Leandro Mário Lucas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9349530318007730
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


É Graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática (2009). Especialista em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Atualmente é professor de educação básica ii do Governo do Estado da Paraíba, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018), vinculado à Linha de Pesquisa Cultura Científica, Tecnologia, Informação, Comunicação e membro do grupo de pesquisa TDAC (Tecnologia Digital e Aquisição do Conhecimento). Ambas as formações foram realizadas pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Mário Lucas
Nome em citações bibliográficas
LUCAS, L. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O "JOGO DA ONÇA": UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O COTIDIANO E O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
Palavras-chave: JOGO DA ONÇA; Educação; ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO; NÚMEROS DECIMAIS.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2014
Especialização em FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTE. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: TABLETS EM SALA DE AULA: Análise das percepções dos professores de Matemática na escola pública de Taperoá-Pb.
Orientador: Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita.
Bolsista do(a): Governo da Paraiba, GOV/PB, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: Matemática Financeira e Suas Aplicações.
Orientador: Núbia do Nascimento Martins.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2014 - 2014
Sismédio- Formação de Orientadores de estudos. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2014 - 2014
Proinfo- Educador digital. (Carga horária: 60h).
Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2010 - 2010
Multidimensionalidade do Ensino Aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Ápice Consultoria, ÁPICE, Brasil.
2010 - 2010
Atitude Profissional. (Carga horária: 8h).
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ADM Central, ECT/DF, Brasil.
2009 - 2009
Gestar II- Matemática. (Carga horária: 300h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
capacitação de professores. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.
2004 - 2004
Plataforma Gráfica Windows. (Carga horária: 100h).
B. Diniz Informática, B. DINIZ, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROF.EDUC.BASICA 3 C I, Carga horária: 30


Prefeitura de Taperoá-PB, PM TAPEROÁ-PB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Campina Grande, P/CAMPINA GRANDE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Administrativo, Carga horária: 30


Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ADM Central, ECT/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Carteiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Municipal, Carga horária: 44


Prefeitura Municipal de Salgadinho-PB, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 25


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador Sismédio, Carga horária: 8



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOITA, F. M. G. S. C.2015 MOITA, F. M. G. S. C. ; LUCAS, L. M. . DISPOSITIVOS MÓVEIS NO COTIDIANO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA. SODEBRÁS, v. 10, p. 148-154, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. S. C. . A PRÁTICA DOCENTE ORIENTADA PELA ETNOMATEMÁTICA. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, JOÃO PESSOA. Anais IV CONEDU. CAMPINA GRANDE-PB: EDITORA REALIZE, 2017. v. 1.

2.
LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. S. C. ; BATISTA, D.O. . O JOGO DA ONÇA: CENÁRIO DE UM ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS. In: III CONEDU, 2016, NATAL. Anais III CONEDU. CAMPINA GRANDE: EDITORA REALIZE. v. 1.

3.
LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. S. C. ; BATISTA, D.O. . O ENSINO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DA ONÇA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM. In: IX EPBEM, 2016, CAMPINA GRANDE. Anais IX EPBEM. CAMPINA GRANDE: EDITORA REALIZE. v. 1.

4.
BATISTA, D.O. ; MOITA, F. M. G. S. C. ; LUCAS, L. M. . ECOLOGIA DE LUGAR: UM OLHAR PARA A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE. In: II CINTEDI, 2016, CAMPINA GRANDE. Anais II CINTEDI. CAMPINA GRANDE: REALIZE EDITORA, 2016. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. S. C. . D 'AMBRÓSIO E PAULO FREIRE: UM DIÁLOGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SABERES COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUCAS, L. M.; MOITA, F. M. G. S. C. ; BATISTA, D.O. . A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE JOGOS: CONDIÇÕES DE OCORRÊNCIA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. 2016. .

2.
LUCAS, L. M.. 'EXPLORANDO PADRÕES, LINGUAGEM ALGÉBRICA E REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS. 2016. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª SEMANA ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. D 'AMBRÓSIO E PAULO FREIRE: UM DIÁLOGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SABERES COTIDIANOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Exposição).

2.
IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. A PRÁTICA DOCENTE ORIENTADA PELA ETNOMATEMÁTICA. 2017. (Congresso).

3.
III CONEDU. O JOGO DA ONÇA: CENÁRIO DE UM ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS. 2016. (Congresso).

4.
IX EPBEM. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE JOGOS: CONDIÇÕES DE OCORRÊNCIA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. 2016. (Congresso).

5.
IX EPBEM. O ENSINO DE COMPARAÇÃO E ADIÇÃO ALGÉBRICA DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DA ONÇA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:31:46