Patricia Gonçalves Machado Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5903597615772307
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2017) Linha de pesquisa: Constituição do sujeito no contexto escolar. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2005), graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Estácio Uniseb (2012) e pos graduação em Educação Especial e inclusão. Professora - Colégio Marista de Ribeirão Preto há 12 anos e com experiência na área de Educação e alfabetização, com ênfase em biblioteca escolar e formação de leitores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Gonçalves Machado Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, P. G. M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Educação.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Título: Biblioteca Escolar: Espaço reflexivo que amplia a formaçao Cultural de alunos de 1º ano do ensino fundamental.,Orientador: Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos.
Coorientador: Rosilene Batista de Oliveira.
Bolsista do(a): capes, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Mestrado em Educação.
Centro Universitário Moura Lacerda, ML, Brasil.
Título: Biblioteca Escolar: Espaço reflexivo que amplia a formaçao Cultural de alunos de 1º ano do ensino fundamental.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos.
Coorientador: Rosilene Batista de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Título: Biblioteca Escolar: Espaço reflexivo na formaçao identitária e cultural dos alunos de 1 ano do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos.
Coorientador: Rosilene Batista de Oliveira.
Bolsista do(a): capes, CAPES, Brasil.
2005 - 2006
Especialização em Educação Especial e Inclusão. (Carga Horária: 360h).
Claretiano - Faculdade, Claretianorc, Brasil.
Título: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade no contexto escolar.
Orientador: Doutora Juliana Cardoso de Melo Rocha.
2009 - 2012
Graduação em Letras - Inglês.
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
2003 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Neurociência. (Carga horária: 16h).
Colégio Marista de Ribeirão Preto, MARISTA%20RP, Brasil.
2016 - 2016
Aula Magna. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2015 - 2015
Redação, Gramática e interpretação de textos.. (Carga horária: 38h).
Oficina Literária Puntel, PUNTEL, Brasil.
2014 - 2014
O Ensino da Matématica da EI e EFI. (Carga horária: 5h).
Rede Salesiana de Escolas, S, Brasil.
2014 - 2014
Aete, Educação e Indústria da Cultura. (Carga horária: 6h).
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Atualizações e práticas no Desenvolvimento. (Carga horária: 7h).
Ethica, ETHICA, Brasil.
2009 - 2009
Atualidade da proposta de EDITH STEIN. (Carga horária: 2h).
Colégio Marista de Ribeirão Preto, MARISTA%20RP, Brasil.
2009 - 2009
Ressignificar a Educação Infantil. (Carga horária: 16h).
Rede Salesiana de Escolas, S, Brasil.
2008 - 2008
A importância do lazer e do lúdico. (Carga horária: 8h).
Sindicato das Entid.Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Sup. de SP, SEMESP, Brasil.
2008 - 2008
Educação, Cultura e Currículo. (Carga horária: 24h).
Educasul, EDUCASUL, Brasil.
2006 - 2006
Liderança e Motivação em Equipe. (Carga horária: 8h).
Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto, ISU, Brasil.
2005 - 2005
Educação em Valores Universais- Ética e Cidadania. (Carga horária: 6h).
Sesc, SESC, Brasil.
2003 - 2003
A Alegria na Pré Escola. (Carga horária: 3h).
Ediotora Scipione, SCIPIONE, Brasil.
2002 - 2002
Ensino de Habilidades de Vida em Escolas. (Carga horária: 24h).
Hospital das Clinicas SP, HC, Brasil.
2002 - 2002
Sexualidade x Identidade. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Marista de Ribeirão Preto, MARISTA%20RP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professora Alfabetizadora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Estou em sala de aula como professora alfabetizadora desde Agosto de 2007, lecciono no período da manhã. Na instituição Marista desenvolvemos três projetos por ano com a turma. Os projetos passam pela supervisão da direção e são encaminhados as famílias.


Auxiliadora, AUX, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Professora alfabetizadora, Enquadramento Funcional: sim, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei como professora alfabetizadora no colégio Auxiliadora durante 8 anos. Me desliguei da instituição para realização do mestrado em Educação.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Professora Homenagiada, Camera de Vereadores de Ribeirão Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, P. G. M.; MATTOS, M. F. S. . Biblioteca Escolar: Espaço Reflexivo na Formação Identitária e Cultural dos Alunos dos 1º Anos do Ensino Fundamental. In: XI Jornada do PPGE-III Forum em Educação dos Cursos de Licenciatura, 2016, Ribeirão Preto. XI Jornada do PPGE ? Mestrado e III Fórum de Educação ? 2016, 2016. p. 65-67.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, P. G. M.. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, P. G. M.; CHARTIER, R. . História da Leitura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Paletra: A escola como comunidade de aprendizagem e investigação..A Escola como Comunidade de Aprendizagem e Inovação.. 2017. (Outra).

2.
1º CONEINF- Congresso Internacional da Educaçao Infantil da Unicamp. 2016. (Congresso).

3.
Aula Magna Reflexões sobre o livro "Democracia e Educação". 2016. (Encontro).

4.
VIII Seminário Nacional do Centro de Memória. 2016. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, P. G. M.. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, P. G. M.; CHARTIER, R. . História da Leitura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:11:10