Thiago Henrique Döring

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5329890254162152
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Técnico em Química pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) (2013). Atualmente é Técnico de Laboratório/Química, nível 1, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau) e graduando em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau). É membro do grupo de pesquisa Tecnologia de Alimentos - UFSC e do Laboratório de Síntese, Aplicabilidade e Reatividade de Compostos de Coordenação - LSARCC (Blumenau/SC). É professor voluntário de química do curso pré-vestibular pré-UFSC, voltado para alunos de ensino médio de escola pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Henrique Döring
Nome em citações bibliográficas
DÖRING, T. H.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em Química.
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Introdução a Quimiometria - HCA/PCA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Programa de treinamento - Portal de Periódicos CAPES (Bases ACS/IOPScience). (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2016
Introdução ao Controle de Sistemas. (Carga horária: 8h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
2016 - 2016
A Ciência é masculina? É, sim senhora!. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Análise sensorial de alimentos no ensino de química do cotidiano: Técnicas. (Carga horária: 6h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2016 - 2016
Do rigor cartesiano disciplinar à indisciplinaridade feyerabendiana. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Análise Sensorial: Atributos. (Carga horária: 12h).
Duas Rodas, DUAS RODAS, Brasil.
2015 - 2015
Análise Sensorial: Introdução à Análise Sensorial. (Carga horária: 8h).
Duas Rodas, DUAS RODAS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de graduação


Duas Rodas, DUAS RODAS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Laboratório, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
A utilização das teorias psicogenéticas na elaboração de propostas para a Educação na sociedade contemporânea: o ensino de química para crianças
Descrição: Os estudos da epistemologia genética embasam a elaboração de propostas metodológicas para a educação. Para realização da inferência da estrutura cognitivas de crianças e adolescentes, toma-se como base o método clínico piagetiano realizando experiências com operações infralógicas. Na realização das mesmas, sugere-se a execução de experimentos químicos buscando a representação das crianças e adolescentes a respeito das ações e reações para os mesmos. Neste projeto apresentaremos contribuições inéditas na literatura entre o método clínico piagetiano e experimentos clássicos realizados nos laboratórios de química. Assim, buscam-se as contribuições da Química para a explicação de fenômenos e para subsidiar o aprendizado de crianças, como uma alternativa para o Ensino e consequentemente para o desenvolvimento infantil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
A utilização do referencial pós-estruturalista na elucidação de conceitos e na elaboração de práticas para o Ensino de Química
Descrição: Propostas envolvendo a problematização e alternativas para enfrentamento dos desafios impostos no Ensino de Química são de extrema importância no cenário da educação brasileira. De uma forma geral, observa-se: valorização dos cursos de bacharelado em comparação às licenciaturas; os programas de formação inicial em muito se distanciam da realidade; as propostas pedagógicas ainda não acompanham o desenvolvimento tecnológico; utilização de metodologias tradicionais marcadas pelo excesso de memorização; currículos com proposições que não contemplam as propostas estaduais e nacionais propostas pela LDB; falta de articulação entre os conteúdos abordados e a vivência dos alunos que contribui para uma apatia e desinteresse em relação à Química; utilização de formas repressoras no processo de avaliação como forma de controle de incivilidades, entre outros. A partir da inserção de elementos culturais e tentativa de maximizar estratégias e políticas de inclusão, a educação e consequentemente o Ensino de Química, passam a considerar a identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo em diversas esferas do conhecimento no fazer pedagógico. Neste sentido, as teorias pós-estruturalistas denotam maior proximidade no trato a estas questões, respondendo minimamente aos anseios da sociedade pós-moderna, como nos trabalhos dos então considerados "filósofos rebeldes" Foucault, Derrida e Deleuze. A escolha de se justifica por este autor permitir uma critica que leva a uma desestabilização dos regimes de verdade que se apresentam no Ensino de Química, no sentido de desalojar uma série de enunciados pedagógicos concebidos sob uma ótica dos discursos contemporâneos brasileiros. A escolha de Foucault explicita a possibilidade de olhar o Ensino de Química sob um ponto de vista diferenciado, problematizador e que permita uma apropriação do discurso sob um paradigma das interações sociais, a partir do qual, as assimétricas relações de poder estabelecidas, poderão contribuir na elaboração de práticas pedagógicas que contemplem a complexidade da educação na pós-modernidade. Com isto, é de suma importância buscar respostas que viabilizem a compreensão em que medida o pensamento "rebelde" e a ótica pós-estruturalista, contribuem para o enfrentamento dos problemas e desafios impostos pelo Ensino de Química na sociedade contemporânea. Deste modo, objetiva-se a elaboração de estratégias didático-pedagógicas que contemplem alternativas viáveis para (re)construção de novas formas de significação das terminologias e fundamentos da Química como uma proposta contextualizada que permita aprendizagens múltiplas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thiago Henrique Döring - Integrante / Aldo Sena de Oliveira - Coordenador / Alex Luan Welter - Integrante / Eduardo Mellies - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Menção Honrosa na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP,., IMPA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BELTRAMI, M. C.2018 BELTRAMI, M. C. ; DÖRING, T. H. ; LINDNER, J. D. . SWEETENERS AND SWEET TASTE ENHANCERS IN THE FOOD INDUSTRY. Food Science and Technology, v. 1, p. 1-7, 2018.

