Pamela Cristina dos Santos

Bolsista de Mestrado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) na linha de pesquisa Sujeitos Processos Educativos e Docência (SUPED). Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Grupo de Pesquisa Alteritas: Diferença, Arte e Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Étnico Raciais,Violências, Redes de Proteção e crianças. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pamela Cristina dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, P. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Cores que (re) existem: um estudo das relações raciais entre crianças dentro do espaço escolar,Orientador: Joana Célia dos Passos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ESCOLA; RACISMO; RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS; TENSIONAMENTOS RACIAIS; CRIANÇAS.
Grande área: Ciências Humanas
2017
Especialização em andamento em Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Moda. (Carga Horária: 480h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação, IEE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Cursos de Curta Duração e Atividades de Extensão em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em HOMÍCIDIOS CONJUGAIS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia Pedagógica Florença. (Carga horária: 15h).
Colégio Acadêmico Florença, CAF, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Educação bàsica Lauro Muller, EEBLM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora - Diferença Estigma e Educação, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2015 - Atual
Extensão universitária , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, NÚCLEO VIDA E CUIDADO: ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE VIOLÊNCIAS.

Atividade de extensão realizada
Gestão do Cuidado, Educação e Violências.
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, GRUPO DE PESQUISA ALTERITAS: DIFERENÇA, ARTE E EDUCAÇÃO.

03/2014 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE PEDAGOGIA.

Cargo ou função
REPRESENTATIVIDADE ESTUDANTIL DA GESTÃO (2014-2015) DO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE PEDAGOGIA (CALPE).

Colégio Acadêmico Florença, CAF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 20


ESCOLA DO PARQUE - BLINGUE SCHOOL, EP-BILINGUE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30


Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO, SED, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Mais Educação, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Relações Étnico Raciais e Educação

