em Televisão. 2015. (Outra).

30.
Palestra Jornalismo Impresso no Interior. 2015. (Outra).

31.
Palestra Mídia, religião e intolerância: a circulação de ódio e a produção da subjetividade contemporânea. 2015. (Seminário).

32.
Palestra Uma conversa sobre Jornalismo. 2015. (Seminário).

33.
VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educomsul. 2015. (Congresso).

34.
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Sobre os rastros da reportagem: a experiência de duas repórteres brasileiras na Palestina. 2015. (Congresso).

35.
7ª edição Mississipi Delta Blues Festival. Cobertura jornalística. 2014. (Feira).

36.
A complementariedade da pesquisa qualitativa e quantitativa nas ciências sociais. 2014. (Seminário).

37.
Curso Básico de Audiodescrição. 2014. (Outra).

38.
I Seminário de Assistência Estudantil da UFSM. 2014. (Seminário).

39.
Oficina A pesquisa em comunicação na rotina das emissoras de TV. 2014. (Oficina).

40.
Oficina de Oratória. 2014. (Oficina).

41.
Oficina Telejornalismo. 2014. (Oficina).

42.
Palestra 50 anos do golpe militar. 2014. (Seminário).

43.
Palestra Acessibilidade como prática no ensino superior. 2014. (Oficina).

44.
Palestra Barreiras arquitetônicas: problemas e alternativas. 2014. (Outra).

45.
Palestra Endomarketing para engajamento e mudança na cultura das organizações. 2014. (Outra).

46.
Palestra História e Documentário. 2014. (Outra).

47.
Palestra Jornalismo de Conflito. 2014. (Seminário).

48.
Palestra Jornalismo Impresso no Interior. 2014. (Simpósio).

49.
Palestra O papel do produtor de rádio. 2014. (Outra).

50.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2015: Sessão de Cinema com Áudio-descrição: Arte da Loucura. 2014. (Seminário).

51.
XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2014. (Congresso).

52.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JUNG, C.. Congreso Internacional de Educación - Evaluación 2016. 2016. (Congresso).

2.
JUNG, C.. Paralelo 27. 2015. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:30:30