2.
SANTOS, G. F. F.2017 SANTOS, G. F. F. ; DÖRING, T. H. ; WESSLER, V. ; BELTRAMI, M. C. . Quantificação de quinina em extrato de quina vermelha (Cinchona officinalis L.) pelo método de CLAE. ANALYTICA, v. 90, p. 22-27, 2017.

3.
OLIVEIRA, A. S.2016 OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, A. C. A. ; BRANCO, N. B. C. ; DÖRING, T. H. ; MELLIES, E. ; WELTER, A. L. . Distance Education and Interdisciplinary Teaching: A Discussion of Knowledge and Power in the Context of Curricular Mutations. Journal of Education and Learning, v. 1, p. 1-7, 2016.

4.
OLIVEIRA, A. S.2016 OLIVEIRA, A. S. ; BRANCO, N. B. C. ; DÖRING, T. H. ; WELTER, A. L. . Objetos Educacionais e o Ensino de Química On-line: Questões Contemporâneas. Revista de Informática Aplicada, v. 12, p. 73-82, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DÖRING, T. H.; OLIVEIRA, R. ; SILVA, A. C. A. ; BRONDANI, D. . Uma proposta didática experimental para análise volumétrica: Titulação ácido-base. In: 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016, Pelotas - RS. Anais do 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2016.

2.
OLIVEIRA, A. S. ; BRANCO, N. B. C. ; DÖRING, T. H. ; MELLIES, E. ; WELTER, A. L. . Educação a distância e o ensino indisciplinar: o discurso dos saberes e poderes no contexto das mutações curriculares. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Salvador: UNEAD - UNEB, 2015. v. 1.

3.
OLIVEIRA, A. S. ; BRANCO, N. B. C. ; DÖRING, T. H. ; WELTER, A. L. ; MELLIES, E. . Objetos educacionais e o ensino de química: um olhar para a educação a distância. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Salvador: UNEAD - UNEB, 2015. v. 1.

4.
OLIVEIRA, A. S. ; BRANCO, N. B. C. ; WELTER, A. L. ; MELLIES, E. ; DÖRING, T. H. . Pós-modernidade e educação a distância: um olhar para as subjetividades. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Salvador: UNEAD - UNEB, 2015. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DÖRING, T. H.; SANTOS, G. F. F. . DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA PARA QUANTIFICAÇÃO DE SAFROL E ÓLEOS ESSENCIAIS POR HPLC/DAD. In: VI SACTA, 2017, Florianópolis. Resumos dos trabalhos selecionados para mostra científica da VI SACTA. -: -, 2017. v. 1. p. 37-37.

Apresentações de Trabalho
1.
DÖRING, T. H.. RESISTÊNCIA OXIDATIVA EM ALIMENTOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS INSTRUMENTAIS E SUA UTILIZAÇÃO NA INDÚSTRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DÖRING, T. H.; OLIVEIRA, R. ; SILVA, A. C. A. ; BRONDANI, D. . Uma proposta experimental para análise volumétrica: Titulação ácido-base. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
KULICZ, S. S. ; DÖRING, T. H. . Análise sensorial aplicada no desenvolvimento de aromas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Semana Acadêmica Integrada da Química. 2017. (Outra).

2.
VI Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos.Desenvolvimento e validação de metodologia para quantificação de safrol em óleos essenciais por HPLC-DAD. 2017. (Outra).

3.
36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2016. (Encontro).

4.
III Dia do Químico (UFSC). 2016. (Outra).

5.
III Semana Acadêmica das Licenciaturas (UFSC). 2016. (Outra).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). 2016. (Outra).

7.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Congresso).

8.
II Dia do Químico (UFSC). 2015. (Outra).

9.
II Semana Acadêmica das Licenciaturas (UFSC). 2015. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DÖRING, T. H.. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2017. (Outro).

2.
WELTER, A. L. ; BATISTA, A. ; WULEZNY, A. ; CERUTTI, E. M. ; FERREIRA, E. M. D. ; SANTOS, G. R. ; LUCIANI, G. N. ; SCHARF, L. G. ; SOUZA, M. G. P. ; GUALTIERI, M. V. A. ; SA, N. B. ; COUTO, R. B. ; STUHLERT, S. M. S. ; DÖRING, T. H. ; VICENTE, W. C. . IV Dia do Químico. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
DÖRING, T. H.; OLIVEIRA, R. ; SILVA, A. C. A. ; BRONDANI, D. . Uma proposta experimental para análise volumétrica: Titulação ácido-base. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
KULICZ, S. S. ; DÖRING, T. H. . Análise sensorial aplicada no desenvolvimento de aromas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:30:16