Samara Revoredo da Silva

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  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Samara Revoredo da Silva, possui técnico em Manutenção e Suporte em Informática (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui técnico módulo básico em Tecnologia da Informação(TI) pelo Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Cursa bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Possui experiência profissional nas áreas de automação, robótica e manutenção em informática. Tem interesse em robótica, automação e TI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samara Revoredo da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Natal.
Avenida Senador Salgado Filho - até 1559 - lado ímpar
Tirol
59015000 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 40059991
URL da Homepage: laica.ifrn.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Graduação em andamento em Ciência e Tecnologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2017
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2000 - 2012
Ensino Fundamental (1º grau).
Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte, FACEX, Brasil.




Formação Complementar


2018
Francês.
Instituto Ágora - UFRN, IA - UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Metrópole Digital.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2014
Inglês.
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte, FUNCERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
ARCKO 2.0: Otimização Mecânica e de Software à Solução do Problema do Cubo Mágico.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Plácido Antonio de Souza Neto em 18/05/2017.
Descrição: O projeto ARKCO: Um robô em arduino para resolver o problema do cubo mágico, foi desenvolvido no último ano no contexto do labotório LAICA, no campu Natal Central. Este projeto tinha por objetivo desenvolver um robô utilizando arduíno para resolver automáticamente o problema do cubo mágico. O projeto evoluiu, e obteve resultados relevantes de software e um modelo inicial para a solução mecânica. Em uma primeira fase, o problema foi resolvido sem considerar a performance do robô. A solução do problema do cubo mágico é ainda não satisfatório para os objetivos dos pesquisadores do laboratório. Assim, apresentamos uma extensão ao projeto para que possamos alcançar uma melhor performance de hardware e de software. Esta segunda versão deste projeto tem po objetivo a melhoria de tempo de execução do problema. Isso envolve melhorias da estrutura mecânica e pesquisa na solução lógica do robô. O objetivo principal é usar conceitos de software e hardware mais avançados para solução deste problema complexo, e assim motivar ainda mais os alunos da área de computação de se aventurarem neste tipo de solução. Este projeto envolve alunos do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e alunos do curso técnico em Manutenção e Suporte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Samara Revoredo da Silva - Integrante / Placido Antonio de Souza Neto - Coordenador / Camila Jordana Ribeiro Teixeira - Integrante / Helora Dana Cruz Monteiro - Integrante / João Moreno Vilas Boas de Souza Silva - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2016 - 2017
ARKCO: Um robô em arduino para resolver o problema do cubo mágico.
Descrição: Este trabalho tem por objetivo desenvolver um robô utilizando arduíno para resolver automáticamente o problema do cubo mágico. Após a leitura das 6 faces e suas respectivas cores, o robô executará movimentos para que o cubo mágico seja solucionado. Em uma primeira fase, o problema será resolvido sem considerar a performance do robô. E em uma segunda fase do desenvolvimento do projeto, será considerado a melhoria de tempo de execução do problema. O objetivo principal é usar conceitos de software e hardware para solução de problemas um pouco mais complexos, e assim motivar os alunos da área de computação de se aventurarem neste tipo de solução..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Samara Revoredo da Silva - Coordenador / Placido Antonio de Souza Neto - Integrante / Camila Jordana Ribeiro Teixeira - Integrante / Helora Dana Cruz Monteiro - Integrante / João Moreno Vilas Boas de Souza Silva - Integrante.
2016 - 2017
A participação em competições de robótica educacional como forma de melhoria no rendimento acadêmico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) João Moreno Vilas Boas de Souza Silva em 19/03/2017.
Descrição: Nas últimas décadas, urge a necessidade de convergência entre os currículos escolares e as inovações tecnológicas que permeiam nosso dia-a-dia. Nossos alunos, nascidos em pleno século XXI, se veem imersos em um mundo extremamente tecnicista em todos os nichos da sociedade. No entanto, a escola ainda se mostra reticente em incorporar essas tecnologias em sua práxis de educar e socializar o indivíduo, mantendo sua estrutura tradicional e muitas vezes antiquada, valendo-se ainda de teorias pedagógicas pouco eficazes frente a currículos obsoletos. Por isso, inúmeras iniciativas têm ocorrido no sentido de aproximar essas novas tecnologias no processo educacional. Aliado a isso, torna-se imperativo repensar práticas e currículos para que o ambiente escolar não se torne ultrapassado, gerando desmotivação para alunos e professores. Assim, novas estratégias na área de ensino vêm tentando estreitar os laços entre os currículos escolares e a realidade desse mundo moderno repleto de tecnologia