Mauricio da Cunha Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1907799704133657
  • Última atualização do currículo em 22/07/2018


Bacharel em História pela Universidade Federal de Pelotas; mestrando do PPGH (Programa de Pós-Graduação em História) pela mesma instituição. Bolsista financiado pela CAPES. Membro do LECA (Laboratório de Estudos sobre Cerâmica Antiga), membro do LIPEEM (Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Entretenimento e Mídias) e integrante do projeto "Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI", coordenado pela Profª Dr ª Daniele Gallindo Gonçalves Silva. Tem interesse em temas como Antiguidade Tardia, Idade Média Central e Estudos em Mídias e Cultura Pop, com especial ênfase nos estudos de recepção, representação, usos do passado, (neo)medievalismo, imaginário social, e demais fenômenos de reconstituição e revivalismo histórico. Para além destes tópicos, também possui interesse nos Arthurian Sudies ("Estudos Arturianos") e na literatura britânica medieval (Ex: Beowulf, Geoffrey of Monmouth, Chaucer, Sir Gawain and the Green Knight, Le Morte d'Arthur, entre outros autores e obras) e suas apropriações/adaptações na longa duração No presente momento, desenvolve uma pesquisa intitulada "Uma Novíssima Idade Média à Luz da Cultura Pop", voltada a explorar o fenômeno neomedieval nas histórias em quadrinhos estadunidenses. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauricio da Cunha Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, M. C.;ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: "Uma Novíssima Idade Média à Luz da Cultura Pop: O Fenômeno Neomedieval em Prince Valiant (1939 - 1940),Orientador: Daniele Gallindo Gonçalves Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Neomedievalismo; Representação; Imaginário; Cultura Visual; Usos do Passado.
2011 - 2017
Graduação em História.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: "Príncipe Valente - Herói Patriota e Self Made Made": Um Estudo sobre o Estereótipo do Cavaleiro Medieval na Obra de Harold Foster (1937 - 1940).
Orientador: Rejane Barreto Jardim; Daniele Gallindo Gonçalves Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Sexualidade, Tensões e Conflitos Políticos em Roma. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Além das Múmias: Arte, Arquitetura e Religião do Egito Antigo. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Representações do Diabo das Artes, História e Literatura Ocidental. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Latim: Introdução aos Estudos da Língua. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Feiticeiras, Magos e Demônios: Estudo Introdutório sobre Representações. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Língua Alemã/ Nível A1.1, do Curso Básico. (Carga horária: 40h).
Curso de Idiomas Renata Dietrich, C.I.R.D, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A atuação consiste em obedecer, no papel de discente do curso de mestrado em História da Universidade Federal de Pelotas, as regras exigidas pelo CAPES na concessão de bolsa para a realização do mesmo.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/Cnpq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de História Contemporânea
Outras informações
Horas contabilizadas: 236



