Quécia Almeida Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3448882290956260
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (2018.1) Cursou a graduação de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB DCH III. Possui experiência na área educacional como professora de Turmas do Ensino Infantil e Fundamental I. Obtive estágios Supervisionados nas Turmas da Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Quécia Almeida Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, Q. A.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos: Atividades Digitais numa Perspectiva Contextualizada,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ricardo Jose Rocha Amorim.
Coorientador: Luzineide Dourado Carvalho.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino/Aprendizagem; Educação Contextualizada.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Orientador: LUZINEIDE DOURADO CARVALHO.




Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro - NEPEC-SAB
Descrição: O projeto NEPEC-SAB é um espaço de estudos, reflexão e pesquisas, no qual relaciona a Convivência com Semiárido Brasileiro como contexto significativo para o desenvolvimento de práticas educativas e organizacionais, cuja Educação no campo e na cidade seja orientadora do olhar, do conhecimento e da compreensão das problemáticas e potencialidades da natureza e do território Semiárido, de forma que o educador/a torne seu fazer pedagógico essencial, consciente e comprometido com o desenvolvimento integral dos sujeitos dos processos de aprendizagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Projeto Reflexão dos Referenciais Teóricos - práticas da educação Contextualizada nos Campi da UNEB
Descrição: O projeto consiste em uma intervenção permanente de extensão da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, realizada por meio do Departamento de Ciências Humanas ? DCH-III, no qual busca promover a reflexão diante da construção de Políticas Públicas educacionais apropriadas para o Semiárido a partir da proposta de Educação Contextualizada para a Convivência com o semiárido. Com o objetivo de contribuir à consolidação de um projeto de desenvolvimento sustentável dessa região que se funde na a mobilização e integração da Sociedade Civil e Poder Público com vistas à sua concretização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Quécia Almeida Cavalcante - Coordenador / Edmerson dos Santos Reis - Integrante / Luzineide Dourado Carvalho - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Projeto de Ensino: Fundamentos Teórico-Práticos em Ciências Naturais e Geografia
Descrição: Projeto realizado na cidade de Paulo Afonso e Xingó com intuito em analisar os impactos gerados no meio ambiente a partir da construção das usinas hidroelétrica..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos aceitos para publicação
1.
SOARES, J. W. S. ; SILVA, K. A. ; CAVALCANTE, Q. A. ; CAVALCANTE, Q. A. . LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO IF SERTÃO PERNAMBUCO. Intercom, 2018.

2.
SILVA, K. A. ; CAVALCANTE, Q. A. ; SOARES, J. W. S. ; CAVALCANTE, Q. A. . HISTÓRIAS E QUADRINHOS ELETRÔNICAS: A LINGIAGEM HÍBRIDA COMO AGENTE DE LETRAMENTO MIDIÁTICO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Intercom, 2018.

3.
CAVALCANTE, Q. A.; SOARES, J. W. S. ; SILVA, K. A. . CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Intercom, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, Q. A.; RAMOS, E. R DA SILVA. . REDISCUSSÃO/REPRESENTAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CAVALCANTE, Q. A.. PERSPECTIVA DO LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO EM JUAZEIRO-BA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOARES, J. W DOS S.; CAVALCANTE, Q. A.; RAMOS, E. R DA SILVA.. Participação em banca de SAMUEL DE OLIVEIRA MARTINS.O USO DE WEBSITES E APLICATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE FORMA AUTONOMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
37º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.Parecerista da comissão científica avaliando o trabalho "A Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado - AEE: Recursos para a Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais". 2017. (Encontro).

2.
37º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.PARTICIPAÇÃO COMO AVALIADORA DO TRABALHO "O CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SEMIÁRIDO DE JUAZEIRO-BA". 2017. (Encontro).

3.
37º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.Parecerista da comissão científica avaliando o trabalho "O Saber de Nossos Direitos Antecede Nossas Lutas: Os movimentos Populares Legitimam uma Nação". 2017. (Encontro).

4.
37º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.Parecerista da comissão científica avaliando o trabalho "A Importância da Leitura: Relação do uso das Tecnologias com o Ensino-Aprendizagem". 2017. (Encontro).

5.
37º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.PARTICIPAÇÃO COMO AVALIADORA DO TRABALHO "O CURRÍCULO DA EJA: UMA LEITURA A PARTIR DOS PRÓPRIOS SUJEITOS. 2017. (Encontro).

