Jéssica Andriotti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3436920796685880
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Graduanda no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Desde 2015 está vinculada ao Laboratório de Ecologia de Águas Continentais no Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina atuando como aluna de iniciação científica nos seguintes temas: Pesquisas relacionadas à Limnologia, Monitoramento da qualidade da água, Identificação da comunidade de invertebrados aquáticos em riachos e lagoas, Estrutura de comunidade de invertebrados aquáticos, decomposição de detritos vegetais, dinâmicas de redes tróficas, qualidade da água e avaliação de impactos ambientais. Entre suas principais áreas de atuação de pesquisa estão à ecologia de lagos e riachos, ecologia de ecossistemas e ecologia de comunidades aquáticas. Atualmente é bolsista de iniciação científica CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jéssica Andriotti
Nome em citações bibliográficas
ANDRIOTTI, J.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Santa Helena, EEBSH, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Dinâmica e estrutura da rede trófica em um sistema de água doce subtropical com predominância de cianobactérias.
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal estabelecer parceria de longa duração para explorar a relação entre tamanho e estrutura de comunidades de água doce com a riqueza de nutrientes (qualidade da água) dentro e entre regiões biogeográficas que vivem na lagoa, principalmente as algas para a elaboração da sua rede trófica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Biodiversidade de artrópodes terrestres e aquáticos em diferentes gradientes ambientais da Mata Atlântica do Estado de Santa Catarina
Descrição: Mundialmente, as atividades antrópicas têm alterado as paisagens naturais, principalmente através da conversão de grandes florestas nativas para a ocupação urbana e uso do solo. Consequentemente, têm se observado uma modificação nas comunidades e nos processos ecossistêmicos em sistemas aquáticos. Neste estudo, avaliou-se o efeito da substituição de espécies vegetais nativas por espécies exóticas sobre a comunidade de invertebrados aquáticos e sobre o processo de decomposição foliar, em um riacho tropical de baixa ordem. Para isso duas espécies vegetais nativas (Ficus eximia e Alchornia triplinervia) e duas exóticas (Pinus sp. e Eucalyptus sp.) foram incubadas e retiradas nos tempos 1, 7, 30, 45 e 60 dias de incubação. Os resultados mostraram diferenças significativas na perda de massa foliar entre as espécies estudadas (sendo as espécies exóticas de decomposição mais lenta) e na estrutura da comunidade de invertebrados aquáticos, principalmente nos detritos foliares de Eucaliptus sp. que apresentou uma alta densidade de Chironomidae, entretanto, uma menor riqueza taxonômica quando comparado as espécies nativas. Os resultados deste trabalho sugere que a substituição das espécies nativas por exóticas pode interferir na estrutura da comunidade aquática presente e consequentemente nos processos ecossistêmicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
Lemes da Silva, A. L. ; ANDRIOTTI, J. ; Petrucio. M M . Colonização de detritos foliares por invertebrados aquáticos durante o processo de decomposição em um riacho subtropical: uma comparação entre espécies nativas e exóticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Minicurso Ecologia de Carnívoros. 2016. (Outra).

2.
XVII Semana da Biologia. 2016. (Outra).

3.
Exposição de Ciências Naturais "Os Invertebrados". Exposição de Ciênias Naturais "Os Invertebrados".. Os Invertebrados. 2015. (Exposição).

4.
Manejo de Pinus no Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conconceição (PMDL). 2015. (Outra).

5.
Minicurso Biologia e conservação de morcegos. 2015. (Outra).

6.
Minicurso Células Tronco, 14° Semana de Ensino Pesquisa e Extenção SEPEX. 2015. (Outra).

7.
Minicurso de Observação de aves. 2015. (Outra).

8.
PPCC na Rua. 2015. (Encontro).

9.
Seminário do Programa Ciência sem Fronteira - Graduação -UFSC. 2015. (Seminário).

10.
Vivência Reabilitação de animais silvestres no Parque Estadual do Rio Vermelho. 2015. (Outra).

11.
XVI Semana da Biologia. 2015. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Lemes da Silva, A. L. ; ANDRIOTTI, J. ; Petrucio. M M . Colonização de detritos foliares por invertebrados aquáticos durante o processo de decomposição em um riacho subtropical: uma comparação entre espécies nativas e exóticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:21:59