Guarany Ipê do Sol Osório

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5086162877569808
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. Mestre em Direito, na área de Ciências Jurídico-Ambientais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2010). Atualmente é pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Coordena o Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP. Advogado desde 1999 com experiência nas áreas Ambiental, Empresarial e Saúde. Participou do processo de elaboração de políticas públicas subnacionais sobre mudança do clima e da elaboração de propostas empresariais de políticas públicas para uma economia de baixo carbono. Coordenou e atuou em diversos projetos, dentre eles, destacam-se os estudos encomendados pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência Nacional de Águas e Banco Mundial para apoiar o processo de desenvolvimento e integração entre diferentes políticas e mudança do clima. O foco de atuação está em políticas públicas, estratégias de mitigação e de adaptação nos níveis internacional, nacional e subnacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guarany Ipê do Sol Osório
Nome em citações bibliográficas
OSÓRIO, G. I. S.;OSÓRIO, Guarany Ipê do Sol;OSÓRIO, Guarany

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Getulio Vargas, GVces/EAESP.
AV 9 de julho 2029, 11o andar
Bela Vista
01313902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (5511) 37993428
URL da Homepage: www.fgv.br/ces


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
Orientador: -.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Mudança do Clima; Retórica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2010
Mestrado em Direito.
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, FDUL, Portugal.
Título: A Poluição Marinha de Origem Terrestre. Enquadramento Jurídico-Internacional e Ensaio sobre a Comparação e as Interfaces com o Regime Jurídico-Internacional Adotado no Âmbito das Mudanças Climáricas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Fernando Loureiro Bastos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Internacional Público.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Ambiental.
2006 - 2007
Especialização em Direito.
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, FDUL, Portugal.
Título: 1. Protocolo de Quioto: Novo Mercado de Emissões e Sistema de Cumprimento; 2. Organizações Não-Governamentais Internacionais: Enquadramento Jurídico-Internacional e Atuação no Âmbito do Direito Internacional Ambiental: e 3. Poluição Marinha.
Orientador: 1 Luís Domingos Silva Morais e 2./3 Fernando Loureiro Bastos.
1994 - 1998
Graduação em Direito.
Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba, FDUNIVAP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
International Visitor Leadership Program.
U.S. Department of State?s Premier Professional Exchange Program, IVLP, Estados Unidos.
2003 - 2003
Extensão universitária em Direito.
Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, FGV DIREITO SP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Getulio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordena o Programa Política e Economia Ambiental do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) EAESP/FGV. Atua no desenvolvimento de pesquisa e apoio técnico para a revisão, formulação e implementação de políticas públicas para sustentabilidade. Trabalha de forma articulada com o governo, setor privado e sociedade civil para a construção de soluções conjuntas frente aos desafios do desenvolvimento sustentável. Apoio na elaboração de propostas empresariais de políticas públicas e regulamentação do governo federal para uma economia de baixo carbono e resiliente. Coordenou diversos projetos, dentre eles: - Apoio à elaboração de análise de custo-benefício (ACB) de medidas de adaptação em bacia hidrográfica e avaliação de uso de instrumentos econômicos na gestão de recursos hídricos para a Agência Nacional de Águas ? ANA (2016/2017); - Apoio à elaboração da estratégia brasileira de adaptação à mudança do clima para o Ministério do Meio Ambiente ? MMA (2012/2014); - Perspectivas para a adoção de Instrumentos Econômicos no âmbito da Política de Mudança do Clima no Brasil para o Ministério da Fazenda ? MF (2013/2015); - Construção dos elementos para o estabelecimento de um eventual Mercado de Carbono no Brasil para o MF (2012/2013); - Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira de baixo carbono para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ? MDIC (2012). Iniciou suas atividades como colaborador passando para o regime CLT em março de 2013.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional Gestão para Competitividade Ênfase em Sustentabilidad, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mudanças Climáticas: Regulação e Gestão Empresarial
03/2012 - Atual
Ensino, Master em Gestão de Sustentabilidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Mudanças Climáticas