6.
37º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.Parecerista da comissão científica avaliando o trabalho "Educação de Jovens e Adultos na Escola Laura dos Santos Ribeiro em Abaetetuba". 2017. (Encontro).

7.
Encontro Semiárido e Educação: Ontem, hoje e perspectivas. 2017. (Encontro).

8.
Sessão Pública de Defesa Oral de Dissertação. 2017. (Outra).

9.
VII WORKSHOP NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E DO IV COLÓQUIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2017. (Outra).

10.
VII WORKSHOP NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E DO IV COLÓQUIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.EDUCOMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2017. (Outra).

11.
17ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PPGESA. 2016. (Seminário).

12.
18ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PPGESA. 2016. (Encontro).

13.
19ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PPGESA. 2016. (Encontro).

14.
24ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PPGESA. 2016. (Encontro).

15.
26ª SESSÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO PPGESA.AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. (Outra).

16.
COMITÊ DE ÉTICA: IMPORTÂNCIA E COMPROMISSO DOS PESQUISADORES. 2016. (Oficina).

17.
I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido - CONIDIS. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. (Congresso).

18.
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO LEITURA E ESCRITA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: ITINERÁRIOS DA PESQUISA. 2016. (Seminário).

19.
SESSÃO PPGESA: INTERCÂMBIO INTERNACIONAL COM A A TEMÁTICA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SERVICE LEARNING. 2016. (Outra).

20.
VIAGEM PEDAGÓGICA AO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA, MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO - PI E AO MUSEU DO PAI CHICO NA COMUNIDADE DE CABOCLO, AFRÂNIO - PE.. 2016. (Outra).

21.
VI EPEPE. 2016. (Encontro).

22.
VI EPEPE Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.Participante do minicurso Aplicativos para Celular: como usá-los na sala de aula?. 2016. (Oficina).

23.
VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco. REFLEXÕES SOBRE O USO DO SOFTWARE LINUX EDUCACIONAL NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO EM JUAZEIRO - BA E PETROLINA - PE. 2016. (Congresso).

24.
VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco. 2016. (Congresso).

25.
33º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia - ENEPe. 2013. (Encontro).

26.
III Workshop Nacional de Educação Contextualizada e II Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. 2013. (Congresso).

27.
II Seminário Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semniário brasileiro. 2013. (Seminário).

28.
Sessão especial do VII Ciclo de Estudos do NEPEC-SAB: A Convivência Mística/Religiosa de Homens e Natureza Semiárida.. 2013. (Simpósio).

29.
24º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia - EBEPe. 2012. (Encontro).

30.
7º Congresso de Educação Agrícola Superior e 52ª Reunião Anual da ABEAS dentro da temática. 2012. (Congresso).

31.
I Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco e II Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido brasileiro. 2012. (Congresso).

32.
I Fórum de Revisão do Plano Municipal de Educação.Consolidando uma Política consistente na garantia do Direito de Aprender. 2012. (Encontro).

33.
Novembro Negro. 2012. (Encontro).

34.
Semana da Integração do Colegiado de Pedagogia Semestre 2012.1.Pedagogia Social : Mãos que ajudam. 2012. (Encontro).

35.
23º Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia - EBEPE. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, E. S. ; CARVALHO, L. D. ; CAVALCANTE, Q. A. . VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro e do III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco. 2016. (Outro).

2.
CARVALHO, L. D. ; REIS, E. S. ; CAVALCANTE, Q. A. . III Workshop Nacional de Educação Contextualizada e II Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SOARES, J. W. S. ; SILVA, K. A. ; CAVALCANTE, Q. A. ; CAVALCANTE, Q. A. . LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO IF SERTÃO PERNAMBUCO. Intercom, 2018.

2.
SILVA, K. A. ; CAVALCANTE, Q. A. ; SOARES, J. W. S. ; CAVALCANTE, Q. A. . HISTÓRIAS E QUADRINHOS ELETRÔNICAS: A LINGIAGEM HÍBRIDA COMO AGENTE DE LETRAMENTO MIDIÁTICO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Intercom, 2018.

3.
CAVALCANTE, Q. A.; SOARES, J. W. S. ; SILVA, K. A. . CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Intercom, 2018.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, L. D. ; REIS, E. S. ; CAVALCANTE, Q. A. . III Workshop Nacional de Educação Contextualizada e II Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Cursando uma Disciplina do Programa Mestrado Aluno Especial em Letramento e Cultura Visual



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 9:59:16