Bruna Teixeira Baungarten

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7869344997122234
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Atualmente é Doutoranda do Programa de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e é graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem interesse nas áreas de Teoria das Relações Internacionais, Instituições Internacionais, Teoria Econômica, Economia Internacional e Desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Teixeira Baungarten
Nome em citações bibliográficas
BAUNGARTEN, B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Estudos Estratégicos Internacionais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Orientador: -.
2015 - 2017
Mestrado em Economia Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Corrupção e Empreendedorismo: uma análsie em âmbito global,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gabrielito Rauter Menezes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Corrupção; Empreendedorismo; Dados em Painel.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico / Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.
2011 - 2015
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Governança Global e as Parcerias Público-Privadas com as Nações Unidas: explorando características e diretrizes.
Orientador: Daniel Duarte Flora Carvalho.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Marista São Francisco, MSF, Brasil.




Formação Complementar


2016
Proficiência em Língua Inglesa.
TopWay Rio Grande, TP, Brasil.
2016 - 2016
Métodos de Análise de Economia Regional e Urbana. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Direitos Humanos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2010
Língua Inglesa. (Carga horária: 220h).
Top Way English School, TWES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de Docência na Disciplina de Introdução à Economia para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como professora responsável e regente das disciplinas de: Introdução à Economia Contabilidade Social Economia Industrial Economia Brasileira I Economia Brasileira II Economia Internacional I Economia Internacional II

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bailarina

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação ao Trabalho, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista da Revista do Programa de Pós Graduação em Ciência Política "Pensamento Plural". Desempenha atividades de rotinas administrativas da Revista bem como a revisão de manuscritos para enquadramento nas normas técnicas. Carga horária até 29/09/2014: 390h

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora e Bailarina, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como monitora e bailarina do Projeto de Extensão Grupo Universitário de Dança da ESEF/UFPel em diversos eventos artísticos e culturais pelo Brasil, obtendo diversos prêmios nas modalidades de jazz estilo livre. Participação em confecção de figurinos, montagens musicais e composições coreográficas. Carga Horária Total: 480h


Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, ABCCC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: -, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de rotinas administrativas do registro e nacionalização, atendimento ao cliente, confecção de cartas e ofícios. Carga horária total: 640h



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Empreendedorismo e Corrupção: Uma análise empírica para países selecionados
Descrição: Descrição: O objetivo desse projeto é promover uma investigação teórica e empírica acerca da relação da corrupção com a atividade empreendedora. Poucos são os trabalhos que buscam avaliar o efeito da corrupção sobre ao empreendedorismo. Considerando que o empreendedorismo incentiva a geração de riqueza e o crescimento econômico, é relevante explorar o impacto da corrupção sobre esta variável. A estratégia empírica contará com uma análise em dados de painel para um conjunto de países selecionados, para os anos de 2000 a 2014, utilizando os dados relacionados ao empreendedorismo da Global Entrepreneurship Monitor e o Índice de Percepção de Corrupção da agência Transparência Internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bruna Teixeira Baungarten - Coordenador / Gabrielito Rauter Menezes - Integrante / Vivian dos Santos Queiroz - Integrante.
2015 - Atual
Índice Geral de Criminalidade
Descrição: O problema da criminalidade no Brasil tem tido cada vez maior importância como política de segurança pública. A sociedade tem manifestado esta preocupação, por exemplo, através de pesquisas de opinião que têm sido realizadas ao longo do tempo. Segundo IPEA (2010) a qualidade da segurança pública ofertada pelo estado tem sido diagnosticada pela população como um dos principais problemas do Brasil.O objetivo deste projeto é contribuir para a investigação econômica do crime através da criação de um indicador geral de criminalidade para os municípios do estado do Rio Grande do Sul. Existem na literatura no Brasil alguns trabalhos que já elaboraram indicadores com esta característica comum e que apresentam especificidades particulares no conjunto das variáveis que o constituem. Em termos metodológicos estes indicadores também se diferenciam. Como exemplos têm-se Monteiro (2009) e Soares e Zabot (2011). O primeiro criou um indicador geral de criminalidade através de método multivariado e de estatística espacial para controle da segurança pública no estado do Rio Grande do Sul. O segundo trabalho utilizou uma análise envoltória de dados a partir de um índice de criminalidade para mesorregiões catarinenses. A utilização de uma forma de mensurar a criminalidade em qualquer espaço geográfico é muito importante como ferramenta de política pública visando a ampliação do nível de bem estar da qualidade de segurança pública de uma população. Atualmente não existe de forma institucionalizada por meio de centros de pesquisa econômica um indicador geral de criminalidade disponível para análise de gestores, de pesquisadores e da sociedade em geral. A análise econômica de ocorrências criminais é um campo de pesquisa em expansão na literatura recente. O surgimento de trabalhos que propõem metodologias de análise de indicadores de criminalidade já pode ser notado na literatura, mesmo que de forma incipiente. Deste modo, o presente projeto pretende desenvolver uma metodologia de cálculo de um indicador geral de criminalidade, contribuindo para o desenvolvimento do tema na área de economia do crime. Como objetivo geral criar-se-á um indicador geral de criminalidade com base em 14 tipologias de crimes das estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul para os 496 municípios gaúchos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
GRUD - Grupo Universitário de Dança
Descrição: O Grupo Universitário de Dança (GRUD), tem a finalidade de oportunizar aos alunos da ESEF/UFPEL, a formação de um grupo de dança que represente a universidade, oferecendo laboratórios coreográficos, cenografia e figurinos assim como a organização de eventos a nível universitário. O projeto existe há 10 anos e possui mais de 20 trabalhos coreográficos que foram apresentados na cidade de Pelotas, em Rio Grande e em Santa Vitória do Palmar. O projeto ainda oferece aos alunos da graduação a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos para apresentações em congressos, simpósios e outros eventos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Relações Internacionais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Best Delegate of PelotasMUN representing United States of America, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
2014
Proficiência Língua Inglesa, TOEFL ITP - 583.
2011
1º Lugar PAVE do curso de Relações Internacionais, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAUNGARTEN, B.2016BAUNGARTEN, B.; CARVALHO, D. D. F. . Governança Global e as Parcerias Público-Privadas com as Nações Unidas: explorando características e diretrizes. Conjuntura Austral, v. 7, p. 15-31, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAUNGARTEN, B.; MENEZES, G. ; QUEIROZ, V. . Empreendedorismo e Corrupção: Uma análise empírica para países selecionados. In: 8º Encontro de Economia Gaúcha PUCRS, 2016, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro de Economia Gaúcha, 2016.

