Ana Paula Manica

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8493944927151501
  • Última atualização do currículo em 20/07/2018


Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação em educação - PPGEDUC da Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão, com o titulo "BRINCAR/JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS:à luz da teoria Histórico-Cultural". Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Educacional. Professora Substituta no departamento de educação da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí; Tutora do curso de Aperfeiçoamento e letramento para aluno com deficiência, promovido pelo grupo de estudos NEPPEIN da UFG-Regional Catalão. É membro do Grupo de Estudos NEPEIN da UFG-Regional Catalão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Manica
Nome em citações bibliográficas
MANICA, A. P.;MANICA, Ana Paula

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.
Rua Riachuelo,1530, St. Samuel Graham
Divino Espírito Santo
75804020 - Jataí, GO - Brasil - Caixa-postal: 03
Telefone: (064) 36068131


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação - Campus Catalão.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Brincar/jogo de Papéis Sociais e a Educação Infantil: à luz da teoria histórico-cultural,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Janaina Cassiano Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Infantil; Brincar/jogo; Psicologia Histórico-Cultural.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Pré-Escolar.
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A liberdade de criação na Loucura.
Orientador: Profª Drª Emilse Terezinha Naves.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Auxiliadora (GO), IA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Usando  Objetos  de Aprendizagem: aprendizagem centrada em tarefas. (Carga horária: 4h).
Pró-reitoria da UNESP, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Psicoterapias breves psicodinâmicas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2014
Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 50h).
Secretaria de Educação de Praia Grande-SP, SE, Brasil.
2013 - 2013
Perícia Psicológica Forense/Psicopatologia Crimina. (Carga horária: 30h).
Instituto Euro, IE, Brasil.
2011 - 2011
agente de desenvolvimento infantil - ADI. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
Jogo empresarial. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
2009 - 2009
EMPREENDEDORISMO. (Carga horária: 14h).
Unidade Cei Aparecida, SENAI, Brasil.
2009 - 2009
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h).
Unidade Cei Aparecida, SENAI, Brasil.
2007 - 2008
BASIC ENGLISH. (Carga horária: 144h).
MUNDIAL, MUNDIAL, Brasil.
2003 - 2003
OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR. (Carga horária: 80h).
WCOMP INFORMÁTICA, WCOMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Curso de aperfeiçoamento, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NEPIE- NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA E EDUCAÇÃO, .

Linhas de pesquisa
Educação e infância
03/2015 - 12/2016
Estágios , Campus Catalão, .

Estágio realizado
Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPSI)- UFG/regional Catalão-Go.
04/2016 - 08/2016
Estágios , Campus Catalão, .

Estágio realizado
Estágio Docência: Formação do Professor de Psicologia I.
03/2015 - 12/2015
Estágios , Campus Catalão, .

Estágio realizado
Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)- Catalão-GO.
03/2014 - 12/2014
Estágios , Campus Catalão, .

Estágio realizado
Escola Municipal Nilda Margon Vaz- Catalão-GO.


Linhas de pesquisa


1.
Educação e infância


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A Queixa Escolar e o processo de ensino/aprendizagem nas escolas e no CEAPSI- Centro de estudos Aplicados em Psicologia

