Pedro Ivo de Sá Guimarães

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  • Última atualização do currículo em 18/02/2019


Pesquisador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol). O Centro é um de vários laboratórios de pesquisa nacionais que atuam nas áreas temáticas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Democracia Digital (INCT-DD). As linhas de pesquisa que desenvolve abrangem o âmbito da Tecnologia, Teoria e Epistemologia das Ciências da Comunicação e Ciência Política. Assim, compreendendo, mas não se restringido aos Estudos de Software e Hardware, Algoritmos, Big Data, Games, Inteligência Artificial e Robótica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Ivo de Sá Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, P.I.S.;GUIMARÃES, Pedro Ivo de Sá.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação (FAC-UnB).
Universidade de Brasília (UnB)
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076539
URL da Homepage: http://ppgcom.fac.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Comunicação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Ro(bots): definições, formas e regulação de bots políticos.,Orientador: Pedro David Russi Duarte.
Palavras-chave: Teorias e Tecnologias da Comunicação; Bots políticos; Mediação; Interação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teorias e Tecnologias da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Políticas Públicas.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2015 em MBA Executivo em Gestão de Projetos.
Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2008 - 2012
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Faculdade Anhanguera de Anápolis, FAA, Brasil.
Título: Posicionamento do Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis e Região.
Orientador: Andressa Cavalheiro Carmona Avelaneda.




Formação Complementar


2019 - 2019
Metodologia Quantitativa para Cientistas Sociais. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, INCT-DD, Brasil.
2018 - 2018
Ciência de Dados e Programação em Phyton. (Carga horária: 10h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2015 - 2015
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Como Montar uma Loja Virtual. (Carga horária: 30h).
Curso de E-commerce, CDEC, Brasil.
2011 - 2011
Design Gráfico em Computador. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - GO, SENAC/GO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), .


International Association for Artificial Intelligence and Law, IAAIL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
A Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito Inc. (IAAIL) foi formada com o propósito de apoiar, desenvolver e promover o campo da Inteligência Artificial e Direito a nível internacional. Uma atividade consistente deste propósito é a organização da Conferência Internacional bienal sobre Inteligência Artificial e Direito (ICAIL).


Association for the Advancement of Artificial Intelligence, AAAI, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Membro associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Fundada em 1979, a Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (AAAI) é uma sociedade científica sem fins lucrativos dedicada ao avanço da compreensão científica dos mecanismos subjacentes ao pensamento e ao comportamento inteligente e sua incorporação nas máquinas. A AAAI visa promover a pesquisa e o uso responsável da inteligência artificial (IA). Também visa aumentar sua compreensão pública, melhorar o ensino e o treinamento de profissionais de IA e fornecer orientação para planejadores de pesquisa e financiadores sobre a importância e o potencial dos atuais desenvolvimentos da "inteligência artificial" e direções futuras.



Linhas de pesquisa


1.
Teorias e Epistemologia das Ciências da Comunicação


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARÃES, P.I.S.. Democracia digital e as transições do governo eletrônico.. In: RODRIGUES, A.C.A.;CABRAL, B.;PORTO, B.; SANTOS, E.;CUNEGUNDES, P.; ODA, P.; ANDRADE, S.. (Org.). Perguntas ao objeto: inquietudes de pesquisadores em Comunicação.. 1ed.Brasília: FAC-UnB, 2016, v. 1, p. 1-172.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, P.I.S.. O ideal de comunicação do estado: entre comunicação, governo e administração pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUIMARÃES, P.I.S.. Government as a Platform (GaaP) - fundamentos e iniciativas governamentais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUIMARÃES, P.I.S.. Robôs no governo: fundamentos da robótica em plataformas governamentais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, P.I.S.. Posicionamento do Porto Seco Centro-Oeste em Anápolis e Região. 2011. (Projeto Experimental).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semana de Comunicação Organizacional.A Comunicação Organizacional Rumo aos 10 Anos e O Direito à Comunicação e à Informação sob a Perspectiva do Direito Achado na Rua. 2017. (Outra).

2.
VII Encontro de Publicidade e Propaganda de Anápolis - VII ENPUP.A força das novas mídias. 2010. (Encontro).

3.
V Encontro de Publicidade e Propaganda de Anápolis - V ENPUP.A propaganda e suas várias faces: duzentos anos de evolução. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GERALDES, E. C. ; MONTENEGRO, L. M. B. ; LOUREIRO, M. D. ; SILVA, N. O. T. D. ; NEGRINI, V. ; SANTOS, V. A. ; SA, S. P. ; GUIMARÃES, P.I.S. ; GUERCIO, N. H. C. ; ROCHA, F. P. . Mídia, poder e a (nova) agenda do capital: VI Encontro Nacional da ULEPICC Brasil 2016 ? Capítulo Brasil da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. 2016. (Congresso).

2.
GUIMARÃES, P.I.S.. A força das novas mídias - VII Encontro de Publicidade e Propaganda de Anápolis - VII ENPUP. 2010. (Outro).




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