Ernesto Padovani Netto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3839413276334901
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2006). É especialista em Educação Especial na perspectiva da inclusão pela Faculdade Ipiranga (2013) e mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará (PROFHISTÓRIA - 2018). Atualmente cursa o Doutorado em História Social da Amazônia na Universidade Federal do Pará, sendo professor na Secretaria de Educação do Estado do Pará, atuando na Unidade Educacional Especializada para surdos, Professor Astério de Campos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ernesto Padovani Netto
Nome em citações bibliográficas
Netto, Ernesto Padovani;Padovani, Ernesto Netto


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Ensino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Conceição Maria Rocha de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; sujeito surdo; metodologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2012 - 2013
Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Ipiranga, FIP, Brasil.
Título: Atendimento Educacional Especializado (AEE): Entraves e Novas Perspectivas na Educação de Alunos Surdos.
Orientador: Fátima Rezende.
2002 - 2006
Graduação em História.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Empreenderorismo, marketing e lucros: uma análise das práticas de mercado da igreja universal do reino de Deus.
Orientador: Fernando Arthur de Freitas Neves.




Formação Complementar


2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado - AEE. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UEPA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras Modulo III - Nível Intermediário. (Carga horária: 100h).
Unidade Educacional Especializada Professor Astério de Campos, UEESPC, Brasil.
2012 - 2012
Lei de Execução Penal. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras - Modulo II. (Carga horária: 54h).
Unidade Educacional Especializada Professor Astério de Campos, UEESPC, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras - Modulo I. (Carga horária: 45h).
Unidade Educacional Especializada Professor Astério de Campos, UEESPC, Brasil.


Atuação Profissional



Unidade de Educação Especializada Professor Astério de Campos, UEESPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Unidade especializada na educação de pessoas surdas e com múltiplas deficiências associadas a surdez. Professor atuante na modalidade Educação especial no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Sala de Recursos Multifuncionais e como professor Itinerante em escolas do sistema regular de ensino.


Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, SUSIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor cedido pela Secretaria de estado de Educação para atuar na Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará educação formal dos alunos privados de liberdade na modalidade educação de Jovens e adultos, de acordo com convênio assinado entre os respectivos orgãos de Estado.


Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor


Escola de Ensino Fundamental e Médio Presidente Juscelino Kubistscheck, EEFMPJK, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo Adjunto, Carga horária: 40


Colégio Intelectual, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor monitor



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Netto, Ernesto Padovani2017 Netto, Ernesto Padovani. À MARGEM DA HISTORIOGRAFIA E SEM ACESSO ÀS AULAS DE HISTÓRIA: CULTURA E IDENTIDADE SURDA NA LUTA PELAS CONQUISTAS DE DIREITOS. História e Diversidade, v. 9, p. 126-143, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Netto, Ernesto Padovani. Historiografia e Ensino de História: A Sala de Aula em Questão. 1. ed. Belém: Amazônica Bookshelf, 2018. 232p .

Capítulos de livros publicados
1.
Netto, Ernesto Padovani. Consciência Histórica e a Questão das Identidades: Um Caminho para o Ensino de História. In: Wesley Oliveira Kettle; Francivaldo Alves Nunes. (Org.). Desafios do ensino de história e prática docente. 1ed.Pará de Minas: VirtualBooks, 2018, v. 1, p. 183-189.

2.
Netto, Ernesto Padovani. O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: ENTRE O TRADICIONAL E AS POSSIBILIDADES DE ACESSIBILIDADE. In: Érnesto Padovani Netto. (Org.). Historiografia e Ensino de História: A Sala de Aula em Questão. 1ed.Belém: Amazônica Bookshelf, 2018, v. , p. 15-34.

3.
Netto, Ernesto Padovani. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, TEMPO E IDENTIDADES: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: ensino de história.. 1ed.: Sobre Ontens, 2018, v. , p. 45-52.

4.
Netto, Ernesto Padovani. Ensino de História, oralidade, alteridade e surdez. In: André Bueno; Dulceli Estacheski; Everton Crema; José Maria Neto. (Org.). Um pé de História: estudos sobre aprendizagem histórica. 1ed.Rio deJaneiro/União da Vitória: Sobre Ontens, 2017, v. 1, p. 97-99.

