Dandara Manoela dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1166375173063957
  • Última atualização do currículo em 24/04/2017


Estudante de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou da Coordenação Nacional da ENESSO (Executiva Nacional dos estudantes de Serviço Social), responsável pelas pastas de combate às opressões e cultura - gestão 2014/2015 . Participa do grupo de pesquisa Alteritas: Diferença, Arte e Educação, sediado no Centro de Educação da UFSC. (Possui interesse nas áreas: relações étnico raciais, gênero, arte e cultura e movimentos sociais em geral). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dandara Manoela dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (048) 37219000


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Serviço Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
COC Integrado Amparo, COC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto, será desenvolvido em parceria entre seis universidade federais: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará. O principal objetivo é realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa com o foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas instituições. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Dandara Manoela dos Santos - Coordenador / Joana Célia dos Passos - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Valter Roberto Silvério - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Paula Ludwig - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. M.. III COPENE SUL Negras e negros no sul do Brasil: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira.. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 12:43:39