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Releituras do Medievo: A Recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do Século XIX ao XXI [PRORROGAÇÃO
Descrição: Dos 11 artigos publicados entre os anos de 2013 e 2015, destacamos um por ano: 1. SILVA, Daniele G. G.; SOBRAL, A. U. . Para uma poética do amanhecer; a recepção da Tagelied na lírica de amor moderna. Boitatá, v. 19, p. 82-95, 2015. 2. SILVA, Daniele G. G.; ARAUJO, V. C. D. . Frederico I Barbarossa ou do Imperador que retornará: a recepção do medievo em terras germâncias no longo século XIX. Signum, v. 15, p. 109-135, 2014. 3. SILVA, Daniele G. G.. Redefinindo a masculinidade no Parzival de Wolfram von Eschenbach: o caso do eremita Trevrizent. Opsis, v. 13, p. 248-264, 2013. Desde o primeiro ano de sua vigência, foram orientados alunos de iniciação científica com bolsas PROBIC, PIBIC e PBIP-AF. Todos esses bolsistas apresentaram suas pesquisas em eventos locais e nacionais. Alguns tiveram suas pesquisas publicadas em periódicos acadêmicos e ingressaram em programas de mestrado. Além dos artigos e resumos publicados, o projeto também rendeu: 1. Projetos de Ensino dentro da temática de pesquisa: Desde 2013: Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias (LIPEEM) / (2015) Projeto de Ensino: Representações do Diabo nas Artes, História e Literatura Ocidental / (2014) Projeto de Ensino: Panorama da Literatura Medieval Ocidental / (2014) Projeto de Ensino: Introdução à Literatura InfantoJuvenil (séculos XIX ao XXI) / (2014) Projeto de Ensino: Feiticeiras, Magos e demônios: para um estudo introdutório de suas representações na Literatura Ocidental 2. Participação em Projeto de Extensão: Ciclo de Cinema As mulheres em Tela. Um debate feminista 3. Participações em eventos locais, nacionais e internacionais como comunicadora e palestrante. 4. Organização de dois dossiês temáticos em períodicos acadêmicos: 1. ALVARO, Bruno G. ; CAVALHEIRO, Gabriela da C. ; SILVA, Daniele G. G. Dossiê: Novas paisagens teóricas e metodológicas nos Estudos Medievais contemporâneos 2015 (Editoral). / 2. SILVA, Daniele G. G.; MACHADO, M. G. S. . Dossiê: Literaturas de Línguas Estrangeiras, História e Intertextualidade. Pelotas: UFPel, 2013 (Editoral)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI
Descrição: Descrição: O presente projeto tem como objetivo discutir e analisar a recepção do medieval germanófono em textos literários e não literários, filmes, música e demais artes nos XIX à XXI à luz das teorias de intermedialidade, lançando mão do comparativismo e da análise do discurso. Objetivos: 1. Criar uma lista de filmes, músicas e materiais escritos (textos literários e não-literários) que se caracterizem como recepção do medievo, 2. Problematizar e discutir as relações entre literatura, história e cultura nas relações estabelecidades de forma intermediática, 3. Analisar a recepção de temas medievais em textos literários, filmes, músicas e qualquer forma de arte nos séculos posteriores à luz de fenômenos complexos como construções de gênero e identidade e representações espaciais, 4. Comparar as semelhanças e diferenças entre as representações intermediáticas estabelecidas e 5. Integrar pesquisas individuais em nível de graduação e pós-graduação sobre o fenômeno da intermedialidade, no que tange à recepção de temáticas medievais, ao estudo coletivo, através do intercâmbio de informações, dúvidas e conclusões parciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Mapeando a Noite - O Universo Travesti
Descrição: O projeto busca entender o universo das travestis que trabalham nas ruas das noites de Pelotas, especialmente as alocadas na região do centro da cidade, através de abordagens multidisciplinares que contemplem, junto aos estudos etnográficos, olhares voltados para a materialidade desse universo (mapas das ruas e trajetos; vestimentas e acessórios; construção do corpo, etc). Assim, ainda que as bases para os estudos centrem-se nos preceitos da Antropologia e Arqueologia, outras áreas de conhecimento serão contempladas nesse projeto. Pretende-se, assim: 1) Compreender de que forma elas entendem o seu trabalho; 2) Identificar e entender as possíveis fronteiras entre trabalho e afeto, uma vez que esse universo abarca relações pessoais íntimas; 3) Mapear as áreas urbanas de atuação profissional; 4) Identificar os processos de territorialização; 5) Compreender as escolhas e usos de vestimentas e acessórios atinentes ao trabalho (e fora dele), buscando, assim, identificar as relações humanos-objetos; 6) Gerar debates e reflexões sobre corporalidade; 7)Promover a valorização e visibilização da luta travesti por meio de eventos e ações que procurem minimizar os efeitos dos estigmas implicados tanto sobre as questões profissionais, quanto nas relações de gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mauricio da Cunha Albuquerque - Integrante / Marta Bonow Rodrigues - Integrante / Liza Bilhalva Martins da Silva - Integrante / Louise Prado Alfonso - Coordenador / Maysa Luana Silva - Integrante / Francisco Luiz Pereira da Silva Neto - Integrante / Lúcio Xavier Alves - Integrante / Amanda Winter - Integrante / Amélia Teresinha Brum da Cunha - Integrante / Arantxa Sanches Silva da Silva - Integrante / Gabrielle Veleda - Integrante / Laura Nunes Pinto - Integrante / Paola Brum - Integrante / Marcela dos Santos Dode - Integrante / Rafael Andreazza - Integrante / Shirley Lara dos Santos - Integrante / Guilherme Rodrigues de Rodrigues - Integrante / Vagner Barreto Rodrigues - Integrante / Fabrício Barreto Fuchs - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2017
