Emilayne Feitosa Corlett

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  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


Mestranda em Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Licenciatura em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participante do Programa permanente de extensão Onda Digital (UFBA). Linha de pesquisa: Computação Aplicada, atuando nas subáreas Informática na Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emilayne Feitosa Corlett
Nome em citações bibliográficas
CORLETT, E. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia.
Avenida Adhemar de Barros
Ondina
40170110 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836765


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Orientador: Ecivaldo de Souza Matos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2015
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Albert Einstein, CAE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal da Bahia, .


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
O professor da disciplina de Informática Aplicada a Gestão Pública, do curso de Gestão Pública, Campus I da Universidade Federal da Paraíba, estava afastado de suas atribuições e eu como aluna de Estágio Docente do Programa de Pós-Graduação de Informática (PPGI), fui chamada para ministrar as aulas da turma no período de 2015.1.

Atividades

03/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada a Gestão Pública


Linhas de pesquisa


1.
Informática na Educação
2.
Educação em Computação


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
A presença e a atuação de Negras e Negros nos quadros docentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Computação
Descrição: Dados demográficos tem mostrado aumento na participação de negros no ensino superior. Sabe-se que esse aumento não é equitativo para todas as áreas de conhecimento. Todavia, no tocante à pós-graduação, não há estudos conclusivos sobre a participação de negros e negras no corpo docente de programas de pós-graduação em Ciência da Computação. Nesse sentido, esta investigação pretende identificar e analisar, em um estudo piloto, a presença e a atuação de negros e negras como professores nos programas de pós-graduação em Ciência da Computação em funcionamento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Espera-se, nesta pesquisa, levantar dados quantitativos e qualitativos que contribuam para o estabelecimento de uma agenda de pesquisa sobre a presença de negros e negras no quadro de docentes da pós-graduação nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e, especialmente, incentivar outros estudos sobre a trajetória de negras e negros na Ciência da Computação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Emilayne Feitosa Corlett - Integrante / Ecivaldo Matos - Coordenador / Juliana Maria Oliveira dos Santos - Integrante / Ana Carolina Cerqueira Ferreira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Programa Onda Digital
Descrição: O Programa Onda Digital é um programa permanente de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado em 2004, que tem como missão "Contribuir com a inclusão sociodigital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas e de difusão da filosofia do Software Livre". Atua de forma colaborativa, incentivando a interdisciplinaridade com o envolvimento de profissionais, professores e estudantes de diversas unidades de ensino da Universidade. São realizadas capacitações em cultura digital e software livre em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Salvador e Região Metropolitana, nas quais os estudantes de graduação atuam como estudantes-educadores, enriquecendo a formação acadêmica através do intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Programa de ações pedagógicas para formação de professores de Computação
Descrição: Este programa visa apoiar e discutir a cultura digital na Escola Pública e o papel do novo profissional da educação na escola: O licenciado em Computação; por meio do uso da Computação sob a perspectiva de um recurso de apoio à construção de um conhecimento tecnológico e interdisciplinar, com uso adequado às necessidades didáticas e pedagógicas dos professores e estudantes. O principal objetivo é desenvolver ações educativas voltadas à inserção escolar do licenciando em computação como elemento mediatizador de ações pedagógicas interdisciplinares com uso de tecnologias digitais e do pensamento computacional, com e sem uso de computadores. As ações do programa pretendem contribuir à formação de professores e estudantes para a efetiva apropriação da "cultura digital" nas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Computação desplugada interdisciplinar
Descrição: Desenvolvimento de ações pedagógicas interdisciplinares baseadas no paradigma de Computação Desplugada, com apresentação de aspectos do raciocínio computacional a estudantes de uma escola pública de educação básica do município de Salvador/BA. As ações deste projeto ocorrerão na interação com conteúdos disciplinares de Química, Matemática, Redação, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Tem-se sobretudo o objetivo é desenvolver ações educativas voltadas à inserção escolar do licenciando em computação como elemento mediatizador de ações pedagógicas interdisciplinares com uso de tecnologias digitais e do pensamento computacional, sem uso de computadores, cuja infraestrutura tecnológica não será necessária. As ações do programa pretendem contribuir à formação de professores e estudantes para a efetiva apropriação da "cultura digital" nas escolas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Projeto Aluno Integrado
Descrição: O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais. Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Projeto Tablet Educacional
Descrição: O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) contempla entre suas metas a disseminação do uso pedagógico da tecnologia digital. As ações previstas inserem-se no contexto político-pedagógico de qualificação da educação, construção das competências amplas da cidadania e do desenvolvimento humano. Uma das metas do PDE é a instalação de computadores em todas as escolas públicas, aliada à formação de recursos humanos envolvidos com a educação pública brasileira, bem como prover conexão à internet banda larga para todas as escolas públicas do país, com velocidade igual ou superior a 1 megabyte por segundo, de forma gratuita até o ano de 2025. Nessa direção da inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo MEC, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do Tablet Educacional, como uma ação do PROINFO integrado no ensino médio das escolas do Estado da Paraíba, com inciativas e bases de gestão e de formação estruturadas nos Núcleos estaduais de Tecnologia Educacional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior - SESu, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública. O Pibid responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos principais do Pibid são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O Pibid será acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Emilayne Feitosa Corlett - Integrante / Pasqueline Dantas Scaico - Coordenador / Luiz Fernando de Paiva - Integrante / Ewerton Henning Souto Raposo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, E. ; PAIVA, L. F. ; CORLETT, E. F. . Novas atividades de computação desplugada para promoção de integração curricular na escola. In: RAABE, A. L. A; GOMES, A. S.; BITTENCOURT, I. I.; PONTUAL, T.. (Org.). Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem (Série professor criativo: construindo cenários de aprendizagem). 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2016, v. 4, p. 203-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, L. F. ; ALVES, P. M. B. F ; CORLETT, E. F. . Vamos Hackear o Pensamento Computacional!?. In: XIX Encontro Internacional Virtual Educa, 2018, Salvador. XI Fórum de Educadores para a Era Digital, 2018.

