Estela Denise Schütz Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7169176796458828
  • Última atualização do currículo em 08/10/2018


Mestra em Educação (2018), com bolsa Capes/Proex (Programa de Excelência Acadêmica), pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação História e Políticas. Especialista em Psicopedagogia Educacional (2012) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Pedagogia do Trabalho (2010) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: Memória, Instituições e Cultura Escolar (EBRAMIC) e leciona na Educação Infantil da Rede Privada de Educação na cidade de São Leopoldo/RS. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). Possui experiência na área de Educação. Tem interesse nos estudos voltados para a História da Educação com ênfase em História de Instituições Escolares, Cultura Escolar, Memória e História Oral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Estela Denise Schütz Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, E. D. S.

Endereço


Endereço Profissional
Inst. Sinodal de Assist. Educ e Cultura., Colégio Sinodal.
Avenida Doutor Mário Sperb, n 874
Morro do Espelo
93032450 - São Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35921584
Ramal: 215
URL da Homepage: www.sinodal.com.br


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: MEMÓRIAS DE EX-ALUNOS(AS) DO INTERNATO DA ESCOLA NORMAL EVANGÉLICA EM SÃO LEOPOLDO/RS: Práticas Cotidianas e Cultura Escolar (1950-1966),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Luciane Sgarbi Santos Grazziotin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Educação.; História Oral; Cultura Escolar; Práticas; Escola Normal Evangélica.
2011 - 2012
Especialização em Psicopedagogia Educacional. (Carga Horária: 390h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Olhares de professores sobre a construção de limites na Educação Infantil.
Orientador: Drª Selma França e Silva da Costa.
2005 - 2010
Graduação em Pedagogia (1260).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Histórias de trabalhadoras não docentes: um estudo a partir da Escola Normal Evangélica em São Leopoldo.
Orientador: Drª Beatriz T. Daudt Fischer.
2000 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Olindo Flores da Silva, EEEMOFS, Brasil.
1994 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Balduíno Baum, EEEFGBB, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Atualização em Autismo. (Carga horária: 40h).
Faculdade EST, EST, Brasil.
2014 - 2014
Literatura Infanto-Juvenil nas múltiplas linguagen. (Carga horária: 40h).
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, FDB, Brasil.
2013 - 2013
"Lugares de Crianças". (Carga horária: 61h).
Prefeitura Municipal de Esteio, PMESTEIO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inclusão Escolar: Implicações para o Currículo. (Carga horária: 42h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em I Fórum e X Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Curso em Pedagogia Gestora. (Carga horária: 100h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino, IBPE, Brasil.


Atuação Profissional



Inst. Sinodal de Assist. Educ e Cultura, SINODAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Esteio, PMESTEIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 30


Escola de Educação Infantil Bilboque, EEI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de São Leopoldo, PMSL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar de Educação Infantil, Carga horária: 30

Atividades

02/2007 - 12/2008
Estágios , Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Leite, .