De Presentes, Passados e Futuros: a Cultura Midiática
Descrição: O presente Projeto de Ensino será fruto de um trabalho em conjunto entre das áreas Letras e História. O projeto aqui proposto possibilita aos discentes o contato com o estudo de mídias; tema que não faz parte da grade curricular da Licenciatura em Letras e Licenciatura/Bacharelado em História. Objetivo Geral: Congregar saberes de diversificadas áreas do conhecimento com a finalidade de possibilitar aos discentes um panorama acerca da análise intermidial, tendo como arcabouço teórico os estudos que congregam imagem e texto. Objetivos Específicos: 1. Promover o debate e o questionamento acadêmicos quanto a aspectos teóricos e práticos das áreas de Letras e História no que tange ao recorte priorizado nesse projeto. 2. Possibilitar um conhecimento extra na formação discente no que diz respeito à análise de ?novas? fontes de pesquisa. Esperamos, assim, proporcionar uma formação extra aos discentes que possibilite a aquisição de um novo recorte teórico-metodológico não contemplado pelas disciplinas regulares da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - Atual
Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias (LIPEEM)
Descrição: O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Ensino em Entretenimento e Mídias (LIPEEM) pretende agregar alunos da graduação e dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas interessados nas relações entre a história e as imagens. Dessa forma, o LIPEEM oportunizará um espaço para o debate acadêmico enfocando temáticas como as relações entre a história e as histórias em quadrinhos, os mangás, os desenhos animados, o cinema, a televisão, os periódicos ilustrados e revistas de entretenimento. Inicialmente o grupo é composto por alunos da graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) e discentes do Programa de Pós-Graduação em História, todos da UFPel. Posteriormente serão inseridos no grupo alunos de outros cursos, sobretudo das Ciências Sociais, Antropologia, Artes Visuais, Museologia e Geografia. A justificativa à criação do LIPEEM é apresentada a partir de duas vertentes que serão desenvolvidas no andamento do projeto. Em primeiro lugar, trata-se da constituição de um espaço acadêmico de discussão, no qual estarão envolvidos os alunos interessados em participar e, também, serão agregados outros no transcorrer de sua realização. Dessa forma, serão discutidos textos acadêmicos pertinentes as temáticas e áreas de interesse do grupo, conforme explicitado no item considerações iniciais e nos objetivos deste projeto. Ainda dentro desta primeira vertente, ressalta-se a realização ao longo do período de execução do projeto de um ciclo de palestras que contará com a presença de professores e pesquisadores que abordarão suas metodologias de pesquisa para os alunos envolvidos no grupo assim como para a comunidade da UFPel. Em segundo lugar, explica-se que este projeto de ensino não está afastado e foi elaborado articulando-se com a pesquisa. Assim sendo, é importante ressaltar que o projeto visa à constituição de um acervo sobre tal temática. Primeiro, por que foi verificado o aumento do interesse dos alunos da UFPel, tanto de graduação como de pós-graduação para estudos sobre história em quadrinhos, mangas, cinema, desenhos animados e HQs. Um segundo aspecto que merece ser enfatizado é que o laboratório, assim agindo, evitaria o descarte e o abandono de preciosas e raras publicações de revistas. Por fim, a criação do laboratório permitirá um intercâmbio com outros correlacionados já existentes em universidades brasileiras e estrangeiras. Nesse caso, destaca-se o Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP e o laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) da UFF..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Teste de Competência em Leitura de Língua Estrangeira (Inglês), Universidade Federal de Pelotas.
2017
Bacharel em História, Universidade Federal de Pelotas.
2016
Destaque de Sessão no XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, DANIELE GALLINDO GONÇALVES2017 SILVA, DANIELE GALLINDO GONÇALVES ; ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA . Â-Hail Arminius! O Pai dos Alemães!Â-: a construção mítica da Unificação Alemã entre 1808 e 1875. TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA, v. 18, p. 330-355, 2017.