5.
Netto, Ernesto Padovani. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E IDENTIDADE SURDA: UMA BUSCA PELO DIREITO AO ENSINO DE HISTÓRIA. In: Rafael Elias de Queiroz Ferreira. (Org.). Entre a academia e a sala de aula: Propostas e discussões sobre o ensino de História. 1ed.Belém: Ximango, 2017, v. 1, p. 36-48.

6.
Netto, Ernesto Padovani. IDENTIDADES SOCIAIS: DEBATES ENTRE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E MEMÓRIA SOCIAL. In: MACHADO, Estevam H. dos S.; SILVA, Alexandre J. de L. e; BEZERRA, Rafael S.; CAVALCANTE, Maria Clara da S.; BRAGA, Flávia B. R. da S.; OLIVEIRA, Luanna M. V. dos S.; LIMA, Wayne R. de. (Org.). HISTÓRIAS ONLINE: DISCUSSÕES HISTORIOGRÁFICAS NA ERA DO HIPERTEXTO. 1ed.Ribeirão: Capibaribe, 2017, v. 1, p. 181-183.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Netto, Ernesto Padovani. EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. In: IX FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO. XIV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: Por uma sociedade inclusiva. I COLÓQUIO EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL., 2018, Belém. IX FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO. XIV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: Por uma sociedade inclusiva. I COLÓQUIO EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL. ANAIS 2017. Belém: Editora Açai, 2018. v. 1. p. 166-173.

2.
Netto, Ernesto Padovani. ENSINO DE HISTÓRIA PARA DIFERENTES SUJEITOS: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS PARA ALUNOS SURDOS. In: X Simpósio de História Anpuha-seção Pará : as crises da República e o ensino de história : a democracia brasileira em questão, 2017, Belém. Anais do X Simpósio de História Anpuha-seção Pará : as crises da República e o ensino de história : a democracia brasileira em questão. Belém: Paka-Tatu, 2017. p. 1031-1040.

3.
Netto, Ernesto Padovani. O Atendimento Educacional (AEE) e o Processo de Inclusão: Dialogo entre a História, a Literatura e a Práica Escolar na Educação de Surdos. In: I Encontro Amazônico de Educação Escolar na Educação de surdos, 2013, Vigia. I Encontro Amazônico de Educação Escolar na Educação de Surdos, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Netto, Ernesto Padovani. Identidades Sociais: Debates entre Consciência Histórica e Memória Social. In: I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL, 2017, Palmares. Caderno de Resumos do I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL. Ribeirão: Capibaribe, 2017. v. 1. p. 25-25.

2.
Netto, Ernesto Padovani. Ensino de História para diferentes sujeitos: A construção de conceitos históricos para alunos surdos. In: X Simpósio Regional de História ? ANPUH/Pará, 2016, Belém. Caderno de resumos, 2016. p. 145-146.

Apresentações de Trabalho
1.
Netto, Ernesto Padovani. EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Netto, Ernesto Padovani. O YOU TUBER COMO POFESSOR DE HISTÓRIA: VIDEOAULAS EM LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Netto, Ernesto Padovani. CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, TEMPO E IDENTIDADES: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Netto, Ernesto Padovani. O YOU TUBE COMO ESPAÇO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: O CANAL HISTÓRIA EM LIBRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Netto, Ernesto Padovani; TAVARES, D. R . DIMENSÕES HISTORIOGRÁFICAS: POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA E O ENSINO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Netto, Ernesto Padovani. Ensino para diferentes sujeitos: o Canal História em Libras como recurso didático para o ensino de Historia para surdos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Netto, Ernesto Padovani. Pensar a prática docente a partir da experiência visual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Netto, Ernesto Padovani. A construção de materiais didáticos de história para alunos surdos: um relato de experiência na sala de recursos multifuncionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Netto, Ernesto Padovani. Ensino de História, oralidade, alteridade e surdez. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Netto, Ernesto Padovani. Consciência Histórica e a Questão das Identidades: Um Caminho para o Ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Netto, Ernesto Padovani. DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL: A REDAÇÃO DO ENEM E A REALIDADE DO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Netto, Ernesto Padovani. O Trabalho do Professor de História: Uma Proposta Inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Netto, Ernesto Padovani. Desafios Para a formação educacional de surdos no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Netto, Ernesto Padovani. IDENTIDADES SOCIAIS: DEBATES ENTRE CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E MEMÓRIA SOCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
Netto, Ernesto Padovani. Material Didático Adaptado: Acesso de Surdos às Aulas de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
Netto, Ernesto Padovani. Ensino de História para diferentes sujeitos: A construção de conceitos históricos para alunos surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
Netto, Ernesto Padovani. Atendimento Educacional Especializado (AEE): Entraves e Novas Perspectivas na Educação de Alunos(as) Surdos na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Netto, Ernesto Padovani. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Processo de Inclusão: Diálogos Entre a História, a Literatura e a Prática Escolar na Educação de Surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Netto, Ernesto Padovani. Entre a academia e a sala de aula: Propostas e discussões sobre o ensino de História. Belém, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Netto, Ernesto Padovani. UFPA Ensino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Netto, Ernesto Padovani. Professor dá aula sobre Movimentos Sociais e Lutas em Língua de Sinais. 2018; Tema: Canal História em Libras. (Site).