Estágio realizado
Professora Auxiliar de Educação Infantil.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A gramática escolar e suas possibilidades para a pesquisa em História da Educação: produção, conservação e utilização dos acervos escolares no Vale do Rio dos Sinos/RS Séc. XIX e XX
Descrição: A recolha, a salvaguarda e o inventário de documentos escolares fazem parte de um conjunto de ações que visam a ampliar a capacidade de compreensão acerca das instituições escolares, não só em sua dimesão histórica, mas em âmbito social, cultural e das relações dos sujeitos com seu tempo. Esta pesquisa preocupa-se em inventariar os acervos escolares que foram organizados e que se constituem em espaço de memória no Vale do Rio dos Sinos. A partir desses acervos, procura-se compreender a produção de uma cultura escolar, ou culturas escolares, em distintos tempos e espaços pelos quais passou a educação. Esse processo implicará a análise das trocas e permanências dos métodos de ensino, das disciplinas e das tradições escolares, de forma a compreender o legado cultural da escola em tempos pretéritos e sua relação com a escola contemporânea. Os procedimentos analíticos estão fundamentados, basicamente, em Roger Chartier e Michel de Certeau, no que se refere à sustentação teórica relacionada à perspectiva da História Cultural, e em Agustín Escolano Benito, Vinão Frago e Dominic Julia, no que diz respeito aos aspectos relativos a Cultura Material e Cultura Escolar, respectivamente. Como afirma Nóvoa (2005), ntender os processos pelos quais passou a educação em tempos pretéritos não implica necessariamente uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva, fornecendo uma visão extrema das instituições escolares do passado produzido na sua relação com a coletividade, constituindo-se, assim, uma construção social que permite um alargamento do repertório dos educadores e legisladores.Projeto PQ...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Estela Denise Schütz Brito - Integrante / Luciane Sgarbi Santos Grazziotin - Coordenador / Maria Helena Camara Bastos - Integrante / José Edimar de Souza - Integrante / Dóris Bittencourt Almeida - Integrante / Viviane Klaus - Integrante / Alice Jacks - Integrante / Isabel Aparecida Bilhão - Integrante / Tatiane Ermel - Integrante / Ariane dos Reis Duarte - Integrante / Deise Margô Muller - Integrante / Mara Rosane Haubert - Integrante / Eduardo Cristiano Hass da Silva - Integrante / Marlos Bezerra Tadeu de Mello - Integrante / Rosane Sasset - Integrante.
2017 - Atual
FASE II Instituições escolares na Região Metropolitana de Porto Alegre e vale dos sinos: acervos, memórias e cultura escolar - séc. XIX e XX.
Descrição: A investigação tem como objeto a análise de documentos pertencentes a acervos escolares de insituições localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Rio dos Sinos, bem como às memórias de ex professores da escola básica da mesma região. O recorte temporal engloba os séculos XIX e XX. A pesquisa preocupa-se em inventerariar os acervos escolares que foram organizados e se constituem em espaço de memória na referida Região. Ainda, problematizar documentos orais, escritos e iconográficos, com ênfase nos cadernos escolares, manuais didáticos e manuais de civilidade com o propósito de analisar os vestígios da Cultura escolar e da Cultura material e os discursos produzidos pela escola na temporaliade delimitada. Esse processo implicará na análise de diferentes categorias, sobretudo relacionadas aos discursos nacionalistas, higienistas e civilizatórios. Os procedimentos analíticos estão fundamentados basicamente em Roger Chartier e Michel Foucault, no que se refere à sustentação historiográfica. Agustín Esclano Benito e Antonio Vinão Frago, respectivamente, no que diz respeito aos aspectos relativos a Cultura Material e Cultura Escolar. Entender os processos pelos quais passou a educação, suas transformações e permanências, por meio da História da Educação, centrando a análise nos documentos oficiais e marginais produzidos pela escola, poderá auxiliar, entre outros aspectos, na construção de uma visão crítica com relação a novidades de caráter imediatista e com propósitos salvacionistas, construindo, a partir daí, possibilidades de intervenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Estela Denise Schütz Brito - Integrante / Luciane Sgarbi Santos Grazziotin - Coordenador / José Edimar de Souza - Integrante / Dóris Bittencourt Almeida - Integrante / Ariane dos Reis Duarte - Integrante / Mara Rosane Haubert - Integrante / Eduardo Cristiano Hass da Silva - Integrante / Rosane Sasset - Integrante / Betina Schuler - Integrante / Juliana Mercedes Rheinheimer - Integrante / Darciel Pasinato - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Homenagem em Reconhecimento aos serviços prestados à educação no Município, Câmara Municipal de Esteio.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, E. D. S.. 'Todos tinham uma vocação pra músico?: sentimentos e táticas em relação à prática da música no internato evangélico em São Leopoldo/RS (1955-1965) (no prelo). In: História da Educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita​, 2018, São Leopoldo. História da Educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita​, 2018.

2.
DUARTE, A. R. ; BRITO, E. D. S. . Registros no livro de atas de ocorrência: uma forma de lidar com a (in) disciplina (1971 ? 1979) (no prelo). In: História da Educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita​, 2018, São Leopoldo. História da Educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita​, 2018.

3.
BRITO, E. D. S.. ENTRE A ESCOLA E A PRAÇA: Reminiscências de ex-alunos internos em uma instituição evangélica na cidade de São Leopoldo/RS (1950 - 1960). In: XIV Encontro de História Oral - Testemunhar por imagens História Oral e o registro Audiovisual, 2018, Campinas/SP. XIV Encontro de História Oral - Testemunhar por imagens História Oral e o registro Audiovisual, 2018.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, E. D. S.. A Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS: Memórias de ex-aluno (1961-1964). In: II Colóquio de Educação Discente: Estado, democracia e educação ? políticas em debate, 2017, Caxias do Sul. Colóquio de Educação Discente. Caxias do Sul: EDUCS, 2017. v. 2. p. 7-398.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, E. D. S.. ENTRE A ESCOLA E A PRAÇA: Reminiscências de ex-alunos internos em uma instituição evangélica na cidade de São Leopoldo/RS (1950 - 1960). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRITO, E. D. S.. A cultura escolar revisitada: Memórias de ex-alunos internos em uma instituição evangélica na cidade de São Leopoldo/RS (1958-1965). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRITO, E. D. S.. 'Lutando contra o Moinho de Vento': renovando as práticas pedagógicas em uma escola evangélica na cidade de Vera Cruz/RS (1963). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRITO, E. D. S.. 'A gente tinha uma liberdade vigiada': Memórias de uma ex-aluna interna na cidade de São Leopoldo/RS (1958-1962). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRITO, E. D. S.. Memórias de ex-alunos sobre a cultura escolar na Escola Normal Evangélica (1958?1965). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRITO, E. D. S.. A Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS: Memórias de ex-aluno (1961-1964). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRITO, E. D. S.. Memórias de trabalhadoras escolares não docentes: Um estudo a partir da Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS (1952-1966). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BELUSSO, G. ; BRITO, E. D. S. . História e memória das instituições na América Latina. 2018. (Coordenador de Simpósio Temático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos - Polaridades Conexões Brasil e América Latina.A cultura escolar revisitada: Memórias de ex-alunos internos em uma instituição evangélica na cidade de São Leopoldo/RS (1958-1965). 2018. (Outra).

