José Mawison Cândido de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6605077286819658
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) na linha de Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Participa do grupo de pesquisa da professora Ana Lúcia Félix e Alice Botler. Ministrou as disciplinas Geometria Plana, Geometria Espacial, Análise Real, Tecnologia da Informação na Educação e Trabalho de Conclusão de Curso em uma instituição de Ensino Superior. Cursou as disciplinas do mestrado em Educação (PPGEDU) Fundamentos Filosóficos da Educação Popular (ministrada pelo professor PhD. Flávio Brayner) e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Educacionais (ministrada pelos professores Dra. Ana Lúcia Félix e Dr. Assis Leão); e do mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) a disciplina Tecnologia e Sociedade ministrada pelo professor PhD. Marcelo Sabbatini, ambos pela UFPE. Participou como avaliador do Congresso Nacional de Educação (Conedu), como também da comissão organizadora de eventos, como X Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Mawison Cândido de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, J. M. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: DITANDO AS REGRAS DO JOGO: o que é falado e o que é silenciado através das avaliações externas SAEB e SAEPE nas EREM da Rede Pública do estado de Pernambuco,Orientador: Ana Lúcia Félix dos Santos.
2014 - 2015
Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática.
Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, FALC, Brasil.
Título: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: ABORDAGEM METODOLÓGICA LÚDICA COM OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS.
2009
Graduação em andamento em Ciências Agrárias.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2014
Graduação em Matemática.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE FRAÇÃO: considerações sobre o trabalho dos educadores de Matemática em uma escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE.
Orientador: Marinalva Luiz de Oliveira.




Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. M. C.. EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE FRAÇÃO: considerações sobre o trabalho dos educadores de Matemática em uma escola municipal de Vitória de Santo Antão/ PE. In: III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016, NATAL. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, J. M. C.. Participação em banca de Gabriele Cavalcanti Medeiros.A Função Pedagógica da Brincadeira no Desenvolvimento Cognitivo do Aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

2.
SERPA, A. L.; ARAUJO, A. S. L.; LIMA, J. M. C.. Participação em banca de Luiz Clázio da Silva França.A Importância da Atividade Lúdica no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática: análise de uma experiência com o jogo das 4 operações nos anos finais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

3.
LIMA, J. M. C.; SALDANHA, R.; FIDALGO, M.. Participação em banca de Josefa Uérica de Araújo Nogueira.UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE. 2017 - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIMA, J. M. C.; PIMENTEL, M.; SERPA, A.. Participação em banca de Daiana Carla da Silva Santos.Reflexão acerca da Teoria dos Campos Conceituais na Concepção de Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

5.
LIMA, J. M. C.; PIMENTEL, M.; SERPA, A.. Participação em banca de José Reginaldo Alves de Queiroz.O uso do Tangram como Recurso Didático para o ensino de Semelhança e Simetria no 9° ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

6.
LIMA, J. M. C.; SILVA, J. P.; SERPA, A.. Participação em banca de Rosiane Travassos de Melo.Estudo sobre a presença dos Quatro Pilares da Educação Integrados com as Múltiplas Inteligências em Jogos Matemáticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

7.
LIMA, J. M. C.; PEDRO, J.; SERPA, A.. Participação em banca de Eudes de Andrade Lima.GÊNEROS TEXTUAIS: o uso de Tirinhas para o Ensino da Matemática numa turma do 6 ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

8.
LIMA, J. M. C.; SILVA, J. P.; SERPA, A.. Participação em banca de Silvânia Maria da Silva.O uso do jogo Xadrez como Mediação Pedagógica na Dificuldade da Aprendizagem em Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

9.
SILVA, J. P.; LIMA, J. M. C.; SILVA, R. J.. Participação em banca de Pietro Mariano Gomes de Medeiros.A História da Matemática em Livros Didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

10.
LIMA, J. M. C.; SERPA, A.; SOUSA, D. M. A.. Participação em banca de Marcos Gomes de Freitas.Um Estudo sobre o Teorema de Pitágoras: uma experiência de sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

11.
SILVA, J. P.; LIMA, J. M. C.. Participação em banca de Débora Larissa Dias da Silva Arruda.O Ensino das Operações Básicas no 6 ano do Ensino Fundamental: um olhar a partir da Teoria dos Campos Conceituais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.

12.
SILVA, J. P.; LIMA, J. M. C.; SERPA, A.. Participação em banca de Silvânia Maria da Silva.Uma Reflexão sobre o uso do jogo de Xadrez na Mediação Pedagógica da Dificuldade de Aprendizagem em Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Simpósio).

2.
A BNCC: O que muda na dinâmica da escola?. 2018. (Outra).

3.
As demandas do Novo Ensino Médio para a escola. 2018. (Outra).

4.
Aspectos psicológicos e didáticos envolvidos na gestão da sala de aula de Matemática. 2018. (Outra).

5.
Avaliação externa de redes e sistemas de ensino - pontos para reflexão. 2018. (Outra).

6.
Estratégia FlexQuest: Possibilidades para a Flexibilização do Conhecimento. 2018. (Outra).

7.
Games digitais: os (des)caminhos do desenvolvimento de jogos pedagógicos. 2018. (Oficina).

8.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS. 2018. (Congresso).

9.
Inovações e Tendências para a Educação Contemporânea. 2018. (Encontro).

10.
Instrumentos de Avaliação na Educação Básica. 2018. (Outra).

11.
Los recorridos de Estudio e Investigación em la Enseñanza y em la Formación del Profesorado: nuevas perspectivas. 2018. (Outra).

