Isabela Nardi da Silva

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Mestranda em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista CAPES no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab). Bacharel em Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Técnica em Produção de Moda pelo Instituto Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabela Nardi da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, I. N.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Simone Meister Sommer Bilessimo.
Coorientador: Gustavo Ribeiro Alves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2018
Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia.
Faculdade Unifacvest, FU, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Impacto da aplicação de tecnologia no ensino de empreendedorismo para estudantes concluintes da educação básica na rede pública.
Orientador: Simone Meister Sommer Bilessimo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014 - 2015
Curso técnico/profissionalizante em Produção de Moda.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Extensão X, EX, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Oratória. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2016 - 2016
Co-criação de projetos empreendedores em sala de aula com o uso do Google. (Carga horária: 4h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
Inovando a sala de aula. (Carga horária: 4h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
Educação personalizada: criando trilhas de aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
Ensino Híbrido. (Carga horária: 4h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
Luz, Câmera, (Educ)ação - uso do flipped classroom na prática escolar. (Carga horária: 4h).
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
LabX. (Carga horária: 16h).
Fundação Estudar, FE, Brasil.
2014 - 2014
Fotografia de Moda. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2014 - 2014
Ilustração de Moda. (Carga horária: 25h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2010 - 2011
Desenvolvedor de Websites e Designer Gráfico. (Carga horária: 102h).
Micromix Cursos, MC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (IC), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (IC), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 20


Casa do Menor Madre Regina, CMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 4


Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (SC), FAPESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
GTMRE Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem. Este projeto está na terceira fase..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Isabela Nardi da Silva - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / JOSIEL PEREIRA - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Paulo Manoel Mafra - Integrante / Andrei Henrique dos Santos Savi - Integrante / Aruan Cuenca Carrara - Integrante / Gabriela Rocha Roque - Integrante / Ramon de Brittos Souza - Integrante / Rosemere Damasio Bard - Integrante.
2014 - Atual
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Isabela Nardi da Silva - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Carine Heck - Integrante / JOSIEL PEREIRA - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Roderval Marcelino - Integrante / Alberto Lebre Cardoso - Integrante / Gustavo Ribeiro da Costa Alves - Integrante / Javier Garcia-Zubia - Integrante / Maria Teresa Restivo - Integrante / Oriel Herrera Gamboa - Integrante / Akassio Miranda Silva - Integrante / Caroline Porto Antonio - Integrante / Marina Rocha Daros - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
HISTÓRIA ILUSTRADA: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena
Descrição: Durante muitos séculos as comunidades indígenas do Brasil têm sofrido um processo histórico de exclusão, preconceito e quase extermínio. Assim como o povo indígena, a cultura, tradição e história dessas pessoas vêm se perdendo ao longo do tempo. Diante desse cenário, este projeto tem como objetivo a confecção de um livro de histórias em quadrinhos sobre o cotidiano da comunidade indígena Nhu Porã, situada no município de Torres-RS. O livro será composto por uma série de histórias curtas, que serão elaboradas pelos estudantes da Escola Indígena Nhu Porã, e cada uma destas histórias abordará um tema específico sobre o cotidiano da comunidade. Para que a realização das histórias em quadrinhos seja possível, serão oferecidas oficinas gratuitas de Histórias em Quadrinhos, através das quais os estudantes de 1ª a 6ª do ensino fundamental da Escola Indígena Nhu Porã aprenderão sobre roteiro e narrativa, divisão de páginas e diagramação, onomatopéias e balões de fala, entre outros recursos necessários para a criação de uma história em quadrinhos. Após a elaboração das histórias, estas serão agrupadas em um único livro, e serão escritas em guarani, porém com legendas em inglês, português e espanhol constando abaixo de cada texto. Cumprido o objetivo geral, espera-se que a cultura indígena se torne mais valorizada, uma vez que, por conta de seu formato lúdico, o livro de histórias em quadrinhos seja bem aceito tanto entre crianças indígenas quanto entre crianças que não sejam de comunidades indígena. A criação do livro será benéfica para ambos: indígenas passarão a ser melhor representados, pois terão o poder de expressar-se sobre como realmente vivem; pessoas de fora da aldeia se tornarão mais informados em relação ao cotidiano das comunidades indígenas do sul do Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
PROMOVENDO A INCLUSÃO DIGITAL NUMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA
Descrição: Este projeto tem como objetivo implementar ações de integração de tecnologia na educação de uma escola multisseriada indígena, situada na aldeia Nhu Porã, no município de Torres-RS. Tem como foco principal a inovação educacional e social e a redução da brecha digital existente pela falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, em especial as indígenas. Está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Plataforma Agenda 2030 ?eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade?. População esta que sofre um histórico processo de discriminação e privação de acesso aos mais variados tipos de serviços públicos, entre eles a educação de qualidade....
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Medicina do mato: a ciência e a tecnologia aliadas na preservação do conhecimento tradicional guarani.
Descrição: Este projeto visa aliar a sabedoria tradicional da medicina indígena com a ciência e tecnologia moderna de modo a documentar o conhecimento tácito da tribo Mbya Guarani sobre as plantas medicinais e suas aplicações. Para isso, será criado uma ?Cartilha das plantas medicinais da cultura indígena Mbya Guarani?, da Aldeia Indígena Nhu Porã, situada no município de Torres-RS. Assim, foi desenvolvida uma parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC , onde de forma concomitante às disciplinas de Língua e Cultura Guarani e Ciências, trabalhadas na aldeia indígena, os alunos aprenderão sobre as espécies das plantas e suas partes, bem como seu uso medicinal, além disso, utilizarão dispositivos móveis (tablets) para acessar o microscópio do Laboratório de Experimentação Remota ? RexLab da UFSC, tornando as aulas mais ricas e interessantes. Será dado prioridade para o protagonismo indígena e valorização da cultura local, pois os alunos participarão de todo o processo de confecção da cartilha: escolha e análise das plantas medicinais usadas na aldeia, fotografia, escrita e tradução. Com isso, espera-se contribuir com a preservação dos conhecimentos sobre a medicina tradicional indígena e propagação dessa cultura que persiste há muitos séculos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Programa: Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras
Descrição: Este programa contempla um conjunto articulado de projetos e ações de extensão que estão sendo implementados de forma processual e contínua desde 2008. Do ponto de vista operacional o programa será coordenado pelo Grupo de Pesquisas Laboratório de Experimentação Remota e contará com a participação, principalmente, do curso de Bacharelado em TIC e do Programa de Pós-graduação em TIC, todos da UFSC, em Araranguá..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabela Nardi da Silva - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / JOSIEL PEREIRA - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Mitchel de Vargas Silva - Integrante / Paulo Manoel Mafra - Integrante / Andrei Henrique dos Santos Savi - Integrante / Aruan Cuenca Carrara - Integrante / Gabriela Rocha Roque - Integrante / Ramon de Brittos Souza - Integrante / Ricardo Orige de Bem - Integrante / Rosemere Damasio Bard - Integrante.
2015 - Atual
Teia: Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem
Descrição: O projeto possui este objetivo, concretizando o ensino de empreendedorismo através de oficinas, palestras e outras atividades aliadas do uso de tecnologia e apresentadas de forma gratuita para estudantes dos anos concluintes de escolas da rede pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Isabela Nardi da Silva - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Coordenador / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Cristina Amboni da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologias da Informação e da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Tecnologia, Gestão e Inovação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Mérito Estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, J.2018PEREIRA, J. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; ALVES, G. R. C. . Implantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1, 2018.

2.
SILVA, I. N.2018SILVA, I. N.; ROCHA, J. S. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE GUARANI PARA ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA INDÍGENA. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1, 2018.

3.
SILVA, I. N.2017SILVA, I. N.; SILVA, K. C. N. ; Lotthammer, K S ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS INOVADORAS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE DISCIPLINAS STEM. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1, 2017.

4.
Heck, C2016Heck, C ; COELHO, K. S. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. . EXPERIENÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRUBER, V. ; MARCELINO, R. ; MACIEL, R. C. N. ; DALPIAS, J. T. ; DALPIAS, S. T. ; SILVA, I. N. . Turminha da Pedra Branca. 1. ed. Araranguá/SC: Editora Hard Tech, 2018. v. 1. 13p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, I. N.; ESTEFANUTO, M. ; MARTINELLI, L. C. ; PEREIRA, J. ; ROCHADEL, W. . Uso do website Estudante Online em escola estadual de Educação Básica para acompanhamento escolar. In: Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 2ed.: Hard Tech Informática LTDA, 2018, v. 2, p. 68-72.

2.
SILVA, M. V. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, C. V. ; CARRARA, A. C. ; SILVA, I. N. . Oficinas de introdução a eletrônica aplicadas a educação básica: Um relato de experiência. In: Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo e João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 2ed.Araranguá/SC: Hard Tech Informática LTDA, 2018, v. 2, p. 74-81.