2.
ALBUQUERQUE, M. C.;ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA2017 ALBUQUERQUE, M. C.; MANSAN, R. O. ; BOTAFOGO, F. O. . Minha honra se chama lealdade: a mítica cavaleiresca no imaginário nacional socialista - usos propagandísticos de um passado lendário (1933 ? 1945). TEMPORALIDADES, v. 9, p. 279-298, 2017.

3.
SILVA, D. G. G.2016SILVA, D. G. G. ; ALBUQUERQUE, M. C. . Para uma Recepção do Medievo: A Temática Viking no Heavy Metal (1988-1990). Revista de História Comparada (UFRJ), v. 10, p. 230-261, 2016.

4.
SILVA, D. G. G.2015SILVA, D. G. G. ; ALBUQUERQUE, M. C. . Sobre usos (e abusos) da História Antiga no Século XXI: A 'Queda-de-Roma' e o Discurso Republicano nos Eua (2009-2013). Roda da Fortuna. Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo, v. 4, p. 294, 2015.

5.
SILVA, D. G. G.2015SILVA, D. G. G. ; ALBUQUERQUE, M. C. . Bárbaros e/ou Romanos? Sobre Identidades e Categorias Discursivas. Mirabilia (Vitória. Online), v. 21, p. 345-359-359, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, A. E. M. ; MANSAN, R. O. ; ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA . Os Cavaleiros da SS: A Utilização da Imagética do Guerreiro Medieval na Propaganda Nazi. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Caderno de Resumos XXVI CIC, 2017.

2.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . 'Em Defesa das Causas da Liberdade e da Justiça': O Herói Medieval Ressignificado nos Quadrinhos Estadunidenses (1939 - 1940). In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas. Caderno de Resumos ENPOS 2017, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. Fabricando o Herói Medieval Inglês: Um Estudo sobre o Mito do Rei Ricardo I (o 'Coração de Leão') e sua Recepção na Inglaterra Vitoriana. In: XIV Encontro Estadual de História - ANPUH RS: Democracia, Liberdades, Utopias, 2018, Porto Alegre. Caderno de Resumos do XIV Encontro Estadual de História da ANPUH.

2.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. Coração de Leão - Rei, Cavaleiro e Cruzado: A Construção Mítica e as Representações de Ricardo I nas Histórias em Quadrinhos (1940 - 1950). In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade, 2018, Pelotas. Caderno de Resumos do I CIPCS.

3.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. (Re)Imaginando o Passado Medieval na Inglaterra Vitoriana: o Caso de Ricardo I - o 'Coração de Leão'. In: XIX JORNADA DE HISTÓRIA ANTIGA CULTURA E POLÍTICA NA ANTIGUIDADE, 2018, Pelotas. Caderno de Resumos da XIX Jornada de História Antiga: Cultura a Política na Antiguidade, 2018.

4.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. 'Um Leão em Forma de Rei': A Fabricação do Herói Nacional Inglês e suas Variantes na Longuíssima Duração. In: I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA - RS & V Jornada de Estudos do GEMAN/SM: Corrupção, Crimes e Crises na Antiguidade, 2018, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos do I Ciclo Internacional e II Ciclo Nacional do GTHA - RS & V Jornada de Estudos do GEMAN/SM: Corrupção, Crimes e Crises na Antiguidade, 2018.