2.
BAUNGARTEN, B.; Lima, Shauana ; Freitas, Tiaraju Alves . A Estimação de um Índice de Criminalidade Contra a Mulher nos Municípios do Rio Grande do Sul no ano de 2014. In: 8º Encontro de Economia Gaúcha PUCRS, 2016, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro de Economia Gaúcha, 2016.

3.
BAUNGARTEN, B.; Lima, Shauana ; Freitas, Tiaraju Alves . A Estimação de um Índice de Criminalidade Contra a Mulher nos Municípios do Rio Grande do Sul no ano de 2014. In: XIV ENABER, 2016, Aracaju. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2016.

4.
BAUNGARTEN, B.; MENEZES, G. ; QUEIROZ, V. . Corrupção e Empreendedorismo: uma análise empírica. In: XVII Congresso Online de Administração, 2016, online. Conference Proceedings, 2016.

5.
BAUNGARTEN, B.; Strongolli, J. R. . Malvinas ou Falklands? Investigações acerca dos dilemas territoriais na América Latina. In: Congresso Internacional de Filosofia, Moral e Política, 2013, Pelotas. Sobre Responsabilidade: Anais do III Congresso Internacional de Filosofia, Moral e Política, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BAUNGARTEN, B.; MENEZES, G. . Empreendedorismo e Corrupção: Uma análise empírica para países selecionados. In: 15ª Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. Anais do 18º Encontro de Pós-Graduação FURG, 2016.

2.
BAUNGARTEN, B.; MENEZES, G. . Corrupção como um lubrificante para as engrenagens da atividade empreendedora? Uma análise para países selecionados. In: XVIII Encontro de Pós Graduação da Universidade Federal de Pelotas, 2016, Pelotas. Anais do XVIII ENPOS, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BAUNGARTEN, B.; MENEZES, G. . Empreendedorismo e Corrupção: Uma análise para países selecionados.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BAUNGARTEN, B.; MENEZES, G. . Corrupção como um lubrificante para as engrenagens da atividade empreendedora? Uma análise para países selecionados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BAUNGARTEN, B.; Lima, Shauana ; Freitas, Tiaraju Alves . A Estimação de um Índice de Criminalidade Contra a Mulher Nos Municípios do Rio Grande do Sul No Ano de 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BAUNGARTEN, B.; Strongolli, J. R. . Malvinas ou Falklands? Investigações acerca dos dilemas territoriais na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BAUNGARTEN, B.. Parcerias Público-Privadas com a Organização das Nações Unidas no Contexto de Governança Global. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BAUNGARTEN, B.; Strongolli, J. R. ; VIEIRA, G.O. . Malvinas ou Falklands? Investigações acerca dos dilemas territoriais na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.Debatedor de Trabalhos. 2017. (Encontro).

2.
XXVI Congresso de Iniciação Científica da III SIIEPE da Universidade Federal de Pelotas. Debatedor de Trabalhos. 2017. (Congresso).

3.
Encontro de Economia da Região Sul. 2016. (Encontro).

4.
33º Simpósio Nacional de Educação Física."Eu deveria ter lhe mandado flores" "Sala de Espera". 2014. (Simpósio).

5.
Language of Liberty Seminar 4h. 2014. (Seminário).

6.
2º Festival Dança Pelotas."Insônia". 2013. (Outra).

7.
Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais 240h. 2013. (Encontro).

8.
Pelotas Model of United Nations 40h.-. 2013. (Outra).

9.
10º Daça Bagé.-. 2012. (Outra).

10.
UFRGSMUN 40h.-. 2012. (Outra).

11.
ConjuntuRI 12h. 2011. (Outra).

12.
II Seminário Internacional Permanente: universidade e Integração Fronteiriça 24h. 2011. (Seminário).

13.
I Semana Acadêmica de Relações Internacionais 120h. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAUNGARTEN, B.. IV Edição do Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais 240h. 2013. (Congresso).

2.
BAUNGARTEN, B.. I Semana Acadêmica de Relações Internacionais 120h. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 14:47:42