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janaina Cassiano Silva em 09/04/2018.
Descrição: Este projeto de pesquisa, ensino e extensão tem como objetivo geral problematizar a demanda da queixa escolar no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia- CEAPSI da UFG/ Regional Catalão, visando realizar projetos de pesquisa e extensão que tenham como foco a criança encaminhada ao CEAPSI com queixa escolar decorrente dos processos de ensino/aprendizagem nas escolas. Por se tratar de um estudo em rede, contará com profissionais da Psicologia, Educação e Enfermagem, professores da UFG, além de psicólogos de Catalão e região e pesquisadores de outras instituições. Será utilizado o espaço do CEAPSI para o atendimento de crianças que, após a triagem, forem diagnosticadas com questões relativas ao espaço escolar, ou seja, tenham a queixa escolar como diagnóstico. Por se tratar de um projeto que tem como objeto de estudo a criança também poderão ser realizados, no espaço destinado ao Núcleo, atendimentos de crianças vítima de violência doméstica cuja demanda seja oriunda da escola. Nesse sentido, o projeto tem como tripé: a criança, a queixa escolar e a psicologia escolar e educacional. No âmbito das pesquisas, as possíveis temáticas são: medicalização da educação, queixa escolar, TDAH, TOD, relação professor/aluno, licenciatura em Psicologia, saúde da criança, etc. O Referencial teórico adotado é a Teoria Histórico-Cultural, com preceitos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Almejamos que este Núcleo possa atender a demanda do CEAPSI em relação às crianças encaminhadas pelas escolas ou por familiares com queixa escolar, uma vez que esse número de crianças tem crescido nos últimos anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Ana Paula Manica - Integrante / Janaina Cassiano Silva - Coordenador / Alessandra Arce Hai - Integrante / Altina Abadia da Silva - Integrante / Eliza Maria Barbosa - Integrante / Graciele Eliseu Santos - Integrante / PRISCILLA DE ANDRADE SILVA XIMENES - Integrante / Braulio Ramos da Silva - Integrante / KASSIA LAIS DA SILVA - Integrante / MAYLLA LORRANE ALBERNAZ DE SOUSA - Integrante / BARBARAH VICTORIA DE OLIVEIRA GOMIDES - Integrante / FERNANDA DUARTE PINHEIRO - Integrante / BEATRICE VERDELHO LODOVICO - Integrante / CARLOS ANDRÉ NUNES LOPES - Integrante / LIBNA RAQUEL BARBOSA DE SOUSA - Integrante / VANESSA ARRUDA PIRES - Integrante / BRUNO AIRES SIMOES - Integrante / TIAGO GONCALVES CORREA - Integrante / HEITOR ABADIO VICENTE - Integrante / JULIANA MARTINS DE SOUZA - Integrante / MAURICIO CAMPOS - Integrante / RENATA WIRTHMANN GONCALVES FERREIRA - Integrante / ELZILAINE DOMINGUES MENDES - Integrante.
2015 - Atual
Panorama da educação infantil no sudeste goiano: concepções, práticas educativas e políticas públicas (SAP- 042328)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral realizar um panorama da educação infantil na microrregião de Catalão/GO visando identificar e analisar as concepções de infância, desenvolvimento e aprendizagem, as práticas educativas e as políticas públicas para a educação infantil à luz dos preceitos da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Inicialmente, será realizado um levantamento junto à Secretaria Municipal de Educação de Catalão/GO, para verificarmos o número de escolas de educação infantil. Após esse levantamento, o consentimento formal dos participantes e aprovação do projeto de pesquisa pelo comitê de ética, iniciaremos o estudo. Será solicitada autorização prévia dos participantes mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento. Deste modo, serão sujeitos da pesquisa os profissionais das creches e pré-escolas de Catalão/GO, bem como os psicólogos que atuam na Secretaria Municipal de Educação na educação infantil. Utilizaremos como procedimentos metodológicos observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental das políticas públicas para a educação infantil no Brasil e, no município estudado, nos últimos dez (10) anos. Os dados serão analisados à luz dos referenciais teóricos que pautam o estudo, conforme já mencionado: Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Almejamos que possamos com essa pesquisa (re)pensar o atendimento à criança pequena no Brasil visando o desenvolvimento integral da mesma e a articulação entre desenvolvimento e o processo de ensino/aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Ana Paula Manica - Integrante / Janaina Cassiano Silva - Coordenador / Altina Abadia da Silva - Integrante / Eliza Maria Barbosa - Integrante / KELLEN CRISTINA PRADO DA SILVA - Integrante / PRISCILLA DE ANDRADE SILVA XIMENES - Integrante / ADRIANA SILVA DAMIÃO - Integrante / ELIANE HONÓRIO DOMINGUES - Integrante / FLAVIA FERREIRA DOS SANTOS - Integrante / HEITOR ABADIO VICENTE - Integrante / MIKAELLI CARIN TAVARES SILVEIR - Integrante / REILA TEREZINHA DA SILVA - Integrante / REJANE ABADIA DE ALVARENGA - Integrante / THALLITA MOREIRA RIBEIRO CARDO - Integrante / WELLEN ABADIA TINAN MACHADO - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Era uma vez... Outra vez!
