Tadeu Rodrigues Iuama

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  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutorando em Comunicação pela Universidade Paulista. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba, graduado em Administração pela mesma instituição. Tem o larp (live action role play) e o RPG (Role Playing Game) como objetos de estudo. Participante dos Grupos de Pesquisas NAMI - Narrativas Midiáticas, sediado na Universidade de Sorocaba e Mídia e Estudos do Imaginário, sediado na Universidade Paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tadeu Rodrigues Iuama
Nome em citações bibliográficas
IUAMA, T. R.;RODRIGUES, Tadeu


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Virtualidade Ritual: o larp como ecossistema comunicacional conta-hegemônico de imaginar a/participar da interação entre grupos sociais,
Orientador: Jorge Miklos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Interação entre grupos sociais; Imaginário; Fenomenologia; larp.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2015 - 2016
Mestrado em Comunicação e Cultura.
Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Título: Processos comunicacionais nos jogos narrativos: A relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Monica Martinez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; Narrativas; Fenomenologia; Histórias de vida; Jogos narrativos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2010
Graduação em Administração.
Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROSUP/CAPES

Atividades

03/2015 - 08/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, .


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROSUP/CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus I - Indianópolis, .



Linhas de pesquisa


1.
Análise de processos e produtos midiáticos
2.
Interação entre grupos sociais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Virtualidade Ritual: o larp como ecossistema comunicacional conta-hegemônico de imaginar a/participar da interação entre grupos sociais
Descrição: Os larps (acrônimo para live action role playing) são práticas com elementos narrativos e lúdicos. No Brasil, a produção acadêmica no campo da Comunicação sobre essa mídia apresenta lacunas. Nesse contexto, a pesquisa busca debruçar-se sobre os larps, com o objetivo de entender as características comunicacionais de uma prática participativa, assim como os desencadeamentos dessa prática para o cotidiano dos participantes. Para tanto, busca em Jorge Miklos, Malena Contrera e Maurício Ribeiro da Silva aportes teóricos no âmbito da Comunicação e dos estudos do Imaginário, assim como bases de outros campos do saber, tal como a Ciência das Religiões, em Mircea Eliade e a Psicologia Analítica, em Carl Gustav Jung. A realização da pesquisa se baliza numa proposta fenomenológica, conforme proposto por Monica Martinez, Paulo Celso da Silva e Eugênio Menezes, e utiliza como técnicas a análise de conteúdo e a etnografia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Rodrigues Iuama - Coordenador / Jorge Miklos - Integrante.
2015 - 2016
Processos comunicacionais nos jogos narrativos: A relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players
Descrição: Essa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tadeu Rodrigues Iuama - Coordenador / Monica Martinez - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos Narrativos, Secular Games.
2016
Mestre em Comunicação e Cultura, Universidade de Sorocaba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IUAMA, T. R.2017IUAMA, T. R.. O efêmero e o singular: diálogo entre o larp e o metáporo. Revista Mais Dados, v. 1, p. 127-138, 2017.

2.
IUAMA, T. R.2016IUAMA, T. R.. Publicações e repercussão midiática sobre jogos narrativos: comparativo Brasil, Estados Unidos e países nórdicos. Revista Mais Dados, v. 3, p. 48-63, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
IUAMA, T. R.. O verso da máscara: processos comunicacionais nos LARPs e RPGs de mesa. 1. ed. Votorantim: Provocare, 2018. 192p .

2.
SILVA, M. C. C. (Org.) ; MARTINEZ, M. (Org.) ; IUAMA, T. R. (Org.) ; SANTOS, T. C. (Org.) . Umberto Eco em Narrativas. 1. ed. Votorantim: Provocare, 2017. v. 1. 492p .

Capítulos de livros publicados
1.
IUAMA, T. R.. Three Roads (of Translation) Not Taken: Different degrees of openness of the work (and of the game). In: SVANEVIK, Martine; ANDREASSEN, Linn Carin; BRIND, Simon; NILSEN, Elin; STRAND, Grethe Sofie Bulterud. (Org.). Once Upon a Nordic Larp...Twenty Years of Playing Stories. 1ed.Oslo: Rollespilakademiet, 2017, v. , p. 53-60.

