Deriene Rocha Silva

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Tem experiência na área de Psicologia. (Pesquisa em psicologia do desenvolvimento; clínica em análise comportamental). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Deriene Rocha Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. R.


Formação acadêmica/titulação


2012
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Queixa Escolar:Significados e práticas
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto central compreender e analisar como os sujeitos vinculados ao contexto da escola pública compreendem, significam e atendem à queixa escolar. Por queixa escolar entende-se as demandas formuladas por pais, alunos, professores e coordenadores pedagógicos acerca de dificuldades e problemas enfrentados por estudantes no ambiente escolar. Nos últimos anos, esse tema tem recebido grande atenção da comunidade acadêmica tanto no campo da Educação quanto em investigações em Psicologia e no seu entorno há a proliferação de uma rica literatura. Ora, um fenômeno comum e significativo é que pais e agentes pedagógicos se queixam que o estudante apresenta um desempenho que não atende às expectativas pedagógicas. Frequentemente essa queixa, sobretudo no interior da escola pública, tem demandado a atenção e intervenção de serviços de saúde e/ou social, consequentemente, a atuação de profissionais como psicólogos, pedagogos, psiquiatras, neurologistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Esta pesquisa investigará aquilo que chamaremos de produção da queixa escolar, ou seja, como a queixa é expressa, quais são os atores relacionados a ela e como esse atores representam simbolicamente os elementos que a compõem. Procuraremos compreender também que tipo de resposta é dada à queixa e, com isso, teremos de entender a quem essa queixa é dirigida, como ela é acolhida e quais as intervenções dos profissionais mobilizados (notadamente professores, psicólogos, assistentes sociais, médicos etc) para atendê-la..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Reflexão e Entendimento
Descrição: Esta pesquisa investiga o papel da "reflexão" e ressurgimento do interesse pelo "valor epistêmico" no debate recente em Epistemologia, sobretudo a partir de algumas consequências da Epistemologia das Virtudes. Este projeto retoma o tema ao qual dediquei minhas pesquisas anteriores a saber, o problema do autoconhecimento e a natureza da racionalidade. Um ponto importante desta pesquisa é o exame a tendência de alguns autores a considerar o entendimento e não exclusivamente o conhecimento como um tema central para a Epistemologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Avaliação Piloto de um pacote de intervenção para favorecer a parentalidade e o desenvolvimento socioemocional infantil nos três primeiros anos de vida
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Família, Escola e Desempenho Acadêmico: Construindo redes de apoio e intervenção
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - Atual
NÚCLEO DE PESQUISA DOS EX-VOTOS
Descrição: Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos, aberto a estudantes e pesquisadores que investigam ex-votos e que trabalham folkcomunicação e religiosidade do povo. O projeto está em curso desde 2008, e possui duas salas na FFCH, que apoia em serviços de rede, limpeza e material de consumo...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. R.; ALVARENGA, P. . Analisando a responsividade materna em díades com bebês de 11 meses de vida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTANA, V. H. G. ; ALVARENGA, P. ; SILVA, D. R. . Efeitos de uma intervenção sobre a responsividade materna na frequência e nos tipos de sequências interativas sincrônicas e assincrônicas entre mães e bebês. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, D. R.; OLIVEIRA, G. M. . Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, D. R.; ALVARENGA, P. ; SANTANA, V. H. G. . Analisando a responsividade materna em díades com bebês de 11 meses de vida 2017 (Relatório Final de Projeto de Pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso da UFBA 2018. 2018. (Congresso).

2.
Congresso da UFBA 2017. 2017. (Congresso).

3.
IV Jornada de Análise Aplicada do Comportamento de Salvador Práticas Clínicas. 2017. (Outra).

4.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação. 2017. (Congresso).

5.
XIII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador. 2017. (Outra).

6.
Congresso da UFBA 2016. 2016. (Congresso).

7.
Aportes do Pensamento de Paulo Freire às Práticas Educativas em Saúde. 2015. (Outra).

8.
Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, XI ENECULT. 2015. (Encontro).

9.
Minicurso Consumo e práticas culturais. 2015. (Oficina).

10.
Simpósio Queixa Escolar. 2015. (Simpósio).

11.
III Encontro de São Lázaro. 2013. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. R.; OLIVEIRA, G. M. . Núcleo de Pesquisa dos Ex-Votos do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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