Aline Cesar Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4483449884756486
  • Última atualização do currículo em 07/12/2017


Adentrou a Universidade Federal da Bahia, especificadamente o Instituto de Letras, no ano de 2012, movida por sonhos, dúvidas e um imenso desejo de imergir no mundo das palavras. Concluiu o curso de Letras Vernáculas em 2017 ainda apaixonada pela literatura e pela docência. É pesquisadora integrante do projeto Cartografias da infância: lugares e não-lugares da literatura infantil e juvenil nos estudos literários, coordenado pela professora Mônica de Menezes Santos, que é doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA. O projeto objetiva investigar os modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros contemporâneos e planeja construir uma cartografia sobre conceitos de infância e de adolescência que se elaboram e reelaboram desde a modernidade e que foram e são determinantes para a produção de material artístico e literário para o público em questão. Foi bolsista FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia durante três anos no já mencionado projeto de pesquisa, e é uma das escritoras do blog Cartografias da Infância (https://cartografiasdainfancia.wordpress.com/), que semanalmente disponibiliza resenhas e pequenos ensaios, produzidos pelos membros do grupo, acerca de obras infantis e juvenis. Atuou ainda como bolsista PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no último ano da graduação, por meio do qual entrou em contato com a educação básica na rede pública de ensino e atuava diretamente com os alunos por meio de aulas e oficinas de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Cesar Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2012
Graduação em andamento em Abi - Letras Vernáculas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Atenas, CEA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2013
Língua Inglesa.
CNA Cruso de Idiomas, CNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Por meio do CIEE - Centro de Integração Empresa/ Estágio, atuei em sala de aula ministrando aulas de Lìngua Portuguesa por meio do projeto de regularização escolar, criado pela Prefeitura Municipal de Salvador, denominado FLUXO, participando também de cursos preparatórios para tanto.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cartografias da infância: lugares e não lugares da literatura infantil e juvenil nos estudos literários.
Descrição: O Projeto pretende investigar os modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros contemporâneos, a partir da análise de artigos e ensaios publicados, nos últimos cinco anos, em revistas de Associações de Estudos Literários e de Faculdades de Letras do Brasil, objetivando avaliar quais são os principais objetos estudados nas instituições pesquisadas, bem como que perspectivas teórico-críticas são ativadas para a sua leitura, de modo a delinear que espaços a literatura infantil e juvenil tem ocupado no âmbito dos estudos literários acadêmicos e, ainda, aferir de que maneira a susceptibilidade deste gênero às interferências externas - sobretudo por conta do seu vínculo estreito com a pedagogia e com o mercado e por ser essa uma literatura destinada a um público específico e considerado menos preparado - o colocou e tem ainda o colocado em situação de desprestígio nestes ambientes de construção de conhecimento. Como um dos resultados finais do trabalho, pretende-se constituir um banco de dados, em forma de catálogo, que constituirá material de pesquisa sobre o tema, o qual será disponibilizado a outros estudiosos, via rede mundial de computadores, com o propósito de contribuir para o fortalecimento do estudo crítico da literatura infantil e juvenil nos estudos literários brasileiros e também para a construção de uma cartografia sobre os conceitos de infância e adolescência que se elaboram e reelaboram desde a modernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras..
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, A. C.; SANTOS, M. M. . O lado negro da história: a representação de personagens negros na literatura infantil e juvenil contemporânea no Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, A. C.. Novas formas de narrar as Áfricas: personagens femininas negras em histórias infantis.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, A. C.. Como os regimes escravistas interferiam na antroponímia dos cativos e os processos de nomeação pós-abolição no Brasil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Demais trabalhos
1.
CARVALHO, A. C.. Vozes das Áfricas em ?Ogum, o rei de muitas faces e outras histórias de orixás.. 2016 (Publicação) .

2.
CARVALHO, A. C.. O lado negro da história: A trajetória dos personagens negros na literatura infantil e juvenil brasileira.. 2016 (Publicação) .

3.
CARVALHO, A. C.. Hora da história: O gato malhado e a andorinha Sinhá.. 2016 (Publicação) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMENTE: XXXV Seminário Estudantil De Pesquisa .Oficina de Leitura e Produção de Textos: Folhetos de Cordel - Para além da palavra.. 2016. (Seminário).

2.
SEMENTE: XXXV Seminário Estudantil De Pesquisa .Modos de ler a literatura infantil e juvenil nas revistas Semear (PUCRJ), Cadernos de linguagem e sociedade (UNB), Fragmenta (UFPR), Revista Fragmentos (UFSC), Boletim de pesquisa NELIC (UFSC).. 2016. (Seminário).

3.
Etnicidades: escritoras/es e intelectuais afro-latinos.. 2015. (Seminário).

4.
Curso Jorge Amado - 100 anos escrevendo o Brasil. 2012. (Outra).

5.
Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras. 2012. (Seminário).

6.
VII Colóquio de Literatura Baiana. 2010. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:06:20