Descrição: Projeto de Extensão e Cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
As contribuições da Psicologia Escolar e Educacional para a consolidação do Programa Brasil Carinhoso no município de Goiandira/GO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Janaina Cassiano Silva em 11/04/2016.
Descrição: O projeto de extensão intitulado As contribuições da Psicologia Escolar e Educacional para a consolidação do Programa Brasil Carinhoso no município de Goiandira/GO tem como objetivo geral promover um processo de avaliação, reflexão e socialização dos conhecimentos da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, ampliando as possibilidades de atuação da equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Santa Maria Goretti e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Goiandira/GO com o intuito de auxiliar no aprimoramento do Programa Brasil Carinhoso. Buscamos a compreensão das relações existentes no contexto da educação infantil, com destaque para a subjetividade humana, o desenvolvimento infantil e o processo educacional. Os referenciais teóricos adotados são a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. A metodologia pauta-se nos pressupostos metodológicos e filosóficos do materialismo histórico-dialético. As ações/atividades a serem desenvolvidas com os profissionais serão: caracterização da instituição de educação infantil e levantamento das fontes utilizadas pela equipe pedagógica para elaboração de suas práticas pedagógicas; grupo de estudos e; proposição de ações/atividades e construção de material pedagógico. O projeto terá avaliação contínua a partir de feedbacks ao final de cada encontro do grupo de estudos. Além disso, faremos uma entrevista semiestruturada com todos os profissionais da equipe pedagógica e também será solicitado aos alunos de graduação envolvidos que construam um texto enfatizando as aprendizagens que adquiriam em sua formação pessoal e profissional suscitadas pelo presente projeto. Almejamos que essa ação de extensão possa ser um caminho para se pensar o atendimento à criança pequena no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Ana Paula Manica - Integrante / Natielly Pryscilla Silva - Integrante / STEFANNE VAZ JOMAR - Integrante / JANAINA DA SILVA ALVES - Integrante / Janaina Cassiano Silva - Coordenador / Alessandra Arce Hai - Integrante / Altina Abadia da Silva - Integrante / Eliza Maria Barbosa - Integrante / Graciele Eliseu Santos - Integrante / Ludmilla Cristina Torquato Pereira Silva - Integrante / PRISCILLA DE ANDRADE SILVA XIMENES - Integrante / ELIANE HONÓRIO DOMINGUES - Integrante / Braulio Ramos da Silva - Integrante / Eliane Gomes de Goveia - Integrante / Maria Natividade Rosa Barbosa - Integrante.
2013 - 2013
Desenvolvendo Habilidades Sociais: Uma Inter-Ação entre pais e filhos
Descrição: Foram propostos "Grupos Informativos acerca das Habilidades Sociais" para o período da Infância e da Idade Adulta, envolvendo diversos tipos de habilidades sociais, sob a luz da Análise do Comportamento. Foram estudadas estas habilidades, focadas na educação dos filhos e na relação familiar. O grupo executor desta ação se reuniu semanalmente para estudar estes temas e preparar sessões para os grupos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Paula Manica - Integrante / Cristiane Alves - Coordenador / FERNANDA FLORISBELO DA SILVA - Integrante / RAQUEL ELISABETH DUMASZAK - Integrante / STEFANNE VAZ JOMAR - Integrante / NATIELLY PRYSCILLA SILVA - Integrante / JANAINA DA SILVA ALVES - Integrante / POLLYANE LISITA DA SILVA - Integrante / LUZIA SILVA DOS SANTOS - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MANICA, Ana Paula; SILVA, Janaina Cassiano . O brincar/jogo de papéis sociais e a educação especial: levantamento bibliográfco na educação infantil. In: Selma Martines Peres; Maria Helena de Paula; Márcia Pereira dos Santos. (Org.). Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. 1ed.: EDITORA BLUCHER, 2017, v. , p. 221-234.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MANICA, A. P.; ALVARENGA, R. A. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA: CONCRETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO LEITOR. In: III Congresso Nacional de Educação, XVI Simpósio de Pedagogia e III Simpósio de Educação do Campo, 2016, Catalão/GO. Anais do 3º CONAED, 2016. p. 556-568.