5.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'O Fracasso de Alarico': Um Olhar Diacrônico sobre o Saque de Roma (410 d.c) através de Kullikowski. In: IV Telecine Clio: Ciclo de Cinema Barbaridade! Os Inimigos de Roma, 2017, Santa Maria. Caderno de Programação e Resumos do IV Telecine Clio: Ciclo de Cinema Barbaridade! Os Inimigos de Roma, 2017. p. 23.

6.
ALBUQUERQUE, M. C.. O mito do cavaleiro na longa duração: um estudo de caso sobre ressignificações do imaginário medieval nos anos 1930. In: XII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIEVAIS/ III SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HAGIOGRAFIA MEDIEVAL, 2017, Porto Alegre. Caderno de Resumos XIIEIEM, 2017.

7.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'Vikings, em toda Parte!: Reflexões sobre a Formatação de uma Temática Histórica na Era das Mídias'. In: Iª Jornada do LIPEEM - Comunicação e Cultura Midiática, 2016, Pelotas. Caderno de Resumo: Iª Jornada do LIPEEM - Comunicação e Cultura Midiática, 2016.

8.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, A. S. S. ; ALFONSO, L. P. ; RODRIGUES, B. M. ; DODE, M. S. ; VELEDA, G. ; ALVES, L. X. ; SILVA NETO, F. L. P. ; PREVITALI, W. ; RODRIGUES, W. ; RODRIGUES, G. R. ; SANTOS, S. L. ; BRUM, P. ; ANDREAZZA, R. ; CUNHA, A. T. B. ; SILVA, M. L. ; WINTER, A. ; FUCHS, F. B. ; PINTO, L. N. ; SILVA, L. B. M. . Mapeando a Noite - O Universo Travesti. In: X Encontro do Núcleo Regional Sul da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2016, Pelotas. Desconstruindo Assimetrias, 2016. v. 2. p. 33-33.

9.
ALBUQUERQUE, M. C.. A Ressignificação de Modelos Histórico-Literários em Prince Valiant (1939). In: III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2016, Pelotas. Caderno de Resumos do III Encontros Internacional Fronteiras e Identidades, 2016. p. 187.

10.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . A Cavalaria Medieval na 'Era-de-Ouro' dos Quadrinhos: Um Estudo de Caso sobre a Longa Duração do Imaginário Medieval (1937-1941). In: XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2016, Pelotas. Caderno de Resumos do XXV Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2016.

11.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . 'Representações dos Germanos no Século XIX: Apropriações e Usos do Passado'. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015, Pelotas. XXIV Congresso de Iniciação Científica, 2015.

12.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'Bárbaros ou Romanos? Identidades Étnicas e Discursos Ideológicos na Antiguidade Tardia'. In: XVI Jornada de História Antiga, 2015, Pelotas. Caderno de Resumos da XVI Jornada de História Antiga; "Além das Fronteiras: Contatos Interculturais no Mediterrâneo Antigo", 2015.

13.
ALBUQUERQUE, M. C.. Germano, Guerreiros de Wotan, ou Raça Ariana?: Etnia e Nacionalismo na Compreensão do Passado Germânico. In: VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais: Discursos, Identidades e Sexualidades, 2015, Assis. Caderno de Resumos do VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais: Discursos, Identidades e Sexualidades, 2015. p. 57.

Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'O que está acontecendo com o Rei Arthur?': Um Estudo de Caso sobre as Ressignificações Estéticas e Temáticas do Universo Arturiano no Século XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. Coração de Leão - Rei, Cavaleiro e Cruzado: A Construção Mítica e as Representações de Ricardo I nas Histórias em Quadrinhos (1940 - 1950). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. 'Lionheart, ou Coeur de Lion?': Um Estudo sobre a Construção Imaginária do Rei Ricardo I na Inglaterra Vitoriana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. (Re)Imaginando o Passado Medieval na Inglaterra Vitoriana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA. 'Beowulf - Um Herói Contemporâneo'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . Principe Valente: Herói, Patriota e Self Made Man. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALBUQUERQUE, M. C.. O Mito do Cavaleiro na Longa Duração: Um Estudo de Caso sobre Ressignificações do Imaginário Medieval nos Quadrinhos dos anos 1930. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . 'Cruzada, ou Guerra ao Terror?': A Idade Média Representada nas Charges Estadunidenses após o 11 de Setembro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'Asterix e os... alemães (?)': a 'Alemanha' Antiga Satirizada nos Quadrinhos dos anos 1960. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LOPES, A. E. M. ; MANSAN, R. O. ; ALBUQUERQUE, M. C. . Os Cavaleiros da SS: A Utilização da Imagética do Guerreiro Medieval na Propaganda Nazista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'Um Cavaleiro 'Medieval' em Busca do Sonhos Americano': O (Neo)Medievalismo e o Resgate dos Mitos Nacionais Estadunidenses nas Histórias em Quadrinhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALBUQUERQUE, M. C.. Quadrinhos 'Medievais' e seus Discursos: (Re)Pensando as Representações da Idade Média no Universo da Arte Sequencial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . 'Em Defesa das Causas da Liberdade e da Justiça': O Herói Medieval Ressignificado nos Quadrinhos Estadunidenses (1939 - 1940). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALBUQUERQUE, M. C.. Medievalismo Pop, Comics e Crítica Político-Social: Reavaliando a Presença do Medieval nas Histórias em Quadrinhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALBUQUERQUE, M. C.. ?O Fracasso de Alarico?: um olhar diacrônico sobre o saque de Roma (410 d.C.) através de Kullikowski,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'VIKINGS, EM TODA PARTE!': Reflexões sobre a Formatação de uma Temática Histórica na Era das Mídias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'As Mil Faces de uma Heroína: Debatendo o filme 'Procès de Jeanne d'Arc (1962), de Robert Bresson'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . 'A Cavalaria Medieval na Era de Ouro dos Quadrinhos: Estudo de Caso sobre a Longa Duração do Imaginário Medieval (1937-1941). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, A. S. S. ; ALFONSO, L. P. . 'Bora pro Marcelão?': Mapeando o Trabalho Noturno e suas Nuances na Noite Pelotense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'Além do Reino dos Céus: Um Estudo sobre a Relação entre a Representação do Passado e o Discurso Político no Filme 'Kingdom of Heaven' (2005). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA; SILVA, D. G. G. . Um Siegfried Nordestino: Um Estudo sobre o Herói Medieval Germânico na Obra de Rouxinol de Rinaré. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'Bárbaros ou Romanos?: Identidades Étnicas e Discursos Ideológicos na Antiguidade Tardia'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . 'Representações dos Germanos no Século XIX: Apropriações e Usos do Passado '. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALBUQUERQUE, M. C.; RIBEIRO, G. S. ; PERNAS, R. M. ; SANTIAGO, M. M. . História, Sociedade e Artefatos da Cultura Pop. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALBUQUERQUE, M. C.. História e Fontes/ Comic Strips. 2017. (Minicurso).

2.
ALBUQUERQUE, M. C.. 'O que há de 'História' na Fantasia?': Uma Introdução aos (Neo)Medievalismos da Cultura Pop. 2017. (Minicurso).

3.
ALBUQUERQUE, M. C.; VELEDA, G. ; RODRIGUES, G. R. ; RODRIGUES, B. M. ; ALVES, L. X. ; ALFONSO, L. P. ; SANTOS, S. L. ; SILVA, M. L. ; XAVIER, J. B. ; SILVA, A. S. S. ; DODE, M. S. ; PREVITALI, W. ; SILVA NETO, F. L. P. ; FUCHS, F. B. ; RODRIGUES, W. ; BRUM, P. . Mapeando a Noite - O Universos Travesti. 2016. (Banners).