ICLEI ? Governos Locais pela Sustentabilidade, ICLEI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico
Outras informações
1. Projeto ?Apoiando a Ação Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas? para o Estado de Pernambuco. 2009/2010. Atividades: Apoio a elaboração de minuta da Política Estadual de Mudanças Climáticas de Pernambuco, posteriormente discutida e aprovada por unanimidade da Assembléia Legislativa. Mapeamento e análise do arcabouço jurídico estadual e federal, bem como dos instrumentos econômicos aplicáveis ao Estado. Avaliação e apresentação das questões ambientais tendo em vista a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC), seus instrumentos, mecanismos e o cenário estadual. Elaboração de Minuta do Plano Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de Pernambuco 2. Projeto ?Apoiando a Ação Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas? para o Estado de Mato Grosso. 2009/2010. Atividades: Apoio a elaboração de minuta da Política Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso. Assessoramento ao Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas- FMMC, tais como, palestras, organização e estruturação de câmaras temáticas, proposta de redação de regimento interno. Mapeamento e análise do arcabouço jurídico estadual e federal. Avaliação das questões ambientais tendo em vista a UNFCCC, seus instrumentos, mecanismos e o contexto estadual.


Greenpeace, GREENPEACE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador da Campanha de Clima, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
1. UNFCCC: Participação nas reuniões internacionais e na elaboração de positions papers. Elaboração de análises e de relatórios sobre as negociações. Reuniões bilaterais com delegações governamentais. Avaliação das propostas sobre REDD. 2. Políticas públicas no Brasil: Participação do processo de elaboração da Política e do Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC). Elaboração de propostas e de análises da Política e do PNMC. Acompanhamento de projetos de lei e de medidas provisórias na área ambiental. 3. Geral: Apoio ao planejamento estratégico e político da campanha. Levantamento e análise de informações técnicas e científicas. Redação de materiais e de documentos sobre mudanças climáticas. Representação da organização e da campanha junto ao governo, imprensa, público, UNFCCC, CAN e outras organizações.


Escritório de Advocacia Guarany Osório, GO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do escritório. Consultoria jurídica, contencioso e assessoria contratual com foco nas áreas da Saúde e Ambiental.


Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção São José dos Campos, OABSJC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Vice-Presidente Comissão de MA, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente

Vínculo institucional

1995 - 2003
Vínculo: Membro da Comissão de MA, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Meio Ambiente
Outras informações
Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB. São José dos Campos/SP. 1995/1998 e 2001/2003.


Campanella Advogados Associados, CAA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito
Outras informações
Assessoria jurídica para instituições financeiras.

Atividades

07/1998 - 12/1998
Estágios , Campanella Advogados Associados, .

Estágio realizado
Estágio em Direito.

Vale Verde - Organização Não Governamental, VALE VERDE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito
Outras informações
Elaboração e negociação de contratos entre o Ministério do Meio Ambiente, Vale Verde e iniciativa privada. Realização de relatórios, pesquisas e acompanhamento de políticas públicas, processos e ações envolvendo o Direito Ambiental, com maior foco em Recursos Hídricos.

Atividades

05/1996 - 04/1997
Estágios , Vale Verde - Organização Não Governamental, .

Estágio realizado
Estagiário em Direito:.