2.
MANICA, A. P.; Silva, N. P ; SILVA, Janaina Cassiano . A ATUAÇÃO DOCENTE EM PSICOLOGIA: QUEBRANDO PARADIGMAS. In: II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Regional Catalão - CONPEEX, 2016, Catalão/GO. Anais IICONPEEX-UFG/RC, 2016. p. 823-828.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MANICA, A. P.; SILVA, Janaina Cassiano . O BRINCAR/JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS NAS PRODUÇÕES DA ANPED. In: XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste ? Reunião Científica Regional da ANPED, 2016, Brasília/DF. Anais ANPEdCO: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 2016. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MANICA, A. P.; MARTINS, A. O. S. . CONCEPÇÕES A RESPEITO DO JOGO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: pelo olhar de Friedrich Froebel e Daniil Borisovich Elkonin. In: IV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE (EHECO), 2017, CAMPO GRANDE-MS. Anais caderno de resumos EHECO, 2017. p. 170-171.

2.
MARTINS, A. O. S. ; MANICA, A. P. . Crise de Paradigma social na construção de currículo escolar. In: IV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE (EHECO), 2017, CAMPO GRANDE-MS. Anais caderno de resumo EHECO, 2017. p. 172-173.

3.
MANICA, Ana Paula; Silva, N. P . O PROFESSOR DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. In: I Encontro de história social da psicologia, 2017, goiânia. Anais do I Encontro de História Social da Psicologia: história da psicologia e psicologia na história: críticas, teorias e políticas, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, A. O. S. ; MANICA, A. P. . Crise de Paradigma social na construção de currículo escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MANICA, Ana Paula; Silva, N. P . O PROFESSOR DE PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MANICA, A. P.; MARTINS, A. O. S. . CONCEPÇÕES A RESPEITO DO JOGO E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: pelo olhar de Friedrich Froebel e Daniil Borisovich Elkonin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MANICA, A. P.; SILVA, Janaina Cassiano . O BRINCAR/JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARTINS, A. O. S. ; NUNES, F. E. ; MANICA, A. P. . Inclusão na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MANICA, A. P.; SILVA, N. P. ; SILVA, Janaina Cassiano . A ATUAÇÃO DOCENTE EM PSICOLOGIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVARENGA, R. A. ; MANICA, A. P. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA: concretização e formação do leitor.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MANICA, A. P.; SILVA, Janaina Cassiano . ?O BRINCAR/JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS NAS PRODUÇÕES DA ANPED?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MANICA, A. P.; Silva, N. P ; CASSIANO, J. . Minha Sala de Cara Nova. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, C. T. ; MANICA, A. P. ; BERNADO, R. ; Silva, N. P ; ARAUJO, K. . ?Reich e Freud: suas respectivas correntes e concepções teóricas acerca da sexualidade?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Silva, N. P ; MANICA, A. P. ; BERNADO, R. ; RIBEIRO, C. T. ; ARAUJO, K. . ?Jung e Freud: suas respectivas correntes e concepções teóricas acerca do Inconsciente?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MANICA, A. P.; Silva, N. P ; SILVA, Janaina Cassiano . ?A Atuação docente em Psicologia: quebrando paradigmas?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MANICA, A. P.. Cadê a brincadeira que estava aqui? As contribuições da Psicologia Histórico-Cultural nos jogos e brincadeiras de papéis sociais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, Janaina Cassiano ; MANICA, A. P. . Brincar/Jogo de Papéis Sociais na Educação Infantil: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, A. A.; FIRMINO, J. K. P. S. R.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Gabriela da Silva Almeida. A Escola em prol da garantia dos Direitos Humanos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EIIDH) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, A. A.; MARTINS, A. O. S.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Edna Cândida Silva. O Lúdico na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EIIDH) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, A. A.; FIRMINO, J. K. P. S. R.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Ildeuvânia Alves da Silva Kakumoto. Abordagem da educação em direitos humanos e cidadania na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EIIDH) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MANICA, A. P.; BARROS, F.. Participação em banca de Aparecida Rosa Martins. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EIIDH) - Universidade Federal de Goiás.

5.
CARDOSO, C. R.; PROCOPIO, M. V. R.; SILVA, F. S.; MANICA, A. P.. Participação em banca de ADRIANA CÂNDIDA DE OLIVEIRA. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO PÚBLICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em atendimento educacional na perspectiva da educação inclusiva) - Universidade Federal de Goiás.

6.
CARDOSO, C. R.; PROCOPIO, M. V. R.; SILVA, F. S.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Glaucinéia Aparecida Cravo Duarte. AVALIAÇÃO PARA ENCAMINHAMENTO E SEU DESDOBRAMENTO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em atendimento educacional na perspectiva da educação inclusiva) - Universidade Federal de Goiás.