Objetivo: Desenvolver estudos sobre as relações raciais e políticas de ações afirmativas articuladas a partir da interseccionalidade com classe, gênero e juventudes, no âmbito da educação brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação; RELAÇÕES RACIAIS.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Cores que (re) existem: um estudo das relações raciais entre crianças dentro do espaço escolar.
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva analisar os tensionamentos raciais entre crianças dentro da escola. Nesse sentido, considerarmos as crianças como sujeitos sociais produtores/as de culturas e potencialmente capazes de se expressar diante dos mais diversos temas sociais, adotaremos as narrativas como metodologia de pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa dentro do espaço escolar entendemos ser importante que as crianças já estejam inseridas na escola há algum tempo, por esse motivo essa pesquisa tende a ser realizada com crianças do 3º ou 4º ano do Ensino fundamental. Para tanto, elegemos como campo de pesquisa duas escolas da Rede Estadual de Ensino da região de Florianópolis, a escolha se deve pela historicidade classista que estas carregam e pela ressignificação deste a partir do momento em que as crianças periféricas passam a frequentar esse espaço antes elitizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Coordenador / Joana Célia Passos - Integrante.
2015 - Atual
NEGRAS VOZES: ARTE, PRESENÇA E MEMÓRIA
Descrição: O presente projeto tem como objetivo contribuir com a difusão da cultura afro-brasileira e africana no universo da UFSC e em escolas públicas, com o intuito de potencializar a implementação da Lei 10639/03 nos currículos. A referida Lei estabelece a obrigatoriedade da história e cultura negra nos currículos escolares, inclusive nas universidades. Além disso, o projeto se propõem a contribuir com o fortalecimento da universidade como espaço intelectual, científico, educativo e político para a modificação do padrão desigual e discriminatório das relações étnico-raciais que ainda reverberam em seu interior. A difusão da história e cultura negra será realizada por meio de mostras documentais e oficinas temáticas e sarau musical.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Integrante / Joana Célia Passos - Coordenador.
2015 - Atual
MAPEAMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO, DEFESA E CONTROLE DOS DIREITOS: identificação da malha conceitual risco e vulnerabilidade na infância
Descrição: Descrição: MAPEAMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO, DEFESA E CONTROLE DOS DIREITOS: identificação da malha conceitual risco e vulnerabilidade na infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Formação de Professores (as) e Serviço PAEFI: Identificando desafios a partir do estudo sobre as violências que acometem as crianças em Florianópolis.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, defendido no ano de 2016, no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto articula os temas das violências, direitos das crianças e os serviços de proteção, do município de Florianópolis, e o impacto desses na formação docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Integrante / Gisely Pereira Botega - Integrante / Patricia de Moraes Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - 2017
HASHTAG FORA BULLYING
Descrição: O referido projeto nasceu de uma intervenção pedagógica com estudantes do Programa Mais Educação de uma Escola Estadual localizada na grande Florianópolis/SC. Tal intervenção teve como objetivo propor dispor ao grupo de crianças e adolescentes, da referida instituição, ferramentas para uma educação libertadora de forma que buscassem instrumentos de criticidade para sair do estado de adaptação e se compreendessem enquanto sujeitos radicais (FREIRE, 2006)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Coordenador / MAIARA VERA DOS SANTOS - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2017 - Atual
NEGRAS VOZES: resistências culturais em SC
Descrição: De acordo com o Censo 2010 Santa Catarina possui 12% de população negra, o que o torna o estado mais branco da nação brasileira. Contudo, a participação de homens e mulheres negros se faz presente em todos os municípios deste estado, o que significa que sua participação econômica é ativa no desenvolvimento catarinense, desde sempre. Neste sentido, o presente tem como objetivo contribuir com a difusão da história e cultura afro-catarinense, brasileira e africana, por meio de um acervo digital sobre a resistência afro-catarinense, promovida por organizações e movimentos negros a partir do século XX. Além disso, se propõe a contribuir com o fortalecimento da universidade como espaço intelectual, científico, educativo e político para a modificação do padrão desigual e discriminatório das relações étnico-raciais que ainda reverberam em seu interior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Integrante / Joana Célia Passos - Coordenador.
2017 - Atual
NEGRAS VOZES: resistências culturais em SC
Descrição: De acordo com o Censo 2010 Santa Catarina possui 12% de população negra, o que o torna o estado mais branco da nação brasileira. Contudo, a participação de homens e mulheres negros se faz presente em todos os municípios deste estado, o que significa que sua participação econômica é ativa no desenvolvimento catarinense, desde sempre. Neste sentido, o presente tem como objetivo contribuir com a difusão da história e cultura afro-catarinense, brasileira e africana, por meio de um acervo digital sobre a resistência afro-catarinense, promovida por organizações e movimentos negros a partir do século XX. Além disso, se propõe a contribuir com o fortalecimento da universidade como espaço intelectual, científico, educativo e político para a modificação do padrão desigual e discriminatório das relações étnico-raciais que ainda reverberam em seu interior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Integrante / Joana Célia Passos - Coordenador.
2017 - Atual
PATRIMÔNIO CULTURAL E PRESENÇA NEGRA EM SANTA CATARINA
Descrição: De acordo com o Censo 2010 Santa Catarina possui 16% de população negra, o que o torna o estado mais branco da nação brasileira. Contudo, a participação de homens e mulheres negros se faz presente em todos os municípios deste estado, o que significa que sua participação econômica é ativa no desenvolvimento catarinense, desde sempre. Desse modo, o presente projeto apresenta a proposta de realização de um conjunto de atividades inter campi (Trindade, Araranguá e Blumenau), cujo objetivo é visibilizar narrativas da história e cultura afro-catarinense, brasileira e africana, com o intuito de potencializar a composição das memórias da população negra do estado de Santa Catarina. Pretende também afirmar a resistência da população negra presente no mundo urbano e rural, onde as religiões de matrizes africanas, os clubes negros, as irmandades, os festejos, as escolas de samba e a diversidade de manifestações culturais de origem africana, sustentam e legitimam as negras e negros no sul do Brasil como sujeitos ativos da história e memória presente. Serão realizadas: mesas redondas, palestra, oficinas, lançamentos de livros nos campi envolvidos. Pretende-se alcançar estudantes, professores/as, pesquisadores/as, ativistas antirracismo e comunidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (9) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Integrante / Joana Célia Passos - Coordenador.
2016 - 2017
NEGRAS VOZES: ARTE, PRESENÇA E MEMÓRIA
Descrição: O presente projeto tem como objetivo contribuir com a difusão da cultura afro-brasileira e africana no universo da UFSC e em escolas públicas, com o intuito de potencializar a implementação da Lei 10639/03 nos currículos. A referida Lei estabelece a obrigatoriedade da história e cultura negra nos currículos escolares, inclusive nas universidades. Além disso, o projeto se propõem a contribuir com o fortalecimento da universidade como espaço intelectual, científico, educativo e político para a modificação do padrão desigual e discriminatório das relações étnico-raciais que ainda reverberam em seu interior. A difusão da história e cultura negra será realizada por meio de mostras documentais e oficinas temáticas e sarau musical..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Pamela Cristina dos Santos - Integrante / Joana Célia Passos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, P. C.2018SANTOS, P. C.. RELAÇÕES SÓCIO RACIAIS ENTRE CRIANÇAS BRANCAS E NEGRAS: APONTAMENTOS E NOTAS REFLEXIVAS. Sobre Tudo, v. 9, p. 23-45, 2018.