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
Perspectivas para Adoção de Instrumentos Econômicos no Brasil no âmbito da Política Nacional sobre Mudança do Clima
Descrição: Produzir uma série de estudos para apoiar a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE/MF) na análise de instrumentos de precificação de carbono para o país. A primeira fase tem como foco os elementos necessários para o estabelecimento de um sistema de monitoramento, relato e verificação de emissões de gases de efeito estufa como base para um Comércio de Emissões. A segunda fase tem foco possíveis desenhos para instrumentos econômicos nacionais (foco em Comércio de Emissões de Carbono e tributação de emissões de gases do efeito estufa), incluindo a utilização de indicadores de intensidade de emissões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Subsídios para a Elaboração de uma Estratégia Nacional em Adaptação à Mudança do Clima
Descrição: Elaboração de estudos contemplando uma busca e sistematização do conhecimento existente sobre adaptação à mudança do clima. O objetivo é fornecer subsídios técnicos iniciais para o desenvolvimento de uma estratégia de adaptação à mudança do clima e aos seus efeitos, apresentando recomendações ao governo brasileiro a respeito de ações de adaptação capazes de contribuir para esta estratégia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Índice Carbono Eficiente (ICO2)
Descrição: Incentivar e valorizar as empresas que incorporam a sustentabilidade em sua essência também é ideia do Índice Carbono Eficiente (ICO2), outra iniciativa da BM&FBOVESPA com o apoio técnico do GVces. O ICO2 incentiva as empresas na adoção de práticas transparentes com relação às suas emissões de GEE, e leva em consideração, para ponderação das ações das empresas componentes, seu grau de eficiência nas emissões. Assim, o ICO2 procura incentivar as empresas com as ações mais negociadas na Bolsa a aferir, divulgar e monitorar as suas emissões de GEE, preparando-as para atuar em uma economia de baixo carbono. Além de desenvolver a metodologia para contabilização e publicação de emissões de GEE voltada para as empresas candidatas à carteira do ICO2, o GVces também apoia as empresas na elaboração e revisão de seus inventários corporativos e revisa os dados reportados para o ICO2. Em 2012, mais de 40 empresas receberam auxílio técnico na aplicação das diretrizes de mensuração e relato de emissões. O GVces é responsável pelo desenho metodológico do ICO2, indicador composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa. O Índice leva em consideração, para ponderação das ações das empresas componentes, seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas. Trata-se de uma parceria entre o GVces, a BM&FBOVESPA e o BNDES, cujo principal objetivo é incentivar as empresas emissoras das ações mais negociadas a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de GEE, preparando-se, dessa forma, para atuar em uma economia chamada de baixo carbono . Além disso, visam prover o mercado com um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, as questões relacionadas às mudanças climáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio Prof. Dr. Jorge Miranda. Distinção Acadêmica. 1º Lugar da Turma ano letivo 2006/2007, Núcleo de Estudantes Luso-Brasileiros da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OSÓRIO, G. I. S.2017OSÓRIO, G. I. S.; SANTOS, I. T. . Risco ou oportunidade?. GV EXECUTIVO, v. 16, p. 32-36, 2017.

2.
OSÓRIO, G. I. S.2016OSÓRIO, G. I. S.; SANTOS, I. T. . O papel da governança para a integração da adaptação na estratégia de desenvolvimento. Cadernos ADENAUER (São Paulo), v. XVII, p. 51-68, 2016.

3.
OSÓRIO, G. I. S.2012 OSÓRIO, G. I. S.. As interfaces entre o regime jurídico-internacional adotado no âmbito da poluição marinha de origem terrestre e aquele referente às mudanças climáticas. Revista Internacional de Direito Ambiental, v. I, p. 105-124, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BREVIGLIERI, G. V. ; SANTOS, I. T. ; LEFEVRE, G. B. ; GROSS, A. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GUIMARÃES, G. C. P. ; LAMBIASI, L. N. ; THA, D. . Instrumentos econômicos aplicados à gestão de recursos hídricos: caminhos para sua adoção em situações de conflito pelo uso da água no Brasil. 1. ed. Brasília; São Paulo: ANA; FGVces, 2018. v. I. 271p .

2.
BREVIGLIERI, G. V. ; SANTOS, I. T. ; LEFEVRE, G. B. ; OSÓRIO, G. I. S. ; LAMBIASI, L. N. ; MONZONI NETO, M. P. . Análise dos custos e benefícios das políticas públicas [recursos eletrônicos]: o caso dos instrumentos econômicos para a gestão ambiental. 1. ed. São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Centro de Estudos em Sustentabilidade, 2018. v. I. 88p .

3.
GROSS, A. ; LAMBIASI, L. N. ; THA, D. ; BREVIGLIERI, G. V. ; SANTOS, I. T. ; OSÓRIO, G. I. S. ; LEFEVRE, G. B. ; GUIMARÃES, G. C. P. . Análise de custo-benefício de medidas de adaptação à mudança do clima [recurso eletrônico] : trajetórias da aplicação na bacia hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu. 1. ed. São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Centro de Estudos em Sustentabilidade, 2018. v. I. 134p .

