Janaina Maldonado Guerra da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7012273415372763
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui bacharelado no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap) integrando o projeto "Às Margens da Cidade" (CEPID/CEM - FAPESP). Também compõe o Na Margem - Núcleo de Pesquisas Urbanas (Departamento de Sociologia - UFSCar). Assistente de Coordenação do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA) em São Carlos. Foi bolsista de iniciação científica, fomentada pela FAPESP, a partir do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEBRAP) com a pesquisa "Conflito incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa" abordando temas como estética, corpo e diferença. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janaina Maldonado Guerra da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, J. M. G.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil. Orientador: Gabriel de Santis Feltran.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2017
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Conflito Incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa.
Orientador: Gabriel de Santis Feltran.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Educacional Itapeva, IEI, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Graduanda


Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, CEDEDICA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 20
Outras informações
O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA) em São Carlos atua na promoção de atividades acerca dos direitos humanos e ECA, recebimento e encaminhamento de denúncias além do mapeamento da violência institucional no município. O Cededica faz parte de um projeto intitulado "Tackling Violence in Latin America" em parceria com o British Council, NaMargem, CEBRAP, CEM, Salesianos São Carlos, CDHS Sapopemba e Cedeca Monica Paião Trevisan, entre outros parceiros.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP, sob orientação do Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran, " Conflito incorporado - o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa."


Programa de Medidas Sócio-Educativas, PMSE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Conflito incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa.
Descrição: A partir do estudo da corporalidade de adolescentes em conflito com a lei procura-se pensar de que maneira o conflito urbano se expressa nas suas construções corporais, ou seja, o que seus corpos sinalizam acerca dessas tensões urbanas. A pesquisa está amparada em um trabalho de campo que realiza¬se desde o início de 2015 em um Programa de Medidas Socioeducativas oferecido por uma obra Salesiana no interior de São Paulo. A entrada em campo se dá a partir de um projeto de extensão vinculado ao NaMargem ? Núcleo de Pesquisas Urbanas do Departamento de Sociologia da Ufscar. Partindo do pressuposto de que espaço e corpos se conectam, procura¬-se investigar como a cidade se produz nos corpos e, dialeticamente, como os produz. Mais especificamente, essa pesquisa pretende é descrever este corpo empiricamente, de maneira a apresentar os signos da incorporação de conflitos do mundo social no qual seus sujeitos se inscrevem. O corpo figura então como agente que desafia e dialoga, e por isso a incorporação pensada de maneira ambivalente, com as inserções e significações da estética que marca e tensiona a cidade na qual estão inseridos. Palavras chave: corpo, estética, política, adolescentes em conflito com a lei..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Maldonado Guerra da Cunha - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2014 - Atual
As margens da cidade: grupos urbanos marginais, política e violência em três territórios do estado de São Paulo.
Descrição: Este projeto se propõe a pesquisar circuitos sociais de grupos urbanos considerados marginais na cidade contemporânea, como jovens de periferia, moradores de rua, usuários de drogas, traficantes, criminosos e prostitutas. Rompendo com o senso comum e as abordagens que costumam figurá-los como excluídos da vida social, pretende-se verificar que relações esses sujeitos marginais estabelecem entre si e com outras instâncias sociais e políticas mais amplas, como a família, o mercado de trabalho, as igrejas, as políticas sociais, o mundo do crime e o Estado. Os objetivos específicos do projeto são: i) etnografar os mecanismos de gestão interna dessas populações (códigos de conduta, hierarquia internas, sociabilidades etc.); ii) etnografar as relações desses sujeitos marginais com as esferas da família, do trabalho, políticas sociais, religião, polícia, mundo do crime etc.; iii) comparar esses circuitos marginais em três territórios urbanos distintos do estado de São Paulo: o distrito de Sapopemba, na periferia leste da capital; uma cidade média (São Carlos); e uma pequena cidade do interior paulista (chamada aqui de Cruzes). São solicitados recursos para pesquisa de campo, participação da equipe em reuniões e eventos científicos nacionais, além de consolidação de grupo de estudantes/pesquisadores já engajados no projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Carros e Valor em São Paulo
Descrição: O projeto investiga o furto e o roubo de veículos em São Paulo, bem como seus desdobramentos mercantis, em políticas públicas e na "violência urbana"...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Diálogos culturais: adolescência e direitos humanos em pauta.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Janaina Maldonado Guerra da Cunha - Integrante / Evandro Cruz Silva - Integrante / Gabriel de Santis Feltran - Coordenador / Carla Regina Silva - Integrante / Marina Sanches Silvestrini - Integrante / Karine Itman Monteiro - Integrante / Paloma Cruz - Integrante.
2015 - 2016
Arte e cultura nas Medidas: desvelando e refletindo sobre as identidades da adolescência em conflito com a lei.
Descrição: Projeto de extensão realizado entre o núcleo de pesquisa Namargem e o Programa de Medidas Socioeducativas Salesianos de São Carlos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janaina Maldonado Guerra da Cunha - Integrante / Evandro Cruz Silva - Integrante / Gabriel de Santis Feltran - Coordenador / Carla Regina Silva - Integrante / Marina Sanches Silvestrini - Integrante / Guilherme Aguiliere da Silva - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, J. M. G.. Conflito Incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CUNHA, J. M. G.. Conflito Incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CUNHA, J. M. G.. 'Dona' e 'Quebrada' nas narrativas de adolescentes em medida socioeducativa: considerações sobre corpo, estética e território. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CUNHA, J. M. G.. Notas de campo sobre as categorias de criança, adolescente, crime.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CUNHA, J. M. G.. O corpo e o campo: como transformar a transitoriedade em análise.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, J. M. G.. Tempos de Resistência: contra a lesbofobia e a LGBTfobia.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CUNHA, J. M. G.; MONTEIRO, K. I. . CEDEDICA e a experiência dos direitos pela voz dos adolescentes.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FELTRAN, G. S. ; CUNHA, J. M. G. ; GAVERIO, M. A. . Sociologia Clássica.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FELTRAN, G. S. ; CUNHA, J. M. G. . Sociologia Urbana.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALAS 2017 - XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología. "Dona" e "Quebrada" nas narrativas de adolescentes em medida socioeducativa: considerações sobre corpo, estética e território. 2017. (Congresso).

