Breno Lopes de Souza Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7757631663631517
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Discente em Psicologia na Universidade Federal da Bahia, tendo iniciado em 2014. Vinculado desde 2015 ao Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - Neuroclic CNPq/UFBA associado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da UFBA. Como voluntário de Iniciação Científica PIBIC/UFBA, atuou/atua em projetos de pesquisa de mestrado e doutorado, realizando avaliação neuropsicológica em contextos escolares e ambulatoriais, bem como na validação de instrumentos de avaliação neuropsicológicos. Foi colaborador da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia desde 2015 até 2018, onde participou da administração e organização de eventos nacionais e regionais, bem como da produção de conteúdos relacionados à neuropsicologia e do desenvolvimento das plataformas online da sociedade. Atualmente é presidente da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Neurociências - LINC FAMEB/UFBA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Breno Lopes de Souza Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, B. L. S.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Curso e Colégio Sartre, GES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
XVIII Curso de Verão de Psicobiologia. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação Científica FAPESB/PIBIC no Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - Neuroclic CNPq/UFBA, vinculado ao Instituto de Psicologia da UFBA, no projeto "Alterações Epigenéticas, Inflamatórias, Neurotróficas, Neuropsicológicas e Clínicas em pacientes portadores de Hepatite Viral C crônica em tratamento com inibidores de protease", com o plano de trabalho "Investigação do Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva em pacientes com Hepatite Viral C Crônica".

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Voluntário PIBIC, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Voluntário de Iniciação Científica no Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - Neuroclic CNPq/UFBA, vinculado ao Instituto de Psicologia da UFBA, no projeto "Dispersão de Poluentes de Atividade Industrial e Efeitos no Comportamento de Escolares do município de Simões Filho, Bahia (PIECES)", com o plano de trabalho "Investigação da relação entre os aspectos atencionais e da inteligência com os problemas internalizantes e externalizantes de comportamento em crianças escolares do município de Simões Filho - Bahia".

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Voluntário PIBIC/UFBA, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Voluntário de Iniciação Científica no Laboratório de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva - Neuroclic CNPq/UFBA, vinculado ao Instituto de Psicologia da UFBA, no projeto Dispersão de Poluentes de Atividade Industrial e Efeitos no Comportamento de Escolares do município de Simões Filho, Bahia (PIECES).

Atividades

11/2017 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Medicina da Bahia - FAMEB, .