por toda a parte. Uma destas estratégias baseia-se na utilização da robótica aplicada à educação, a qual pode em muito contribuir para a motivação, autonomia e raciocínio lógico dos discentes. No Brasil é notória a evolução qualitativa e quantitativa de projetos desenvolvidos que utilizam a robótica como ferramenta de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho possui como foco a proposta de um kit de robótica educacional de baixo custo. Para isso, este projeto se propõe a normatizar uma série de componentes (microcontroladores, chassis, rodas, motores, reduções, baterias, sensores e atuadores), bem como desenvolver estratégias a partipação de competições de Robótica Educacional, tal quais a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com isso, espera-se conseguir disseminar a robótica, fazendo com que os alunos do IFRN possam melhorar o seu rendimento escolar através do contato com essa área promissora de conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
PROPOSTA DE UM KIT DE BAIXO CUSTO PARA TORNEIOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL BASEADO EM MICROCONTROLADOR ATMEGA328
Descrição: Na atualidade, a tecnologia vem tornando-se cada vez mais presente nas nossas vidas e na conjuntura da sociedade como um todo, sendo a Robótica uma das mais promissoras linhas de tecnologia. Enquanto a área da Robótica tem ocupado lugar de destaque no tocante às inovações tecnológicas voltadas para grandes indústrias, esta também não se afasta das tarefas mais corriqueiras do nosso cotidiano, fazendo-se presente nos eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, elevadores e em outra infinidade de sistemas, cada um deles com o seu ?lado robô? [1]. Podem-se encontrar aplicações robóticas desde ambientes e situações que acarretem algum tipo de perigo à saúde humana, processos de manufatura para aumentar a eficiência de um sistema, até organizações que realizam competições de robótica educacional com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da visão computacional e da inteligência artificial [2, 3]. Puntel et al. (2013), afirmam que esta visão do ?robô industrial? vem sendo modificada ano após ano, sendo cada vez mais comum interagirmos com robôs em nosso dia-a-dia, por exemplo, o robô aspirador de pó Roomba ou o robô cão Aibo da Sony [4]. Desta forma, acredita-se que essas novas tecnologias podem ser utilizadas como um recurso valioso no auxílio do ensino-aprendizagem nas escolas, sejam elas do nível fundamental, médio, técnico ou superior. Por este motivo, pode-se afirmar que, principalmente na última década, a área de Robótica Educacional tem logrado espaço significativo nos ambientes acadêmicos. No âmbito das escolas públicas, além de seu valor científico, muitas vezes a Robótica é responsável também pela inclusão digital dos alunos oriundos de famílias com baixa renda [5, 6, 7]. É notório que a robótica proporciona ao discente além da motivação, aspectos positivos para sua aprendizagem como, raciocínio lógico, trabalho em equipe, integração de conhecimentos dentre outros. Por que então, apesar dos benefícios elencados, a robótica educacional ainda não se tornou uma das protagonistas no processo de aprendizagem nas escolas brasileiras? Porque, a despeito de seu comprovado enriquecimento educacional, seu alto custo impossibilita sua implantação nas escolas públicas, haja vista a situação financeira que estas instituições habitualmente se encontram. Neste cenário inquietante, o presente projeto se propõe a montar kits de robótica educacional de baixo custo que poderão ser adquiridos mais facilmente por escolas públicas, proporcionando a possibilidade de serem utilizados por estudantes do ensino médio em torneios de robótica educacional e no ensino-aprendizagem desta área de conhecimento. Para conseguir chegar a um preço bem acessível, serão desenvolvidas placas eletrônicas baseadas em microcontrolador ATMEGA328, bem como a normatização de chassis, motores e caixas de engrenagens, que juntos irão compor o kit robótico de baixo custo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Inclusão Digital usando Robótica Educacional
Descrição: Nesta proposta, a idéia é desenvolver uma metodologia para controle e programação de robôs por alunos (crianças e adolescentes) dos anos iniciais, e realizar experimentos, realizando peças teatrais e oficinas com uso de kits de robótica já existentes na UFRN em escolas do ensino fundamental da grande Natal. Em conseqüência, estaremos estudando e implementando no RN uma outra maneira de tratar o problema de Inclusão Digital (com uso de robôs), que certamente pode ser usado em complementação, mas distintamente, do que vem sendo realizado tradicionalmente no Brasil nesta área, podendo este projeto ser estendido a outros locais. A Escola Ascendino de Almeida, no Pitimbu, bem como a Escola Estadual Presidente Kennedy tem interesse que seus alunos sejam contemplados com a execução deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Samara Revoredo da Silva - Integrante / Luiz Marcos G. Gonçalves - Coordenador / Sarah Thomaz de Lima Sa - Integrante / ERIKA AKEMI YANAGUIBASHI ALBUQUERQUE - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONCALVES, L. M. G. ; ALBUQUERQUE, E. A. Y. ; SA, S. T. L. ; PEREIRA, F. A. ; SILVA, S. R. . Um Experiência de Utilização do Ambiente W-Educ em uma Sala de Aula com Kits de Robótica Distintos. In: Workshop of Robotics in education (WRE), 2017, Curitiba - PR. 8th Workshop of Robotics in Education, 2017.