2.
Fórum da População de Rua: Violência policial, segurança pública e a população de rua.. 2017. (Seminário).

3.
II Seminário Adolescências e Juventudes: direitos, conflitos e potencialidades.CEDEDICA e a experiência dos direitos pela voz dos adolescentes.. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades: homicídios, encarceramento e preconceito.. 2017. (Seminário).

5.
Pautas femininas e de gênero na política e no sindicato.. 2017. (Encontro).

6.
XV Semana de Ciências Sociais UFSCar. Conflito Incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa. 2017. (Congresso).

7.
XXV Jornadas de Jóvenes Investigadores AUGM 2017. Conflito Incorporado: o corpo como superfície dos conflitos urbanos vividos em cumprimento de medida socioeducativa. 2017. (Congresso).

8.
40º Encontro anual da ANPOCS. 2016. (Congresso).

9.
Gestão da (des)ordem, prisão e dinâmicas da punitividade. 2016. (Seminário).

10.
XIV Semana de Ciências Sociais da Ufscar.Dona e quebrada nas narrativas de adolescentes em medida socioeducativa: considerações sobre corpo, estética e território. 2016. (Simpósio).

11.
I Seminário Adolescências e juventudes: direitos, conflitos e potencialidades. 2015. (Seminário).

12.
V Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSC. 2015. (Seminário).

13.
"Drogas, crime e políticas de controle no Rio de Janeiro?. 2014. (Outra).

14.
II Oficina de Estudos Urbanos - GEAC/NaMargem/CPDOC. 2014. (Oficina).

15.
Lições em antropologia econômica: o Programa de Aceleração do Crescimento e a abordagem etnográfica. 2014. (Outra).

16.
Público e Privado no Brasil: visões da relação Estado e Sociedade em Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda. 2014. (Outra).

17.
XII Semana de Ciências Sociais Ufscar. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, J. M. G.. II Seminário Adolescências e Juventudes: direitos, conflitos e potencialidades.. 2017. (Congresso).

2.
CUNHA, J. M. G.. Workshop BC-CEM Tackling Violence Programme ? Latin America. 2016. (Outro).

3.
CUNHA, J. M. G.. I Seminário Adolescências e Juventudes: direitos, conflitos e potencialidades.. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FELTRAN, G. S. ; CUNHA, J. M. G. . Sociologia Urbana.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FELTRAN, G. S. ; CUNHA, J. M. G. ; GAVERIO, M. A. . Sociologia Clássica.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:13:07