4.
SANTOS, P. (Org.) ; BRITO, B. (Org.) ; OSÓRIO, G. I. S. (Org.) ; MASCHIETTO, F. (Org.) ; MONZONI NETO, M. P. (Org.) . Marco regulatório sobre pagamento por serviços ambientais no Brasil. 76p. ed. , 2012.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OSÓRIO, G. I. S.. Planejamento público: Desafios para a Integração do tema Adaptação. Revista Adaptação à Mudança do Clima / Ministério do Meio Ambiente, Brasília, p. 20 - 23, 30 jun. 2016.

2.
OSÓRIO, G. I. S.. Marco Legal: Acordo de Paris. Valor Econômico, , v. 3907, p. A12, 18 dez. 2015.

3.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. . Potenciais para Economia de Baixo Carbono. Revista Página 22, p. 43, 09 ago. 2014.

4.
OSÓRIO, G. I. S.. Interfaces Legais. Revista Página 22, , v. 79, p. 31, 09 out. 2013.

5.
OSÓRIO, G. I. S.. A Evolução do Direito Ambiental no Brasil. O Vale, 25 out. 1996.

Outras produções bibliográficas
1.
OSÓRIO, G. I. S.; BREVIGLIERI, G. V. ; ARMELIN, Renato ; MARTINS, S.C. ; MONZONI NETO, M. P. . Brasil - Potência Econômica e Ambiental no Século 21 - Foco na Economia de Baixo Carbono 2014 (Publicação).

2.
SOARES, P. G. ; CENAMO, M. C. ; KARST, J. ; ALBUJA, G. ; CARVALHO, F. ; OSÓRIO, G. I. S. ; VOIVODIC, M. ; MOUTINHO, P. ; ELLINGER, P. . Subsídios para elaboração de políticas estaduais e municipais sobre serviços ambientais e REDD+ 2014 (Publicação).

3.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; BREVIGLIERI, G. V. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; CANELAS, P. . Nota Técnica Mensuração, Relato e Verificação de Inventários Bottom-up de Gases de Efeito Estufa no Brasil. Caderno 1. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, 2012 (Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira para economia de baixo carbono).

4.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; BREVIGLIERI, G. V. ; CANELAS, P. ; BOTTINI, N. S. . Nota Técnica Papel e Celulose. Caderno 2. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, 2012 (Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira para economia de baixo carbono).

5.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; BREVIGLIERI, G. V. ; CANELAS, P. ; UDAETA, M. E. M. ; GEROSA, T. M. . Nota Técnica Cimento. Caderno 3. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília. 2012.. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, 2012 (Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira para economia de baixo carbono).

6.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; BREVIGLIERI, G. V. ; CAMPOS, M. K. S. . Nota Técnica Química. Caderno 4. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, 2012 (Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira para economia de baixo carbono).

7.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; BREVIGLIERI, G. V. ; CANELAS, P. ; UDAETA, M. E. M. ; GEROSA, T. M. . Nota Técnica Alumínio. Caderno 5. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, 2012 (Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira para economia de baixo carbono).

8.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; ARMELIN, Renato ; LIMA, G. P. . Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil para Mudança do Uso da Terra e Florestas. 2012 (Publicação).

9.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; BREVIGLIERI, G. V. ; CANELAS, P. . Eficiência de Automóveis de Passeio Caderno 6. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, 2012 (Subsídios para a elaboração de uma estratégia industrial brasileira para economia de baixo carbono).

10.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; OLIVEIRA, B. ; LIMA, G. P. ; BARTOLOMEI, M. ; CANELAS, P. . Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil para Processos Industriais e Resíduos 2011 (Publicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OSÓRIO, G. I. S.; GROSS, A. ; SANTOS, I. T. ; BREVIGLIERI, G. V. ; LEFEVRE, G. B. ; MONZONI NETO, M. P. . Planejamento público em adaptação à mudança do clima: Principais conceitos e aprendizados a partir de experiências internacionais. 2016.