2.
IUAMA, T. R.. Três caminhos (da tradução) não tomados: diferentes graus de abertura de obra (e de jogo). In: SILVA, Míriam Cristina Carlos; MARTINEZ, Monica; IUAMA, Tadeu Rodrigues; SANTOS, Tarcyanie Cajueiro. (Org.). Umberto Eco em Narrativas. 1ed.Votorantim: Provocare, 2017, v. 1, p. 116-132.

3.
IUAMA, T. R.. Porosity and larp: weaving relations between complex narratives and bounds. In: Yaraslau I. Kot. (Org.). Larp as a social tool. 1ed.Minsk: Publisher Varaxin, 2017, v. 1, p. 130-146.

4.
IUAMA, T. R.. O jogo como proposta de diálogo entre os saberes. In: Dimas A. Künsch; Everton Dias; Mateus Yuri Passos; Paulo Emílio Fernandes; Pedro Torres Debs Brito. (Org.). Produção de conhecimento e compreensão. 1ed.São Paulo: UNI, 2017, v. 1, p. 287-302.

5.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; IUAMA, T. R. ; LIMA, A. A. . Panorama acerca da produção acadêmica sobre Umberto Eco. In: SILVA, Míriam Cristina Carlos; MARTINEZ, Monica; IUAMA, Tadeu Rodrigues; SANTOS, Tarcyanie Cajueiro. (Org.). Umberto Eco em Narrativas. 1ed.Votorantim: Provocare, 2017, v. 1, p. 151-179.

6.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; IUAMA, T. R. . Mapeamento da produção acadêmica sobre Eduardo Coutinho. In: SILVA, Míriam Cristina Carlos; MARTINEZ, Monica; AZOUBEL, Diogo. (Org.). Eduardo Coutinho em narrativas. 1ed.Votorantim: Provocare, 2016, v. , p. 41-54.

7.
CASERTA, G. ; IUAMA, T. R. ; SANTO, V. F. E. . exPRESSo: um olhar sobre a cidade. In: SILVA, Paulo Celso da; GARCIA, Wilton; LARUCCIA, Mauro Maia. (Org.). Midicidade. 1ed.Sorocaba: MidCid, 2015, v. , p. 146-154.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IUAMA, T. R.. Priori Incantatem: uma discussão sobre a colonização do Imaginário no larp blockbuster. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

2.
IUAMA, T. R.. Porosidade e larp: tecendo relações entre narrativas complexas e vínculos. In: XI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, 2017, Sorocaba. Anais do 11 Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura; 1 Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura. Comunicação e Literatura. Sorocaba: Uniso, 2017.

3.
IUAMA, T. R.; MIKLOS, J. . Aproximações entre o Brincar e o Sagrado: uma reflexão a partir do Larp. In: Pensacom - Pensamento Comunicacional Brasileiro, 2017, São Paulo. Anais da IV Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-14.

4.
IUAMA, T. R.. Narrativa na Intercom Sudeste: Uma análise do conteúdo apresentado entre 2010 e 2015. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2016, Salto. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste: Comunicação e Educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação. São Paulo: Intercom, 2016.

5.
IUAMA, T. R.. Uma análise do conteúdo sobre as teorias do jornalismo que envolveram as narrativas na Intercom 2015. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de setembro de 2016, E[recurso eletrônico]: Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. São Paulo: Intercom, 2016.

6.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; IUAMA, T. R. ; LIMA, A. A. . Panorama acerca da produção acadêmica sobre Umberto Eco. In: X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, 2016, Sorocaba. Anais do X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura. Sorocaba: Universidade de Sorocaba, 2016.

7.
IUAMA, T. R.. Além das Fronteiras: O RPG como Entre-Lugar. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 37, 2015, Rio de Janeiro. Comunicação e Cidade Espetáculo.. São Paulo: Intercom, 2015.

8.
IUAMA, T. R.. Os papéis nos jogos narrativos. In: IX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, 2015, Sorocaba. Anais do IX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, 2015.

9.
IUAMA, T. R.. Proposições sobre a ação nos jogos narrativos. In: V ComCult - o que custa o virtual?, 2015, São Paulo. Anais do V Congresso de Comunicação e Cultura, 2015.

10.
IUAMA, T. R.. Publicações e repercussão midiática sobre jogos narrativos: comparativo Brasil, Estados Unidos e países nórdicos. In: 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2015, Campo Grande. Anais do 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: SBPJor, 2015.