7.
CARDOSO, C. R.; PROCOPIO, M. V. R.; SILVA, F. S.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Ana Kelly Rodrigues de Barros. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DISCUSSÕES E DEBATES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em atendimento educacional na perspectiva da educação inclusiva) - Universidade Federal de Goiás.

8.
CARDOSO, C. R.; PROCOPIO, M. V. R.; SILVA, F. S.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Denise Aires Paulino Gonçalves Santos. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE ESSE INSTRUMENTO NO AEE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em atendimento educacional na perspectiva da educação inclusiva) - Universidade Federal de Goiás.

9.
CARDOSO, C. R.; PROCOPIO, M. V. R.; SILVA, F. S.; MANICA, A. P.. Participação em banca de Thaís Regina Anastácio. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO ESPECIAL E A SALA DE AULA COMUM. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em atendimento educacional na perspectiva da educação inclusiva) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2017. (Outra).

2.
I ENCONTRO DE HISTÓRIA SOCIAL DA PSICOLOGIA. 2017. (Encontro).

3.
IV ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE (EHECO). 2017. (Encontro).

4.
VIII Simpósio de Psicologia do Centro Oeste e VII Encontro de Pesquisa do Curso de Psicologia da UFG/ Regional Catalão. 2017. (Simpósio).

5.
Colóquio: Escrita Acadêmica-Científica e Plágio. 2016. (Outra).

6.
Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação- NEPEIN- UFG-regional catalão. 2016. (Outra).

7.
II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Regional Catalão - CONPEEX. 2016. (Congresso).

8.
III Colóquio de Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2016. (Outra).

9.
III Congresso Nacional de Educação, XVI Simpósio de Pedagogia e III Simpósio de Educação do Campo. 2016. (Congresso).

10.
III Congresso Nacional de Formação de  Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de , promovidos pela Pró-Reitoria de Graduação daProfessor: cenários, tensões e perspectivas. 2016. (Congresso).

11.
II Seminário de Filosofia e Formação de Professores: influências de Mounier e Rousseau na educação.. 2016. (Seminário).

12.
IV Seminário de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (4SPPGI). 2016. (Seminário).

13.
XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste ? Projeto Nacional de Educação: desafio éticos, políticos e culturais. 2016. (Encontro).

14.
III Colóquio de Saúde Mental: Clínica ampliada e desafios do CAPS na atualidade. 2015. (Outra).

15.
XII Reunião Didática e Prática de Ensino, III Encontro Regional do PIBID: Politicas de Formação de Professores: diretrizes Curriculares, PIBID e o Estágio. 2015. (Encontro).

16.
Debate " A batalha do Autismo". 2014. (Outra).

17.
Encontro Psicanálise e Cultura. 2014. (Encontro).

18.
Intervenções de Emergência em Saúde Mental. 2014. (Outra).

19.
VII Simpósio de Psicologia do Centro Oeste VI Encontro de Pesquisa do Curso de Psicologia da UFG/ Regional Catalão. 2014. (Simpósio).

20.
I Colóquio de Saúde Mental do Curso de Psicologia. 2013. (Outra).

21.
Seminários Psicanalíticos 2013 - GPU. 2013. (Seminário).

22.
VI Simpósio de psicologia do Centro-Oeste: práticas e produções de conhecimentos de psicologia. 2013. (Simpósio).

23.
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Encontro).

24.
2o Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Outra).

25.
I Congresso Nacional de Educação Especial e inclusão. 2012. (Congresso).

26.
Reunião Regional da SBPC. 2011. (Outra).

27.
V Simpósio de psicologia do Centro-Oeste e IV Seminário de Produção Científica da UFG/CAC. 2011. (Simpósio).

28.
V Simpósio de psicologia do Centro-Oeste e IV Seminário de Produção Científica da UFG/CAC.Oficina: Subjetividade, corpo e samba- experimentações lúdicas. 2011. (Oficina).

29.
V Simpósio de psicologia do Centro-Oeste e IV Seminário de Produção Científica da UFG/CAC.Oficina: Planejamento e orientação de carreira. 2011. (Oficina).

30.
XIII Congresso Brasileiro do Sono. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MANICA, A. P.. IV Encontro Nacional, VII Simpósio Infância e Educação e II Encontro do Curso de Especialização em Ensino Interdisciplinar sobre Infância e Direitos Humanos. 2016. (Outro).

2.
MANICA, A. P.. IV Feira de Profissões do CAC. 2011. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 6:34:08