2.
PM, Lima2016 PM, Lima ; SANTOS, P. C. ; GP, Botega . Risco e vulnerabilidade: desafios na rede de proteção à infância no município de Florianópolis. Zero-a-Seis (Florianópolis), v. 18, p. 288-302, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . COLONIALIDADES, CURRÍCULO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DOS TENSIONAMENTOS RACIAIS ENTRE CRIANÇAS NA ESCOLA. In: III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América 53, 2018, Criciuma. PEDAGOGIAS DECOLONIAIS, INTERCULTURALIDADE E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS INSURGENTES. CRICIUMA: UNESC, 2018. p. 53-63.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. C.. Hastag Fora Bullying: desenvolvimentos para além do currículo escolar.. In: III COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2017, Florianópolis. Anais do III COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Florianpólis, 2017. v. 2. p. 1-4.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, P. C.; GP, Botega . O QUESITO COR/RAÇA NA ESTATÍSTICA PRODUZIDA POR UM SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVIDUOS (PAEFI/CREAS). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROSA, S. M. ; SANTOS, P. C. . Branquitude e racismo: contribuições da ERER na subjetividade dos/as estudantes da graduação do curso de pedagogia da UFSC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, P. C.. Hashtag Fora Bullying: desenvolvimentos para além do currículo escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, P. C.. 'Formação De Professores (As) E Serviço Paefi: Identificando Desafios A Partir Do Estudo Sobre As Violências Que Acometem As Crianças Em Florianópolis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, P. C.. Racismo e violências: olhares que revelam a condição da mulher negra no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, P. C.; GP, Botega . Escola e o Serviço PAEFI: Quais aproximações no trabalho com crianças e adolescentes com direitos violados?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, P. C.. CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE AS VIOLÊNCIAS ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, P. C.. Educar para quê? Pensamentos sobre autoritarismo na ação pedagógica dentro da escola. Florianópolis 2017 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, P. C.. Parecerista Ad hoc Revista Criar Educação. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, P. C.; GAUDIO, E. S. . DIÁLOGOS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, P. C.; SANTANA, C.D.S . [NEGRAS VOZES] Experiências e reflexões para no cotidiano da Educação Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, P. C.. BONECAS ABAIOMY. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, P. C.; COSTA, H.B ; CUNHA, T.M . CAMISETAS PRA QUE TE QUERO?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência: Literatura afro-brasileira no contexto educacional l. 2018. (Outra).

2.
III Congresso Ibero Americano de Humanidades Ciências e Educação: produção e democratização do conhecimento na Ibero-Americerica. Colonialidades, currículo e relações étnico raciais: uma análise dos tensionamentos raciais entre crianças na escola.. 2018. (Congresso).

3.
III Jornadas do LEGH: Feminismos e Democracia. 2018. (Outra).

4.
I Jornada de Análise do Comportamento de Florianópolis: Palestra "Escrita Acadêmica e Sofrimento Mental: Um dilema central para uma vida acadêmica satisfatória". 2018. (Outra).

5.
IV colóquio Latino Americano colonialidade/decolonialidade do poder/saber/ser.TENSIONAMENTOS RACIAIS ENTRE AS CRIANÇAS: O QUE DIZES AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS?. 2018. (Outra).

6.
Mesa redonda: Mulheres negras e Quilombolas: entre feminismos e violências. 2018. (Outra).

7.
Novembro Negro: Resistência Antirracista e o Estado de Exceção. 2018. (Outra).

8.
Oficina: Cantando a história do samba. 2018. (Oficina).

9.
PATRIMÔNIO CULTURAL E PRESENÇA NEGRA EM SANTA CATARINA. 2018. (Congresso).

10.
RODA DE CONVERSA: HIP HOP E SLAM:JUVENTUDES NEGRAS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS. 2018. (Outra).

11.
X CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS. Tensionamentos raciais entre crianças: entrelaçando olhares a partir da linguagem visual. 2018. (Congresso).

12.
Hastag Fora Bullying: desenvolvimentos para além do currículo escolar.. Hastag Fora Bullying: desenvolvimentos para além do currículo escolar. 2017. (Congresso).

