Ivan Furegato Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7878810869816436
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Doutorando em Educação Física e Esporte pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2008), especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010) e mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2015). Integrante do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva) e do GEPECOM (Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte). Experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em marketing, gestão e eventos esportivos. Possui um livro publicado; quatro trabalhos publicados em periódicos, sendo dois em periódicos internacionais; seis trabalhos publicados em anais de eventos; além de ter participado de mais de 20 eventos nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Furegato Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, I. F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Marketing em campo: estruturação, aplicação e gestão do marketing esportivo em clubes de futebol,
Orientador: Flávia da Cunha Bastos.
Palavras-chave: Gestão do Esporte; Marketing esportivo; Clubes de futebol.
Grande área: Ciências da Saúde
2013 - 2015
Mestrado em Gestão Desportiva.
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Portugal.
Título: Formação de jogadores de futebol no Brasil: Da implementação às perspetivas futuras do Certificado de Clube Formador,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria José Carvalho.
Coorientador: Flávia da Cunha Bastos.
Palavras-chave: Futebol; Formação Jogador; Certificado de Clube Formador; Federações Estaduais de Futebol.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Administração de Empresas.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física.
Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.
2009 - 2010
Especialização em Administração e Marketing do Esporte. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Plano de negócios do programa de sócio torcedor do Botafogo Futebol Clube.
Orientador: Claudinei Santos.
2005 - 2008
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Futebol, Mídia e Identidade:Análise das páginas esportivas da Folha de S. Paulo durante a Copa do Mundo de 2006.
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Bertolli Filho.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Marketing Esportivo e Digital. (Carga horária: 8h).
Federação Paulista de Futebol, FPF, Brasil.
2017 - 2017
Gerenciamento de Projetos com MS Project 2016. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC (SP), Brasil.
2016 - 2016
Business Case - Clube de Regatas Flamengo. (Carga horária: 5h).
Universidade do Futebol, UDOF, Brasil.
2010 - 2010
Photoshop CS4 - Tratamento de Imagem. (Carga horária: 42h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC (SP), Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, FADEUP, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Invicto Ideias Vencedoras, IIV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing
Outras informações
Gerente de Marketing alocado na ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA.


Botafogo Futebol Clube, BFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing
Outras informações
Gerente de Marketing do clube.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Marketing
Outras informações
Coordenador de Marketing do clube.


São Paulo Turismo, SPTuris, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Produtor de Eventos
Outras informações
Produtor de Evento na Virada Cultural de São Paulo.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Brasileira de Gestão do Esporte, ABRAGESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Conselho Fiscal, Enquadramento Funcional: Volunário, Carga horária: 1