11.
IUAMA, T. R.. Histórias de jogo: O uso de histórias de vida como metodologia para o estudo de players de RPG. In: 11º Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, 2015, São Paulo. Anais do 11º Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IUAMA, T. R.. Virtualidade Ritual: o larp como ecossistema comunicacional contra-hegemônico de imaginar a/ participar da interação entre grupos sociais. In: XVIII Encontro Científico, 2018, São Paulo. Anais do XVIII Encontro Científico UNIP. São Paulo: Universidade Paulista, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
IUAMA, T. R.. Virtualidade Ritual: o larp como ecossistema comunicacional contra-hegemônico de imaginar a/ participar da interação entre grupos sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
IUAMA, T. R.; MATARAZZO, R. B. H. . Mandingas: do jargão esportivo à censura religiosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
IUAMA, T. R.. Priori Incantatem: uma discussão sobre a coloniação do imaginário no larp blockbuster. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
IUAMA, T. R.. Porosidade e larp: tecendo relações entre narrativas complexas e vínculos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
IUAMA, T. R.. Laço, rito, máscara & mimese: um olhar para o brincar sob a ótica da compreensão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
IUAMA, T. R.. Aproximações entre o brincar e o sagrado: uma reflexão a partir do larp. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
IUAMA, T. R.. Teoria acerca do jogo narrativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
IUAMA, T. R.. Narrativa na Intercom Sudeste: Uma análise do conteúdo apresentado entre 2010 e 2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
IUAMA, T. R.. Uma análise do conteúdo sobre as teorias do jornalismo que envolveram as narrativas na Intercom 2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; IUAMA, T. R. ; LIMA, A. A. . Panorama acerca da produção acadêmica sobre Umberto Eco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MARTINEZ, M. ; IUAMA, T. R. . Primeiras reflexões sobre a pesquisa em narrativas midiáticas no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
IUAMA, T. R.. Jogos narrativos: Histórias de players e o desempenho de papéis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
IUAMA, T. R.; OLIVEIRA, J. G. R. . A representatividade de (trans)gênero nas mídias contemporâneas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
IUAMA, T. R.. Além das Fronteiras: O RPG como Entre-Lugar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
IUAMA, T. R.. Os papéis nos jogos narrativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
IUAMA, T. R.. Histórias de jogo: O uso de histórias de vida como metodologia para o estudo de players de RPG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
IUAMA, T. R.. Proposições sobre a ação nos jogos narrativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
IUAMA, T. R.. Publicações e repercussão midiática sobre jogos narrativos: comparativo Brasil, Estados Unidos e países nórdicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BAK, J. S. ; IUAMA, T. R. ; MARTINEZ, M. ; PAIVA, L. P. G. . Rumo a uma definição de jornalismo literário internacional. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
IUAMA, T. R.. Processos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players. Sorocaba: Tríade, 2016 (Resumo de dissertação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
IUAMA, T. R.. Three Roads (of Translation) Not Taken: Different Degrees of Openness of the Work (and of the Game). 2017; Tema: Larp nórdico. (Site).

2.
RODRIGUES, Tadeu. Larp Pensar - Reflexões sobre larp. 2017; Tema: Larp. (Blog).

3.
RODRIGUES, Tadeu. Relato do Encontro de Inverno: as raízes árabes da mitologia brasileira. 2016; Tema: Nucleo Granja Viana (São Paulo) da Fundacao Joseph Campbell. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. C. C. ; MARTINEZ, M. ; IUAMA, T. R. ; SANTOS, T. C. . Umberto Eco em Narrativas. 2017. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
RODRIGUES, Tadeu; PACHECO, C. R. ; ALVES, Francisco . viÆgóica. 2018 (Proposta de larp).

2.
RODRIGUES, Tadeu. LARP Panaceia. 2017 (Larp).

3.
RODRIGUES, Tadeu. Ateliê Geek. 2017 (Oficina).

4.
RODRIGUES, Tadeu. Ciclo de Jogos Narrativos. 2017 (Oficina).

5.
RODRIGUES, Tadeu. CafundóS. 2017 (Larpscript).

6.
RODRIGUES, Tadeu. Ciclo de vivências em Jogos Narrativos. 2016 (Oficina).

7.
RODRIGUES, Tadeu; FERREIRA, V. S. ; PACHECO, C. R. ; PRADO NETO, M. A. . RPG - A arte de contar histórias por dentro. 2014 (Oficina).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro de Grupos de Pesquisa da FAPCOM.Mandingas: do jargão esportivo à censura religiosa. 2018. (Encontro).