2.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; LEFEVRE, G. B. ; SANTOS, I. T. ; BREVIGLIERI, G. V. . Contribuições para o planejamento público em adaptação: experiências e percepções de atores envolvidos (públicos e privados) sobre o tema adaptação à mudança do clima na indústria brasileira.. 2016.

3.
OSÓRIO, G. I. S.; GROSS, A. ; LEFEVRE, G. B. ; SANTOS, I. T. ; BREVIGLIERI, G. V. ; MONZONI NETO, M. P. . ? Integração do tema adaptação à mudança do clima em políticas de desenvolvimento industrial no Brasil: Recomendações para formuladores de políticas públicas.. 2016.

4.
MONZONI NETO, M. P. ; SANTOS, I. T. ; OSÓRIO, G. I. S. ; FELSBERG, A. V. ; PEIRAO, P. . Contribuições para a análise de viabilidade econômica das propostas referentes à decuplicação da área de manejo florestal sustentável.. 2016.

5.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; LEFEVRE, G. B. ; SANTOS, I. T. ; MONTI, Monti ; MARTINS, S.C. ; PEIRÃO, Paula . Incentivos Positivos e Programas de Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa. 2015.

6.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; LEFEVRE, G. B. ; BREVIGLIERI, G. V. ; SANTOS, I. T. . Aplicação de Indicadores de Intensidade em Instrumentos Econômicos. 2015.

7.
OSÓRIO, G. I. S.; MONZONI NETO, M. P. ; ROTTA, F. ; GROSS, A. ; SANTOS, I. T. ; LEFEVRE, G. B. . Análise das competências legais dos três níveis da federação no tema adaptação. 2014.

8.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; SANTOS, I. T. ; LEFEVRE, G. B. . Recomendações para uma estratégia nacional em adaptação. 2014.

9.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; MARTINS, S.C. ; PERES, E. F. ; SANTOS, I. T. ; LEFEVRE, G. B. . Dimensões temporal, espacial e temática no planejamento de adaptação às mudanças climáticas. 2014.

10.
OSÓRIO, G. I. S.; GROSS, A. ; ROCHA, F. ; NICOLLETTI, M. X. ; PERES, E. F. . Análise de formatos e modelos de interação entre governo e setor privado. 2014.

11.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; THA, D. ; MONTI, Monti ; MARTINS, S.C. ; CARNEIRO, R. . Relatório da aplicação de metodologia custo-benefício (Economics of Climate Adaptation). 2014.

12.
OSÓRIO, G. I. S.; SANTOS, I. T. ; GROSS, A. ; BREVIGLIERI, G. V. ; LEFEVRE, G. B. ; MONZONI NETO, M. P. . Requerimentos para um Sistema Nacional de Monitoramento, Relato e Verificação de Emissões de Gases de Efeito Estufa. 2013.

13.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; GROSS, A. ; SANTOS, I. T. ; BREVIGLIERI, G. V. ; LEFEVRE, G. B. . Sistema Nacional de Relato de Emissões de Gases de Efeito Estufa. 2013.

14.
OSÓRIO, G. I. S.; SANTOS, I. T. ; GROSS, A. ; BREVIGLIERI, G. V. ; LEFEVRE, G. B. ; MONZONI NETO, M. P. . Elementos para a Construção de um Sistema de Comércio de Emissões. 2013.

15.
MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; ROCHA, F. ; MARTINS, S.C. . Agricultura de baixa emissão de carbono: Financiando a transição.. 2013.

16.
OSÓRIO, G. I. S.; PIVA, L. H. . Measurement and Performance Tracking: Scoping Results - Brazil Report. 2011.

17.
OSÓRIO, G. I. S.. Estrutura de Coordenação Institucional e Implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
ONÇA, F. ; MONZONI NETO, M. P. ; OSÓRIO, G. I. S. ; CARREIRA, F. ; GROSS, A. ; KISS, B. ; MAGALHÃES, G. ; MASCHIETTO, F. ; STRUMPF, R. . Jogo Celsius - O desafio dos 2 graus. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 4:49:42