12.
Narrativas com Podcast. 2018. (Oficina).

13.
Novas Mídias e Fake News. 2018. (Oficina).

14.
O erro no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. 2018. (Outra).

15.
V Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2018. (Congresso).

16.
V ENCONTRO DE MATEMÁTICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2018. (Encontro).

17.
2º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: diálogos e convergências e 5º Aniversário do NUPEFEC. 2017. (Seminário).

18.
Conferência Antagonismo e subjetividades políticas no currículo. 2017. (Outra).

19.
Discutindo o raciocínio combinatório na Educação Básica por meio do software diagramas de Árbol. 2017. (Oficina).

20.
III Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual e de Gênero. 2017. (Congresso).

21.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina. 2017. (Seminário).

22.
III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina.Escola como espaço de Transformação: a articulação da Educação, Pobreza e Desigualdade Social no Currículo Escolar. 2017. (Seminário).

23.
IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional. 2017. (Congresso).

24.
IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2017. (Congresso).

25.
IV Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano.Construção do conhecimento geométrico: abordagem metodológica lúdica com os sólidos geométricos. 2017. (Oficina).

26.
IV Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano.O USO DO TANGRAM: possibilidades no ensino e aprendizagem de Geometria Plana. 2017. (Encontro).

27.
IV Encontro de Matemática do Agreste Pernambucano. 2017. (Encontro).

28.
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS. 2017. (Simpósio).

29.
IV SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS PARADIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Simpósio).

30.
Mesa Temática: A Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).

31.
O Livro Didático de Matemática e seu lugar em sala de aula. 2017. (Outra).

32.
Palestra: A Base Nacional Comum - BNCC. 2017. (Outra).

33.
Palestra: Inovação Tecnológica na Educação Básica. 2017. (Outra).

34.
Potencialidades Educacionais do Jogo Mankala Colhe Três no Ensino de Matemática. 2017. (Oficina).

35.
Raciocínio Algébrico e Funcional na Planilha Eletrônica. 2017. (Oficina).

36.
Tecnologia e Educação: quais os desafios para os docentes na sociedade tecnológica?. 2017. (Outra).

37.
VI Conferência Municipal de Saúde. 2017. (Outra).

38.
VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática.O uso dos Livros Paradidáticos nas aulas de Matemática: possibilidades no ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras. 2017. (Oficina).

39.
VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática.O conceito de área de figuras planas no 8 ano do ensino fundamental: um olhar para as atividades propostas em um livro didático. 2017. (Encontro).

40.
VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2017. (Outra).

41.
VII Seminário Paulo Freire - Leitura, Compreensão e Intervenção em um contexto de Diversidades na Perspectiva Freireana de Justiça Social. 2017. (Seminário).

42.
XIII Semana de Matemática da UFRPE. 2017. (Outra).

43.
XIII Semana de Matemática da UFRPE - A utilização do software régua e compasso como recurso didático da disciplina desenho geométrico. 2017. (Oficina).

44.
1 Seminário de Ensino de Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Seminário).

45.
I Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual. 2016. (Congresso).

46.
II Congresso Nacional Online sobre Diversidade Sexual e Gênero. 2016. (Congresso).

47.
III Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2016. (Congresso).

48.
III Congresso Nacional de Educação - CONEDU. EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE FRAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOS EDUCADORES DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO ? PE. 2016. (Congresso).

49.
IX EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

50.
Seminário: Resolução, Proposição e Exploração de Problemas nas aulas de Matemática. 2016. (Seminário).

51.
Seminário: Resolução, Proposição e Exploração de Problemas nas aulas de Matemático.Explorando e estabelecendo padrões matemáticos como forma de introduzir conceitos e ideias matemáticas. 2016. (Seminário).

52.
VI Seminário Paulo Freire - A Educação na Cidade: princípios, políticas e chão de atuação. 2016. (Seminário).

53.
II Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2015. (Congresso).

54.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica: Diversidade, Cidadania e Inovação. 2015. (Outra).

55.
Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2014. (Congresso).

56.
IV Seminário Paulo Freire: A Contribuição de Paulo Freire na atualidade para o Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Educação. 2014. (Seminário).

57.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática e II Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Encontro).

58.
VII Encontro Paraibano de Educação Matemática e II Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática. 2012. (Encontro).

59.
5ª Conferencia Municipal de Assistência Social de Feira Nova. 2011. (Outra).

60.
Curso à distância Primeiros Passos na Digitação. 2011. (Outra).

61.
II FÓRUM SURDOS DE PERNAMBUCO. 2011. (Outra).

62.
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA. 2009. (Outra).

63.
I Encontro de Educação do Programa Especial de Graduação em Pedagogia- PROGRAPE. 2009. (Outra).

64.
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, J. M. C.. Jornada Pedagógica - Educação no Século XXI: Cenários, desafios e perspectivas. 2018. (Outro).

2.
LIMA, J. M. C.. X SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE. 2018. (Outro).

3.
LIMA, J. M. C.. Olimpiadas Brasileira de Física. 2013. .

4.
LIMA, J. M. C.. Olimpiadas Brasileira de Física. 2012. .

5.
LIMA, J. M. C.. V SEMANA DE MATEMÁTICA. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOSEFA UÉRICA DE ARAUJO NOGUEIRA. UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física CAV/UFPE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: José Mawison Cândido de Lima.

2.
THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA NASCIMENTO. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: análise do Projeto Político Pedagógico em duas escolas de Ensino Médio Integral da Rede Pública Estadual de Ensino do município de Vitória de Santo Antão/PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: José Mawison Cândido de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, J. M. C.. X SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 1:48:26