3.
SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SILVA, M. V. ; SILVA, C. V. ; BILESSIMO, S. M. S. . O Projeto TEIA aplicado a educação básica: Um caso de inovação social. In: Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 2ed.Araranguá/SC: Hard Tech Informática LTDA, 2018, v. 2, p. 83-88.

4.
SILVA, I. N.; SILVA, K. C. N. ; Lotthammer, K S ; VIEGAS, L. M. ; MARCELINO, Z. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . Use Of Mobile Devices In Science Education In A Brazilian Public School Located In A Region Of High Social Vulnerability: A Case Study. In: Sara Paiva. (Org.). Mobile Applications and Solutions for Social Inclusion. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 1-.

5.
DALPIAS, J. T. ; SILVA, J. B. ; SELENE, E. S. E. F. ; GRUBER, V. ; MACIEL, R. C. N. ; SILVA, I. N. . Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação em uma Escola multisseriada Quilombola como Fomento no Processo de Ensino. In: Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas Inovadoras na Educação Básica. 1ed.Araranguá/SC: Hard Tech Informática LTDA, 2017, v. 1, p. 1-7.

6.
SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SILVA, M. V. ; SILVA, C. A. ; BILESSIMO, S. M. S. . TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem): Um relato de experiência. In: Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo, João Bosco da Mota Alves. (Org.). Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica. 1ed.Araranguá/SC: Hard Tech Informática LTDA, 2017, v. 1, p. 104-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, J. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, J. B. ; ALVES, G. R. C. . Relato de implantação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR em uma instituição brasileira​. In: II Simpósio Íbero Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá/SC. Anais do II Simpósio Íbero Americano de Tecnologias Educacionais, 2018.

2.
ROQUE, G. R. ; SILVA, I. N. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. C. . CONSTRUÇÃO DO MODELO SECI NO PROJETO VISIR+: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS E INICIATIVAS DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO INTERORGANIZACIONAL. In: COBENGE 2018: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO EM ENGENHARIA, 2018, SALVADOR/BA. ANAIS DO COBENGE 2018, 2018.

3.
CARRARA, A. C. ; SILVA, I. N. ; Lotthammer, K S ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. ; FERENHOF, H. A. . USO DO LABORATÓRIO REMOTO VISIR EM OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. In: COBENGE 2018: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO EM ENGENHARIA, 2018, SALVADOR/BA. ANAIS DO COBENGE 2018, 2018.

4.
SILVA, I. N.; PEREIRA, J. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, G. R. C. ; SILVA, J. B. . O Laboratório Remoto VISIR: Uma revisão sistemática. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá/SC. Anais do II Simpósio Íbero Americano de Tecnologias Educacionais. Araranguá/SC: Hard Tech Informática LTDA, 2018. v. 2. p. 230-239.

5.
SIMAO, J. P. S. ; PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Blackout: um game para ensino de associação de resistores através da experimentação remota. In: Congresso Sul Brasileiro de Computação - SULCOMP, 2017, Criciúma, SC. Anais SULCOMP, 2016. v. 8.

6.
SILVA, I. N.; Heck, C ; LIMA, J. P. C. ; BILESSIMO, S. M. S. . Uma proposta de aplicação de experimentação remota e dispositivos móveis em aulas experimentais de física no ensino médio. In: Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2017, Araranguá, SC. Revista Técnico-Científica do IFSC, 2017.

7.
PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. C. . MODELO DE REPÓSITORIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2017, Joinville. Anais do COBENGE 2017, 2017.

8.
SILVA, I. N.; SILVA, K. C. N. ; Lotthammer, K S ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . CAPACITAÇÃO DOCENTE SEMIPRESENCIAL PARA DOCENTES DE ESCOLAS BÁSICAS DA REDE PÚBLICA. In: Seminário Universidades Corporativas e Escolas de Governo - I SUCEG, 2017, Florianópolis/SC. Anais do I SUCEG, 2017. p. 510-518.

9.
LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, I. N. ; NICOLETE, P. C. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . An inclined plane remote lab. In: 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016, Madrid. 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016. p. 7.

10.
SILVA, I. N.; LIMA, J. P. C. ; BILESSIMO, S. M. S. . UMA ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2014, Santa Rosa do Sul/SC. ANAIS DO 4º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, I. N.; Lotthammer, K S ; Schneider, A P ; Tulha, C N . Estratégia de Integração de Robótica e Dispositivos Móveis no ensino básico em escolas públicas. In: VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2016, Criciúma/SC. Anais do VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2016.