13.
III Congresso Brasileiro de pesquisadores/as negros/as da região sul (III COPENE SUL). O Quesito Raça/cor na Estatística produzida por um serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e individuos (PAEFI/CREAS). 2017. (Congresso).

14.
III Congresso Brasileiro de pesquisadores/as negros/as da região sul (III COPENE SUL). Branquitude e racismo: contribuições da ERER na subjetividade dos/as estudantes de graduação do curso de Pedagogia da UFSC. 2017. (Congresso).

15.
V COLÓQUIO PAULO FREIRE DIÁLOGOS FREIRIANOS "INFÂNCIAS E O DIREITO A CIDADE". 2017. (Outra).

16.
ANIVERSÁRIO 3/4 DO PROJETO CONFRARIA LITERÁRIA DO CA ca. 2016. (Encontro).

17.
Café Literário Poéticas de Resistência: o hífen da poesia". 2016. (Outra).

18.
EDUCAÇÃO MODERNIDADE E PÓS MODERNIDADE. DO SEDENTARISMO AO NOMADISMO: INTERVENÇÕES PARA PENSAR E AGIR DE OUTROS MODOS NA EDUCAÇÃO. 2016. (Seminário).

19.
II Seminário Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina. 2016. (Seminário).

20.
Livros Novos para Novos Leitores: para conhecer os livros não ficcionais. 2016. (Outra).

21.
RODA DE CONVERSA SOBRE RACISMO. 2016. (Outra).

22.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES RACIAIS E MULTICULTURALISMOMO.RACISMO E VIOLÊNCIAS: OLHARES QUE REVELAM A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA NO BRASIL. 2016. (Seminário).

23.
VI Seminário da Educação, Relações Etnico Raciais e Multiculturalismo - Diversidade, Igualdade e democracia: os desafios do Brasil contemporâneo.Racismo e violências: olhares que revelam a condição da mulher negra no Brasil. 2016. (Seminário).

24.
37ª Reunião Nacional - ANPED. 2015. (Encontro).

25.
II Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. Escola e o Serviço PAEFI: Quais aproximações no trabalho com crianças e adolescentes com direitos violados?. 2015. (Congresso).

26.
Negras Vozes: Arte, presença e memória na UFSC. 2015. (Outra).

27.
6 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. 2014. (Seminário).

28.
I Jornada Pedagógica Colégio Florença. 2014. (Seminário).

29.
I Seminário Internacional de Literatura Infantil e juvenil e práticas de de mediação literária. 2014. (Seminário).

30.
SEMANA ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA 2014 EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL.CAMISETAS PRA QUE TE QUERO?. 2014. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASSOS, J. C. ; SANTOS, P. C. . Oficina: Cantando a história do samba. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . MESA REDONDA: Patrimônio cultural e presença negra em Santa Catarina. 2018. (Outro).

3.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . RODA DE CONVERSA: HIP HOP E SLAM:JUVENTUDES NEGRAS E RESISTÊNCIAS CULTURAIS. 2018. (Outro).

4.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . OFICINA DE BONECOS/AS NEGROS/AS. 2018. (Outro).

5.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . NOVEMBRO NEGRO: RESISTÊNCIA ANTIRRACISTA E O ESTADO DE EXCEÇÃO. 2018. (Outro).

6.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . LITURGIA E PENSAMENTO. 2018. (Outro).

7.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . MESA REDONDA: Ações afirmativas: continuidade acadêmica e trabalho. 2018. (Outro).

8.
PASSOS, J. C. ; SANTOS, P. C. . III COPENE SUL: NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira. 2017. (Congresso).

9.
PM, Lima ; GP, Botega ; SANTOS, P. C. . MESA REDONDA: VULNERABILIDADE, RISCO E INFÂNCIAS. 2016. (Outro).

10.
SANTOS, P. C.; PASSOS, J. C. . Mesa Redonda - Consciência Negra: Eurocentrismo e a Branquitude no Currículo. 2015. (Outro).

11.
PASSOS, J. C. ; SANTOS, P. C. . NEGRAS VOZES: arte, presença e memória na UFSC. 2015. (Outro).

12.
SANTOS, P. C.. 37ª ANPED - REUNIÃO NACIONAL. 2015. (Congresso).

13.
SANTOS, P. C.. Encontros preparatórios ao Encontro Nacional de educação - Etapa Florianópolis. 2014. (Congresso).

14.
SANTOS, P. C.. SEMANA ESTUDANTIL DE PEDAGOGIA 2014 EDUCAÇÃO: CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL. 2014. (Congresso).




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