Adilson Ferreira Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5308545730390242
  • Última atualização do currículo em 08/06/2017


Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo União de Ensino Superior do Paraná(2012) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Educacional São Paulo(2000). Atualmente é ANALISTA DE SISTEMAS da CONASS CONSULTORES LTDA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Adilson Ferreira Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, A. F.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Licenciatura em Computação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
União de Ensino Superior do Paraná, UESPAR, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
1999 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Educacional São Paulo, INTESP, Brasil.




Atuação Profissional



CONASS CONSULTORES LTDA, CNSS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE SISTEMAS



Projetos de extensão


2015 - Atual
FECITEC - Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina
Descrição: A FECITEC é um evento que busca incentivar a produção científica nas escolas através da apresentação de projetos e experimentos. A FECITEC busca disseminar a participação ativa dos alunos no seu processo de formação e promover a cultura científica dando ênfase na formação do pequeno cientista, estimulando o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas escolas com a utilização do método cientíıfico. A organização da Feira é uma maneira de favorecer a comunicação entre a comunidade, escola e a Universidade que contribui para a construção de conhecimentos científicos e interações sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - Atual
Pesquisa e uso de plataformas livres de ensino a distância para o apoio a educação superior
Descrição: A computação vem alterando as relações interpessoais na sociedade. Na educação formal não é diferente. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são ferramentas computacionais que auxiliam no ensino e a comunicação entre professor e aluno. Em especial, na Educação Superior estes ambientes se tornam importantes para a promoção da interação entre os alunos, professores e o conhecimento disciplinar. No entanto, ainda há algumas dificuldades técnicas e pedagógicas a serem superadas para a efetiva compreensão sobre a importância dos AVA nos processos de ensino e aprendizagem. É nesse sentido que esta proposta de Projeto Licenciar visa à integração dos acadêmicos do curso de Licenciatura em computação com diferentes modelos de AVA projetados em software livre. Neste contexto, a presente proposta pretende inserir os alunos da Licenciatura em Computação nas discussões sobre AVA. Propõe-se uma investigação do uso das funcionalidades, limites e possibilidades de um conjunto de AVA disponíveis sob licenças de software livre para que posteriormente possam ser utilizados nos cursos Licenciatura da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Desta forma, o objetivo principal deste projeto é o de realizar pesquisas sobre a aplicabilidade das diversas plataformas livres de ensino a distância, para o apoio as atividades de ensino relacionadas ao curso de Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR, promovendo a ampliação da formação acadêmica por meio da interação com contextos educativos e incrementando às atividades de ensino com o uso de softwares livres. Dessa forma, os alunos participantes deste projeto, primeiramente obterão conhecimentos pedagógicos e computacional sobre os AVA, sendo que em seguida farão a instalação dos AVA em ambientes de teste e simulação. Todo conhecimento adquirido será devidamente documentado e serão desenvolvidas oficinas para professores, técnicos e alunos do Setor Palotina a fim de popularizar o uso dos AVA no ensino presencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adilson Ferreira Costa - Coordenador / Roberta Chiesa Bartelmebs - Integrante / Marcos Antonio Schreiner - Integrante / Danilo Kitzberger de Oliveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:37:07