2.
SILVA, I. N.; BILESSIMO, S. M. S. . Integração entre Experimentação Remota e Dispositivos Móveis para o Ensino de Física na Educação Básica. In: Seminário de Iniciação Científica, 2015, Florianópolis/SC. Anais do Seminário de Iniciação Científica, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, I. N.; PEREIRA, J. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, G. R. C. ; SILVA, J. B. . O Laboratório Remoto VISIR: uma revisão sistemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, I. N.. Comunicação Oral. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, I. N.; ROCHA, J. S. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. . Uso de dispositivos móveis na disciplina de língua portuguesa para estudantes de uma escola multisseriada indígena. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, I. N.; ROQUE, G. R. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. C. . Laboratório Remoto VISIR: estudo de caso da integração na plataforma RELLE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROQUE, G. R. ; SILVA, I. N. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. C. . CONSTRUÇÃO DO MODELO SECI NO PROJETO VISIR+: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS E INICIATIVAS DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO INTERORGANIZACIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SILVA, M. V. ; SILVA, C. A. ; BILESSIMO, S. M. S. . TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem): um relato de experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
DALPIAS, J. T. ; GRUBER, V. ; SELENE, E. S. E. F. ; SILVA, J. B. ; MACIEL, R. C. N. ; SILVA, I. N. . Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação em uma Escola multisseriada Quilombola como Fomento no Processo de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, I. N.; SILVA, K. C. N. ; Lotthammer, K S ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . CAPACITAÇÃO DOCENTE SEMIPRESENCIAL PARA DOCENTES DE ESCOLAS BÁSICAS DA REDE PÚBLICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, I. N.; ESTEFANUTO, M. ; MARTINELLI, L. C. ; PEREIRA, J. ; ROCHADEL, W. . Uso do website Estudante Online em escola estadual de educação básica para acompanhamento escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, I. N.; Heck, C ; LIMA, J. P. C. ; BILESSIMO, S. M. S. . Uma proposta de aplicação de experimentação remota e dispositivos móveis em aulas experimentais de física no ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SILVA, I. N.; Lotthammer, K S ; Tulha, C N ; Schneider, A P . Estratégia de Integração de Robótica e Dispositivos Móveis no ensino básico em escolas públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, I. N.; LIMA, J. P. C. ; BILESSIMO, S. M. S. . Uma Estratégia de Avaliação do Impacto da Experimentação Remota no Ensino de Física na Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SILVA, I. N.; BILESSIMO, S. M. S. . Integração entre Experimentação Remota e Dispositivos Móveis para o Ensino de Física na Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2017. MODELO DE REPÓSITORIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR. 2017. (Congresso).

2.
I Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo - SUCEG.CAPACITAÇÃO DOCENTE SEMIPRESENCIAL PARA DOCENTES DE ESCOLAS BÁSICAS DA REDE PÚBLICA. 2017. (Seminário).

3.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED.TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Aprendizagem): Um relato de experiência. 2017. (Simpósio).

4.
VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação (SULCOMP 2016). Blackout: um game para ensino de associação de resistores através da experimentação remota. 2017. (Congresso).

5.
5º SICT-SUL - SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE.UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO REMOTA E DISPOSITIVOS MÓVEIS EM AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Simpósio).

6.
VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação (SULCOMP 2016). Estratégia de integração de robótica e dispositivos móveis no ensino básico em escolas públicas. 2016. (Congresso).

7.
4º SICT-SUL - SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE.UMA ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA EXPERIMENTAÇÃO REMOTA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Simpósio).

8.
Seminário de Iniciação Científica.INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA, EXPERIMENTAÇÃO REMOTA E EDUCAÇÃO. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; MAFRA, P. M. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; Lotthammer, K S ; PEREIRA, J. . I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Outro).

2.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; Lotthammer, K S . II Workshop Integrador de Inovação Tecnologias na Educação. 2017. (Outro).

3.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; Lotthammer, K S . III Workshop Integrador de Inovação Tecnologias na Educação. 2017. (Outro).

4.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; SILVA, K. C. N. ; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; Lotthammer, K S . I Workshop Integrador de Inovação Tecnologias na Educação. 2016. (Outro).

5.
MORO, F. F. ; FELISBERTO, W. S. ; Tulha, C N ; SILVA, N. M. ; SILVA, I. N. ; PADILHA, R. O. ; STEIN, M. S. ; ANGELONI, M. P. C. ; SILVA, J. C. ; FAVARO, E. N. . II Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2016. (Outro).




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