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Marketing em campo: estruturação, aplicação e gestão do Marketing Esportivo em clubes de futebol
Descrição: Partindo-se da crescente aplicação do marketing esportivo nas organizações esportivas, especialmente nos clubes de futebol desde os anos 1990, e da relevância que o mesmo obteve ao ser fundamental por gerar receitas, equilibrar as finanças e aproximar os torcedores/clientes dos clubes de futebol - organizações cuja importância transcende o esporte, abrangendo aspectos econômicos, sociais e culturais - o presente projeto de doutorado objetiva analisar como se dá a estruturação, aplicação e gestão do marketing esportivo nos clubes de futebol brasileiros com vistas a apresentar um modelo integrativo e adaptável que contemple tais questões e seja um norteador para as ações práticas dos clubes. Além da citada relevância do marketing esportivo, o projeto se justifica pela ausência de estudos acadêmicos, brasileiros e/ou estrangeiros, sobre a estruturação, aplicação e gestão do marketing esportivo nos clubes que envolvam tanto a vertente teórica como a prática e que enfoquem não apenas nos chamados ?grandes? clubes, questões que limitam os clubes de futebol, dos mais diversos tipos/formatos, a se apoiarem em pesquisas acadêmicas para aplicarem corretamente o marketing esportivo. Visando cumprir o objetivo proposto, dividimos a execução da pesquisa em três partes: (i) revisão bibliográfica sobre os conceitos e ferramentas do marketing esportivo, a sua aplicação ao futebol e os modelos existentes para estruturação, aplicação e gestão do mesmo, gerando um modelo teórico; (ii) pesquisa de campo por meio de entrevistas com os responsáveis pelo marketing de todos os clubes da primeira divisão do Campeonato Paulista, das quais surgirá o modelo prático; e (iii) elaboração do modelo final com base nos modelos prévios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivan Furegato Moraes - Integrante / Flávia da Cunha Bastos - Coordenador / Ary José Rocco Júnior - Integrante.
2014 - 2015
Formação de jogadores de futebol no Brasil: da implementação às perspetivas futuras do Certificado de Clube Formador
Descrição: A formação de jogadores destaca-se no futebol brasileiro pois possibilitou o surgimento de grandes atletas que contribuíram decisivamente para o sucesso do país nos gramados mundiais e para a consolidação da modalidade como um traço fundamental da identidade nacional. Apesar de tal relevância, a formação foi por muito tempo relegada à um segundo plano pelos gestores do futebol brasileiro e pelos legisladores, de forma que a mesma não fosse alvo das Leis esportivas. Tal situação só foi revertida por completo em 2011 por meio da Lei 12.395 que regulamentou a formação de atletas e criou o Certificado de Clube Formador (CCF). Este certificado atesta quais clubes cumprem todas as exigências técnicas, educacionais e sociais e respeitam a formação dos futebolistas. Com base em tal mudança, a presente dissertação objetivou analisar as funções, competências e intervenções das entidades de administração do futebol brasileiro, em especial das Federações estaduais de futebol, relativamente às determinações legais que instituíram a certificação dos clubes formadores. Para tal realizamos um estudo de natureza qualitativa, através da análise de fontes documentais (legais e institucionais) e da realização de entrevistas com representantes de cinco Federações estaduais de futebol brasileiras. As informações coletadas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. Com os resultados alcançados parece poder concluir-se que o processo de certificação ainda está limitado, atingindo apenas 5,75% dos clubes profissionais. As entidades analisadas cumprem seu papel legal, mas não possuem um claro planejamento em relação ao CCF, atuando passivamente de forma a aguardarem a manifestação dos clubes e prestando apenas um limitado auxílio administrativo. O processo de certificação é semelhante em todas as entidades e o controle das equipes certificadas é limitado. Nenhuma das Federações analisadas citou a existência de planejamento ou ações futuras visando a elevação do número de clubes certificados. Foram apresentadas 15 recomendações para tal fim e para o aperfeiçoamento dos processos ligados ao CCF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ivan Furegato Moraes - Integrante / Maria José Carvalho - Coordenador / Flávia da Cunha Bastos - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista de Gestão e Negócios do Esporte
2017 - Atual
Periódico: International Journal of Sports Marketing and Sponsorship
2017 - Atual
Periódico: REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA
2018 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: gestão do esporte.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Marketing.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Marketing Esportivo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio Flávia da Cunha Bastos de melhor pôster apresentado no 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte 2017, Associação Brasileira de Gestão do Esporte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MORAES, I. F.2017MORAES, I. F.. Marketing esportivo no futebol: produção e publicação acadêmica brasileira. REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA, v. 7, p. 193-213, 2017.

2.
1MORAES, I. F.2016 MORAES, I. F.; CORREA PRADA, L. ; GUTIERREZ, I. G. ; Carvalho, M. J. . Regulación de la formación de futbolistas: modelo y aplicación en Portugal, España y Brasil. Revista Española de Educación Física y Deportes, v. 412, p. 61-78, 2016.

3.
4MORAES, I. F.2016 MORAES, I. F.; Carvalho, M. J. . Certificação dos clubes formadores de jogadores de futebol: Modelo e aplicação no Brasil e em Portugal. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), v. 1, p. 24-39, 2016.

4.
5MORAES, I. F.2016MORAES, I. F.; BASTOS, F. C. ; Carvalho, M. J. . Formação de jogadores de futebol: Processo histórico e bases para a evolução no Brasil. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 5, p. 148-163, 2016.

5.
3MORAES, I. F.2014 MORAES, I. F.; Marchetti, F. ; Moreira, R. L. ; Carvalho, M. J. . A boa governança dos clubes de futebol e o Fair Play Financeiro: o modelo europeu e a proposta brasileira. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 4, p. 106-125, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, I. F.. Formação de jogadores de futebol no Brasil: de Charles Miller ao Certificado de Clube Formador. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2016. v. 1. 437p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Carvalho, M. J. ; MORAES, I. F. . A formação de futebolistas: história e modelos atuais no Brasil. Revista Treino Cientifico, Matosinhos, p. 21 - 24, 01 set. 2015.