2.
ALBUQUERQUE, E. A. Y. ; SILVA, S. R. ; SA, S. T. L. ; PEREIRA, F. A. ; GONCALVES, L. M. G. . BlockEduc - A Tool for Visual Programming of Robots on Dynamic Environment W-Educ​. In: Workshop for Robotics in Education (WRE), 2017, Curitiba - PR. 8th Workshop of Robotics in Education, 2017.

3.
SILVA, S. R.; SILVA, J. M. V. B. S. ; SOUZA NETO, P. A. ; TEIXEIRA, C. J. R. ; SA, S. T. L. . Design and Development of a Mechanism for Rubiks' Cube Solution Aiming Robotics Teaching. In: Workshop for Robotics In Education, 2017, Curitiba-PR. 8th Workshop of Robotics in Education, 2017. v. 10.

4.
SILVA, S. R.; SILVA, J. M. V. B. S. ; SOARES, A. A. A. F. ; GOMES, E. L. G. T. ; GONCALVES, L. M. G. ; SILVA, I. B. L. ; JACOBO, J. E. A. ; VIEIRA JUNIOR, I. F. . The use of a maze solver robot to support the teaching and learning process. In: 7th Workshop of Robotics in Education (WRE 2016), 2016, Recife - PE. 7th Workshop of Robotics in Education (WRE 2016), 2016.

5.
SILVA, S. R.; SILVA, J. M. V. B. S. ; SOARES, A. A. A. F. ; GOMES, E. L. G. T. ; GONCALVES, L. M. G. . A preparação para a olimpíada de robótica como projeto educacional e seus efeitos na vida dos estudantes. In: VI WORKSHOP DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, 2015, Uberlândia - MG. 6o Workshop de Robótica Educacional - WRE 2015, 2015.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S. R.. Entrevista para o Bom Dia RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, S. R.. Regional de Robótica traz ao IFRN mais de 200 projetos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SILVA, S. R.. Entrevista para Especial Secitex IFRN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SILVA, S. R.. Robô que resolve cubo mágico é estrela na Olimpíada de Robótica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SILVA, S. R.. IFRN realiza olimpíada de robótica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN. ARCKO: UM ROBÔ EM ARDUINO QUE RESOLVE O CUBO MÁGICO. 2017. (Exposição).

2.
Latin American Robotics Symposium.Design and Development of a Mechanism for Rubiks' Cube Solution Aiming Robotics Teaching. 2017. (Simpósio).

3.
Mostra Nacional de Robótica. ARCKO 2.0: Otimização Mecânica e de Software à Solução do Problema do Cubo Mágico.. 2017. (Exposição).

4.
Latin American Robotics Symposium. The use of a maze solver robot to support the teaching and learning process. 2016. (Congresso).

5.
Olímpiada Brasileira de Robótica. 2016. (Olimpíada).

6.
Semana de ciência, tecnologia e extensão do IFRN. 2016. (Feira).

7.
"OFICINA/MINI-CURSO PRÁTICO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL" at the 6th Workshop of Robotics in Education. 2015. (Oficina).

8.
Code Girl. 2015. (Seminário).

9.
Latin American Robotics Symposium. A preparação para a olimpíada de robótica como projeto educacional e seus efeitos na vida dos estudantes. 2015. (Congresso).

10.
Olimpíada Brasileira de Robótica. Juíz. 2015. (Olimpíada).

11.
Code Girl. 2014. (Seminário).

12.
Code Girl. 2013. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, S. R.. Entrevista para o Bom Dia RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, S. R.. IFRN realiza olimpíada de robótica. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SILVA, S. R.. Regional de Robótica traz ao IFRN mais de 200 projetos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
SILVA, S. R.. Entrevista para Especial Secitex IFRN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SILVA, S. R.. Robô que resolve cubo mágico é estrela na Olimpíada de Robótica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




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