Demais trabalhos
1.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . A Cavalaria Medieval na Era-de-Ouro dos Quadrinhos: Estudo de Caso sobre a Longa Duração do Imaginário Medieval (1937 - 1941). 2016 (Iniciação Científica) .

2.
ALBUQUERQUE, M. C.; SILVA, D. G. G. . Releituras do herói medieval no Cordel.. 2015 (Iniciação Científica) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas,. 2017. (Congresso).

2.
IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ANPUH-RS. 2017. (Congresso).

3.
XII Encontro Internacional de Estudos Medievais/ III Seminário Internacional de Hagiografia Medieval. 2017. (Congresso).

4.
XVIII Jornada de História Antiga. 2017. (Seminário).

5.
1ª Jornada do LIPEEM: Comunicação e Cultura Midiática. 2016. (Outra).

6.
Idade Média: Ensino, Pesquisa e Extensão na Região Sul. 2016. (Congresso).

7.
III Congresso de Extensão e Cultura. "Bora pro Marcelão?!": Mapeando o Trabalho Noturno e suas Nuances na Noite Pelotense. 2016. (Congresso).

8.
I Seminário de Estudos em Linguagens: Língua, Literatura e suas Interfaces. 2016. (Seminário).

9.
XVII Jornada de História Antiga da UFPEL. 2016. (Congresso).

10.
XXV Congresso de Iniciação Científica. A Cavalaria Medieval na 'Era-de-Ouro' dos Quadrinhos: Um Estudo de Caso sobre a Longa Duração do Imaginário Medieval (1937-1941). 2016. (Congresso).

11.
XVI Jornada de História Antiga. 2015. (Congresso).

12.
III Jornadas de Estudos Germanísticos. 2014. (Simpósio).

13.
IV Ciclo de Documentários e Debates do PET Diversidade e Tolerância da UFPEL. 2014. (Seminário).

14.
1º Encontro Internacional de História Regional". 2013. (Congresso).

15.
Segunda Jornada da Diversidade Sexual - UFPEL. 2013. (Simpósio).

16.
VI Seminário de História do Rio Grande do Sul: Portos, Movimentos Sociais e Educação no Campo. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA; GIORDANI, Laura . Simpósio Temático: Iniciação Científica (Comunicação e Cultura Visual). 2018. (Outro).

2.
ALBUQUERQUE, MAURICIO DA CUNHA; STONES, Hammes Ricardo ; COLLARES, M. A. C. ; SILVA, D. G. G. . Pipoca e Hidromel: Ciclo de Debates sobre o Mundo Bárbaro. 2018. (Outro).

3.
ALBUQUERQUE, M. C.. Simpósio Temático: Cultura Visual e Mídias no evento/ I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Outro).

4.
ALBUQUERQUE, M. C.. XVIII Jornada de História Antiga. 2017. (Outro).

5.
ALBUQUERQUE, M. C.. Mesa de Comunicação - Estudos de Imagem e Representação na Antiguidade e no Medievo/ XVIII Jornada de História Antiga. 2017. (Outro).

6.
ALBUQUERQUE, M. C.. III Encontro Discente do PPGH - UFPEL. 2017. (Outro).

7.
ALBUQUERQUE, M. C.. Simpósio Temático "História à Luz do Presente - Usos do Passado e da Memória"/ III Encontro Discente do PPGH-UFPEL. 2017. (Outro).

8.
ALBUQUERQUE, M. C.; RIBEIRO, G. S. ; PERNAS, R. M. ; SILVA, D. G. G. ; SILVA, A. S. S. ; LOPES, A. E. M. ; ROSSELLI, G. B. . 1ª Jornada do LIPEEM: Comunicação e Cultura Midiática. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Monitoria de História Contemporânea/ Carga Horária: 236 h



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:24:13