2.
Carvalho, M. J. ; MORAES, I. F. . Fair Play Financeiro: notas sobre a realidade na Europa e influências no Brasil. Treino Científico, Matosinhos, p. 26 - 28, 01 jan. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, I. F.; Carvalho, M. J. . Certificado de Clube Formador e as suas responsabilidades na formação social dos jogadores de futebol no Brasil. In: 1º Congreso Internacional Responsabilidad Social Corporativa y Gestión Deportiva, 2014, Granada. Nuevas alternativas para la gestión deportiva. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2014. p. 461-486.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, I. F.; BASTOS, F. C. ; Carvalho, M. J. . Formação de jogadores de futebol no Brasil: da rua ao Certificado de Clube Formador. In: 6º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte, 2015, Rio de Janeiro. A Gestão integrada como fator de desenvolvimento do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: ABRAGESP, 2015. v. 1. p. 42-42.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAZZEI, L. C. ; AMARAL, C. M. S. ; MORAES, I. F. . The use of mixed methods research in Sport Management. In: V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Buenos Aires: ALGEDE, 2017. p. 5-6.

2.
MORAES, I. F.; BASTOS, F. C. . Gestión Deportiva en América del Sur: revisión sistemática de la producción académica. In: V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Buenos Aires: ALGEDE, 2017. p. 7-8.

3.
MORAES, I. F.; CARLASSARA, E. O. C. ; MAZZEI, L. C. ; ROCCO JUNIOR, A. J. ; BASTOS, F. C. . Brazilian soccer consumer: factors that lead to the stadium. In: 2nd World Association for Sport Management (WASM) Conference, 2017, Kaunas. Global issues and new ideas in Sport Management - Book of Abstracts. Kaunas: Lithuanian Sports University, 2017. v. 2. p. 59-59.

4.
MORAES, I. F.; BASTOS, F. C. ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Torcida única nos clássicos paulistas: a cobertura da mídia e os reflexos no total de público e na arrecadação dos clubes. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. São Paulo: ABRAGESP, 2017. v. 1. p. 102-103.

5.
MORAES, I. F.; AMARAL, C. M. S. ; BASTOS, F. C. . O uso da pesquisa qualitativa na Gestão do Esporte: uma revisão sistemática. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. São Paulo: ABRAGESP, 2017. v. 1. p. 160-161.

6.
BASTOS, F. C. ; MORAES, I. F. . Scientific development in Sport Management in Brazil. In: 2nd World Association for Sport Management (WASM) Conference, 2017, Kaunas. Global issues and new ideas in Sport Management - Book of Abstracts. Kaunas: Lithuanian Sports University, 2017. v. 2. p. 40-40.

7.
BASTOS, F. C. ; MORAES, I. F. ; Carvalho, M. J. . Gestão do Futebol no Brasil: Etapas do processo histórico organizacional. In: XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016, Porto. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2016. v. S2R1/2. p. 412-412.

8.
MORAES, I. F.; BASTOS, F. C. . Marketing esportivo no futebol: produção e publicação acadêmica brasileira. In: 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2016, Palhoça. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Palhoça: Abragesp, 2016. v. 1. p. 14-15.

9.
MORAES, I. F.; Marchetti, F. ; Moreira, R. L. ; Carvalho, M. J. . A boa governança dos clubes de futebol e o Fair Play Financeiro: o modelo europeu e a proposta brasileira. In: 1º Congreso Internacional Responsabilidad Social Corporativa y Gestión Deportiva, 2014, Granada. Nuevas alternativas para la Gestión Deportiva. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2014. p. 13-15.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAZZEI, L. C. ; MORAES, I. F. ; CARLASSARA, E. O. C. ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Football in Brazil: factors that bring fans/consumers into stadiums and arenas in the city of São Paulo. International Journal of Sport Management and Marketing, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, I. F.. Administração de Marketing Esportivo em organizações esportivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, I. F.. Administração de marketing em organizações eportivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, I. F.; Marchetti, F. . A boa governança dos clubes de futebol e o Fair Play Financeiro o modelo europeu e a proposta brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, I. F.; Marchetti, F. . A boa governança dos clubes de futebol e o Fair Play Financeiro o modelo europeu e a proposta brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, I. F.. Coordenação da seção de Posteres no V Congreso Latinoamericano de Gerencia Deportiva. 2017. (Coordenação de seção).