2.
A legenda oculta no jornal televisivo e a comunicação dos surdos. 2018. (Outra).

3.
A produção de sentido da transexualidade na telenovela A Força do Querer: uma análise comunicacional. 2018. (Outra).

4.
Comunicação e Afetos. 2018. (Encontro).

5.
Comunicação e cerceamento à liberdade de expressão na contemporaneidade: teorias e estudos de caso. 2018. (Seminário).

6.
Comunicação e Pós-Modernidade. 2018. (Outra).

7.
Encontro Alumni.Encontro Alumni. 2018. (Encontro).

8.
International Larp Academy Conference 2018. From chaos to cosmos: a look at narratives in game design. 2018. (Congresso).

9.
Modernidade no Brasil e Formas Visuais. 2018. (Outra).

10.
Modernidade no Brasil e Formas Visuais: Entre o Cinema das Chanchadas e Hollywood. 2018. (Seminário).

11.
Naturalidade sem natureza: a construção da mulher como simulacro na revista Plástica & Beleza. 2018. (Outra).

12.
Pete Seeger: The Most Censored Musician in American History. 2018. (Seminário).

13.
Representações Poéticas da Morte nas Narrativas Midiáticas. 2018. (Encontro).

14.
Reunião do Grupo de Pesquisas em Narrativas Midiáticas. 2018. (Encontro).

15.
XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Marcas e imagem institucional do GT Publicidade e Propaganda, Relações Públicas. 2018. (Encontro).

16.
XVIII Encontro Científico.Virtualidade Ritual: o larp como ecossistema comunicacional contra-hegemônico de imaginar a/ participar da interação entre grupos sociais. 2018. (Encontro).

17.
4º Seminário Comunicação, Cultura e Sociedade do Espetáculo. 2017. (Seminário).

18.
Ainda existem as massas? Emoções das massas e a questão do eu vivencial. 2017. (Outra).

19.
Comunicação e Edição: A Memória em Forma de Livros. 2017. (Seminário).

20.
Deusas e deuses do panteão grego. 2017. (Encontro).

21.
Ecologia da Comunicação: Modos Contra Hegemônicos de Pensar/Agir no Processo Comunicacional. 2017. (Seminário).

22.
Encontro de Outono do Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell. 2017. (Encontro).

23.
Encontro de Primavera do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell com Robert Walter. 2017. (Encontro).

24.
Encontro de Verão do Núcleo Granja Viana-SP da Fundação Joseph Campbell. 2017. (Encontro).

25.
III Seminário Brasil-Colômbia de estudos e práticas da compreensão.Laço, rito, máscara & mimese: um olhar para o brincar sob a ótica da compreensão. 2017. (Seminário).

26.
II Jornada de Psicologia.Oficina de larp. 2017. (Oficina).

27.
II Jornada de Psicologia.O potencial do vínculo no brincar. 2017. (Outra).

28.
Jornalismo e larp (live action role play): relações entre a prática jornalística e a prática lúdica no contexto de zonas de conflito.Jornalismo e larp (live action role play): relações entre a prática jornalística e a prática lúdica no contexto de zonas de conflito. 2017. (Outra).

29.
Media Literacy, compreensão transcultural e mudança social. 2017. (Outra).

30.
Mesa Redonda - Da Guerrilha para a política: Os acordos de paz na Colômbia. 2017. (Outra).

31.
O Debate sobre Comunicação e Patrimônio Cultural Imaterial: Brasil - Europa. 2017. (Seminário).

32.
Pensacom - Pensamento Comunicacional Brasileiro.Aproximações entre o brincar e o sagrado: uma reflexão a partir do larp. 2017. (Seminário).

33.
Ressonância do Imaginário Sagrado nas Devoções marianas: Apropriações do Sagrado Feminino. 2017. (Outra).

34.
XI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Porosidade e larp: tecendo relações entre narrativas complexas e vínculos. 2017. (Encontro).

35.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Priori Incantatem: uma discussão sobre a colonização do imaginário no larp blockbuster. 2017. (Congresso).

36.
10 anos do PPGCOM-Uniso. "A Academia, a Comunicação e a Compreensão". 2016. (Outra).

37.
14ª Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Primeiras reflexões sobre a pesquisa em narrativas midiáticas no Brasil. 2016. (Encontro).

