Gustavo Lopes Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4748174213616141
  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana MAckenzie (2017). MBA em Planejamento Estratégico de Marketing pelo IBMEC (2001). Graduado em Administração de Empresas pela UNICEMP PR (1991).. Mais de 20 anos de experiência profissional com ênfase em Marketing estratégico. Atuação docente: Professor convidado para o Lato Sensu - MACKENZIE ((2011 / atual) Professor convidado para o Lato Sensu - FECAP (2017) Professor convidado para o Lato Sensu - UNNOVE (2009 / 2010) Aulas ministradas nos cursos de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Vendas; Gestão de Negócios, Marketing Estratégico, MBA em Finanças. Disciplinas: Planejamento estratégico; Gestão organizacional; Gestão estratégica de marketing; Marketing estratégico; Comportamento do consumidor; Análise de clientes e mercados; Pesquisa de mercado; Distribuição e preço; Gestão de marcas; Segmentação de mercados organizacionais; Comportamento do comprador organizacional e Empreendedorismo. Modalidade EAD - (MACKENZIE)- (2016 / atual). Pós graduação - curso: Marketing Estratégico. Curador e professor da disciplina Comportamento do comprador organizacional e Professor orientador da disciplina Metodologia de Trabalho Científico . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Lopes Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, G. L.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Modelos de Negócios Sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dimária Silva e Meirelles.
Palavras-chave: Modelos de Negócios; Negócios Sociais; Criação, configuração e compartilhamento de valor.
2000 - 2001
Graduação em Marketing.
Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Título: Planejamento estratégico do Portal Terra Networks.
Orientador: Edith Friederich Wagner.
1987 - 1990
Graduação em ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS.
UNIVERSIDADE POSITIVO, POSITIVO, Brasil.
Título: TRABALHO DE CONTROLADORIA DE COMÉRCIO EXTERIOR.




Atuação Profissional



Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado da pós graduação, Carga horária: 8


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado da pós graduação, Carga horária: 4


Centro Universitário FECAP, FECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MODELO DE NEGÓCIO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PROCESSO DE CRIAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO VALOR
Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a lógica de configuração e reconfiguração dos modelos de negócio a partir da compreensão dos processos de criação, configuração e apropriação do valor. A pesquisa tem caráter exploratório e está baseada em uma perspectiva teórica multidisciplinar que inclui não só os autores de modelos de negócio mas também autores de marketing, operações, estratégia e estudos organizacionais. Do ponto de vista metodológico, o projeto adota, de um lado, a abordagem da prática para captar o papel dos agentes e suas inter-relações com artefatos e estruturas e, de outro, a abordagem de processo para analisar o surgimento e evolução de um modelo de negócio por meio da análise de eventos e atividades. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Priscila Beni2017Priscila Beni ; COSTA, G. L. ; PADUA, H. V. ; COSTA, G. L. . FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR ALUNO. Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, v. 1, p. 1813-1825, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, G. L.. Modelos de negócios sociais e a economia criativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, G. L.. Economia Criativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, G. L.. A economia mundial: a crise de cada um. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Semana do CCSA - Mackenzie.Marketing aplicado na Economia Criativa. 2012. (Seminário).

2.
VIII Semana da Administração e Comércio Exterior.Trade Marketing - a relação entre indústria com o canal de distribuição. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, G. L.. REDLAS 2016. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Priscila Beni2017Priscila Beni ; COSTA, G. L. ; PADUA, H. V. ; COSTA, G. L. . FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR ALUNO. Anais do V Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP 2017, v. 1, p. 1813-1825, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:16:53