2.
MATOS, E. ; CORLETT, E. F. ; FERREIRA, A. C. C. ; SANTOS, J. M. O. . Sobre a trajetória de professoras negras na pós-graduação em Ciência da Computação: alguns resultados preliminares. In: XI Women in Information Technology, 2017, São Paulo. Anais do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

3.
PAIVA, L. F. ; ALVES, P. M. B. F ; CORLETT, E. F. ; MATOS, E. ; SCHWARZELMULLER, A. F. . A formação, o trabalho e a identidade profissional do Professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. In: III Workshop da Licenciatura em Computação, 2017, Recife. Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

4.
MATOS, E. ; SANTOS, J. M. O. ; FERREIRA, A. C. C. ; CORLETT, E. F. . Professoras negras na pós-graduação em Ciência da Computação: uma proposta de pesquisa. In: X Women in Information Technology (WIT), 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 2719-2722.

5.
CORLETT, E. F.; PAIVA, L. F. ; FERREIRA, A. C. C. . A utilização do WhatsApp como ferramenta para comunicação didática pedagógica no ensino superior. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2016, Uberlândia. Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

6.
CORLETT, E. F.; SCAICO, P. D. ; PAIVA, L. F. ; RAPOSO, E. H. S. ; ALENCAR, Y. . Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORLETT, E. F.; MATOS, E. . Transposição Didática de Conhecimentos Científicos de Computação para Escolares. In: II Workshop de Estudantes do PGCOMP, 2017, Salvador. WE.PGCOMP 2017, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
MATOS, E. ; SANTOS, J. M. O. ; CORLETT, E. F. ; JESUS, P. M. F. ; NASCIMENTO, T. C. . Ser Docente Negro na Pós-graduação em Computação: os Ditos e Não-ditos. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORLETT, E. F.. III Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: Tecnologia, Inclusão e Diversidade. 2017. (Chair).

2.
MATOS, E. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; CORLETT, E. F. . CBIE/WLIC - III Workshop da Licenciatura em Computação. 2017. (Membro de Comitê de Programa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SWP Talks #6: Data e Analytics. 2018. (Outra).

2.
SWP Talks #7: Economia Criativa. 2018. (Outra).

3.
I Fórum Meninas Digitais - Regional Bahia. 2017. (Outra).

4.
III Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: Tecnologia, Inclusão e Diversidade. 2017. (Outra).

5.
SEMENTE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Computação Desplugada Interdisciplinar: projeto e atividades de iniciação à extensão. 2017. (Seminário).

6.
Legado Digital Pós-Morte. 2016. (Seminário).

7.
XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Professoras negras na pós-graduação em Ciência da Computação: uma proposta de pesquisa. 2016. (Congresso).

8.
II Workshop de Modularização de Software do DCX. 2014. (Outra).

9.
IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). 2013. (Simpósio).

10.
XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC. 2012. (Congresso).

11.
II Seminário de Atualização Pedagógica. 2011. (Seminário).

12.
III Semana Paraibana de Filosofia e Ciências Sociais. 2010. (Outra).

13.
Simpósio Paraibano de Inovação. 2010. (Simpósio).

14.
CLEI. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MATOS, E. ; PONTUAL FALCÃO, T. ; CORLETT, E. F. . CBIE/WLIC - III Workshop da Licenciatura em Computação (VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação). 2017. (Congresso).

2.
CORLETT, E. F.. ROBOCUP. 2014. (Congresso).

3.
CORLETT, E. F.. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - SBSI. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Hugo Marvin Dourado. Análise dos impactos da transposição didática no ensino de computação na escola. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia, Programas de Iniciação Científica e Tecnológica. Orientador: Emilayne Feitosa Corlett.

2.
Ricardo Henrique Santana Gomes. Sistematização, avaliação e divulgação de atividades de computação desplugada. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia, Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Orientador: Emilayne Feitosa Corlett.

3.
Jandiaci Santos Barreto. Computação Desplugada Interdisciplinar: ações para atração de meninas para computação (Meninas Digitais - Regional Bahia). 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia, Programa de Apoio à Extensão Docente. Orientador: Emilayne Feitosa Corlett.

4.
Suzanne Loures Santos. Computação desplugada: introdução à computação sem uso de computador. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia, Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Orientador: Emilayne Feitosa Corlett.

5.
Leonardo Ribeiro de Azevedo. Computação desplugada: introdução à computação sem uso de computador. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal da Bahia, Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Orientador: Emilayne Feitosa Corlett.




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