38.
1o. Encontro de 2016 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Umberto Eco). 2016. (Encontro).

39.
1º Colóquio de Perspectivas Acadêmicas Sobre Jogos de Tabuleiro e RPG.Teoria acerca do jogo narrativo. 2016. (Outra).

40.
2o. Encontro de 2016 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Umberto Eco). 2016. (Encontro).

41.
2º Seminário Brasil-Colômbia de estudos e práticas da compreensão.O jogo como proposta de diálogo entre os saberes. 2016. (Seminário).

42.
3o. Encontro de 2016 do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (Umberto Eco). 2016. (Encontro).

43.
6º Aula Magna de Referência Interprogramas ? O que é Comunicação? Trajetórias Epistemológicas. 2016. (Outra).

44.
Disciplina Psicodrama, ministrada pela Profª. Drª. Sylvia Labrunetti.Vivências de larp no contexto psicodramático. 2016. (Oficina).

45.
Disciplina Psicodrama, ministrada pela Profª. Drª. Sylvia Labrunetti.Vivências de larp no contexto psicodramático. 2016. (Oficina).

46.
Encontro de Egressos do Curso de Psicologia da UNISO.Projeto Gente que Faz. 2016. (Encontro).

47.
Encontro de Inverno do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell. 2016. (Encontro).

48.
Encontro de Primavera do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell - As raízes indígenas da mitologia e cultura brasileiras. 2016. (Encontro).

49.
Encontro de Verão do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell. 2016. (Encontro).

50.
Palestra com Prof. Dr. Alex Criado. 2016. (Encontro).

51.
X Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Panorama acerca da produção acadêmica sobre Umberto Eco. 2016. (Encontro).

52.
XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Narrativa na Intercom Sudeste: Uma análise do conteúdo apresentado entre 2010 e 2015. 2016. (Congresso).

53.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Uma análise do conteúdo sobre as teorias do jornalismo que envolveram as narrativas na Intercom 2015. 2016. (Congresso).

54.
11º Interprogramas de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.Histórias de Jogo: O uso de histórias de vida como metodologia para o estudo de players de RPG. 2015. (Outra).

55.
13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).Publicações e repercussão midiática sobre jogos narrativos: comparativo Brasil, Estados Unidos e países nórdicos. 2015. (Encontro).

56.
A Narrativa como Método: a perspectiva de Luiz Gonzaga Motta - Prof. Dr. Eduardo Luiz Correia.. 2015. (Outra).

57.
Aula Magna - Pesquisa em Comunicação: Avanços e Desafios - Prof. Eneus Trindade. 2015. (Outra).

58.
Curso de Escrita Criativa. 2015. (Oficina).

59.
Encontro de Inverno do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell. 2015. (Encontro).

60.
Encontro de Outono do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell. 2015. (Encontro).

61.
Encontro de Primavera do Núcleo Granja Viana da Fundação Joseph Campbell. 2015. (Encontro).

62.
Etnografia como abordagem para investigar narrativas midiáticas - Prof. Dr. Antonio La Pastina. 2015. (Outra).

63.
I Simpósio sobre Sexualidade e Gênero de Sorocaba: Direitos e Sexualidade.A representatividade de (trans)gênero nas mídias contemporâneas. 2015. (Simpósio).

64.
IX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Os Papéis nos Jogos Narrativos. 2015. (Encontro).

65.
Jornada de Mestrandos.Jogos narrativos: histórias de players e o desempenho de papéis. 2015. (Outra).

66.
Learning supported by the brain - Profª. Drª. Tatiana Sildus.. 2015. (Outra).

67.
Mediality Observing Communication Beyond Media Structures - Prof. Dr. Thomas A. Bauer.. 2015. (Outra).

68.
Sapientia: Arqueologia de um Saber Esquecido. 2015. (Simpósio).

69.
Tornar_se o que se___é - Conversa com o artista Rafael Pieroni. 2015. (Outra).

70.
Transumanismo: respostas de uma arte em desencanto - Pesquisador: André Mestre. 2015. (Outra).

71.
V ComCult - o que custa o virtual?. Proposições sobre a ação nos jogos narrativos. 2015. (Congresso).

72.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Além das Fronteiras: O RPG como Entre-Lugar. 2015. (Congresso).

73.
Seminário olhares da gestão cultural: gestores e públicos. 2014. (Seminário).




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