Atividade de extensão realizada
Liga Acadêmica Interdisciplinar de Neurociências - atual presidente..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigação do Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva em pacientes com Hepatite Viral C Crônica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Neander Silva Abreu em 12/09/2018.
Descrição: Esse estudo acontece no contexto do projeto "ALTERAÇÕES EPIGENÉTICAS, INFLAMATÓRIAS, NEUROTRÓFICAS, NEUROPSICOLÓGICAS E CLÍNICAS EM PACIENTES PORTADORES DE HEPATITE VIRAL C CRÔNICA EM TRATAMENTO COM INIBIDORES DE PROTEASE". O seu principal objetivo é identificar a presença de alterações nas funções Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva de pacientes com HCV submetidos a um novo tratamento com antivirais. Serão avaliados pacientes com HCV antes e depois do tratamento com os inibidores de protease. Serão utilizados instrumentos de avaliação do Controle Inibitório e da Flexibilidade Cognitiva, habilidades relacionadas às funções executivas. Aos participantes será entregue um Termo de Consetimento Livre e Esclarecido e a avaliação acontecerá no Complexo HUPES.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Breno Lopes de Souza Marques - Integrante / Cassio dos Santos Lima - Integrante / José Neander Silva Abreu - Coordenador.
2017 - 2018
Investigação da relação entre os aspectos atencionais e da inteligência com os problemas internalizantes e externalizantes de comportamento em crianças escolares do município de Simões Filho - Bahia.
Descrição: Este plano de trabalho ocorre no contexto do projeto "Avaliação neuropsicológica em contextos escolares e clínicos/ambulatoriais" que está vinculado ao estudo "DISPERSÃO DE POLUENTES DE ATIVIDADE INDUSTRIAL E EFEITOS NO COMPORTAMENTO DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE SIMÕES FILHO, BAHIA", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, com número do pedido 4620/2014. O objetivo desse plano de trabalho é avaliar, através do Conners' Continuous Performance Test 3 (CPT 3) e do Teste de atenção Visual - TAVIS 4, a atenção de crianças escolares de 7 a 12 anos, do município de Simões Filho, Bahia. Serão avaliados os seguintes aspectos da atenção: atenção sustentada, impulsividade, desatenção e vigilância. Além da atenção, serão avaliados os aspectos da inteligência através de dois subtestes da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência - WASI. E os aspectos comportamentais, com o Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência (Child Behavior Checklist - CBCL), que será respondido pelos pais com o intuito de identificar as possíveis questões de problemas de comportamentos externalizantes e internalizantes, existentes dentro e fora do contexto escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Breno Lopes de Souza Marques - Integrante / Cassio dos Santos Lima - Integrante / Chrissie Ferreira Carvalho - Integrante / José Neander Silva Abreu - Integrante / José Antonio Menezes Filho - Coordenador.
2016 - 2017
Dispersão de Poluentes de Atividade Industrial e Efeitos no Comportamento de Escolares do município de Simões Filho, Bahia (PIECES
Descrição: Comunidades do município de Simões Filho, Bahia, têm sido impactadas por emissões atmosféricas da eletrosiderúrgica de ligas ferro-manganês localizada no quilômetro 30 às margens da BR-324. Estudos realizados por nosso grupo têm observado que a população das Vilas de Cotegipe e Santa Luzia tem queixas relativas à deposição de poeira escura nas casas, vegetação e relatam agravos respiratórios. Constatamos em alguns estudos níveis elevados de manganês (Mn) quando mensurados no cabelo, cabelo axilar e mesmo nas unhas. No cabelo do escalpo encontramos concentrações médias de Mn até 15 vezes superiores aos valores normais. Além disso, observamos efeitos no desempenho intelectual (QI) de crianças e de suas mães associados com os níveis de Mn no organismo em 2011. Nos estudos recentemente publicados observamos associação dos níveis de Mn no organismo das crianças em idade escolar com efeito na memória, inteligência e função motora e, sobretudo no comportamento externalizante, que envolve agressividade e desatenção. Objetivamos neste estudo modelar a emissão atmosférica de material particulado ultra-fino (PM2.5) e estimar a exposição atmosférica aos compostos do Mn emitidos pela eletrosiderúrgica em todo o município de Simões Filho e avaliar a associação entre tal exposição com efeitos no comportamento de crianças (7 a 13 anos) nas escolas de ensino fundamental deste município..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Breno Lopes de Souza Marques - Integrante / Cassio dos Santos Lima - Integrante / Chrissie Ferreira Carvalho - Integrante / José Neander Silva Abreu - Integrante / José Antonio Menezes Filho - Coordenador.
2015 - 2016
Necessidade de Cognição, Inteligência e Tomada de Decisão: Relação com o Desempenho Acadêmico de estudantes unviersitários
Descrição: Investigação da relação entre a Necessidade de Cognição (Need for Cognition [Escala NdC]), Inteligência (Raven Matrizes Progressivas) e Tomada de Decisão (IGTBr) com o Desempenho Acadêmico de estudantes universitários de instituições públicas e privadas (ENEM) em Salvador, Bahia, Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Breno Lopes de Souza Marques - Integrante / Adriele Brasil Vieira Wyzykowski - Integrante / Tanise Lino Cardoso - Integrante / José Neander Silva Abreu - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Premiação e Menção Honrosa no pôster (Necessidade de Cognição, Inteligência e Tomada de Decisão: Relação com o desempenho acadêmico de estudantes unviersitários), Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
WYZYKOWSKI, A. B. V. ; MARQUES, B. L. S. ; CARDOSO, T. L. ; ABREU, J. N. S. . Necessidade de Cognição, Inteligência e Tomada de Decisão: Relações com o desempenho acadêmico de estudantes universitários. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2015, Natal. 2 ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO DA SBNp. Natal: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - SBNp, 2015. v. 1. p. 1-149.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, B. L. S.; LIMA, C. S. ; CARVALHO, C. F. ; ABREU, J. N. S. . Exposição crônica ao manganês e avaliação neuropsicológica de crianças em situação de vulnerabilidade sócioeconômica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARQUES, B. L. S.; LIMA, C. S. ; ABREU, J. N. S. . Avaliação da Memória Operacional de Crianças Escolares de 7 a 12 anos do Município de Simões Filho - Bahia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARVALHO, C. F. ; LIMA, C. S. ; MARQUES, B. L. S. ; FRANCA, R. J. ; ARAUJO, B. ; GAMA, R. . Avaliação Neuropsicológica de crianças em idade escolar expostas ambientalmente ao manganês: dados preliminares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARQUES, B. L. S.; FRANCA, R. J. ; LIMA, C. S. ; ABREU, J. N. S. . Avaliação da Memória Operacional de Crianças Escolares de 7 a 12 anos do Município de Simões Filho - Bahia: dados preliminares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
WYZYKOWSKI, A. B. V. ; MARQUES, B. L. S. ; CARDOSO, T. L. ; SIQUARA, G. M. ; ABREU, J. N. S. . Necessidade de Cognição, Inteligência e Tomada de Decisão: Relação com o Desempenho Acadêmico de estudantes unviersitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Brasileiro da SBNp Jovem. Exposição crônica ao manganês e avaliação neuropsicológica de crianças em situação de vulnerabilidade.. 2018. (Congresso).

2.
Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Avaliação da Memória Operacional de Crianças Escolares de 7 a 12 anos do Município de Simões Filho - Bahia.. 2017. (Congresso).

3.
III Encontro Regional de Neuropsicologia e Terapia Cognitiva. 2017. (Congresso).

4.
II Encontro Regional de Neuropsicologia e Terapia Cognitiva. 2016. (Congresso).

5.
Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEMENTE.Avaliação da Memória Operacional em crianças escolares de 7 a 12 anos do município de Simões Filho - BA. 2016. (Seminário).

6.
XV Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Avaliação Neuropsicológica de crianças em idade escolar expostas ambientalmente ao manganês: dados preliminares.. 2016. (Congresso).

7.
l Encontro de Neuropsicologia e Terapia Cognitiva da Unijorge. 2015. (Encontro).

8.
ll Simpósio Anual da Liga Acadêmica de Terapia Intensiva da Bahia. 2015. (Simpósio).

9.
XIV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Necessidade de Cognição, Inteligência e Tomada de Decisão: Relações com o Desempenho Acadêmico de estudantes universitários. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 18:24:01