Fernanda Bravim de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2586559040893077
  • Última atualização do currículo em 06/01/2017


Atualmente é graduanda em Relações Públicas (4o. período) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e bolsista de iniciação científica (Pibic/Uerj). Participa do grupo de pesquisas CiberCog, da Uerj, coordenado pela profa. Dra. Fátima Regis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Bravim de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F. B.


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Relações Públicas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / PIBIC, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
CIEP 238 Dr. Ilton Faria da Costa, CIEP%20238, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2015
Yes - Curso de Inglês. (Carga horária: 240h).
Curso Yes, YES!, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ / PIBIC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Capacitação Cognitiva na Cibercultura
Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo geral analisar como as práticas de comunicação e entretenimento possibilitadas pelas TIC afetam a experiência cognitiva do indivíduo na contemporaneidade. Como método de investigação será realizada uma pesquisa empírica na expectativa de que seus achados venham a embasar as análises teóricas. A pesquisa empírica consistirá de uma análise comparativa entre produtos culturais produzidos nas décadas de 1980, 1990 e 2000 para identificar quais competências cognitivas estão sendo estimuladas pelas práticas de comunicação atuais. o problema pode ser enunciado por meio de cinco questões que orientam a pesquisa: 1) quais habilidades cognitivas são requeridas pelo sistema de mídia e entretenimento?; 2) que práticas comunicativas são estimuladas nesse processo?; 3) como essas práticas afetam as experiências perceptivas e subjetivas contemporâneas; 4) qual (is) modelos cognitivos podem embasar as práticas comunicativas contemporâneas?; e 5) que tipo de capacitação cognitiva está sendo promovido pelo sistema de mídia e entretenimento?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Fernanda Bravim de Oliveira - Integrante / Fatima Regis - Coordenador / Alessandra Maia - Integrante / Raquel Timponi - Integrante / José Carlos Messias - Integrante / Mayara Barros - Integrante / Leticia Perani - Integrante / Pollyana Escalante - Integrante / Rafael Barbosa - Integrante / Ivan Mussa - Integrante / Marcele Aguiar - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Mídias Digitais e Desenvolvimento Cognitivo no Ensino Formal
Descrição: O projeto ?Mídias Digitais e Desenvolvimento Cognitivo no Ensino Formal? irá capacitar professores de ensino fundamental II de escolas da rede pública (CAp/Uerj e E. M. Orsina da Fonseca), alunos da Uerj (graduação e pós-graduação) e o bolsista qualitec para o uso das mídias digitais no ensino formal. O Laboratório de Mídias Digitais investiga, desde 2007, o modo como as mídias digitais e produtos de entretenimento (livros, videogames, filmes etc) estimulam/requerem o desenvolvimento de habilidades cognitivas em jovens. No presente projeto, o objetivo é capacitar o bolsista qualitec, professores da rede pública e alunos da Uerj no uso das mídias digitais e desenvolver metodologias e procedimentos que permitam o uso ?cognitivo? dessas mídias junto a alunos da rede pública do ensino fundamental II..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Fernanda Bravim de Oliveira - Integrante / Fatima Regis - Coordenador / Alessandra Maia - Integrante / Raquel Timponi - Integrante / José Carlos Messias - Integrante / Mayara Barros - Integrante / Pollyana Escalante - Integrante / Rafael Barbosa - Integrante / Marcele Aguiar - Integrante / Ramon Bezerra - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Entretenimento.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cognição.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Letramento.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias digitais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 11:29:25