2.
Netto, Ernesto Padovani. Professor Netto Padovani - Língua de Sinais. 2018; Tema: História da educação de Surdos. (Rede social).

3.
Netto, Ernesto Padovani. Ensino de História dos Surdos. 2018; Tema: Ensino de História para Surdos. (Rede social).

4.
Netto, Ernesto Padovani. Projeto de Educação Inclusiva viabiliza aulas de História via internet. 2018; Tema: História em Libras. (Site).

5.
Netto, Ernesto Padovani. História em Libras. 2017; Tema: Ensino de História. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
Netto, Ernesto Padovani. Estratégias de Ensino para alunos Surdos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Netto, Ernesto Padovani; COSTA, K. M. L. . Adaptações curriculares para alunos com surdez. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Netto, Ernesto Padovani. Indígenas na documentação colonial: análise de fontes históricas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Netto, Ernesto Padovani. Metodologias de Ensino de História. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Netto, Ernesto Padovani. Metodologias Aplicadas na Educação de Surdos: Práticas na Escola Regular. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, TEMPO E IDENTIDADES: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. (Simpósio).

2.
IX FÓRUM DE PESQUISA E EXTENSÃO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO. XIV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: Por uma sociedade inclusiva. I COLÓQUIO EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL..EXPERIÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2018. (Seminário).

3.
Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais.O YOU TUBER COMO PROFESSOR DE HISTÓRIA: VIDEOAULAS EM LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS. 2018. (Simpósio).

4.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.ENSINO DE HISTÓRIA, ORALIDADE, ALTERIDADE E SURDEZ. 2017. (Simpósio).

5.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2017. (Simpósio).

6.
I Simpósio das Linhas de Pesquisa do ProfHistória. 2017. (Simpósio).

7.
I Simpósio on line de Ensino de História. 2017. (Simpósio).

8.
I Simpósio on line de Ensino de História.Consciência histórica e a questão das identidades: um caminho para o ensino de História. 2017. (Simpósio).

9.
II Mostra de Cursos Superiores na UEES Prof. Astério de Campos. 2016. (Outra).

10.
I Jornada de Ensino de História da Amazônia.Material Didático Adaptado: Acesso de Surdos às Aulas de História. 2016. (Simpósio).

11.
X Simpósio Regional de História.Ensino de História para diferentes sujeitos: A construção de conceitos históricos para alunos surdos,. 2016. (Simpósio).

12.
X Simpósio Regional de História. 2016. (Simpósio).

13.
Palestra Experiências da Escola Bilíngue. 2014. (Outra).

14.
I Encontro Amazônico de Educação Especial. 2013. (Encontro).

15.
I Seminário de Extensão: Antropologia, Linguagem e Educação Especial. 2013. (Seminário).

16.
III Jornada Pedagógica sobre Educação em Prisões. 2011. (Outra).

17.
Violência Policial e Tortura em Blém. 2011. (Oficina).

18.
II Fórum Municipal do Direito da Criança e Adolescente: SGD - Acreditar Proteger e Responsabilizar. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Netto, Ernesto Padovani; ALMEIDA, C. M. R. . Seminário de ensino de história - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais. 2018. (Outro).

2.
Netto, Ernesto Padovani. I Simpósio eletrônico de ensino de história. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


A dissertação intitulada: "Ensino para diferentes sujeitos: o acesso de alunos surdos às aulas de História" foi aprovada com recomendação para publicação pela banca examinadora.

Membro da chapa aclamada para direção da ANPUH-PA (2018-2020), compondo a diretoria de ensino.

Membro do grupo de pesquisa HINDIA (GP de História Indígena e do Indigenismo na Amazônia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 8:43:08