2.
MOSTRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM CIÊNCIAS - MOTIC. MOSTRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM CIÊNCIAS - MOTIC. 2018. (Exposição).

3.
Onde Quero estar quando o futuro Chegar?. 2018. (Outra).

4.
XIV Encontro de História Oral - Testemunhar por imagens: História Oral e o Registro Audiovisual.ENTRE A ESCOLA E A PRAÇA: Reminiscências de ex-alunos internos em uma instituição evangélica na cidade de São Leopoldo/RS (1950 - 1960). 2018. (Encontro).

5.
"Desafios do Trabalho e Formação Docente no Século XXI". 2017. (Outra).

6.
Curso de Literatura Infantojuvenil nas múltiplas linguagens ? Ano X. 2017. (Outra).

7.
Gênero e Memória: Mulheres na/da História da Educação.?Lutando contra o Moinho de Vento?: renovando as práticas pedagógicas em uma escola evangélica na cidade de Vera Cruz/RS (1963). 2017. (Encontro).

8.
Grandes Debates: Democratizar a Democracia. 2017. (Outra).

9.
II Colóquio de Educação Discente: Estado, Democracia e Educação - Políticas em Debate.A Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS: Memórias de ex-aluno (1961-1964). 2017. (Outra).

10.
II Encontro de Pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar: Arquivos, Acervos e Museus. 2017. (Encontro).

11.
I Simpósio de Práticas Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2017. (Simpósio).

12.
IV Encontro de pesquisas históricas.?Memórias de ex-alunos sobre a cultura escolar na Escola Normal Evangélica (1958 ? 1965)?. 2017. (Encontro).

13.
IV Simpósio de Filosofia & Literatura: Imaginando a vida examinada. 2017. (Simpósio).

14.
IX Encontro Sul de História Oral: Democracia, Direitos e Diversidade..?A gente tinha uma liberdade vigiada?: Memórias de uma ex-aluna interna na cidade de São Leopoldo/RS (1958-1962). 2017. (Encontro).

15.
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC Júnior. Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC Júnior. 2017. (Feira).

16.
MOSTRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM CIÊNCIAS - MOTIC. MOSTRA DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO COM CIÊNCIAS - MOTIC. 2017. (Feira).

17.
XIII Encontro Nacional de História Oral. 2016. (Encontro).

18.
"Os Maternais na Educação Infantil" Jornada Municipal de Formação. 2015. (Outra).

19.
Encontro Filosófico com Leandro Karnal "Por que continuo sendo professor?". 2015. (Encontro).

20.
IV Seminário Municipal Indicadores de Qualidade e Processos de Gestão Democrática. 2015. (Seminário).

21.
IX Seminário de Educação Infantil da EMEI Raio de Sol: "Reencantando o olhar ". 2015. (Seminário).

22.
Seminário de lançamento do processo de Revitalização do PPP da SMEE. 2015. (Seminário).

23.
30º Congresso da Rede Sinodal de Educação "Escola Luterana Espaço de Cuidado". 2014. (Congresso).

24.
III Seminário Municipal Indicadores de Qualidade e processos de gestão democrática. 2014. (Seminário).

25.
VIII Seminário de Educação Infantil da EMEI Raio de Sol: "Reflexões, Saberes e Fazeres no cotidiano da Educação Infantil". 2014. (Seminário).

26.
VII Seminário de Educação Infantil da EMEI Raio de Sol: Desafios e conquistas da prática docente. 2013. (Seminário).

27.
XVI Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.Memórias de trabalhadoras escolares não docentes: Um estudo a partir da Escola Normal Evangélica em São Leopoldo/RS (1952-1966). 2010. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:54:25