2.
MORAES, I. F.. Coordenação de seção de comunicações orais (Praticas Profissionais) no V Congreso Latinoamericano de Gerencia Deportiva. 2017. (Coordenação de seção).

3.
MORAES, I. F.. Coordenação de seção de comunicações orais (TENDENCIAS, OPORTUNIDADES Y DESAFÍOS PARA LA GESTIÓN DEPORTIVA) no V Congreso Latinoamericano de Gerencia Deportiva. 2017. (Coordenação de seção).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2nd World Association for Sport Management (WASM) Conference. Scientific development in Sport Management in Brazil. 2017. (Congresso).

2.
2nd World Association for Sport Management (WASM) Conference. Brazilian soccer consumer: factors that lead to the stadium. 2017. (Congresso).

3.
8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte 2017. Torcida única nos clássicos paulistas: a cobertura da mídia e os reflexos no total de público e na arrecadação dos clubes. 2017. (Congresso).

4.
8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte 2017. O uso da pesquisa qualitativa na Gestão do Esporte: uma revisão sistemática. 2017. (Congresso).

5.
I Congrefut. 2017. (Congresso).

6.
V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. Gestión Deportiva en la América Del Sur: revisión sistemática de la produción académica. 2017. (Congresso).

7.
V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. The use of mixed methods research in Sport Management. 2017. (Congresso).

8.
7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. Marketing esportivo no futebol: produção e publicação acadêmica brasileira. 2016. (Congresso).

9.
Aspectos práticos do regulamento de intermediário da CBF. 2016. (Seminário).

10.
III Workshop de marketing esportivo. 2016. (Outra).

11.
I Simpósio de Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte.Marketing em campo: estruturação, aplicação e gestão do marketing esportivo em clubes de futebol. 2016. (Simpósio).

12.
Pixel Show. 2016. (Outra).

13.
Série Esporte e Olimpíadas - Atletas Olímpicos Brasileiro. 2016. (Outra).

14.
6º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte. Formação de jogadores de futebol no Brasil: da rua ao Certificado de Clube Formador. 2015. (Congresso).

15.
Proibição dos fundo de investimento no futebol: consequências e alteraçõeslte. 2015. (Seminário).

16.
1º Congreso Internacional Responsabilidad Social Corporativa y Gestión Deportiva. A boa governança dos clubes de futebol e o Fair Play Financeiro: O modelo europeu e a proposta brasileira. 2014. (Congresso).

17.
1º Congreso Internacional Responsabilidad Social Corporativa y Gestión Deportiva. Certificado de Clube Formador e as suas responsabilidades na formação social dos jogadores de futebol no Brasil. 2014. (Congresso).

18.
Congresso Nacional Olímpico. 2014. (Congresso).

19.
Football Sponsorship: FC Porto e Unicer, uma parceria de sucesso. 2014. (Simpósio).

20.
XV Congresso Nacional da APOGESD. 2014. (Congresso).

21.
XIV Congresso Nacional da APOGESD. 2013. (Congresso).

22.
Congresso Internacional do Esporte e Lazer. 2009. (Congresso).

23.
Fórum ESPM Copa 2014. 2009. (Outra).

24.
II Semana de Marketing Esportivo. 2009. (Congresso).

25.
Seminário de comunicação esportiva: intolerância e racismo no futebol. 2006. (Seminário).

26.
VIII Jornada Multidisciplinar: projetos políticos, eleições e comunicação. 2006. (Outra).

27.
Interface das representações urbanas em tempos de globalização. 2005. (Simpósio).

28.
Métodos e técnicas de entrevista em rádio na cobertura de ciências. 2005. (Oficina).

29.
Nas ondas do rádio: informação,serviço social, cultura e entreterimento. 2005. (Seminário).

30.
VII Jornada Multidisciplinar: humanidades em comunicação. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, I. F.. Mebro do comitê científico do V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. 2017. (Congresso).

2.
MORAES, I. F.. VI Encontro dos gestores de futebol de base. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 1:19:05