Jânio Muniz de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2444776456278365
  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Licenciado em Letras: Português - Inglês. Licenciado em Pedagogia. Especialista em Língua Inglesa. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestrando na Área de Educação pela UCB - Universidade da Católica de Brasília desde 2016. Desenvolveu projeto de sustentabilidade focado na área de produção e consumo, tendo como destaque o tema Reciclagem para a Moda. Palestrou em rede pública de ensino, para a Educação de Jovens e Adultos, cujo tema foi Autoestima, Motivação e Resiliência como fatores de inclusão no ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jânio Muniz de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, J. M.;SOUSA, Jânio Muniz.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Inclusão do Aprendiz por meio do Reforço da Resiliência e da Autoestima,Orientador: Geraldo Caliman.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, FAP/DF, Brasil.
Palavras-chave: Aprendiz; Autoestima; Inclusão; Reforço; Resiliência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2014 - 2015
Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 400h).
Faculdade Apogeu, FA, Brasil.
Título: Autoestima no Ensino - Aprendizagem de Língua Estrangeira.
Orientador: Janaína Mota.
2014 - 2014
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, IESCFAC, Brasil.
Título: Inclusão e Autoestima.
Orientador: Julia Rocha Camargo.
2013 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Iguaçu, UNIG, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em Letras.
Faculdade da Terra de Brasília, FTB, Brasil.
Título: Autoestima no Ensino Aprendizagem de Lingua Estrangeira.




Formação Complementar


2013 - 2013
Planejamento e Tecnologias do Ens da Líng Inglesa. (Carga horária: 120h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2011 - 2011
III Fórum Regional da EJA. (Carga horária: 10h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2003 - 2009
INGLÊS COMPLETO E TEACHING TRAINER COURSE. (Carga horária: 778h).
ENGLISH HOME- CURSO INGLÊS COMPLETO E TEACHING TRAINER COURSE, E H, Brasil.
2008 - 2008
Didática do Português. (Carga horária: 180h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Reflexões Sobre o Fazer Pedagógico. (Carga horária: 180h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Arte de Escrever e Questões Práticas da Língua P.. (Carga horária: 200h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia Para Quem Ensina. (Carga horária: 180h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Planejamento Participativo na Escola. (Carga horária: 300h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2008 - 2008
Inclusão Social. (Carga horária: 60h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2008 - 2008
A Avaliação Como uma Prática Reflexiva. (Carga horária: 180h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2008 - 2008
A Comunicação em Sala de Aula. (Carga horária: 300h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2008 - 2008
Métodos e Técnicas de Ensino. (Carga horária: 280h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2006 - 2008
A Multidimensionalidade da Relação Professor-Aluno. (Carga horária: 60h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2005 - 2005
Práticas Interdisciplinares na Escola. (Carga horária: 60h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2005 - 2005
Dificuldades de Aprendizagem e Sucesso na Escola. (Carga horária: 300h).
Centro de Educação a Distância, CENED, Brasil.
2002 - 2002
Prática Pedagógica por Habilidades e Competências. (Carga horária: 60h).
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE/DF, Brasil.


Atuação Profissional



UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, UCB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


SEEDF, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE INGLÊS E PORTUGUÊS, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Inclusão do Aprendiz por meio do Reforço da Autoestima e da Resiliência
Descrição: Projeto escrito como início de uma dissertação de mestrado, que foi patentiado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Inglês.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, J. M.. Inclusão do Aprendiz por meio do Reforço, da Autoestima e Resiliência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
anped centro-oeste. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jânio Muniz de Sousa. Desempenho Acadêmico: Um Estudo sobre a Influência da Autoestima no Rendimento Escolar de Discentes dos Últimos Anos do Ensino Fundamental II. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Orientador: Jânio Muniz de Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, J. M.. Inclusão do Aprendiz por meio do Reforço, da Autoestima e Resiliência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:00:35